20/10/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
http://www.npg.org.uk/collections/search/portrait.php?LinkID=mp08183&rNo=0&role=art
A obra foi pintada em 1995, a artista diz que se aproximou ao máximo de sua modelo, fez o mais parecida possível. Utizando pastel oleoso, Paula Rego é uma das retratistas mais famosas atualmente, mora na Inglaterra. Mas, os retratos sempre mostram o visível e o invísivel dos seres. O retrato de "Germaine Greer" não só se parece com ela, mas também revela a força e o despojamento da feminista.
Outro grande pintor, naturalizado inglês, é Lucian Freud, famoso por seus retratos. Veja em "Pintura de Mulher III" (abaixo), de 1972, como o artista dá um tom emocional e assustador aos retratos que faz.
http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/freud-lucien-realismo.html
Outros artistas realizam retratos menos realistas como o desenho "Retrato de Maria" de Portinari, de 1931, perceba que o artista utiliza o mínimo de linhas para dar as feições da mulher. Portinari tem um acervo grande de retratos. Nessa obra, a imagem real é diluída pela imaginação do artista, que expressa mais como sente a modelo do que tenta reproduzi-la como ela é de fato.
Incentive os/as alunos/as a falar o que observam nas imagens. Pedir que descrevam os detalhes do quadro oralmente também é um caminho interessante que provoca o olhar e aprimora a argumentação
http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/freud-lucien-realismo.html
http://www.arlindo-correia.com/060901.html
http://www.npg.org.uk/collections/search/portrait.php?LinkID=mp08183&rNo=0&role=art
http://www.terra.com.br/diversao/portinari/biografia.htm
http://www.casadeportinari.com.br/principal.htm
A partir das pinturas estudadas, pedir ao alunado que escreva um texto explicando o que entendeu sobre o gênero RETRATO, e na segunda parte, escolher um colega e sentando em dupla, descrever o que vê e o que não vê (o visível e o invisível) no/a modelo/a escolhido/a.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2011
Cinco estrelasExcelente...
24/03/2010
Cinco estrelasadorei o plano de aula para artes