29/08/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
:
Estratégias e recursos utilizados
AULA 01
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2 A seguir, o professor deverá colocar a música “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, para os alunos ouvirem.
CotidianoTodo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã
Todo dia ela diz que é para eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café
Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão
Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão
Toda noite ela diz para eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Disponível em: http://www.beakauffmann.com/mpb_c/cotidiano.html acesso em 12/08/2009
Após a audição da música, o professor deverá entregar um xerox da letra da música para os alunos e retomar as perguntas feitas anteriormente para verificar se elas foram confirmadas durante a audição da música.
AULA 02
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY
O professor deverá comentar com os alunos os exemplos ouvidos no vídeo para eles terem uma noção geral sobre pleonasmo. Deixar claro que pleonasmo é uma figura de estilo ou vício de linguagem que se caracteriza pela repetição (proposital ou não) de uma idéia para reforçá-la. Ex. “Sorri um sorriso pontual.”
Pedir aos alunos que peguem o xerox do texto “Cotidiano” e solicitar aos alunos que retirem do texto outros exemplos de pleonasmo.
AULA 03
ATIVIDADE
Levar os alunos novamente ao laboratório de Informática. Orientá-los a pesquisar sobre o cantor Chico Buarque de Holanda com o objetivo de buscar mais informações sobre o autor; sobre quando ele escreveu a letra da música “Cotidiano”; quais as suas temáticas preferidas, etc.
Cada aluno deverá escolher outra música do cantor cuja temática seja o relacionamento entre casais. Os alunos deverão ser orientados a salvar o texto da música e, se possível, imprimi-lo para ser trabalhado em sala na próxima aula.
Sugestões de sites para a pesquisa:www.chicobuarque.com.br/
http://www.paralerepensar.com.br/chicobuarque.htm
AULA 04
ATIVIDADE
Em sala de aula, o professor deverá organizar os alunos em grupo (quatro alunos), conforme a música que cada um escolheu na aula anterior. Caso haja muita repetição, não formar grupos com o número de alunos superior a quatro, pois, nesse caso, torna-se interessante confrontar análises diferentes de um mesmo texto.
Os alunos, com a orientação do professor, deverão fazer a análise do texto da música escolhida, observando os seguintes aspectos:
• Associar o tema do texto (a realidade recriada pelo autor) ao título e à organização textual.
• Observar o nível de linguagem escolhida pelo autor.
• Qual a função de linguagem predominante (texto literário / texto não-literário)
• Aspectos formais e estilísticos usados pelo autor na e para construção do sentido.
• Presença de figuras de linguagem, tais como a metáfora, a comparação, pleonasmo, etc.
AULA 05
ATIVIDADE
Os alunos (em grupo) deverão apresentar oralmente para a sala a análise do texto escolhido, a partir da audição da música.
Importante: Nesta atividade, os alunos serão avaliados individualmente pela participação e pelo envolvimento no grupo. O grupo também será avaliado pela organização e exposição oral.
AULA 06
ATIVIDADE 1
O professor apresentará aos alunos a crônica “Circuito Fechado” de Ricardo Ramos cujo tema também é o cotidiano das pessoas. Nesse texto, o autor leva o leitor a refletir sobre a dinâmica social.
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. C reme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos.Coberta,cama,travesseiro.
Ricardo Ramos -
Disponível em: http://outrosversos.blogspot.com/2007/12/circuito-fechado.html acesso em 12/08/2009
Como estratégias de leitura, o professor deverá apresentar aos alunos algumas perguntas para facilitar a compreensão do texto:
Em quanto tempo se passa o texto?
A personagem é homem ou mulher? Como se pode perceber isso?
A personagem tem algum vício?
Qual seria a atividade profissional da personagem? O que no texto permite fazer tal observação?
Quantos parágrafos há no texto?
O autor constrói um texto sintético, usando apenas substantivos. Que relação pode haver entre essa escolha do autor e o tema da crônica?
Qual é o substantivo que aparece no começo e no final do texto ? Esse substantivo é importante para marcar o tempo? Por quê?
Qual é a relação entre o título da crônica e o mundo moderno?
ATIVIDADE 2
Produção de texto:
O professor deverá propor aos alunos que
• descrevam um dia de rotina na vida de um estudante, usando a mesma estratégia do autor em “Circuito fechado”.
Importante:
O objetivo de pedir aos alunos que façam o resumo da crônica de Ricardo Ramos é para que os alunos confirmem a realidade que o autor recriou em forma de texto escrito por meio de substantivos.
Avaliação
Durante todas as atividades, os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas tarefas. Já as produções dos alunos serão entregues ao professor. Após a correção, o professor devolve os textos aos alunos, para serem reescritos, caso necessário. Depois de reescritos, os textos, serão colocados no mural da escola (com autorização dos alunos) para apreciação de todos.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2012
Cinco estrelasExcelente aula! Parabéns. Irei aplicá-la com meus alunos.
24/03/2011
Cinco estrelasa professora camila de portugues deu este texto sabendo que iamos entender rapido e entendemos .... e È muito legal ...
22/09/2010
Cinco estrelasMuito interessante! Gostei e apliquei!! Foi muito proveitoso!!!
03/05/2010
Cinco estrelasA sugestão é tão boa que não pude deixar de copiar para adequá-la às minhas turmas.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula, foi bem elaborada e da maneira que foi transmitida na sala de aula os alunos se envolveram bastante e acredito que você teve um bom resultado.
24/03/2010
Cinco estrelasQuero parabenizá-las pela maravilhosa aula elaborada por você, vou tentar colocá-la em prática na minha sala, mas trabalhando com os alunos do ensino medio = regular - diurno. Obrigada pela contribuição. Um grande abraço e que continuem sendo solidárias com os colegas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente o tema, por se tratar do cotidiano dos alunos, chama atenção de todos . Também o texto dá abertura para trabalhar outros assuntos que também não foram discutidos acima. Parabéns a você que elaborou esta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a proposta de trabalho, foi muito objetiva, logo acredito que os alunos não terão dificuldade para realizá-la. Sucesso, Profª Kátia Lisboa
24/03/2010
Cinco estrelasAs atividades desenvolvidas com certeza terão ótimo aproveitamento por parte dos alunos pois envolverá todos, tanto na parte individual como na grupal.E principalmente por envolver o cotidiano de cada um nas produções.
24/03/2010
Cinco estrelasPrezada profa. Lazuita Gostei muito de sua aula, pois trabalha aspectos importantes da linguagem literária, propiciando ao aluno refletir sobre a realidade da vida humana.