19/08/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
A formação da cultura brasileira relacionada as artes visuais, os primeiros artistas, as influências européia, indígena e africana.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O objetivo dessa aula é propor aos alunos uma pesquisa sobre a produção artística brasileira no século XX, os movimentos mais importantes, os principais artistas e obras, polêmicas, as relações público e obra e artistas e museus, a arte no espaço público e no espaço privado, etc.INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos sobre a produção artística brasileira:Como surgiu a arte no Brasil?
Quais foram os primeiros artistas?
Qual o movimento mais polêmico?
Quais as características da arte brasileira?
É possível traçar uma linha do tempo contemplando os principais acontecimentos no cenário artístico brasileiro?
O professor deverá desenhar uma linha horizontal em todo o quadro, de forma que represente uma linha do tempo, a medida que os alunos vão respondendo os questionamentos, o professor irá indicando na linha o período (ano/década) e as respostas dos alunos.
Após a discussão, o professor deverá informar a turma que existem diversas maneiras de se fazer um recorte na história, apontando os principais fatos, seja com imagens, palavras, vídeos, objetos, etc. Como exemplo, apresente o vídeo: No meio do caminho
Fonte: Portal do professor. No meio do caminho. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19286 Acesso em 05 de Ago. de 2009.
O vídeo retrata os principais acontecimentos do mundo durante a década de 1920:
|
Atividade:
Agora que os alunos já conhecem o que é um recorte e as principais características de um recorte, deverão fazer uma pesquisa sobre as produções artísticas realizadas no Brasil durante o século XX. Para isso o professor deverá dividir a turma em 10 equipes, cada equipe ficará responsável por pesquisar os principais fatos do período.
Roteiro para pesquisa:
É importante que os alunos verifiquem quais os dados mais relevantes, fontes de pesquisa confiáveis, relacionar o contexto histórico e político, analisar recortes de jornais e revistas, etc. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que irão auxiliar o aluno durante a pesquisa.
Atenção professor! Oriente os alunos durante a pesquisa, indique fontes, artistas, fatos relevantes que contribuam para o aprendizado do aluno. Discuta com a turma a veracidade das fontes de pesquisa e os direitos autorais. Caso seja necessário reserve mais uma aula para os grupos concluírem a pesquisa.
Os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para criar textos colaborativos, para isso cada grupo deverá eleger um re presentante que ficará responsável por forma tar o texto. Entretant o, é imprescindível a participação de todos os integrantes na escrita do texto. Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta sugerimos o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
O resultado da pesquisa deverá ser apresentado no formato de vídeo. Duração máxima 3 min.
Aula 03
Após concluir a pesquisa e apresentar para turma, os alunos deverão criar um roteiro para elaborar o vídeo. No roteiro deverão indicar: fato, imagem, som, legenda e duração. Por exemplo:
Aula 04
Após a elaboração do roteiro os alunos deverão editar o vídeo. Para edição do vídeo sugerimos os softwares:
Aula 05: Apresentação dos vídeos.
Os grupos deverão apresentar o vídeo para turma e falar do processo de produção, escolha do material, edição, dificuldades encontradas, pontos positivos, o que aprendeu com a atividade, etc.
O professor deverá criar um blog para turma e divulgar os vídeos. Os alunos deverão comentar os vídeos dos colegas e indicar referências. Para criar o blog sugerimos o Blogger do Google. Caso o professor tenha dificuldade para criar o blog, sugerimos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
CATARSE:
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a importância da História da Arte Brasileira e principalmente a produção artística nacional, a sua relação com o contexto histórico, social e político, identificar a poética dos principais artistas e como eles influenciaram os artistas contemporâneos, a experimentação de diversos materiais, etc.
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Nome | Tipo |
---|---|
No meio do caminho | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2011
Cinco estrelasachei o conteudo excelente!
24/03/2010
Quatro estrelasAmei essa aula. Ela engloba diversos fatores como a história desse período que foi marcado por muitos conflitos e também vitórias. Pretendo executá-la posteriormente com meus alunos do 9º ano. Depois lhe conto se deu certo ok.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi desenvolvida de forma bem atual e motivadora.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula professores, conteúdo e recursos tecnologico em favor do desenvolvimento da cultura.