20/09/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ampliar a percepção e a imaginação sobre as imagens dos livros.
Identificar e discutir o processo de ilustração enquanto uma expressão artística.
Analisar as histórias a partir das imagens.
Desenvolver a leitura de imagens.
Explorar sua criatividade na produção de desenhos.
Respeitar a produção do outro.
Compartilhar produções.
Trabalhar com as crianças a leitura de imagens é fundamental para explorar sua imaginação e percepção artística. O olhar da criança precisa ser explorado, educado, de forma que ela consiga usufruir das imagens atentando-se aos detalhes e produzindo sentidos a partir delas. As narrativas visuais possibilitam às crianças construir e reconstruir as mesmas histórias de diferentes maneiras de acordo com apreensão que cada um tem das imagens, em determinado momento específico.
Antes de iniciar suas aulas, sugere-se que o professor assista à Série A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens, disponível no Programa Salto para o Futuro, cujos endereços seguem abaixo:
Programa 1 – A Ilustração Como Arte Narrativa. Duração 50 minutos. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Programa 2 – A Ilustração no Brasil. Duração 50 minutos. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Programa 3 – Fundamentos e Técnicas da Arte de Ilustrar. Duração 50 minutos. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Programa 4 – Outros Olhares sobre a Arte de Ilustrar. Duração 50 minutos. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Programa 5 – A Arte de Ilustrar em Debate. Duração 50 minutos. Acesso em 07 de setembro de 2013.
1º Momento: Para introduzir essa aula utilize o Livro: Zoom. Autoria: Istivan Banyai. Editora: Brinque Book. Convide os alunos para sentarem em roda. Faça um suspense para mostrar o livro. Diga que você tem em mãos um material que deverá ser explorado pela turma. Pergunte se eles têm alguma ideia de como poderá ser explorado. Caso as crianças queiram manipulá-lo, disponibilize-o a elas. Após a exploração inicial pelas crianças, apresente as imagens do livro devagar, dando tempo para as crianças observarem e fazerem a análise das imagens.
Fonte: http://ciadoslivros01.ezcdn.com.br/files/_fotos/produtos/48/125648/125648_listagem.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Caso não encontre o livro, sugerimos as seguintes opções abaixo:
1) Vídeo do Youtube com imagens do mesmo acessando o seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=09PnSRwNOUs. Duração: 2min55seg. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=09PnSRwNOUs. Acesso em 29 de agosto de 2013.
2) Apresentação de slides – Slide Share – como opção para utilização do livro, disponível no endereço: http://www.slideshare.net/silvaniaamorim/apresentao-do-livro-zoom-de-istvan-banyai-ceilndia. Acesso em 29 de agosto de 2013.
2º Momento: Pergunte aos alunos o que acharam do livro. Pergunte se o fato do livro não conter palavras, interfere na compreensão do mesmo.
3º Momento: Solicite que cada aluno produza uma história curta apenas com imagens. Oriente a desenharem em torno de cinco ou seis cenas diferentes que representem uma história. Disponibilize aos alunos: folha sulfite, lápis de cor, caneta hidrocor. Após a produção das histórias por cada aluno, oriente-os a afixarem na sala.
4º Momento: Os alunos deverão percorrer todos os trabalhos expostos dos colegas e observarem atentamente cada um, buscando compreender as cenas e imagens produzidas. Faça uma rodada de discussão sobre o que viram, perceberam e identificaram nas histórias produzidas. O importante, nesse momento, é que os alunos percebam a infinidade de interpretações que podem ter de uma mesma imagem, dependendo da forma como eles a veem.
1º Momento: Divida a turma em quatro subgrupos e disponibilize os seguintes livros às crianças para que façam a “leitura”:
1) SERAFIM. Autoria: Bel Linares e Alcy. Disponível em: http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=11960661. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=11960661. Acesso em 29 de agosto de 2013.
2) Bruxinha Zuzu. Autoria: Eva Furnari. Disponível em: http://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx?pro_id=3073377&L=125&qld=50&A=-1&PIM_Id=. Acesso em 29 de agosto de 2013. Bruxinha Zuzu é uma bruxa um pouco diferente das outras e sua varinha é de fada. A sua hsitória é contada com desenhos e não com palavras.
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Fonte: http://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx?pro_id=3073377&L=125&qld=50&A=-1&PIM_Id=. Acesso em 29 de agosto de 2013.
3) O artesão. Autoria: Walter Lara. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-jISav4GcD3Y/Tn-fdCQrbnI/AAAAAAAAACo/2YR_SaCVC58/s320/artes%25C3%25A3o.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013. O livro, construído somente por imagens, estimula a imaginação da criança-leitora por meio do realismo mágico.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-jISav4GcD3Y/Tn-fdCQrbnI/AAAAAAAAACo/2YR_SaCVC58/s320/artes%25C3%25A3o.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.
4) Telefone sem fio. Autoria: Ilan Brenman e Renato Moriconi. Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/images/livros/40641_g.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013. Livro só de imagens com vários personagens cochichando um na orelha do outro. O que cada um estará cochichando ao pé do ouvido só mesmo as crianças poderão dizer.
Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/images/livros/40641_g.jpg. Acesso em 29 de agosto de 2013.
2º Momento: Cada subgrupo deverá apresentar através de mímica ou dramatização sobre o que trata a história e, após esse momento, fazer um revezamento dos livros entre os alunos solicitando que observem as imagens e busquem fazer leituras diferenciadas daquelas apresentadas pelos colegas.
Caso não encontre os livros indicados, sugere-se que trabalhe com histórias em quadrinhos e outras tirinhas somente de imagens. Seguem algumas opções:
1)
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-T8irym-GcaY/UOBy-jEamCI/AAAAAAAAA9g/TzxYv0SCOLs/s1600/tira14.gif. Acesso em 07 de setembro de 2013.
2)
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-LQBeKXr6yrw/UOBy-LtgAcI/AAAAAAAAA9Y/o1ObNm6SUWY/s1600/tira10.gif. Acesso em 07 de setembro de 2013.
3)
Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSE40_iP2-p2UyZ7-TA2Bm-U0AgXKaW8E5m8SoiFPxFmxvAfrx2CUnoznnL. Acesso em 07 de setembro de 2013.
4)
Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyRvBUYPSkEFzC7Ay32WhvL8YZnPeWE6C2Q6tbor_YdkmlF6wbcAE1glAv. Acesso em 07 de setembro de 2013.
5)
Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1G0SlXm89wkqp2kUxU3FSTAC1erb9tcLgX0QanWI67pc-aDn0GAWs8vc. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Da mesma forma que na sugestão anterior de que os alunos fizessem a leitura dos livros, no caso das tirinhas, os alunos em subgrupos deverão fazer a leitura das mesmas e, em seguida, apresentá-las por meio de mímicas ou dramatizações. Lembrá-los de que não poderão utilizar o recurso verbal para se fazerem entendidos. Para tornar a atividade lúdica, o professor poderá marcar o tempo que os demais alunos levarão para compreender a cena.
1º Momento: Convidar os alunos para assistirem ao seguinte vídeo do Programa: Salto para o Futuro - A arte de ilustrar livros para crianças e jovens - PGM. 1: A ilustração como arte narrativa. Duração: 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4378. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4378. Acesso em 29 de agosto de 2013.
Sugere-se que sejam exibidos 13 minutos do vídeo, em virtude do conteúdo ser denso para alunos das séries iniciais.
2º Momento: Apresentar as seguintes afirmações extraídas do vídeo aos alunos.
A ilustração sempre conta uma história.
A ilustração pode parecer um elemento abstrato, mas se escrevemos uma escrita em baixo ela já passa a representar aquela escrita.
Ilustração é o resultado do diálogo da imagem com a palavra.
O ilustrador trabalha com a imagem.
A ilustração pretende dar margem à imaginação do criador.
3º Momento: Após esse momento, solicitar que os alunos dividam em subgrupos sendo que cada um deverá refletir e discutir sobre as informações e, ao final, ilustrar, por meio de um cartaz somente de imagens o que as frases representam. Para a confecção desse cartaz, disponibilizar revistas para recorte, tesoura, cola, cartolina, lápis de cor, caneta hidrocor. Antes da produção propriamente dita, colocar uma música para ouvirem. Sugere-se a utilização de músicas eruditas e instrumentais, sem letras. Solicitar que os alunos fechem os olhos e ouçam a música e em seguida, produzam os cartazes.
4º Momento: Refletir sobre o quanto também a música é capaz de despertar diferentes emoções e interpretações para cada uma das pessoas. Expor os trabalhos dos alunos e mostrar a diversidade presente neles.
Para complementar sua aula você poderá convidar o professor de artes visuais da escola para fazer um trabalho interdisciplinar sobre o tema. Propor que apresente aos alunos algumas obras de artes visuais para que os alunos aprendam a apreciar e valorizar.
Textos eletrônicos:
O poder das imagens. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/170/o-poder-das-imagens-234958-1.asp. Acesso em 29 de agosto de 2013.
SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Livro de imagem: Quando a ilustração se faz dona da palavra. Disponível em: http://www.ibbycompostela2010.org/descarregas/10/10_IBBY2010_27.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2013.
DOMICIANO, Cassia. Livros infantis sem texto: novos desafios. Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_livros_infantis_sem_texto_b.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2013.
A avaliação será processual e contínua. Observe durante as rodas de conversa e atividades produzidas se os alunos conseguiram ampliar a sua percepção sobre as imagens dos livros e sobre o aspecto artístico de tais produções. Analise a evolução da leitura de imagens no decorrer das atividades produzidas. Procure identificar se as crianças respeitaram e valorizaram as produções dos colegas e conseguiram compartilhar as suas. Avalie a criatividade das crianças durante as produções dos desenhos. Por fim, atribua um conceito pelo envolvimento e participação dos alunos no decorrer de todas as aulas.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/09/2015
Cinco estrelasMuito legal sua aula. Ela não só pode ser aplicada ao fundamental, como também no médio. Gisele