17/09/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Identificar relações básicas entre geografia e economia, a partir da decodificação de produtos consumidos diariamente.
Reconhecer a complexidade das relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza para obtenção de recursos necessários à sobrevivência humana.
Reconhecer a globalização econômica como a etapa contemporânea do modo capitalista de produção.
Espaço geográfico como produto das relações humanas
Elementos da economia: produção, circulação e consumo
Meio técnico científico informacional: conceito
Aula indicada para a 1ª série do ensino médio.
Atividade 1
http://supergostei.blogspot.com.br/2011/04/despensa.html
O professor deverá entregar aos alunos a planilha sugerida no quadro 1, solicitando que observem embalagens de produtos utilizados pela sua família. Eles poderão trazer embalagens vazias para a sala de aula ou levar a planilha para ser preenchida em casa. Essa planilha formará uma base de dados que subsidiará o preenchimento do quadro 2, cujos itens constantes nos alvéolos ajudam a compreender a relação entre economia e geografia.
Produto |
Ingredientes ou substâncias químicas utilizadas na composição |
Cidade e estado de origem |
Nome do fabricante ou produtor |
Nome do estabelecimento comercial ou do vendedor |
Arroz |
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Feijão |
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Açúcar |
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Sal |
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Farinha de trigo
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Café |
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Nescau |
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Carne bovina |
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Carne de frango |
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Peixe
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Frutas, verduras e legumes frescos |
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Alho |
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Leite |
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Ovos |
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Refrigerante |
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Margarina |
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Sabonete |
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Xampu |
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Sabão em pó |
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Outros
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Quadro 1: Decodificação de produtos consumidos no cotidiano
GIL, Izabel Castanha (Org.)
Considerando a diversidade de dados coletados, essa etapa do trabalho deverá ser feita individualmente. A partir da observação dos dados gerados, os alunos deverão responder o que se pede:
1- Identifique os produtos: a) Consumidos in natura. b) Minimamente processados. c) Transformados industrialmente. 2- Identifique os estados e regiões de origem dos produtos. 3- Identifique onde ocorre maior concentração de a) produção agrícola e pecuária. b) produção industrial. 4- Identifique indústrias nacionais e multinacionais fabricantes dos produtos consultados. 5- Em muitos produtos fabricados por indústrias multinacionais, lê-se: Indústria brasileira. Como se explica isso? 6- Nas compras realizadas diretamente do produtor, é mais fácil sabermos os nomes das pessoas produtoras e vendedoras. Nas compras realizadas nos supermercados e lojas de grande porte, a impessoalidade é maior. Como se explica esse fato? |
Quadro 2: Interpretação da base de dados autogerada
Gil, Izabel Castanha (Org.)
Objetivando aprofundamento conceitual do tema em estudo, o professor deverá distribuir cópias do organograma sugerido no quadro 3 para que os quadros sejam respondidos, tendo como referência a planilha sugerida no quadro 1. O acesso a esse recurso didático poderá ser feito por meio de cópia impressa ou virtual, esta última acessada no laboratório de informática.
Essa atividade deverá ser respondida em grupo de quatro pessoas, considerando a importância do compartilhamento das informações e, principalmente, da interpretação das mesmas. A observação do organograma facilita a formação de uma visão geral sobre o tema.
Com base nas informações dispostas no organograma, os grupos de alunos deverão responder os seguintes questionamentos:
1- Quais relações se observam entre geografia e economia? 2- Identifique o papel do trabalho nessas relações. 3- Identifique o papel do capital nessas relações. 4- Identifique o papel do Estado nessas relações. 5- É possível identificar o processo de globalização econômica nessas relações? Justifique. 6- Nas relações representadas no organograma, identifique circunstâncias em que pode ocorrer a) desigualdades sociais. b) impactos ambientais. c) trocas econômicas desiguais. |
Quadro 4: Intepretação do organograma preenchido no quadro 3
GIL, Izabel Castanha (Org.)
As respostas deverão ser anotadas no caderno do aluno e a socialização ocorrerá por meio de um debate. O professor deverá promover a formação de um grande círculo na sala de aula, estimulando a participação de todos.
Nesse momento eles deverão estar com o atlas geográfico em mãos para confirmação de alguns dados, como por exemplo: a) localização espacial das áreas de maior e menor concentração industrial; b) áreas de produção agrícola e pecuária; c) áreas de maior e menor concentração populacional (mercado consumidor), entre outras informações.
Além dos itens para observação no parágrafo anterior, os alunos poderão estabelecer conexão entre a planilha preenchida com os produtos existentes em casa e o mapa conceitual. A partir da prática poderão perceber a fundamentação teórica do tema.
Atividade 2
A conclusão da aula será feita com duas atividades:
1- Os alunos receberão o artigo Conceitos e importância da geografia econômica, disponível em http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/conceitos-importancia-geografia-economica*.htm, ou se for o caso, o professor poderá promover a sua leitura com o uso de um projetor com leitura, pelos alunos, em voz alta. Caso haja mais de uma turma na escola desenvolvendo a mesma atividade, é possível promover um debate entre as mesmas, ampliando a visão dos estudantes.
2- Num segundo momento, cada aluno do grupo deverá garimpar uma questão de vestibular, ENEM ou concurso público sobre a temática da geografia econômica definir um aluno voluntário, com disponibilidade de tempo, para receber essas questões por e.mail, excluir aquelas repetidas, montar um arquivo e enviar ao professor, em nome do grupo. Este, por sua vez, selecionará algumas questões para discussão em sala de aula, reforçando conceitos ou esclarecendo dúvidas. Esse banco de questões dos alunos poderá ser aproveitado na avaliação institucional, quando se verificará a compreensão da temática estudada.
Conhecendo os setores da economia http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=667
Geografia económica: encontros e desencontros de uma ciência de encruzilhada http://www.apgeo.pt/files/section44/1227097241_Inforgeo_16_17_p111a125.pdf
Matriz de referências do ENEM:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
Participação, interesse, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composição da média final. Em relação ao conhecimento, o professor deverá considerar o desempenho dos alunos nas interpretações propostas e na avaliação institucional.
Quatro estrelas 3 classificações
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10/03/2014
Quatro estrelasAula bem elabora !
05/10/2013
Cinco estrelasA aula apresenta-se bem estruturada e vai de encontro às habilidade sugeridas pelos PCNs e as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Pode ainda ser empregada no contexto do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio.
27/09/2013
Cinco estrelasAula muito interessante. Gostei.