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Ciclo da água

 

16/01/2014

Autor e Coautor(es)
ANDRE ALVES CARVALHO
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá discutir sobre diferentes estados de agregação da matéria, definir os estados de agregação da matéria, apresentar o ciclo da água e comunicar curiosidades sobre o ciclo da água.

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução aos ciclos biogeoquímicos

Estratégias e recursos da aula

O foco dessa aula é a importância do ciclo da água no cotidiano.

Para esta aula serão necessários os seguintes recursos:

- Aparelho de som com recurso MP3;

- Computador com caixas de som e projetor de imagem;

- Recursos de um laboratório de ciências.

 

A aula está dividida em 2 etapas, uma etapa prática com recursos interativos em computador ou experimentos, seguida do registro do que foi observado nas práticas, e, ao final, uma atividade onde o aluno poderá interagir com diferentes recursos audiovisuais e produzir um texto sobre o tema da aula para diferentes pessoas.

 

1ª ETAPA: Experimentos práticos

Antes de iniciar a aula sobre o ciclo da água, o professor poderá discutir  sobre os estados sólido, líquido e gasoso em que a encontramos no dia a dia.

Utilizando um computador pode-se demonstrar a mudança de estado da água através da seguinte simulação que mostra os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) da matéria:

Imagem: Simulação de experimento sobre a mudança de fase da água

 

Alternativamente, o professor pode guiar o seguinte experimento:

Descrição do recurso: Guia de experimento prático que possibilita ao aluno visualizar as mudanças de fase da matéria: do estado sólido para o líquido e depois para o vapor d'água e construir um gráfico temperatura versus tempo a partir dos dados experimentais

Gráfico: Curva que representa a temperatura em função do calor fornecido a água

 

Ainda como alternativa, o professor pode fazer uma demonstração da mudança de fase com um pouco de parafina para que seus alunos observem a ocorrência dessas transformações.

Material:

Colher com cabo de madeira, caixa de fósforo com palitos, e vela.

Modo de fazer:

Retire 3 mm de cera de uma vela comum e coloque esse pequeno pedaço em uma colher com cabo de madeira.

Acenda a vela e deixe a colher em cima do fogo até que as mudanças possam ser observadas.

Quando a parafina ficar líquida, tire-a do fogo para solidificá-la. Depois coloque a colher sobre a chama e deixe até que a cera passe do estado líquido para o estado gasoso.

 

Ao final dessas atividades, os alunos devem registrar o que observaram e relacionar as mudanças de estado da água com o ciclo da água que observam no cotidiano.

 

Pode-se, então, definir os estados sólido, líquido e gasoso, para que isto seja anotado no caderno.

  • Sólido - Quando as partículas elementares se encontram fortemente ligadas. Observa-se forma e volume definido
  • Líquido - As partículas estão unidas mais fracamente que no estado sólido. Observa-se apenas volume definido.
  • Gasoso - As partículas encontram-se fracamente ligadas. Não se observa forma ou volume definidos.

 

2ª ETAPA: Atividade multimídia

Após definição dos estados, iniciar as discussões sobre o ciclo da água através de uma imagem, de um áudio e de um vídeo disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Imagem:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13278

Serviço Pedagógico Águas Livres; Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL): O ciclo da água

Áudio:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22086

Ritmos da ciência: Planeta água

Vídeo:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22444

Universidade das crianças: De onde vem a água do rio?

 

A partir desses três pontos de vista, o professor pode pedir para que os alunos que desenvolvam um quarto ponto de vista, um texto. Dessa forma, ele deve pedir que os alunos produzam um texto que será enviado por e-mail ou carta ou postado em um blog, para um conhecido contando tudo que se aprendeu nesta aula sobre a água e seu ciclo.

Esta é uma atividade de sensibilização do aluno sobre a importância de se compartilhar com todos o que é aprendido em sala de aula e sobre a importância do registro das atividades desenvolvidas.

Recursos Complementares

Pílulas de ciência: Abaixe o fogo

parte 1: experimento prático

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17697

parte 2: vídeo

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17698

Descrição do recurso: Este objeto educacional faz parte de uma coleção chamada "Pílulas de Ciência" . O experimento explica, usando o cozimento do macarrão como exemplo, que a temperatura da água fervendo em uma panela não aumenta, mesmo deixando o fogo alto. Também são feitas sugestões sobre a utilização do material em sala de aula.

 

A física e o cotidiano: Feijão Cozinhando

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17723

Descrição do recurso: A presente mídia parte de uma situação corriqueira, tomando como base uma panela de pressão. Pouco a pouco, os conceitos físicos relacionados são abordados: temperatura e calor, mudanças de fase, evaporação, ebulição, dependência do ponto de ebulição com a pressão etc. Para facilitar a compreensão, diversos exemplos extraídos de situações corriqueiras iluminam a apresentação do conteúdo.

Avaliação

O relatório da prática e desempenho dos alunos no desenvolvimento dos textos da atividade final indicará se os objetivos da aula foram atingidos e se há necessidade ou não de revisar o que foi apresentado.

 

Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

 

Relatório de aula prática: http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

Como preencher: http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

Modelo de preenchimento: http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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