Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retrato na pintura

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas obras de arte do gênero RETRATO criadas por artistas diferentes
  • Distinguir o RETRATO na pintura: real representado e real imaginado (o visível e o invisível)
  • Refletir sobre as possibilidades e os limites da representação da figura humana
  • Aguçar o olhar e a observação a partir das pinturas
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
  • Apresentar algumas obras de arte, evidenciando as formas de representação utilizadas (posturas, vestuário, cores, composição, enquadramentos, técnicas, etc)
  • A partir das imagens, ressaltar que alguns retratos tentam se aproximar muito da realidade da/o retratada/o, ou seja, tentam reproduzir a pessoa como ela de fato é (ou era). Portanto, apresenta características peculiares, não somente físicas, como emocionais. Veja a pintura que Paula Rego, artista portuguesa, fez da feminista e professora australiana Germaine Greer:

http://www.npg.org.uk/collections/search/portrait.php?LinkID=mp08183&rNo=0&role=art

A obra foi pintada em 1995, a artista diz que se aproximou ao máximo de sua modelo, fez o mais parecida possível. Utizando pastel oleoso, Paula Rego é uma das retratistas mais famosas atualmente, mora na Inglaterra. Mas, os retratos sempre mostram o visível e o invísivel dos seres. O retrato de "Germaine Greer" não só se parece com ela, mas também revela a força e o despojamento da feminista. 

Outro grande pintor, naturalizado inglês, é Lucian Freud, famoso por seus retratos. Veja em "Pintura de Mulher III" (abaixo), de 1972, como o artista dá um tom emocional e assustador aos retratos que faz.

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/freud-lucien-realismo.html

Outros artistas realizam retratos menos realistas como o desenho "Retrato de Maria" de Portinari, de 1931, perceba que o artista utiliza o mínimo de linhas para dar as feições da mulher. Portinari tem um acervo grande de retratos. Nessa obra, a imagem real é diluída pela imaginação do artista, que expressa mais como sente a modelo do que tenta reproduzi-la como ela é de fato.

Incentive os/as alunos/as a falar o que observam nas imagens. Pedir que descrevam os detalhes do quadro oralmente também é um caminho interessante que provoca o olhar e aprimora a argumentação

Recursos Complementares
  • Veja mais sobre Lucian Freud:

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/freud-lucien-realismo.html

  • Veja mais sobre Paula Rego:

http://www.arlindo-correia.com/060901.html

http://www.npg.org.uk/collections/search/portrait.php?LinkID=mp08183&rNo=0&role=art

  • Veja mais sobre Portinari:

http://www.terra.com.br/diversao/portinari/biografia.htm

http://www.casadeportinari.com.br/principal.htm

 

Avaliação

A partir das pinturas estudadas, pedir ao alunado que escreva um texto explicando o que entendeu sobre o gênero RETRATO, e na segunda parte, escolher um colega e sentando em dupla, descrever o que vê e o que não vê (o visível e o invisível) no/a modelo/a escolhido/a.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.