Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e compreensão de texto

 

29/08/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • • Ler, compreender e interpretar um poema;
  • articular aspectos formais da composição de um poema aos efeitos de sentidos produzidos na e pela leitura;
  • analisar os recursos estilísticos presentes no poema, responsáveis pela construção de sentidos.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • • Distinguir texto literário de não literário;
  • conhecer figuras de linguagem, tais como: pleonasmo, metáfora, comparação, metonímia, etc.
Estratégias e recursos da aula

:
Estratégias e recursos utilizados

  • uso das mídias vídeo e som;
  • utilização do laboratório de informática;
  • atividades em pequenos grupos em sala de aula.


AULA 01
ATIVIDADE 1

Promover a ativação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema que será trabalhado, qual seja: a limitação da vida que sempre preocupou o homem, a qual se intensifica na sociedade de massas, em que a rotina se torna a regra. Para tanto, o professor deverá fazer um círculo e pedir aos alunos que falem sobre um dia de rotina de suas vidas. Perguntar-lhes se algum dia eles sentiram o desejo de mudar a rotina. Nesse caso, como poderia ser esta mudança? É possível alguém encontrar formas diferentes de viver o próprio cotidiano?
Ainda, com o objetivo de levar os alunos a utilizar estratégias de previsão, o professor poderá apresentar a eles algumas questões relativas ao tema, as quais poderão ser verificadas durante a leitura, facilitando a compreensão do texto.
Por exemplo:
a) Como seria o cotidiano de um casal?
b) Se um dos parceiros se cansasse da rotina, o que ele poderia fazer?
g) Geralmente, numa situação de insatisfação, quem é mais passivo, o homem ou a mulher? Por quê?
c) O cotidiano poderia ser tema de música?


ATIVIDADE 2 A seguir, o professor deverá colocar a música “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, para os alunos ouvirem.


CotidianoTodo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Todo dia ela diz que é para eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão

Toda noite ela diz para eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Disponível em: http://www.beakauffmann.com/mpb_c/cotidiano.html acesso em 12/08/2009

Após a audição da música, o professor deverá entregar um xerox da letra da música para os alunos e retomar as perguntas feitas anteriormente para verificar se elas foram confirmadas durante a audição da música.


AULA 02
ATIVIDADE 1

Propor aos alunos algumas perguntas sobre o texto Cotidiano, de Chico B. de Holanda, as quais deverão ser respondidas por escrito no caderno.
a) Em um texto literário, geralmente apresenta-se uma reflexão sobre a realidade. O autor recria, através da linguagem, determinados fatos reais. Qual foi a realidade recriada pelo autor do texto?
b) Observe a forma como o texto se organiza. A primeira estrofe se repete no final, ou seja, o texto termina onde começou, como um círculo se fechando. Qual a relação entre essa estrutura circular, o título e o tema do poema?
c) Quem é o “eu” do poema? E o “ela”?
d) Comente a rotina do casal, apresentada na primeira estrofe.
e) A rotina do casal vai além da casa deles, isto é, é comum a outros casais. Transcreva um verso do poema que comprove esta afirmação.
f) O “eu”do poema se rebela diante a situação de rotina. Em que momento isso acontece? Por quê?
g) Identifique no poema expressões ou palavras que expressam a idéia de rotina. Transcreva-as.
h) O autor aproveita de outros dados, como o feijão que é um hábito alimentar comum no Bras il, para reforçar a idéia de rotineiro. Comente.
i) A linguagem coloquial escolhida pelo autor reforça a imagem de pessoas do povo. Comprove essa afirmação com exemplos do texto.
j) “Ela” não tem nome no poema. O que isso pode significar?
l) Você gostou do texto? Por quê?
Importante: Para correção desta atividade, o professor deverá pedir a um aluno que leia a primeira questão e pedir a um colega para respondê-la. Esse aluno responderá à pergunta, esperará o professor fazer alguns comentários, observando se a resposta está adequada e, a seguir, lerá a segunda pergunta e pedirá a outro colega que a responda. E assim, a estratégia continuará até todas as perguntas serem contempladas.


ATIVIDADE 2

Levar os alunos para o Laboratório de Informática para assistirem um vídeo sobre pleonasmo, tautologia etc,

Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY


O professor deverá comentar com os alunos os exemplos ouvidos no vídeo para eles terem uma noção geral sobre pleonasmo. Deixar claro que pleonasmo é uma figura de estilo ou vício de linguagem que se caracteriza pela repetição (proposital ou não) de uma idéia para reforçá-la. Ex. “Sorri um sorriso pontual.”
Pedir aos alunos que peguem o xerox do texto “Cotidiano” e solicitar aos alunos que retirem do texto outros exemplos de pleonasmo.


AULA 03
ATIVIDADE

Levar os alunos novamente ao laboratório de Informática. Orientá-los a pesquisar sobre o cantor Chico Buarque de Holanda com o objetivo de buscar mais informações sobre o autor; sobre quando ele escreveu a letra da música “Cotidiano”; quais as suas temáticas preferidas, etc.
Cada aluno deverá escolher outra música do cantor cuja temática seja o relacionamento entre casais. Os alunos deverão ser orientados a salvar o texto da música e, se possível, imprimi-lo para ser trabalhado em sala na próxima aula.


Sugestões de sites para a pesquisa:www.chicobuarque.com.br/
http://www.paralerepensar.com.br/chicobuarque.htm

AULA 04
ATIVIDADE


Em sala de aula, o professor deverá organizar os alunos em grupo (quatro alunos), conforme a música que cada um escolheu na aula anterior. Caso haja muita repetição, não formar grupos com o número de alunos superior a quatro, pois, nesse caso, torna-se interessante confrontar análises diferentes de um mesmo texto.
Os alunos, com a orientação do professor, deverão fazer a análise do texto da música escolhida, observando os seguintes aspectos:
• Associar o tema do texto (a realidade recriada pelo autor) ao título e à organização textual.
• Observar o nível de linguagem escolhida pelo autor.
• Qual a função de linguagem predominante (texto literário / texto não-literário)
• Aspectos formais e estilísticos usados pelo autor na e para construção do sentido.
• Presença de figuras de linguagem, tais como a metáfora, a comparação, pleonasmo, etc.

AULA 05
ATIVIDADE

Os alunos (em grupo) deverão apresentar oralmente para a sala a análise do texto escolhido, a partir da audição da música.
Importante: Nesta atividade, os alunos serão avaliados individualmente pela participação e pelo envolvimento no grupo. O grupo também será avaliado pela organização e exposição oral.

AULA 06
ATIVIDADE 1

O professor apresentará aos alunos a crônica “Circuito Fechado” de Ricardo Ramos cujo tema também é o cotidiano das pessoas. Nesse texto, o autor leva o leitor a refletir sobre a dinâmica social.

Circuito Fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. C reme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos.Coberta,cama,travesseiro.

Ricardo Ramos -

Disponível em: http://outrosversos.blogspot.com/2007/12/circuito-fechado.html acesso em 12/08/2009

Como estratégias de leitura, o professor deverá apresentar aos alunos algumas perguntas para facilitar a compreensão do texto:
Em quanto tempo se passa o texto?
A personagem é homem ou mulher? Como se pode perceber isso?
A personagem tem algum vício?
Qual seria a atividade profissional da personagem? O que no texto permite fazer tal observação?
Quantos parágrafos há no texto?
O autor constrói um texto sintético, usando apenas substantivos. Que relação pode haver entre essa escolha do autor e o tema da crônica?
Qual é o substantivo que aparece no começo e no final do texto ? Esse substantivo é importante para marcar o tempo? Por quê?
Qual é a relação entre o título da crônica e o mundo moderno?

ATIVIDADE 2

Produção de texto:

O professor deverá propor aos alunos que
• descrevam um dia de rotina na vida de um estudante, usando a mesma estratégia do autor em “Circuito fechado”.

Importante:

 O objetivo de pedir aos alunos que façam o resumo da crônica de Ricardo Ramos é para que os alunos confirmem a realidade que o autor recriou em forma de texto escrito por meio de substantivos.

Avaliação

Avaliação

Durante todas as atividades, os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas tarefas. Já as produções dos alunos serão entregues ao professor. Após a correção, o professor devolve os textos aos alunos, para serem reescritos, caso necessário. Depois de reescritos, os textos, serão colocados no mural da escola (com autorização dos alunos) para apreciação de todos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciane Deschamps, Colégio Criativo , Santa Catarina - disse:
    lucianemdeschamps@hotmail.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Parabéns. Irei aplicá-la com meus alunos.


  • thais, emef margarida maria maciel , Rio de Janeiro - disse:
    grendha_2010@hotmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    a professora camila de portugues deu este texto sabendo que iamos entender rapido e entendemos .... e È muito legal ...


  • Nilce Maria de Souza, ESCOLA ESTADUAL BARAO DE MELGACO , Mato Grosso - disse:
    cinhadesouza@gmail.com

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Gostei e apliquei!! Foi muito proveitoso!!!


  • Adelar José Hermes, Escola Básica Municipal Natureza , Santa Catarina - disse:
    Adelarjh@yahoo.com.br

    03/05/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão é tão boa que não pude deixar de copiar para adequá-la às minhas turmas.


  • Dóris de Fátima Marques Barroso, E M E F RIO TOCANTINS , Pará - disse:
    sirodbarroso@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula, foi bem elaborada e da maneira que foi transmitida na sala de aula os alunos se envolveram bastante e acredito que você teve um bom resultado.


  • Elizangela Ataíde, EEEFM Profa. Flora Calheiros Cotrin , Rondônia - disse:
    eliataide@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Quero parabenizá-las pela maravilhosa aula elaborada por você, vou tentar colocá-la em prática na minha sala, mas trabalhando com os alunos do ensino medio = regular - diurno. Obrigada pela contribuição. Um grande abraço e que continuem sendo solidárias com os colegas.


  • Alderzi Parreira de Mendonça, Esc. Estadual Alexandre Leite , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente o tema, por se tratar do cotidiano dos alunos, chama atenção de todos . Também o texto dá abertura para trabalhar outros assuntos que também não foram discutidos acima. Parabéns a você que elaborou esta aula.


  • Kátia Lisboa, Ciep 457 Brizolão Dr. José Elias Mello dos Santos , Rio de Janeiro - disse:
    lisboakatia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta de trabalho, foi muito objetiva, logo acredito que os alunos não terão dificuldade para realizá-la. Sucesso, Profª Kátia Lisboa


  • josely carlos ferreira, possidônio da costa veras , Paraíba - disse:
    joselycarlos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As atividades desenvolvidas com certeza terão ótimo aproveitamento por parte dos alunos pois envolverá todos, tanto na parte individual como na grupal.E principalmente por envolver o cotidiano de cada um nas produções.


  • Aparecida clemilda porto, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    aparecidae@ufu.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Prezada profa. Lazuita Gostei muito de sua aula, pois trabalha aspectos importantes da linguagem literária, propiciando ao aluno refletir sobre a realidade da vida humana.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.