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Como a temperatura interfere na viscosidade?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar viscosidade de um líquido;
• Relacionar viscosidade de um líquido com a temperatura;
• Relacionar a temperatura com o grau de agitação das moléculas.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Propriedades da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Viscosidade;
  • Relação temperatura-viscosidade.

Recurso educacional:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/517/imagens/Viscosi.jpg

 Preparando a aula:
Prepare para esta aula uma solução de xarope de milho e quatro recipientes transparentes.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando sob a mesa quatro recipientes, o primeiro contendo água, o segundo contendo uma solução de xarope de milho, os outros dois vazios. Em seguida, pegue o recipiente contendo água e despeje a água vagarosamente em um dos recipientes vazios. Depois disso, despeje o xarope de milho vagarosamente no outro recipiente. Pergunte aos alunos qual a diferença entre os dois líquidos?

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique que nem todos os líquidos são iguais. Alguns escoam mais facilmente, outros são mais pegajosos. A resistência ao escoamento apresentada por um líquido é chamada de viscosidade. O mel e o xarope de milho são mais viscosos que a água.
Em seguida, divida a turma em grupo de três ou quatro alunos. Peça para que os alunos iniciem a simulação presente no site: http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/visco_exp/index.htm. Explique aos alunos que a simulação apresenta dois recipientes, onde eles poderão escolher o líquido que preencherá estes recipientes. Eles poderão variar a temperatura e verificar o comportamento do líquido.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/517/imagens/viscosmetro.jpg


Para iniciar a simulação, peça para que os alunos escolham o mel em um dos dois recipientes, peça para que eles deixem as duas temperaturas em 20ºC. Em seguida peça para que eles soltem a bola e observem o que aconteceu. Explique que a simulação relaciona a viscosidade de um lí quido com o tempo que a bola leva para chegar até o final do recipiente, isso porque, uma maneira de testar a viscosidade de um líquido é ver quanto tempo um objeto leva para afundar nele.
Em seguida, peça para os alunos calibrarem a temperatura do segundo recipiente em 30ºC mantendo a temperatura do primeiro em 20ºC, e peça para que eles soltem a bola. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a viscosidade dos líquidos nos dois recipientes, as viscosidades permaneceram iguais? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a temperatura influencia a viscosidade de um líquido.
Para verificar de que forma a viscosidade de um líquido está relacionada com a temperatura, peça para os alunos ajustem a temperatura dos dois recipientes mantendo a temperatura do primeiro constante.

Nº do Teste Recipiente 1 Recipiente 2
1 10ºC 20ºC
2 10ºC 30ºC
3 10ºC 40ºC
4 10ºC 50 ºC

 
Em cada teste, os alunos deverão verificar em qual das duas temperaturas a viscosidade é maior e anotá-la. Primeiro eles farão os testes com o mel e depois com os demais líquidos. Após os alunos terminarem os testes com o mel pergunte o que aconteceu com a viscosidade à medida que a temperatura foi aumentando? Após as respostas dos alunos, explique que a viscosidade de um líquido diminui quando a temperatura aumenta. Isso pode ser observado quando visto o tempo em que a bola leva para chegar até o final do recipiente diminui.
Após as explicações peça para que os alunos continuem a simulação com os outros líquidos. Pergunte aos alunos o que acontece com a viscosidade do líquido quando a temperatura diminui? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a viscosidade de um líquido é inversamente proporcional à temperatura, ou seja, à medida que a temperatura aumenta a viscosidade diminui. Isso ocorre porque quando aumentamos a temperatura aumentamos o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade aumenta.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as questões e fazer a pesquisa que são apresentadas abaixo:

Questões

  1. Conceitue viscosidade de um líquido.
  2. Diga como a viscosidade está relacionada com o tempo que a bola leva para atingir o fundo do recipiente?
  3. De que maneira a temperatura influencia na viscosidade de um líquido?
  4. Para aumentar a viscosidade de certo líquido um cientista diminuiu a temperatura do recipiente que o contém. A atitude do cientista foi certa ou errada? Justifique a sua resposta.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor tenha à sua disposição um laboratório computacional, materiais e reagentes necessários para a execução do experimento presente no link a seguir:
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/viscosity2/visco.pdf. O professor poderá executar o experimento junto com os alunos.
 

Avaliação
A avaliação poderá através das respostas dos alunos as questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • Wesley Pereira da Silva, UnB , Distrito Federal - disse:
    wesleynh3@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Realmente, existe um pequeno erro no final da aula, onde coloco ...o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade AUMENTA. Mas deveria ser ...o grau de agitação das moléculas e com isso a viscosidade DIMINUI. Aproveitando, o link do recurso mudou: http://www.seed.slb.com/flash/science/lab/liquids/visco_exp/pt/viscosity.htm?width=620&height=500&popup=true


  • Amelio, FACIT , Minas Gerais - disse:
    lab.amelio@sadasiderurgia.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    No final do comentário está contradizendo o que disse anteriormente, quando a temperatura aumenta a viscosidade diminui e não aumenta como esta escrito no final do comentário.


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