08/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas.
Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possam contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
Despertar o interesse pelo meio ambiente e os cuidados que devemos ter para preservá-lo, através de um trabalho interdisciplinar.
Possuir alguma noção do que seja meio ambiente, que pode ser adquirida através de conversa informal em sala de aula.
1ª aula: Trabalho com o livro de literatura: O Jardim de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Ilustrador: Hugo Mattos da Silva. Editora FAPI LTDA.
a) Apresentar a capa, autora, ilustrador e editora.
b) Fazer a leitura das imagens: à medida que forem passando as páginas do livro, pedir aos alunos que contem o que estão observando através das ilustrações.
c) O professor fará, com a entonação própria de uma história narrada, a leitura em voz alta.
d) Em seguida, dirigir perguntas orais à turma para verificar a compreensão da história.
Quem era Ceci?
Onde acontece a história?
Como Ceci cuidava do jardim?
Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?
Quem ajudou Ceci? Como?
Qual as consequências da atitude dos amigos de Ceci?
2ª aula:
Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos.
Convidar os alunos a registrar numa folha o que podem fazer para preservar o meio ambiente. Pedir que justifiquem sua escolha. Para aqueles que ainda não escrevem, a professora poderá escrever a sua justificativa.
Pode-se enriquecer essa atividade fazendo-se a ilustração com dobraduras de flores (Dobra-se um quadrado ao meio. Depois dobra-se as pontas para fora, fazendo-se uma tulipa).
Através dos registros feitos pelos alunos, a professora poderá verificar a compreensão dos mesmos sobre os cuidados que devemos ter para com o meio ambiente.
Quanto à dobradura das flores, poderá ser avaliada a habilidade do aluno em relação à sua coordenação motora fina.
Ao final, a professora e os alunos farão um cartaz onde serão anotadas as conclusões de toda a turma sobre a preservação do meio ambiente. Nesse momento, a professora poderá avaliar se o aluno consegue se posicionar oralmente, demonstrando avanços em relação ao tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!