Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Relações Ecológicas

 

10/04/2014

Autor e Coautor(es)
ANDRE ALVES CARVALHO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá caracterizar as relações que os organismos estabelecem entre si, discutir sobre a importância das relações entre os seres vivos para a vida e informar-se sobre serviços ecossistêmicos.

Duração das atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução aos estudos da ecologia

Estratégias e recursos da aula

O foco dessa aula é a diversidade de relações existentes entre os seres vivos.

 

Para esta aula serão necessários os seguintes recursos:

- Copias de imagens de relações ecológicas

- Grupos alunos com um número que não ultrapasse 10% do total de participantes

 

A aula está dividida em 2 etapas, a primeira etapa será a distribuição e apresentação de imagens sobre relações ecológicas e descrição das relações que estão registradas nas imagens e a segunda será sobre as relações que estabelecemos com outros organismos no ambiente.

 

1ª ETAPA: Relações entre os seres vivos

Parte 1:

a. Sugere-se que o professor distribua diversas imagens entre grupos de alunos sobre relações diversas entre organismos. Considerar imagens que exemplificam os conceitos de COLÔNIA, SOCIEDADE, PROTOCOOPERAÇÃO, COMENSALISMO, INQUILINISMO, COMPETIÇÃO, CANIBALISMO, PARASITISMO, PREDATISMO. (uma imagem pode representar mais de um tipo de relação, e podem ser facilmente encontradas em uma busca pela internet, as imagens presentes neste trabalho foram encontrada a partir do site https://www.google.com.br/ e http://www.wikipedia.org/)

Exemplo de uma imagem que pode ser selecionada:

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-YGpt7vadwqM/TsK6DAJYWfI/AAAAAAAABSY/viCI_KoQGr0/s400/jacar%25C3%25A9.jpg

b. Em seguida o professor pode pedir para que os grupos redijam um pequeno texto sobre a imagem, levando em consideração o que observam em geral.

c. E depois que os textos estiverem prontos o professor pode organizar a sala para que os grupos apresentem a imagem e falem um pouco sobre ela para a turma  de acordo com o texto que produziram.

O professor pode utilizar o seguinte texto para auxiliar na discussão:

Relações ecológicas

A relação dos seres vivos entre si e com o ambiente é o que torna a vida possível na Terra. Em um ecossistema os organismos estão constantemente interagindo entre si, ou seja, a existência de uma determinada espécie implica em prejuízo ou benefício de alguma outra; embora essas interações mesmo quando negativas, façam parte do equilíbrio natural.

 

Parte 2:

Para a segunda parte o professor poderá distribuir textos referentes às relações ecológicas para os alunos, isso possibilitará que eles relacionem os textos às imagens. O interessante nesta parte é que o aluno saiba descrever as interações que ocorrem nas imagens, sem necessariamente nomear as relações entre os organismos.

Seguem sugestões de textos sobre algumas relações, com imagens que exemplificam cada um deles:

COLÔNIAS - Indivíduos da mesma espécie são ligados fisicamente entre si formando um conjunto onde pode ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Exemplo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Coral_detail.jpg

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Coral_detail.jpg

 

SOCIEDADE - Interação entre indivíduos da mesma espécie onde ocorre divisão de trabalho. Exemplo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Bienenkoenigin3.jpg

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Bienenkoenigin3.jpg

 

PROTOCOOPERAÇÃO - Organismos se beneficiam quando juntos, mas podem viver separadamente sem prejuízo. Exemplo:

http://www.materiaincognita.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Tartaruga-Marinha.jpg

Fonte da imagem: http://www.materiaincognita.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Tartaruga-Marinha.jpg

 

COMENSALISMO - Um organismo se alimenta dos restos dos alimentos deixados por outro. Exemplo:

http://king.portlandschools.org/files/houses/y2/animalmaineia/files/species/muskratkf/ecology/shark2.jpg

Fonte da imagem: http://king.portlandschools.org/files/houses/y2/animalmaineia/files/species/muskratkf/ecology/shark2.jpg

 

INQUILINISMO - Um organismo utiliza outro como moradia sem prejudicá-lo. Exemplo:

http://www.parqueecologicoimigrantes.org.br/images/content/ciclovivo/epifita.jpg

Fonte da imagem: http://www.parqueecologicoimigrantes.org.br/images/content/ciclovivo/epifita.jpg

 

COMPETIÇÃO - É uma relação em que indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes disputam pelos mesmos recursos. Exemplo:

http://4.bp.blogspot.com/_Tb6-2H9_3mk/S8e7BNViqhI/AAAAAAAAADQ/FFIzK2yRiZc/s1600/1214618719lnI9kKk.jpg

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_Tb6-2H9_3mk/S8e7BNViqhI/AAAAAAAAADQ/FFIzK2yRiZc/s1600/1214618719lnI9kKk.jpg

 

CANIBALISMO - Ocorre quando um indivíduo mata outro de sua espécie para se alimentar. Exemplo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Praying_Mantis_Sexual_Cannibalism_European-37.jpg

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Praying_Mantis_Sexual_Cannibalism_European-37.jpg

 

PARASITISMO - é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde uma espécie beneficia-se prejudicando outra. Exemplo:

Fonte da imagem: http://www.flickr.com/photos/jl-ros-santaella/8520158132/sizes/l/in/photostream/

 

PREDATISMO - Ocorre quando um organismo mata o outro de espécie diferente para se alimentar. Exemplo:

http://1.bp.blogspot.com/-JV1n6sti4A0/Ua9XLiYUbeI/AAAAAAAAP-4/BR9qpDLCcfI/s1600/4+(3).jpg

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-JV1n6sti4A0/Ua9XLiYUbeI/AAAAAAAAP-4/BR9qpDLCcfI/s1600/4+%283%29.jpg

 

2ª ETAPA: Discussão sobre serviços ecossistêmicos

Nesta última etapa, para discussão mais ampla sobre as relações ecológicas, o professor abordará um assunto que se aproxima do cotidiano dos alunos a partir de perguntas específicas sobre os serviços ecossistêmicos.

O professor então deve iniciar uma discussão a partir da seguinte pergunta:

- E nossa relação com os outros organismos e com o meio?! Do que precisamos?! O que consumimos?

Essa discussão deve ser desenvolvida a partir do seguinte texto sobre os serviços ecossistêmicos:

Serviços ecossistêmicos

Todos os seres vivos dependem da diversidade biológica para continuar existindo. Se não existissem os fungos e bactéria, como os restos de plantas e animais iriam ser reciclados?

Sem as plantas para produzir alimentos, os animais morreriam. Dependemos de uma grande variedade de espécies para nossa sobrevivência e bem-estar, bem como para manter a água e o ar saudáveis e a produtividade dos solos nas plantações.

Serviços ecossistêmicos são os benefícios diretos e indiretos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas.

Os polinizadores como as abelhas, as borboletas e os morcegos desempenham um papel vital para os ecossistemas e para a agricultura. Pestes que atingem as colheitas são controladas por inimigos naturais e pela presença de resistência genética nas plantas hospedeiras. A decomposição de uma grande quantidade de lixo orgânico gerada pelas atividades dos homens, dos animais domésticos e pelo processamento das colheitas é reciclada através dos diversos decompositores existentes no ambiente.

 

Em seguida, o professor pode pedir para os alunos que façam um mapa conceitual onde, através de verbos e setas, os alunos ligarão os conceitos dos diferentes serviços ecossistêmicos que utiliza no cotidiano.

Exemplo de mapa conceitual:

Esta atividade tem o potencial de promover uma percepção dos serviços ecossistêmicos mais utilizados pelos alunos no cotidiano.

Recursos Complementares

A cobra verde alimenta só de folhas ou de outras coisas?

http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=112

 

Ritmos da Ciência - Comanche - A importância dos urubus

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23386

Avaliação

O desempenho dos alunos na apresentação das relações presentes nas imagens e na construção do mapa conceitual indicará se os objetivos da aula foram atingidos e se há necessidade ou não de revisar o que foi apresentado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.