Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler, escrever e brincar com os Jogos Tradicionais

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar conhecimento sobre jogos tradicionais.
  • Identificar as características dos jogos tradicionais.
  • Interpretar informações sobre os jogos tradicionais.
  • Desenvolver a prática da leitura e da escrita.
  • Respeitar regras e a opinião dos colegas durante as atividades.
Duração das atividades
7 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam ler e escrever, conheçam programa para criar textos no UCA (Um Computador por Aluno).

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 – O que são Jogos Tradicionais?

1ª Atividade

Professor inicie sua aula apresentando aos alunos imagens ou vídeos (no data show) de crianças jogando na rua, na escola, na praça Jogos Tradicionais de algumas regiões do Brasil, de outros países, jogos indígenas, jogos da cultura africana e peça para que falem sobre o que as imagens mostram. Solicite que os alunos façam uma roda e a partir das imagens apresentadas inicie a conversa sobre Jogos Tradicionais incentivando os alunos a expor oralmente seus conhecimentos sobre essa temática. Esse momento poderá ocorrer no espaço onde todos os alunos possam ouvir a opinião de todos. Registre as observações que os alunos citaram para posteriores explicações.

Após essa conversa, apresente para a turma o que são Jogos Tradicionais e a partir do que os alunos falaram sobre esse tema, exemplifique e esclareça as dúvidas que apareceram.

Informe aos alunos que os jogos tradicionais são ricos de possibilidades de expressão e comunicação. Nos tempos atuais, pais não têm tempo para ensinar jogos a seus filhos e muitos desconhecem brincadeiras e jogos antigos e tradicionais. Cabe à escola e outros centros culturais ensinarem tais jogos e brincadeiras. Há um imenso repertório de cultura sobre o jogar, representando a diversidade cultural do país, que não deve ser esquecida.

 

2ª. Atividade

Professor escreva no quadro um pequeno texto para que a turma leia coletivamente e entenda melhor sobre os Jogos Tradicionais.

 

Sugestão de Texto:

JOGOS TRADICIONAIS

Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, pois representam a cultura de um povo em uma determinada época histórica.  

Eles podem ser transmitidos pela oralidade incorporando criações anônimas de geração para geração.

Os Jogos Tradicionais tem como função perpetuar a cultura infantil, desenvolver a convivência social e, além disso, são importantes na educação e na socialização da criança, pois nestas atividades a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças.

Esses jogos podem ser praticados por todas as idades, pois, contém situações diferenciadas, utilizam materiais simples para construir, além disso, exige da criança o desenvolvimento de diferentes capacidades e estimulando a imaginação ao permitirem várias adaptações.

Texto do próprio autor.

 

Professor utilize as referências sobre o tema Jogos tradicionais que considerar relevante para sua turma.

Após a leitura, explique alguma palavra que os alunos não entenderam e solicite que façam duplas; cada dupla fará um cartaz descrevendo o que entenderam sobre Jogos Tradicionais. A partir do entendimento sobre Jogos Tradicionais, cada dupla citará exemplos.

 

Professor utilize as referências sobre o tema Jogos Tradicionais que considerar relevante para sua turma.

 

Após a leitura, explique alguma palavra que os alunos não entenderam, solicite que façam duplas e que cada dupla fará um cartaz descrevendo o que entenderam sobre Jogos Tradicionais. A partir do entendimento sobre Jogos Tradicionais, cada dupla citará exemplos.

 

3ª. Atividade

Posteriormente, cada dupla expõe seu cartaz e explicará cada jogo citado em seus exemplos. Enquanto os alunos apresentam, o professor deverá escrever no quadro as principais características e os exemplos citados. Caso o tempo da aula não seja suficiente para que todas as duplas apresentem, explique que continuarão na próxima aula.

Sugestão de quadro: (esse quadro também poderá ser construído num cartaz)

JOGOS TRADICIONAIS

CARACTERÍSTICAS

EXEMPLOS

Transmitidos de geração a geração

Pião

Fazem parte da cultura popular

Cabra cega

Imagem do próprio autor.

 

Após as duplas apresentarem, todos devem discutir o que caracterizam Jogos Tradicionais, o que não caracterizam e porque não compõem esse grupo de jogos.

 

Aulas 3 e 4: Reconhecendo os Jogos Tradicionais

Material: Notebook/ UCA (Um Computador por Aluno), Data Show e pen drive.

Local: Pátio da escola, sala de aula ou Laboratório de Informática.

 

1ª Atividade

A partir do quadro criado pelo professor na aula anterior, crie juntamente com os alunos outro quadro compondo-o somente com Jogos Tradicionais, origem (estado e país), como se joga e as regras dos mesmos.

Sugestão: Este quadro pode ser construído no computador e cada aluno criar no editor de textos de seu Notebook/ UCA e salvar no pen drive, para facilitar as atividades posteriores.

 

Sugestão de quadro:

JOGOS TRADICIONAIS

Nome do jogo

Regras do jogo

Materiais necessários

Pião

Formam-se duas equipes.

Inicialmente, faz-se um círculo no chão com aproximadamente 1,5m de raio, para onde todos os jogadores lançam o pião, segundo uma ordem, previamente sorteada. Um jogador de cada equipe pega no pião, enrola o fio em sua volta e depois o atira para o chão para cair dentro do círculo desenhado. Se após atirar o pião ele ficar rodando dentro do círculo a respectiva equipe marca um ponto. Se não rodar a equipe perde e volta a jogar a equipe adversária. O pião pode ser “aparado” (orientado) pelo jogador que, depois de pôr a dançar na palma da mão, tenta atirá-lo contra o que está no chão, para fazê-lo sair do círculo, de maneira que o seu também saia. Cada jogo tem três séries de lançamentos, vencendo o jogador que obtiver mais pontos.

Um pião com um fio.

Cabra Cega

Os jogadores colocam-se de mãos dadas, formando uma roda. A Cabra Cega fica no centro da roda, de cócoras e com os olhos tapados com uma venda. A Cabra Cega levanta-se e tenta apanhar um jogador da roda. Se apanhar alguém, as crianças calam-se todas e a Cabra Cega tem de adivinhar, apalpando com as mãos, quem é o colega que apanhou. Quando acertar, fica esse a ser a ser a Cabra Cega.

Observação: professor explique que existem diferentes variações desse jogo e a cada momento podem vivenciar um escolhido pelo grupo.

Lenço ou pano.

Imagem do próprio autor.

 

 

piao

Pião - Imagem disponível em: http://jogostradicionais.net/wp-content/uploads/2012/02/03piao101.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.

 

cabra cega

Cabra Cega - Imagem disponível em: http://www.tntarte.com.br/tnt/imagens/leiloes/2005_setembro/dscf3411.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.

 

Professor, nesta atividade, proporcione um espaço interessante e prazeroso para que todos os alunos participem sem medo de falar algo que não seja pertinente. Possibilite espaço para todos possam expor suas ideias e opiniões.

 

2ª. Atividade

Professor, após o preenchimento do quadro, converse com os alunos sobre os Jogos Tradicionais apresentados e conforme seus estudos sobre o assunto acrescente outros Jogos Tradicionais. Caso haja algum jogo que os alunos não conheçam, explique-o detalhadamente, de modo que todos o entendam para posteriormente fazerem suas escolhas. Exemplos de Jogos Tradicionais: pião, cabra cega, corrida do saco, gato e rato etc.

 

Professor, para subsidiar suas aulas:

PEREIRA, Patrícia. Brincar com tradição: Jogos Tradicionais para crianças. http://www.slideshare.net/Alvesana/jogos-tradicionais-3111814. Ed. Câmara Municipal de São Brás de Alportel. 2006. 106p.

 

Aulas 5 a 7– Jogo de histórias

1ª Atividade

Professor inicie a aula relembrando com os alunos os Jogos Tradicionais apresentados nas aulas anteriores. Registre no quadro os nomes de todos os jogos citados, para que, democraticamente, escolham os jogos de sua preferência.

Registre a ordem em que os jogos foram escolhidos.

Após a votação, selecione os 3 jogos mais votados para serem vivenciados. E assim nas aulas subsequentes, selecione os próximos jogos para serem vivenciados atentando para a importância do respeito às regras do jogo, do local onde se joga e para os materiais necessários.

Antes de iniciar cada jogo, solicite que os alunos abram o arquivo com o quadro dos Jogos Tradicionais construído por eles, relembrem a origem do jogo, como se joga, quais são as regras e os materiais necessários. A turma fará a leitura coletiva e caso haja alguma dúvida o professor deverá prestar os esclarecimentos necessários.

Sugerir aos alunos convidar outra turma para participarem de um dia de Jogo Tradicional na escola. Com a ajuda do professor, fazer um convite formal com dia e hora marcada.

Durante o jogo oriente os alunos para que registrem o evento por meio de fotos e vídeos, fala dos alunos sobre os jogos. Sons, imagens, movimento e interatividade somam-se às letras, criando um mundo com novos “textos” que a criança da “era net” deve ter acesso.

Na próxima aula os alunos deverão socializar os registros com os demais colegas, selecionar e preparar as imagens que serão postadas no site da escola.

Recursos Complementares

 

BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela história. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/47ElizabethBernardes.pdf. Acesso em 29 de agosto em 2013. 

Jogos tradicionais. Disponível em: http://construirsaber.com.sapo.pt/jogos_tradicionais_1.htm. Acesso em 29 de agosto em 2013. 

Jogos Tradicionais. Disponível em: http://www.ludomania.com.br/wp/?cat=5. Acesso em 29 de agosto em 2013. 

CASCUDO, Câmera. Literatura oral no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Itatiaia, 1984.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

Avaliação

Professor analise a participação e o aproveitamento dos alunos durante a realização das atividades: se ampliou seu conhecimento a respeito dos Jogos Tradicionais; se respeitou as regras dos jogos; se apresentou progresso nas atividades de leitura, de escrita e na exposição de suas opiniões. Registre para auxiliá-lo nos planejamentos posteriores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.