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Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 1

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do sistema urinário no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a importância do sistema urinário para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doenças que acometem o sistema urinário humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o Sistema Excretor (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo Os Rins - O Corpo Humano, que explica o funcionamento do sistema urinário e destaca o importante papel dos rins no corpo humano, diretamente nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=NJKJbURbfi0 (Acesso em 26/08/2013).

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo o e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Vídeo: Os Rins - O Corpo Humano (14:35)

1

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=NJKJbURbfi0 (Acesso em 26/08/2013)

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

Questionário de Contextualização

1-      Qual é a função do fluido celular?

2-      Qual porcentagem de água presente no corpo humano é encontrada dentro do interior das células?

3-      Qual é a finalidade do suor?

4-      Qual é a principal atividade exercida pelos rins?

5-      Qual é o tamanho médio dos rins?

6-      Explique a anatomia dos rins no corpo humano.

7-      O que são os néfrons?

8-      Como a urina é formada?

9-      Qual é a quantidade de sangue filtrada pelos rins diariamente?

10-  Cite exemplos de problemas que acometem os rins.

Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em sete grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.

Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos sete grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o rim , consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:
 

- aos sintomas da doença designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo

- à prevenção da doença designada para o grupo

- ao tratamento da doença designada para o grupo
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Nefrite

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?296 (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://www.abc.med.br/p/299290/nefrite+o+que+e+isso.htm   (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://prorim.org.br/site/dronline/pergunta/i/600 (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 2: Infecção Urinária

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/infeccao-urinaria/ (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://saude.abril.com.br/edicoes/0309/medicina/conteudo_429271.shtml (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 3: Cálculo Renal

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/calculo-renal (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/homem-2/calculo-renal/ (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/calculos_renais.htm  (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 4: Obstrução Urinária

Disponível: http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/obstrucao_urinaria.htm (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://ossintomas.com/doencas/obstrucao-urinaria (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=292 (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 5: Insuficiência Renal Aguda

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?267 (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/227_insuf_renal.html (Acesso em 26/07/2013)

Disponível:http://www.mdsaude.com/2009/07/insuficiencia-renal-aguda.html    (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 6: Insuficiência Renal Crônica

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/insuficiencia-renal-cronica (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?268 (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/228_insuf_renal2.html (Acesso em 26/07/2013)

Grupo 7: Nefropatias Tóxicas

Disponível: http://drhomecare.blogspot.com.br/2012/01/rins-patologia-nefropatias-toxicas-e.html (Acesso em 26/07/2013)

Disponível: http://wikbio.com/pt/dicion%C3%A1rio/defini%C3%A7%C3%A3o-de/nefropatia-t%C3%B3xica    (Acesso em 26/07/2013)

Disponível:http://vermaisxxe.blogspot.com.br/2011/04/fala-doutor-nefropatias-toxicas.html  (Acesso em 26/07/2013)


Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 26/08/2013).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo: “Diagnóstico, Prevenção e Tratamento da Insuficiência Renal Aguda”, site Projeto Diretrizes Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
Disponível: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/068.pdf (Acesso em 26/07/2013)

Artigo: “Nefrologista dá dicas sobre como manter o bom funcionamento dos rins”, site Blog da Saúde
Disponível: www.blog.saude.gov.br/nefrologista-da-dicas-sobre-como-manter-o-bom-funcionamento-dos-rins/ (Acesso em 26/07/2013)


Sugestões de links para alunos:

Artigo: “Introdução às doenças renais”, site ABC da Saúde
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270 (Acesso em 26/07/2013)

Artigo: “Sistema urinário”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm (Acesso em 26/07/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 2, disponível no portal do professor.

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