29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Preparando a aula:
Prepare para esta aula uma solução de xarope de milho e quatro recipientes transparentes.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando sob a mesa quatro recipientes, o primeiro contendo água, o segundo contendo uma solução de xarope de milho, os outros dois vazios. Em seguida, pegue o recipiente contendo água e despeje a água vagarosamente em um dos recipientes vazios. Depois disso, despeje o xarope de milho vagarosamente no outro recipiente. Pergunte aos alunos qual a diferença entre os dois líquidos?
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique que nem todos os líquidos são iguais. Alguns escoam mais facilmente, outros são mais pegajosos. A resistência ao escoamento apresentada por um líquido é chamada de viscosidade. O mel e o xarope de milho são mais viscosos que a água.
Em seguida, divida a turma em grupo de três ou quatro alunos. Peça para que os alunos iniciem a simulação presente no site: http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/visco_exp/index.htm. Explique aos alunos que a simulação apresenta dois recipientes, onde eles poderão escolher o líquido que preencherá estes recipientes. Eles poderão variar a temperatura e verificar o comportamento do líquido.
Para iniciar a simulação, peça para que os alunos escolham o mel em um dos dois recipientes, peça para que eles deixem as duas temperaturas em 20ºC. Em seguida peça para que eles soltem a bola e observem o que aconteceu. Explique que a simulação relaciona a viscosidade de um lí quido com o tempo que a bola leva para chegar até o final do recipiente, isso porque, uma maneira de testar a viscosidade de um líquido é ver quanto tempo um objeto leva para afundar nele.
Em seguida, peça para os alunos calibrarem a temperatura do segundo recipiente em 30ºC mantendo a temperatura do primeiro em 20ºC, e peça para que eles soltem a bola. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a viscosidade dos líquidos nos dois recipientes, as viscosidades permaneceram iguais? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a temperatura influencia a viscosidade de um líquido.
Para verificar de que forma a viscosidade de um líquido está relacionada com a temperatura, peça para os alunos ajustem a temperatura dos dois recipientes mantendo a temperatura do primeiro constante.
Nº do Teste | Recipiente 1 | Recipiente 2 |
1 | 10ºC | 20ºC |
2 | 10ºC | 30ºC |
3 | 10ºC | 40ºC |
4 | 10ºC | 50 ºC |
Em cada teste, os alunos deverão verificar em qual das duas temperaturas a viscosidade é maior e anotá-la. Primeiro eles farão os testes com o mel e depois com os demais líquidos. Após os alunos terminarem os testes com o mel pergunte o que aconteceu com a viscosidade à medida que a temperatura foi aumentando? Após as respostas dos alunos, explique que a viscosidade de um líquido diminui quando a temperatura aumenta. Isso pode ser observado quando visto o tempo em que a bola leva para chegar até o final do recipiente diminui.
Após as explicações peça para que os alunos continuem a simulação com os outros líquidos. Pergunte aos alunos o que acontece com a viscosidade do líquido quando a temperatura diminui? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a viscosidade de um líquido é inversamente proporcional à temperatura, ou seja, à medida que a temperatura aumenta a viscosidade diminui. Isso ocorre porque quando aumentamos a temperatura aumentamos o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade aumenta.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as questões e fazer a pesquisa que são apresentadas abaixo:
Questões
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor tenha à sua disposição um laboratório computacional, materiais e reagentes necessários para a execução do experimento presente no link a seguir:
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/viscosity2/visco.pdf. O professor poderá executar o experimento junto com os alunos.
Três estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Três estrelasRealmente, existe um pequeno erro no final da aula, onde coloco ...o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade AUMENTA. Mas deveria ser ...o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade DIMINUI. Aproveitando, o link do recurso mudou: http://www.seed.slb.com/flash/science/lab/liquids/visco_exp/pt/viscosity.htm?width=620&height=500&popup=true
24/03/2010
Três estrelasNo final do comentário está contradizendo o que disse anteriormente, quando a temperatura aumenta a viscosidade diminui e não aumenta como esta escrito no final do comentário.