Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jardim de Ceci: um trabalho de Linguagem e Ciências

 

08/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas.

Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possam contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.

Despertar o interesse pelo meio ambiente e os cuidados que devemos ter  para preservá-lo, através de um trabalho interdisciplinar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Possuir alguma noção do que seja meio ambiente, que pode ser adquirida através de conversa informal em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Trabalho com o livro de literatura: O Jardim de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Ilustrador: Hugo Mattos da Silva. Editora FAPI LTDA.

a) Apresentar a capa, autora, ilustrador e editora.

b) Fazer a leitura das imagens: à medida que forem passando as páginas do livro, pedir aos alunos que contem o que estão observando através das ilustrações.

c) O professor fará, com a entonação própria de uma história narrada, a leitura em voz alta.

d) Em seguida, dirigir perguntas orais à turma para verificar a compreensão da história.

Quem era Ceci?

Onde acontece a história?

Como Ceci cuidava do jardim?

Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?

Quem ajudou Ceci? Como?

Qual as consequências da atitude dos amigos de Ceci?

2ª aula:

Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos.

Convidar os alunos a registrar numa folha o que podem fazer para preservar o meio ambiente. Pedir que justifiquem sua escolha. Para aqueles que ainda não escrevem, a professora poderá escrever a sua justificativa.

Pode-se enriquecer essa atividade fazendo-se a ilustração com dobraduras de flores (Dobra-se um quadrado ao meio. Depois dobra-se as pontas para fora, fazendo-se uma tulipa).

Avaliação

Através dos registros feitos pelos alunos, a professora poderá verificar a compreensão dos mesmos sobre os cuidados que devemos ter para com o meio ambiente.

Quanto à dobradura das flores, poderá ser avaliada a habilidade do aluno em relação à sua coordenação motora fina.

Ao final, a professora e os alunos farão um cartaz onde serão anotadas as conclusões de toda a turma sobre a preservação do meio ambiente. Nesse momento, a professora poderá avaliar se o aluno consegue se posicionar oralmente, demonstrando avanços em relação ao tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.