19/09/2013
Lérida de Oliveira; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as funções do sistema urinário no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a importância do sistema urinário para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doenças que acometem o sistema urinário humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre o Sistema Excretor (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo Os Rins - O Corpo Humano, que explica o funcionamento do sistema urinário e destaca o importante papel dos rins no corpo humano, diretamente nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=NJKJbURbfi0 (Acesso em 26/08/2013).
Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo o e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=NJKJbURbfi0 (Acesso em 26/08/2013)
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1- Qual é a função do fluido celular?
2- Qual porcentagem de água presente no corpo humano é encontrada dentro do interior das células?
3- Qual é a finalidade do suor?
4- Qual é a principal atividade exercida pelos rins?
5- Qual é o tamanho médio dos rins?
6- Explique a anatomia dos rins no corpo humano.
7- O que são os néfrons?
8- Como a urina é formada?
9- Qual é a quantidade de sangue filtrada pelos rins diariamente?
10- Cite exemplos de problemas que acometem os rins.
Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em sete grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Observação:
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos sete grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o rim , consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doença designada para o grupo
- ao diagnóstico da doença designada para o grupo
- à prevenção da doença designada para o grupo
- ao tratamento da doença designada para o grupo
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?296 (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.abc.med.br/p/299290/nefrite+o+que+e+isso.htm (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://prorim.org.br/site/dronline/pergunta/i/600 (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/infeccao-urinaria/ (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://saude.abril.com.br/edicoes/0309/medicina/conteudo_429271.shtml (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/calculo-renal (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/homem-2/calculo-renal/ (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/calculos_renais.htm (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/obstrucao_urinaria.htm (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://ossintomas.com/doencas/obstrucao-urinaria (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=292 (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?267 (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/227_insuf_renal.html (Acesso em 26/07/2013)
Disponível:http://www.mdsaude.com/2009/07/insuficiencia-renal-aguda.html (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/insuficiencia-renal-cronica (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?268 (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/228_insuf_renal2.html (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://drhomecare.blogspot.com.br/2012/01/rins-patologia-nefropatias-toxicas-e.html (Acesso em 26/07/2013)
Disponível: http://wikbio.com/pt/dicion%C3%A1rio/defini%C3%A7%C3%A3o-de/nefropatia-t%C3%B3xica (Acesso em 26/07/2013)
Disponível:http://vermaisxxe.blogspot.com.br/2011/04/fala-doutor-nefropatias-toxicas.html (Acesso em 26/07/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 26/08/2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Sugestões de links para professores:
Artigo: “Diagnóstico, Prevenção e Tratamento da Insuficiência Renal Aguda”, site Projeto Diretrizes Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
Disponível: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/068.pdf (Acesso em 26/07/2013)
Artigo: “Nefrologista dá dicas sobre como manter o bom funcionamento dos rins”, site Blog da Saúde
Disponível: www.blog.saude.gov.br/nefrologista-da-dicas-sobre-como-manter-o-bom-funcionamento-dos-rins/ (Acesso em 26/07/2013)
Sugestões de links para alunos:
Artigo: “Introdução às doenças renais”, site ABC da Saúde
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270 (Acesso em 26/07/2013)
Artigo: “Sistema urinário”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm (Acesso em 26/07/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.
Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 2, disponível no portal do professor.
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