Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Panorama da arte do século XX

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os movimentos artísticos do Brasil no séc, XX
  • Identificar os principais artistas e principais obras de relevância nacional
  • Construir um panorama sobre a arte brasileira do séc. XX.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A formação da cultura brasileira relacionada as artes visuais, os primeiros artistas, as influências européia, indígena e africana.

Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

O objetivo dessa aula é propor aos alunos uma pesquisa sobre a produção artística brasileira no século XX, os movimentos mais importantes, os principais artistas e obras, polêmicas, as relações público e obra e artistas e museus, a arte no espaço público e no espaço privado, etc.

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos sobre a produção artística brasileira:
  • Como surgiu a arte no Brasil?

  • Quais foram os primeiros artistas?

  • Qual o movimento mais polêmico?

  • Quais as características da arte brasileira?

  • É possível traçar uma linha do tempo contemplando os principais acontecimentos no cenário artístico brasileiro?

O professor deverá desenhar uma linha horizontal em todo o quadro, de forma que represente uma linha do tempo, a medida que os alunos vão respondendo os questionamentos, o professor irá indicando na linha o período (ano/década) e as respostas dos alunos.

Após a discussão, o professor deverá informar a turma que existem diversas maneiras de se fazer um recorte na história, apontando os principais fatos, seja com imagens, palavras, vídeos, objetos, etc. Como exemplo, apresente o vídeo: No meio do caminho

Fonte: Portal do professor. No meio do caminho. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19286 Acesso em 05 de Ago. de 2009.

undefined O vídeo retrata os principais acontecimentos do mundo durante a década de 1920:
  • a Estação primeira da Mangueira;
  • a TV nos Estados Unidos;
  • Che Guevara;
  • a obra Abaporu de Tarsila do Amaral;
  • a descoberta da penicilina;
  • o primeiro Batman na TV;
  • o bolero de Ravel;
  • o poema No meio do Caminho de Carlos Drummond de Andrade.

No meio do caminho

Atividade:
Agora que os alunos já conhecem o que é um recorte e as principais características de um recorte, deverão fazer uma pesquisa sobre as produções artísticas realizadas no Brasil durante o século XX. Para isso o professor deverá dividir a turma em 10 equipes, cada equipe ficará responsável por pesquisar os principais fatos do período.
Roteiro para pesquisa:

  • principais artistas
  • principais obras
  • museus (inauguração), relevância do museu, projetos
  • críticos de arte
  • polêmicas: obra e público, artista e museu, etc.
  • contexto histórico e político
  • cinema, pintura, escultura, gravura, música, teatro, desenho, etc.


É importante que os alunos verifiquem quais os dados mais relevantes, fontes de pesquisa confiáveis, relacionar o contexto histórico e político, analisar recortes de jornais e revistas, etc. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que irão auxiliar o aluno durante a pesquisa.

Atenção professor! Oriente os alunos durante a pesquisa, indique fontes, artistas, fatos relevantes que contribuam para o aprendizado do aluno. Discuta com a turma a veracidade das fontes de pesquisa e os direitos autorais. Caso seja necessário reserve mais uma aula para os grupos concluírem a pesquisa.

Os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para criar textos colaborativos, para isso cada grupo deverá eleger um re presentante que ficará responsável por forma tar o texto. Entretant o, é imprescindível a participação de todos os integrantes na escrita do texto. Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta sugerimos o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
O resultado da pesquisa deverá ser apresentado no formato de vídeo. Duração máxima 3 min.


Aula 03
Após concluir a pesquisa e apresentar para turma, os alunos deverão criar um roteiro para elaborar o vídeo. No roteiro deverão indicar: fato, imagem, som, legenda e duração. Por exemplo:

  • Cena 1: Arte concreta
  • Imagem e/ou vídeo: (Referência)
  • Som: nome/interprete/duração
  • Duração: 10 segundos
  • Legenda: (opcional)

Aula 04

Após a elaboração do roteiro os alunos deverão editar o vídeo. Para edição do vídeo sugerimos os softwares:

Aula 05: Apresentação dos vídeos.

Os grupos deverão apresentar o vídeo para turma e falar do processo de produção, escolha do material, edição, dificuldades encontradas, pontos positivos, o que aprendeu com a atividade, etc.

O professor deverá criar um blog para turma e divulgar os vídeos. Os alunos deverão comentar os vídeos dos colegas e indicar referências. Para criar o blog sugerimos o Blogger do Google. Caso o professor tenha dificuldade para criar o blog, sugerimos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

CATARSE:
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a importância da História da Arte Brasileira e principalmente a produção artística nacional, a sua relação com o contexto histórico, social e político, identificar a poética dos principais artistas e como eles influenciaram os artistas contemporâneos, a experimentação de diversos materiais, etc.
 

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No meio do caminho Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
  • capacidade de sintetizar o conteúdo dos pesquisado;
  • capacidade de trabalhar em grupo, composição;
  • coesão na narrativa;
  • participação no projeto do grupo;
  • comprometimento com o grupo;
  • respeito com o trabalho dos outros grupos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mara dahmer, estudante , Santa Catarina - disse:
    paty_dahmer@hotmail.com

    13/10/2011

    Cinco estrelas

    achei o conteudo excelente!


  • SARAH BATISTA DA SILVA RIGONATTO, ESC EST MELQUIADES VICTOR DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    sarabatista12@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei essa aula. Ela engloba diversos fatores como a história desse período que foi marcado por muitos conflitos e também vitórias. Pretendo executá-la posteriormente com meus alunos do 9º ano. Depois lhe conto se deu certo ok.


  • Edna Maria, Colégio Estadual Padre Bruno Trombetta , Rio de Janeiro - disse:
    edleo42@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi desenvolvida de forma bem atual e motivadora.


  • idenir, escola estadual 8 de maio , Mato Grosso do Sul - disse:
    idfae@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula professores, conteúdo e recursos tecnologico em favor do desenvolvimento da cultura.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.