Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hip Hop: das gangues para as equipes de cultura

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diversas linguagens da cultura hip hop.
  • Conhecer o hip hop numa perspectiva histórica e cultural.
  • Criar expressões da cultura hip hop a partir de trabalhos em grupos.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Identificação do conhecimento prévio e motivando os alunos para o estudo do tema Equipe

1. O professor deve identificar o que os alunos trazem de conhecimento sobre o tema Equipe. Para tanto, sugerimos uma roda de conversa, que pode ser iniciada com as seguintes perguntas:

- Você sabe o que é uma equipe?

- Existe diferença entre equipe e grupo?

Na dinâmica acima, cada aluno que tiver algo dizer terá oportunidade garantida pela ordem de falas e pela mediação do professor. Mas, o professor deve se atentar para a possibilidade das respostas ficarem somente em torno da conotação de "grupo". Nesse sentido, continuará provocando a turma dizendo: existe outro sentido que vocês trariam para equipe, distinto do conceito de grupo?

Ainda, em termos de procedimentos, além da possibilidade de fazer uma discussão com a turma em diálogo aberto explorando as falas em função das respostas das perguntas acima. O professor poderá utilizar a técnica "tempestade de ideias" (brainstorming).

Sugestão de site que explica a técnica: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

2. Após a discussão acima, e da abordagem das informações trazidas pelos alunos sobre o tema, o professor deve esclarecer a conotação cultural que adotaremos para o tema, que, possivelmente, poderá ser diferente dos conceitos e definições ligados ao sentido de grupo, trazidos pelos alunos. Nessa linha de raciocínio, o professor fará os devidos esclarecimentos para que todos não tenham dúvida sobre o conceito de equipe. Por exemplo, ele diferenciará "equipe" de "grupo".

grupo equipe

Fonte: http://www.tracegp.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/04/Trabalho-em-Equipe.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

 

Sugestão de site que apresenta a diferença entre equipe e grupo: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11071/diferenca-entre-grupo-e-equipe. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

Aulas 2 e 3: Primeira Pesquisa Coletiva sobre "Equipes no Hip Hop"

1. Na aula seguinte, o professor apresentará definições da palavra "equipe" do ponto de vista científico. O objetivo dessa exposição é começar a aproximar os alunos do sentido e mais cultural que adotaremos para o tema, introduzindo a concepção de equipe oriunda da Hip Hop.

Atenção professor: Independente do referencial teórico que você adote (veja exemplos nos links abaixo), o fundamental é começar a conceituar "equipe" como um grupo social, que se reúne para objetivos comuns.

Sugestão de artigo para leitura do (a) professor (a) sobre as definições acima:

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/16622/definicao-de-equipe. Acesso em 04 de setembro de 2013.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equipe. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Após a exposição acima, o professor conversará com os alunos em função das seguintes perguntas:

a) Em que ponto a visão científica sobre “equipe” aproxima e/ou se afasta das definições que vocês pesquisaram?

b) Qual definição científica que você adotaria para explicar sobre “equipe” a uma pessoa?

 

4. Para contribuir com a discussão, apresente um vídeo sobre hip hop com o intuito de ampliar visão dos alunos sobre o tema em estudo. O vídeo é intitulado como “Projeto JM: origem do Hip Hop”. Duração: 5min 28seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YBA0bz7avLg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Deve-se solicitar que, durante o vídeo, os alunos observem os seguintes pontos:

  • Quais são as equipes que aparecem no vídeo?
  • Quais as suas característica que a aproximam dos conceitos estudados?

Após a exposição do vídeo o professor conduzirá um diálogo aberto, para que os alunos conversem sobre as perguntas acima.

Atenção professor: a exposição do vídeo servirá irá apenas contribuir para despertar o interesse dos alunos tanto pelo tema, como pela tarefa de casa que será anunciada a seguir. Não é necessário, portanto, nesse momento, dedicar muito tempo para discussão do vídeo.

Sugestão de vídeo:

video gang hip hop Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YBA0bz7avLg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Após a exposição do vídeo o professor convidará os alunos a conhecerem mais sobre o tema “gangues” no contexto histórico e cultural do Hip Hop. Deverá ser anunciado que este estudo iniciará na próxima aula. E que, portanto, cada grupo deverá trazer informações sobre o que é Hip Hop, conforme tarefa de casa abaixo:

Sugestão de instrumento para tarefa de casa:

TAREFA DE CASA: O QUE É HIP HOP

Pesquise em sites, revistas, livros e dicionários e responda os seguintes itens abaixo:

A) Apresente uma definição da palavra Hip Hop.

B) Apresente informações sobre a cultura Hip Hop (o que ela trouxe para humanidade).

Obs.: Não se esqueça de anotar as suas fontes de informações. Ex.: Site - inserir o nome e o link.

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

Obs.: Os alunos deverão ser orientados que os cuidados com as fontes de consulta devem seguir os seguintes critérios:

a) As definições trazidas pelos grupos deverão ampliar as definições apresentadas por eles na dinâmica da aula inicial.

b) Os sites devem apresentar informações precisas e não podem ter conteúdos impertinentes e/ou impróprios (imagens eróticas, propagandas etc.).

 

Aulas 4 e 5 - A Cultura Hip Hop: introduzindo o tema e localizando as Equipes

1. No primeiro momento dessa aula, o professor conduzirá a socialização das informações dos grupos sobre a pergunta: o que é Hip Hop? (referente à tarefa de casa solicitada na aula anterior). Os grupos apresentarão o resultado das suas tarefas de casa. À medida que os grupos forem apresentando o professor deve registrar as informações para depois apresentar à turma o resultado da primeira pesquisa. A diferença em relação ao que foi falado pelos grupos é que o professor apresentará as informações de forma organizada.

O professor poderá organizar as informações dos alunos em função dos seguintes temas:

a) Hip Hop enquanto movimento urbano (grupos sociais)

b) Hip Hop enquanto música

c) Hip Hop enquanto dança

Após essa apresentação dos grupos e os devidos esclarecimentos de dúvidas, o professor informará que nosso estudo privilegiará o Hip Hop enquanto cultura com suas respectivas linguagens. Nesse contexto, localizaremos a origem das “Equipes”.

 

2. Em seguida, o professor fará uma pequena exposição sobre a história, do Hip Hop, com destaque na origem das “equipes”.

Sugestão de site sobre história do Hip Hop: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Após essa pequena exposição o professor abrirá uma roda de conversa com a turma para que eles se posicionem e tirem dúvidas sobre dois pontos respectivamente:

a) O conceito de gangue no contexto da Cultura Hip Hop tem a mesma definição dos conceitos de equipes estudados?

b) Como foi que a formação de gangues evoluiu para formação de equipes que buscavam a divulgação de cultura?

c) Quais são as diferentes linguagens que existem da cultura Hip Hop?

Após essa roda de conversa, o professor passará outra tarefa para os grupos, a qual deverá ser apresentada na próxima aula. A tarefa será pesquisar sobre as diferentes linguagens do Hip Hop, conforme mostramos no exemplo de estrutura apresentado abaixo:

Pesquisa: as linguagens do Hip Hop

Nome da Linguagem

Como ela existe no Hip Hop

Produção, locais e finalidades

Ex.: Dança

Break Dance - Individual ou em grupos, rodas de Break Dance, etc.

- Rodas de amigos, competições oficiais ou extra oficiais

Ex.: Arte Visual

Grafite

Denúncia (viés político) feitas em muros públicos ou privados

Demarcação de territórios de grupos organizados.

Apresentações artísticas

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

3. Na aula seguinte, cada grupo socializará sua pesquisa, em diálogo aberto, conforme dinâmica de apresentação das informações à turma.

Após a socialização das informações o professor informará que a turma irá vivenciar as linguagens do Hip Hop em função do aprendizado sobre as mesmas até esta aula. Cada grupo seria responsável por uma linguagem em função da afinidade dos alunos, porém, a escolha e definição teria a mediação do professor. A turma teria uma aula para vivenciar cada linguagem.

Além disso, o professor informará que, diante do novo sentido e significado que eles aprenderam sobre o termo "equipe", no contexto e história do Hip Hop, cada grupo seria denominado como uma "equipe de pesquisa" cujo nome seria a linguagem que o grupo escolheu. Ex.: "equipe do grafite". Nesse sentido, quando chegasse o momento da vivência da linguagem que o grupo representa o mesmo deverá ter mais informações complementares para dar dicas e orientações para os colegas durante a vivência, naturalmente, o professor orientará e auxiliará os grupos durante esta tarefa.

Sugestão de instrumento para um cronograma de vivências das linguagens pelas Equipes de pesquisa:

Nº da Aula e Data Linguagem da Vivência           Equipe de Pesquisa Responsável       

Aula 6

Data: _______

 Dança Break

 

Equipe do Break

Aula 7

Data: _______

Música Rap (MC´s)

Equipe  do Rap

 

Aula 8

Data: _______

Grafite

Equipe do Grafite

 

Aula9

Data: _______

Dj

Equipe  dos Dj´s

 

Aula 10

Data: _______

Basquete de Rua

Equipe  do Basquete

 

Dica: O professor pode ainda fazer uma exposição sobre algumas curiosidades do Hip Hop, apresentando informações que os alunos não trouxeram o 5º elemento: Basquete de Rua (Street Basketball). Nesse caso, um grupo poderia ficar responsável pela linguagem do Street Basketball, conforme já incluímos no quadro acima. Sugestão de link com informações sobre Basquete de Rua e Hip Hop: http://cufacolidermt.blogspot.com.br/2012/02/basquete-de-rua.html. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

 

Aulas 6, 7, 8, 9 e 10. Vivências das Equipes de Pesquisa

1. O professor retomará o sentido de “equipe” que estamos estudando com base nas informações dos grupos trazidas na aula passada. Ele reforçará a conotação histórico-cultural que adotamos. E convidará os grupos para vivenciarem equipes culturais para pesquisa do hip hop pelas linguagens presentes nessa cultura, respeitando o cronograma definido.

Obs.: Professor, por se tratar apenas de um estudo, e por uma questão didática, as “equipes” serão formadas em função das linguagens presentes no Hip Hop. Mas, é preciso que os alunos fiquem cientes que em muitos casos, como vimos na história do Hip Hop, uma única gangue possuem mais de uma representação das linguagens.

Equipes de pesquisa

 

Equipes do Break Dance: o grupo de pesquisa terá a responsabilidade de trazer sugestões de vivências do Break Dance e/ou levar um Grupo de Dança que pratica esta modalidade para fazer uma oficina com a turma.

 

break

Fonte: http://wallpaperdj.com/wallpapers/never_apart_-1920x1080.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Sugestão de vídeo: Pequenos artistas: menina de 6 anos brilha em concurso de break dance. Duração: 3min27seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h35mZpUwVB4. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

Equipes do Rap: o grupo de pesquisa terá a responsabilidade de trazer sugestões de vivências (Ex. Letras de Música, CDs etc.) e/ou levar um Grupo de Compositores do Rap para fazer uma oficina com a turma.

rap-eus-r-11

Fonte: http://eusr.files.wordpress.com/2011/08/rap-eus-r-11.jpeg.  Acesso em 04 de setembro de 2013.

Sugestão de vídeo: Hélio Azevedo. Apresentação do rap educativo. Duração: 5min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wZ9PVHosRvw. Acesso em 04 setembro de 2013.

 

Equipes do Grafite: o grupo de pesquisa terá a responsabilidade de trazer sugestões de vivências (Ex. Exposição artística, tinta spray para prática etc.) e/ou levar um Grupo de Grafiteiros que pratica esta modalidade ou convidar artistas plásticos que possam fazer uma oficina de grafite com a turma.

 

grafite imagem

Fonte: http://brasilescola.com/imagens/artes/grafite.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

Sugestão de vídeo: Grafite (Brasilidade). Duração: 5min. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29093. Acesso em 04 de Setembro de 2013.

 

Equipes dos DJ´s: o grupo de pesquisa terá a responsabilidade de trazer sugestões de vivências (Ex. Equipamentos necessários, música) e/ou levar um DJ profissional para fazer uma oficina com a turma.

dj2

Fonte: http://www.tailored-entertainment.com/wp-content/uploads/2013/02/dj-vectors.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Sugestão de vídeo: DJ Escola no rede TV News – Diego Logic. Duração 1min 41seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IZduFRbzNTI. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

Equipes do Basquete de Rua: o grupo de pesquisa terá a responsabilidade de trazer sugestões de vivências (Ex. Demonstrações práticas ou vídeos) e/ou levar um time de praticantes de Basquete de Rua para fazer uma oficina de Basquete com a turma.

 basquete de rua2

Fonte: http://www.cufa.org.br/ceara/in//2011/0011/basquetederua.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2013.

Sugestão de vídeo: Basquete de rua. Duração 9min25seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O0j0yELUoCI. Acesso em 04 de setembro de 2013.

 

2. Ao final das vivências, o professor anunciará que na próxima aula teremos um Encontro de Equipes do Hip Hop na Escola. Neste dia eles apresentarão o que aprenderam com a pesquisa e vivência das linguagens da cultura Hip Hop. Além disso, poderão ser convidados os professores e colegas de outras turmas, familiares e colegas de outras escolas, e, principalmente, os artistas e outros profissionais que contribuíram com as oficinas durante as vivências.

 

Aulas 9 e 10 - Encontro das "Equipes de Pesquisa do Hip Hop" e exposição dos registros do evento

1. O evento do Encontro das "Equipes de Pesquisa" será muito rico para socialização dos conhecimentos construídos em torno do tema "equipes" no contexto da cultura Hip Hop. Os alunos deverão ser organizados em sessões de trabalho em local com espaço suficiente para que as atividades ocorram simultaneamente (Ex. Quadras e pátios da escola).

Atenção Professor: os grupos devem ser orientados, para realizar um esquema de revezamento, para que até dois alunos por vez, possam ficar livres para assistir a apresentação das equipes de pesquisa dos seus colegas. A proposta é que se garanta a presença de componentes do grupo para assistirem todas apresentações para uma avaliação na aula seguinte.

2. O professor deve orientar, ainda, que cada grupo registre com imagens as sessões de exposição das equipes de pesquisa, para fomentar a discussão e avaliação da aula seguinte. Ao final do dia do evento, o professor reunirá os registros em um pen drive para preparar uma apresentação na aula seguinte.

3. Na aula seguinte, o professor fará uma apresentação das imagens dos registros (Ex. Exposição em slides no data show), e orientará os alunos a observarem o que deu certo e o que deve ser aprimorado para uma nova edição do Encontro de Equipes de Pesquisa.

Recursos Complementares
Avaliação

1. O professor deverá observar durante todo o processo e, ao final dele, se os alunos conseguiram compreender a importância e o papel social das gangues no contexto da cultura Hip Hop, e como elas evoluíram para equipes mais aprimoradas de difusão de cultura.

2. Ao final, o professor deve realizar pelo menos uma discussão e um registro (Ex. Escrever no caderno de Educação Física) para que os alunos expressem sua compreensão do conceito de  equipe numa perspectiva histórica e cultural.

3. Ao final do evento "Encontro de Equipes de Pesquisa", o professor fará uma roda de conversa em que os alunos terão oportunidade de avaliar como foi a sua participação nos grupos, bem como suas produções expressões artísticas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.