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Reconhecendo opiniões divergentes sobre um mesmo assunto

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar posições distintas relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
  • Reconhecer em diferentes textos opiniões divergentes.
  • Posicionar-se sobre um assunto em um debate.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Uso do laboratório de informática.
  • FILME - As aventuras de PI
  • Debate

 

 

OPINIÕES DIVERGENTES

Imagem disponível em: http://lh6.ggpht.com/_gqj70hHuXD8/S5Dmq7PCBNI/AAAAAAAABjM/qJgsbSin7n0/s1600-h/16confusao2.png  Acesso em: 10 set. 2013.

  • Professor, o texto de opinião é um texto argumentativo, ou seja, um texto em que expressamos uma opinião sobre determinado tema. Diante disso, é importante reconhecermos as divergências de opiniões como uma forma de ampliar nossas informações e argumentos.

 

MÓDULO 1

SENSIBILIZANDO OS ESTUDANTES A ESTUDAREM O TEMA

ATIVIDADE 1

  • O professor deverá levar os alunos para um local apropriado ou sala de vídeo na escola para que assistam a um filme intitulado "AS AVENTURAS DE PI" , disponível em:

http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-as-aventuras-de-pi-dublado-online.html Acesso em: 10 set. 2013.

O professor deverá utilizar mais de uma aula para assistirem ao filme, por isso, sugerimos que trabalhe esse tema em dias que há aulas geminadas.

 

Assistir - As Aventuras de Pi - Dublado Online - Filmes Online

Filme As Aventuras de Pi - Dublado - Garoto se muda com a família da Índia para o Canadá em um navio ...
 
 
FIlme As aventuras de Pi
 
Imagem disponível em:  http://www.cinemaemuitomais.com/products/as-aventuras-de-pi/ Acesso em: 11 set. 2013. 
 
Depois de assistido o filme, o professor deverá perguntar:
 
1. Quem gostou?
2. Quem não gostou?
3. Por quê?
4. Depois deverá separar quem gostou do filme de um lado e quem não gostou de outro.
5. Os estudantes deverão levantar por escrito alguns argumentos para o sim (quem gostou) e para o não (quem não gostou) para sua defesa.
 

ATIVIDADE 2

 
  • Professor, reproduza cópias da resenha transcrita abaixo para os alunos.  O objetivo é que a leiam para conversarem com você sobre o que é:  SURREAL 
  • Aqui entra a consulta ao dicionário, como forma de contextualizar as acepções nele encontradas  - com a palavra SURREAL usada na resenha. Perguntar:
  • Depois de consultado o dicionário, os estudantes ainda concordam com o autor da resenha de que o filme é SURREAL???

 

Surreal' é a melhor palavra para definir 'As Aventuras de Pi'. O filme, que tem a direção de Ang Lee (O segredo de Brokeback Mountain), conta a história do menino Pi (Suraj Sharma),

que mora em Pondicherry, na Índia, com seus pais, que cuidam de um zoológico, e irmão.

A família resolve ir para o Canadá, pois o governo quer retirar o incentivo fiscal e o zoológico não poderá se manter. Assim,

todos os animais viajam com eles, num cargueiro chinês.

Numa das cenas mais dramáticas do filme (o 3D ajuda, e muito), Pi é o único sobrevivente do naufrágio, e fica perdido no meio

do oceano Pacífico, com um tigre de bengala chamado Richard Parker, uma zebra, um orangotango e uma hiena dopada por mais de 200 dias.

Para as cenas na água, onde acontece a maior parte da ação do filme, foi usado um tanque gigante de 70 por 30 metros, capaz de  armazenar 6,4 milhões de litros de água.

Gerárd Depardieu faz uma ponta na história como um cozinheiro grosseiro, e Irrfan Khan (de ´Quem quer ser um milionário) interpreta Pi adulto.

A luta pela sobrevivência, a busca pela fé e o slogan ´acredite no inacreditável´ fazem desse filme, em 3D, em várias salas de cinema pelo Brasil a partir de 21

de dezembro, uma grande pedida para pessoas que querem se emocionar e se maravilhar com a história e com os efeitos especiais.

Baseado no livro de 2001 de Yann Martel, vencedor do prêmio Book Prize.

Texto disponível em: http://www.cinemaemuitomais.com/products/as-aventuras-de-pi/ Acesso em: 11 set. 2013.

 

ATIVIDADE 3

 
  • Professor, quando terminarem a atividade e depois de comentados todos os argumentos, leve seus alunos à seguinte conclusão:
 

Opinião é algo pessoal, todos que escrevem, sejam eles profissionais ou pseudo escritores como eu,

sabem perfeitamente que uma opinião sobre determinado assunto não é uma regra imutável, aliás

é extremamente gratificante quando somos presenteados com opiniões divergentes. Porém, todo aquele que se propõe a divergir deve ter em mente alguns conceitos mínimos de bom senso.

Para discordar, você precisa apresentar argumentos claros e condizentes com o tema discutido.

Discordar pelo simples prazer de criticar é algo que não encontra respaldo em nenhuma circunstância. O que nos entristece não é a crítica, mas a falta de entendimento.

Aquele que se propõe a divergir sobre algo deve, obrigatoriamente,  estar ciente que existem algumas prerrogativas que norteiam qualquer blog de opinião:

respeitar para ser respeitado; jamais aceitar qualquer tentativa de humilhação, reagir na mesma proporção em caso de qualquer ofensa ou desrespeito. [Chico Maia]

Vivemos em um país em que a liberdade de expressão é defendida constantemente e em todos os níveis, ninguém em sã consciência quer ver insurgir

os tempos remotos da ditadura militar, onde as opiniões eram cerceadas pela censura, o que ocasionou um perda inestimável de informações relevantes para as pessoas.

DISPONÍVEL EM: http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/130614 Acesso em: 11 set. 2013.

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1

LENDO SOBRE O ASSUNTO - MAIS INFORMAÇÕES

Professor, leve seus alunos  ao Laboratório de Informática para que eles acessem o link http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/130614 Acesso em: 10 set. 2013. Eles deverão ler o texto abaixo para se informarem mais sobre o assunto. Se não for possível, reproduza cópias do texto para seus alunos.

Duas opiniões diferentes sobre um mesmo assunto

O articulista da revista Veja, Cláudio de Moura Castro, no seu artigo “Vamos de Mal a Pior?”, publicado esta semana, trata de um assunto que hoje é muito frequente, a comparação entre o mundo atual e o passado não muito recente. Nesse seu artigo, após estabelecer as comparações inevitáveis, entre o passado e o presente, conclui o seu estudo comparativo, chegando à seguinte conclusão: em que pese os graves problemas do mundo atual, a humanidade experimenta dias melhores.

Já o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, no seu artigo semanal do jornal Folha de São Paulo, no seu artigo “Tudo podia Ser Pior” do dia 13/02 no caderno Ilustrada, traça um panorama um tanto quanto pessimista do mundo atual e, para exemplificar esse mundo terrível em que nós vivemos (eu,ele,você), conta um caso de um amigo seu que abandonou São Paulo e seguiu em direção ao Rio de Janeiro para fugir da pressão psicológica, do consumismo, da pressa, do imediatismo, da crueldade dos negócios do toma lá da cá - que marca a temperatura humana da nossa maior cidade. Concluindo esse seu artigo, Carlos Heitor Cony nos conta uma triste história de um seu amigo que, num momento de lucidez, meteu uma bala na cabeça, não quebrou a cabeça, mas quebrou a sua cara, pois a bala resvalou e ele ficou apenas ferido, doido e vivo contra a sua vontade.

Sou obrigado a concordar em parte com que escreveu Cláudio de Moura Castro, pois é inegável que, em alguns aspectos, o mundo evoluiu da barbárie para a civilização, mas acontece que, a partir das últimas décadas do século XX e dos primeiros anos do século XXI, o mundo começou a regredir.

Tomemos como exemplo, as perdas de direitos trabalhistas, conquistados a duras penas pelo trabalhador através da organização sindical (sindicato), que hoje não passa de abrigo para sindicalistas pelego e para compor um cenário de democracia plena. A violência é outro dado assustador, com as pessoas vivendo nas grandes cidades, como se estivesse morando numa Selva de Pedra, com o bicho homem sendo o algoz, carrasco do próprio homem.

Só para ficarmos num exemplo recente, a tentativa de Hugo Chavez em se eternizar no poder na Venezuela. Já disse e repito: reeleição e eleição ilimitada é um tipo de ditadura disfarçada.

Na Venezuela, os outros poderes que legitimam uma democracia foram praticamente eliminados.

Texto disponível em: http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/130614 Acesso em: 11 set. 2013.

 

  • Os alunos, depois de terem lido o texto deverão fazer um resumo para entregar ao professor. Deverão, depois do resumo, optarem por uma das opiniões, ou seja, concordam com quem?

             Carlos Heitor Cony ou Cláudio de Moura Castro. Por quê?

 

ATIVIDADE 2

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte entrevista. Poderá expô-la em datashow, por meio de slides ou ainda, poderá reproduzir cópias para os estudantes de sua turma.

  • Professor, numa entrevista é fácil perceber a opinião do entrevistado, uma vez que ele tem a oportunidade de expor suas ideias e pensamentos.  Veja a opinião de Aziz Nacib sobre o AQUECIMENTO GLOBAL. Note que é uma opinião divergente das que costumamos ouvir.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_250065.shtml Acesso em: 10 set. 2013.

 
Entrevista

Opinião divergente

Aziz Nacib Ab'Sáber, geógrafo brasileiro, acredita no aquecimento global, mas adverte que há muito desconhecimento sobre como suas consequências podem afetar o país

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Dante Grecco

Desde que o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) divulgou seu terceiro relatório, em maio, as discussões sobre o aquecimento global pegaram fogo. Alguns cientistas afirmaram que o painel da ONU foi cauteloso demais - o futuro do planeta pode ser ainda mais sombrio. Outros discordam dessas conclusões e advogam contra o exagero e o alarmismo. Nesse time joga o geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Sáber. "É claro que não nego o aquecimento global. Mas há muito desconhecimento sobre como suas consequências podem afetar o Brasil", adverte ele.

Formado em geografia pela USP em 1944, especialista em geomorfologia e considerado um dos mais importantes ambientalistas do país, o professor Aziz conhece como poucos a paisagem natural do Brasil e suas relações com o clima. Às vésperas de completar 83 anos, tem cerca de 300 artigos publicados, escreveu oito livros, deu aulas em várias universidades e, entre outros cargos na academia, foi presidente executivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 1994 e 1995. Mesmo aposentado, todas as noites comparece ao Instituto de Estudos Avançados da USP, onde é professor honorário, e vibra como um pesquisador iniciante ao mostrar mapas e imagens do Nordeste feitas por satélite.

Por que o senhor afirma que o aquecimento global não destruirá a Amazônia nem a mata Atlântica?
Houve muito alarmismo nessa questão. Embora algumas afirmações tenham sido feitas por bons cientistas, muitas conclusões foram divulgadas de forma equivocada. Logo me irritou a afirmação de que a Amazônia desaparecerá e o cerrado tomará conta de tudo. Como há décadas estudo o problema das flutuações climáticas e o jogo do posicionamento parcial dos grandes domínios geográficos brasileiros, senti-me ofendido culturalmente. Não havia ciência na afirmação.

Sua teoria envolve uma mudança fundamental nas correntes marítimas, certo?
Em nosso litoral existe a chamada corrente tropical sul brasileira. É uma corrente de águas quentes que desce desde o Nordeste oriental até o sudeste de Santa Catarina. Essa corrente tem um contrafluxo representado pela corrente das Malvinas, ou Falklands, que vem da Argentina, é composta de águas muito frias e segue quase até o Rio Grande do Sul.

Uma das consequências do aquecimento global é que essa corrente tropical sul-brasileira ficará mais larga, ocupará uma área mais afastada da costa e irá avançar mais para o sul do Brasil sobre a corrente fria. Portanto, essa corrente quente levará mais calor para as regiões localizadas entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que hoje vivem um conflito entre águas frias e quentes. Com essa massa de água quente que chegará, a evaporação será mais intensa. Podemos deduzir que vai haver maior penetração de umidade no continente.

"Não temos como avaliar quanto o mar vai subir nos próximos 100 ou 200 anos. Nesse período, os continentes podem até abaixar mais ou se elevar novamente, como ocorreu depois do Plioceno. Se isso ocorrer, o mar irá recuar."

O que isso significará?
Com maior umidade, choverá mais. Por isso, nesse caso, o aquecimento global não representará um aspecto negativo do ponto de vista da climatologia da fachada atlântica do Brasil.

  • Depois de lido o texto, o professor deverá solicitar aos alunos que verifiquem em sites de busca outras opiniões a respeito do aquecimento global. Deverão lê-las para depois comentarem com os colegas. O professor deverá dar um tempo para que cada um fale sobre o que achou. 

 

ATIVIDADE 3

 

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática para lerem o texto abaixo transcrito que será motivador para o debate.

Disponível em: http://casagrandedm.blogspot.com.br/2012/08/oficina-ii-artigos-de-opiniao-o-artigo.html  Acesso em: 10 set. 2013.


POLÊMICA
 

Uma polêmica relaciona-se a algo que não tem uma única resposta. Cada pessoa pode concordar ou discordar dela por diferentes razões. 
 
SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL  -  Renato Roseno
 
A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas. O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

 

Os alunos, depois de terem lido o texto, serão separados em dois grupos. O professor deverá deixá-los livres para escolherem se querem ficar do lado de quem vai defender a opinião do autor do texto ou de quem vai contra o ponto de vista do autor. As perguntas abaixo vão ajudá-los na tarefa de realizar um debate. O professor será o mediador. Poderá ir fazendo as perguntas e com elas levá-los a falar bastante sobre o tema.

 


ATIVIDADE 4
 
PROFESSOR, para contribuir para um debate bem organizado, sugerimos o seguinte roteiro. Dessas perguntas poderão surgir outras. O professor como mediador deverá forçar todos os estudantes a falarem sobre o tema. 
 
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA MAIORIDADE PENAL?
 
a) Quem é o autor do texto?  Em que ele é especialista?
b) Onde o texto foi publicado?
c) Qual é a questão polêmica?
d) O autor refere-se a um acontecimento que o levou a escrever esse artigo. Que acontecimento foi esse?
e) Qual a posição do autor a respeito da polêmica?
f) Que argumentos ele usa para justificar sua posição?
g) No texto, o autor apresenta argumentos de pessoas que discordam dele. Que argumentos são esses?
h) O autor propõe alguma alternativa de tratamento para os jovens infratores, ou seja, reflete a respeito de uma solução para a polêmica?
i) Qual o objetivo do autor?
j) Quem é o público leitor?
 
Ao final do debate, o professor deverá  fechar a atividade, explicando que as opiniões sobre determinado assunto devem ser respeitadas e que, cada um deve sempre procurar ler mais para formar sua própria opinião.
Recursos Complementares

PROFESSOR, na internet, você encontra muitos textos interessantes e que poderão auxiliá-lo em sua aula. Veja:

Acesso em: 12 set. 2013.

Acesso em: 12 set. 2013.

-campo-para-a-discordia Acesso em: 12 set. 2013.

Avaliação

A avaliação das atividades da aula deve se dar, principalmente, a partir da observação do professor, que deverá:

  • acompanhar de perto a leitura dos textos propostos.

  • avaliar o desempenho dos alunos no debate, quando eles terão oportunidade de se posicionar, usando o discurso argumentativo, como forma de expor seu ponto de vista sobre o tema.

Opinião de quem acessou

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