Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sistema respiratório e a respiração celular

 

16/01/2014

Autor e Coautor(es)
ANDRE ALVES CARVALHO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá caracterizar o processo de respiração celular e seus mecanismos, além de identificar os nutrientes necessários no processo da respiração celular

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fotossíntese e introdução ao sistema respiratório, às células e suas funções.

Estratégias e recursos da aula

O foco dessa aula é a importância da respiração para a obtenção de energia.

 

Esta aula está dividida em duas partes: a primeira, com uma atividade de interação com recurso educacional sobre respiração e a segunda parte, com a exibição de um vídeo sobre respiração celular e aplicação de uma atividade que utiliza palavras-chave sobre este assunto. A ideia é mostrar a respiração nos níveis orgânico e celular, contribuindo para o entendimento da relação entre estes processos.

 

Para a primeira parte desta aula serão necessários os seguintes recursos:

- Computadores para interação dos alunos com o objeto sugerido e/ou computador com projetor de imagens.

Para a primeira parte desta aula serão necessários os seguintes recursos:

- Computador com caixas de som e projetor de imagem;

- Cópias da atividade para que os alunos completem por escrito.

 

PARTE 1: Respiração no nível orgânico - Interação com o objeto educacional

Se disponível, utilize o laboratório de informática para que os alunos interajam com o objeto educacional, que possui recurso de animação. O professor poderá apresentar esta aula seguindo as etapas propostas no objeto

Imagens do objeto utilizado:

Etapas presentes no objeto e seu conteúdo:

  1. Introdução: Constituição do sistema respiratório e suas funções;
  2. Movimentos: Inspiração e expiração, o controle dos movimentos respiratórios e composição do ar inspirado e expirado;
  3. Anatomia: Cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, pulmões e alvéolos pulmonares;
  4. Hematose: Troca de gases nos alvéolos pulmonares, transporte de gases, sangue venoso, pressão dos gases, difusão dos gases e curvas de dissociação da Hemoglobina
  5. Comparações: Troca gasosa por difusão, respiração em invertebrados, respiração em cordados, respiração traqueal e respiração branquial

 

O professor pode utilizar as três primeiras etapas para explorar o conhecimento prévio sobre o sistema respiratório e introduzir novos conhecimentos. A partir da quarta etapa poderá aprofundar a discussão sobre os mecanismos de respiração, focando nas características da respiração celular. A quinta etapa permite comparar brevemente o processo de troca de gases em diferentes filos e organismos.

Sugere-se que o professor estimule os alunos a fazer perguntas durante a aula sobre o que estão observando no objeto. Se apenas o computador do professor (com projetor) estiver disponível, a navegação pelas etapas pode ser feita pausadamente junto com os alunos.

 

PARTE 2: Atividade sobre respiração celular

O professor poderá iniciar essa segunda parte com a exibição do seguinte vídeo:

Este vídeo do Projeto EMBRIAO, da Universidade Estadual de Campinas, apresenta o processo de respiração celular de forma dinâmica, retratando os organismos que realizam esse processo, sua localização celular e suas principais reações.

 

Após esta exibição e discussão sobre do vídeo o professor pode utilizar o exercício a seguir que consiste em completar sentenças sobre o tema do vídeo. A partir de um texto sobre o assunto, ou transcrição de trechos do que foi falado no vídeo são retiradas palavras-chave. Os alunos, então, devem escolher a palavra que corresponde ao espaço vazio. O professor pode desenvolver diversas frases para que o aluno complete com diferentes palavras-chave. No exemplo abaixo, as respostas foram colocadas à frente das frases selecionadas. Não se pode esquecer de deixar o mesmo espaço para o preenchimento, para que o aluno não seja levado a colocar uma palavra pequena em um espaço pequeno ou uma palavra grande em um espaço grande.

 

Exemplo com respostas*:

Complete o texto utilizando as seguintes palavras-chave:

OXIGÊNIO - ENERGIA - GÁS CARBÔNICO - ÁGUA - GLICOSE - OXIDAÇÃO - MITOCÔNDRIA

- A respiração celular é o processo de extração de ___________ da glicose. [energia]

- Nesse processo ocorre a oxidação da ___________, produzindo ___________ e ___________, além da liberação de ___________, que é utilizada pela célula. [glicose - gás carbônico - água - energia]

- A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a ___________, atuando como uma verdadeira usina de energia. [mitocôndria]

- Equação geral da respiração celular: C6H12O6 + O2 -> 6CO2 + 6H2O + energia

  Essa equação mostra que a molécula de ___________ é degradada pelo ___________ de maneira a originar substâncias relativamente mais simples como ___________ e ___________ liberando assim ___________. [glicose - oxigênio - gás carbônico - água - energia]

- Na respiração, grande parte da ___________ liberada durante a ___________ da glicose se transforma em calor. Essa produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura do corpo. [energia - oxidação]

 

*Caso o professor queira utilizar o texto do exemplo basta copiar e colar em um editor de texto o seguinte modelo da atividade e imprimir cópias para os alunos:

 

Escola: ________________________________________________________________________________________ Data: _________________

 

Professor: ___________________________________________________________________________________________________________

 

Nome do aluno:__________________________________________________________________________________ Tuma: ________________

 

Atividade sobre respiração celular

 

Complete o texto utilizando as seguintes palavras-chave:

 

OXIGÊNIO - ENERGIA - GÁS CARBÔNICO - ÁGUA - GLICOSE - OXIDAÇÃO - MITOCÔNDRIA

 

- A respiração celular é o processo de extração de ______________________ da glicose.

 

- Nesse processo ocorre a oxidação da ______________________, produzindo ______________________ e ______________________, além da

 

liberação de ______________________, que é utilizada pela célula.

 

- A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a ______________________, atuando como uma verdadeira usina de

 

energia.

 

- Equação geral da respiração celular: C6H12O6 + O2 -> 6CO2 + 6H2O + energia

 

Essa equação mostra que a molécula de ______________________ é degradada pelo ______________________ de maneira a originar substâncias

 

relativamente mais simples como ______________________ e ______________________ liberando assim ______________________.

 

- Na respiração, grande parte da ______________________ liberada durante a ______________________ da glicose se transforma em calor. Essa

 

produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura do corpo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fisiologia - sistema respiratório Hipertexto
Respiração celular Vídeo
Recursos Complementares

Vídeos:

De onde vem o espirro?

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/705

Descrição do recurso: Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola. Descreve os aspectos fisiológicos que envolvem a ação de espirrar.

 

Respiração celular (com LIBRAS)

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/21214

Este vídeo é o mesmo vídeo utilizado na aula, mais o recurso de LIBRAS.

Avaliação

A interação dos alunos com objeto sugerido e o desempenho na atividade de completar com palavras-chave, indicará se os objetivos da aula foram atingidos e se há necessidade ou não de revisar o que foi apresentado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.