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Bullying: o desafio continua

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar nos colegas sinais de Bullying identificando autores e vítimas e buscando ajuda.

- Construir ações e projetos na escola que lidem com a questão da diversidade.

- Discutir, de forma mais aprofundada, o fenômeno da violência entre os jovens.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, esta aula tem por objetivo iniciar a discussão sobre o processo de construção dos preconceitos no ambiente escolar, ou seja, como os jovens pensam o diferente e como se tornam preconceituosos. O fenômeno do Bullying não é novo no ambiente escolar. Entretanto, é preciso avançar nas discussões e no trabalho com jovens na escola para que ações efetivas de prevenção e de soluções possam acontecer. 

Inicie a aula retomando o conceito de Bullying:

"Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bullytiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder."

Definição disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying. Acesso em 11 de setembro de 2013.

A seguir, apresente aos alunos frases de Nelson Mandela. Coloque as duas frases abaixo em um slide de Power Point, juntamente com a foto do líder Nelson Mandela, aproveitando para falar brevemente sobre a sua vida e de sua luta contra o preconceito e as diferenças.

 

 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.

Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

(Nelson Mandela)

Imagem disponível em: http://www.un.org/News/dh/photos/large/2013/July/07-17-mandela-day-2013. Acesso em 29 de agosto de 2013. 

 

Depois da leitura das frases por todos, conduza a discussão com a turma a respeito do pensamento de Nelson Mandela. Problematize com os alunos as questões abaixo: 

1. Nascemos com preconceito ou aprendemos a ser preconceituosos?

2. É possível deixarmos de ser preconceituosos?

3. Aprendemos ou escolhemos odiar algo ou alguém?

Peça aos alunos inicialmente, que respondam individualmente estas perguntas para depois compartilharem suas respostas com o grupo. Debata com os alunos suas opiniões e reflexões, desafiando-os a pensarem criticamente sobre as questões acima, o conteúdo das frases e o Bullying. Estabeleça combinados para que cada um possa se expressar e todos possam ouvir.

Na sequência, exiba o vídeo "Children see, children do" aos alunos utilizando um dos recursos multimídia disponíveis na escola. 

 

 

Miniatura

 

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=8AcWo3gbtBk. Duração 01min49seg. Acesso em 29 de agosto de 2013.


Roteiro para discussão do vídeo:

a. O que perceberam no vídeo?

b. Acreditam que seja somente um comercial, uma campanha ou seria a realidade?

O objetivo deste vídeo é sensibilizar os alunos para que percebam que muito do comportamento das crianças e adolescentes acontecem por imitação do adulto, de seu mundo. Diversas são as razões para tal: pura imitação, necessidade de aprovação por um adulto, identificação positiva com este adulto etc. E, a partir deste comportamento de imitação, podemos concluir que o preconceito, o ódio ao outro podem ser imitações do mundo adulto que transfere valores para a criança e o adolescente. Portanto, o Bullying como perseguição, traz o componente de um ódio ou preconceito aprendido do mundo dos adultos sobre os diferentes, bem como a não aceitação deste diferente. 

 

Para finalizar a atividade, é necessário que cada aluno utilize seu notebook ou o Laboratório de Informática da escola. Peça que acessem o You tube no endereço já disponibilizado acima e postem um comentário sobre o vídeo no espaço reservado para tal, participando assim, de um fórum de discussão. Solicite também que, em outros momentos, os alunos façam uma consulta para ver se houve repercussão de seus comentários.

 

Aula 2

Neste momento, os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de violência para que possam identificá-las. Além disto, a atividade que segue tem por objetivo preparar os alunos para entenderem o fenômeno da violência desde sua origem até seus desdobramentos.

a. Divida a turma em duplas ou trios.

b. Solicite que procurem na Internet imagens sobre pessoas violentadas tanto fisicamente como psicologicamente. As duplas ou trios procurarão em um ou mais sites a temática. Sugestão de sites:

c. Na sequência, solicite que registrem a origem das imagens: o que aconteceu, em quais circunstâncias, que tipo de violência sofreram (psicológica, física, moral etc.).

d. Cada grupo irá apresentar para a turma utilizando o Data show para projetar as suas imagens e com a descrição das respectivas violências identificadas.

e. Promova um debate, convidando um professor, um psicólogo e assistente social da escola para participar do mesmo. Após o debate, solicite que cada dupla conclua o seu trabalho, acrescentando à imagem e ao tipo de violência sofrida, suas conclusões sobre a temática.  

 

Aula 3

a. Apresente, em seguida, um desafio para os grupos organizados em duplas ou trios:

Por que as pessoas são violentas?

Como se explica o fenômeno da violência de grupos?

Os grupos irão pesquisar na Internet textos que dizem sobre este fenômeno.

Sites para orientar a pesquisa dos alunos:

Site sobre possíveis causas da violência juvenil. COSTA, Maurício Daltro. Violência juvenil, resultado da marginalização da juventude pela sociedade de consumo. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/5076/violencia-juvenil-resultado-da-marginalizacao-da-juventude-pela-sociedade-de-consumo. Acesso em 29 de agosto de 2013.

Site de uma educadora com reflexões sobre violência juvenil. GRISPINO, Izabel Sadalla. A crescente onda de violência infanto-juvenil. Disponível em: http://izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1153. Acesso em 29 de agosto de 2013.

Artigo sobre violência de grupos. COSTA, Nathália. A violência de Grupos. Disponível em: http://www.revistaovies.com/reportagens/2009/12/a-violencia-dos-grupos/. Acesso em 29 de agosto de 2013.

 

Proponha o fechamento destas atividades com a discussão em forma de plenária com grupos fazendo diferentes debates respondendo as duas perguntas do desafio. 

Por que as pessoas são violentas?

Como se explica o fenômeno da violência de grupos?

 

Aula 4

 

A proposta de aula neste momento, é para que os alunos proponham ações e projetos na escola que possam lidar com a questão da diversidade e da tolerância ao diferente.

1. Para tal, inicie a aula com o Episódio especial da TV Escola da Série "Caminhos da escola" intitulado "Desafio Bullying". Duração 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3665. Acesso em 29 de agosto de 2013.

 

Sinopse


Edição especial que mostra o Desafio Bullying na íntegra, com as três fases do quadro em um único programa. O Desafio desse programa traz um tema muito atual e polêmico. Zoar os amigos pode não ser uma simples brincadeira. Os alunos da Escola Estadual Itália em Porto Alegre - RS terão que criar uma campanha de conscientização sobre o Bullying na escola. Na primeira etapa os alunos deverão criar um blog na internet para iniciar a discussão. Na segunda etapa os alunos vão preparar diversas ações de conscientização sobre o Bullying na escola. E no terceiro bloco o Desafio de combate ao Bullying chega ao fim. Os alunos da Escola Estadual Itália finalizam a campanha de conscientização sobre o Bullying e mostram os resultados.

 

1. Leve os alunos para a sala de vídeo ou reproduza o programa em sala de aula.

2. Antes de assistirem ao vídeo, peça que os alunos observem:

a. A solução encontrada pela escola para resolver o problema do Bullying.

b. Os entrevistados que são ex-alunos.

c. O ato público organizado pelos alunos.

3. Terminada a exibição, divida os alunos em duplas ou trios.

4. Solicite que cada grupo faça o registro de uma das ideias veiculadas no vídeo.

5. Terminada esta etapa, solicite que discutam a proposta apresentada no vídeo e apontem a viabilidade deste projeto ser ou não realizado na escola em que estudam.

6. Na sequência, os grupos irão pensar ideias inovadoras para solucionar a questão do Bullying no ambiente escolar.

Sugestões: escolha uma destas e proponha uma atividade para realizá-la na escola, nesta aula.

  • Elaboração de cartilhas.
  • Elaboração de campanhas.
  • Teatro ao ar livre para a comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários).
  • Grupos de autoajuda para os alunos que sofrem de Bullying.
  • Palestras.
  • Visitas de profissionais para apoio às ações.

Aula 5

Este será o momento em que os alunos irão discutir, de forma mais aprofundada, o fenômeno da violência entre os jovens.

1.  Convide um profissional (psicólogo, sociólogo, cientista social, assistente social) de fora da escola para debater com os alunos a temática.

2. Prepare a sala com imagens de jovens em diferentes situações de não violência. Exponha estas imagens nas paredes da sala.

3. Convide os alunos a olharem as imagens.

4. Solicite que deem retorno sobre o que viram, suas sensações, emoções, o que pensaram.

5. Simule com os alunos que, os jovens que estão expostos nas imagens tiveram problemas diversos de violência.

6. Estude a reação dos alunos e então deixe que o profissional faça a intervenção no sentido de desafiá-los sobre quem tem "cara" e "jeito" de violenta e quem não tem. Solicite que o profissional auxilie os alunos a identificar autores e vítimas de Bullying, trabalhando os seguintes aspectos:

- estereótipo de quem é violento;

- preconceito sobre as pessoas taxadas de violentas;

- qual a origem da violência;

- por que nem todas as pessoas violentas têm esse comportamento o tempo todo, algumas, pelo contrário, são educadas, gentis e possuem momentos violentos;

- se há influência do meio e da família;

- por que alguém aprende a ser violento.

7. Faça o fechamento do estudo desta temática com os alunos, em duplas ou trios, produzindo no programa Word um texto com imagens sobre o debate e postando em um blog criado por eles.

Site com orientações sobre como fazer um blog. Disponível em: http://www.criarsite.blog.br/. Acesso em 12 de setembro de 2013.

Recursos Complementares

1. Sugestão de filme sobre violência urbana.

Título: Cidade de Deus

Ano: 2002

Direção: Fernando Meirelles

Duração: 130 min

Cidade de Deus

Imagem disponível em: http://br.web.img2.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/87/02/76/19871246.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.

 

2. Sugestão de vídeo da TV Escola sobre Regência Verbal em que o aluno ajuda a definir o conceito de Bullying em um blog. Programa “Ao Pé da Letra” – Alan – concordância verbal 1. Duração 25min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=16534. Acesso em 31 de agosto de 2013.

Avaliação

Avalie a participação dos alunos e a motivação dos alunos, principalmente nas atividades em grupo e quando da presença de profissionais de fora da escola. Avalie se as atividades propostas favoreceram o entendimento e aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre a violência e a percepção de sinais que identifiquem  autores e vítimas do Bullying e na busca de ajuda para ambos.

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