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Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 2

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Explorar a rádio da escola para a divulgação de informações sobre o corpo humano, conforme habilidade H3 da matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o Sistema excretor (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Redação

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos Textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” os Textos 1 e 2 em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

Texto 1 - Número de transplantes cresce no País
Disponível:http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/08/06/numero-de-transplantes-cresce-no-pais (Acesso em 26/08/2013)

Texto 2 - ES foi o que mais realizou transplante de rim no Brasil em 2013
Disponível: http://www.simnoticias.com.br/2012/index.php/noticias-2/item/5099-es-foi-o-que-mais-realizou-transplante-de-rim-no-brasil-em-2013 (Acesso em 26/08/2013).

O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.

Com base no conteúdo já trabalho na aula Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 1 e a partir das informações veiculadas por meio dos Textos 1 e 2, o professor deverá orientar aos  alunos para, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

- A lista de espera para transplante renal no Brasil: desafios e possibilidades

Essa atividade poderá ser desenvolvida em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Segundo momento: Viajando no conhecimento

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.

Para desenvolver o trabalho, os alunos, individualmente ou em duplas, deverão ser convidados, pelo professor, a acessar o site “Sistema urinário” (figura 1) para que, de forma lúdica, possam aprender um pouco mais sobre diferentes aspectos do funcionamento do sistema urinário.

Para tanto, cabe ao professor orientar os alunos a acessar o site abaixo. Vale destacar que tal site apresenta atividades interativas variadas, que evoluem à medida que o aluno responde aos comandos veiculados. O site é autoexplicativo, de forma que basta responder aos comandos veiculados.

Figura 1: Sistema urinário

2

Disponível: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/  (Acesso em 26/08/2013)

Terceiro momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo.

1. A filtragem do sangue é realizada

a) nos rins

b) nas veias

c) no coração

d) nas bexigas

e) nos ureteres


2. O processo de eliminação de substâncias prejudiciais ou em excesso no organismo recebe o nome de

a) digestão

b) secreção

c) excreção

d) circulação

e) vascularização


3. Cálculos renais são:

a) procedimentos cirúrgicos

b) exames radiográficos dos rins e vias urinárias

c) exame para medir a quantidade de urina presente na bexiga

d) operações matemáticas para calcular a quantidade de urina que uma pessoa elimina

e) formações sólidas que podem aparecer nos rins, constituídos principalmente de sais de oxalato e fosfato de cálcio ou de magnésio


4. A capacidade máxima da bexiga é de aproximadamente

a) 0,1 litro

b) 0,5 litro

c) 1 litro

d) 5 litros

e)10 litros


5. Quem sofre de incontinência urinária não consegue

a) filtrar a urina

b) reter urina nos rins

c) reter a urina na bexiga

d) filtrar o sangue nos rins

c) eliminar urina pela uretra


6. A hemodiálise permite

a) a filtragem de urina pela bexiga

b) a filtragem do sangue de modo artificial

c) aumentar a quantidade de urina produzida

d) a substituição dos rins danificados por outros novos

e) aumentar a quantidade de resíduos indesejáveis no sangue para que os rins filtrem uma quantidade maior de sangue

Gabarito

 

1. A

4. C

2. C

5. C

3. E

6. B

Disponível: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv4.pdf   (Acesso em 26/08/2013) Adaptado

Quarto momento: nas ondas do intervalo

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula o professor deverá orientar os alunos a criarem um programa sobre o tema “A saúde dos rins: como cuidar do filtro humano” para a rádio da escola, do qual os mesmos serão responsáveis por todo o conteúdo.

Se a escola não tiver uma rádio, é possível criar uma. Inicialmente será necessário escolher um nome para a rádio, o que poderá ser feito por meio de uma gincana ou de uma eleição. Dessa forma, toda a comunidade escolar poderá participar. O nome do programa também poderá ser escolhido do mesmo modo.


Além disso, os materiais necessários para a criação de uma rádio da escola são os seguintes:

1. Aparelho de som com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Será utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo vinhetas e comerciais;

2. Fone de ouvido. Será utilizado para prover o retorno do som em execução para o aluno que estará no comando do som;

3. Sistema de alto-falantes. Será utilizado para reproduzir o que está sendo veiculado pela rádio da escola.

4. Microfone. Será utilizado para captar a voz do aluno responsável pela locução;

5. Mesa de som e potência. Será utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Além disso, da mesa de som é que sairá a fiação para as caixas de som.

Será necessário construir um projeto para o programa, o qual deverá estar vinculado ao projeto pedagógico da escola. Os alunos poderão buscar o apoio e a orientação de professores de diferentes áreas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.

O programa poderá funcionar uma vez por semana, por exemplo, às sextas-feiras durante o intervalo. O programa poderá ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados cinco minutos para músicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para músicas. Tanto no quadro de prestação de serviços quanto nas entrevistas o tema “A saúde dos rins: como cuidar do filtro humano” deverá ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto. Inclusive podem participar das entrevistas os grupos que realizaram as pesquisas no segundo momento da Sistema Urinário: o filtro humano – Parte 1, cada um deles abordando a doença que foi objeto da pesquisa.

Disponível: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ (Acesso em 26/08/2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Entrevista “Transplante de rins”, site Dr. Drauzio Varella
Disponível: http://drauziovarella.com.br/cancer/transplante-de-rins/   (Acesso em 26/0/2013)

Artigo “Mídias na Educação”, site Portal do Mec
Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&view=article&id=12333 (Acesso em 26/08/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo “Transplante renal: o que é necessário para ser um doador ou um receptor?”, site ABC.MED.BR
Disponível: http://www.abc.med.br/p/315385/transplante+renal+o+que+e+necessario+para+ser+um+doador+ou+um+receptor.htm  (Acesso em 26/08/2013)

Artigo “Mídias Educacionais”, site InfoEscola
Disponível: http://www.infoescola.com/comunicacao/midias-educacionais/ (Acesso em 26/08/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na redação ou na elaboração do programa de rádio.

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