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Poema: verso, estrofe, rima, ritmo

 

24/09/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir, ler, interpretar, escrever e declamar poemas;
  • Ampliar o repertório literário;
  • Brincar com a sonoridade das palavras;
  • Criar e identificar rimas;
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade;
  • Apropriar-se das definições de verso, estrofe, rima e ritmo;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à leitura;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Apreciar e valorizar os poemas;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos –7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 -39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>.Acesso em: 27 de ago. 2013.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PoemaMotivando os alunos...

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Professor, alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Porém, ressaltamos que é importante que esse trabalho seja permeado de atividades que possam proporcionar a construção do conhecimento de maneira prazerosa.

Para iniciar verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre rimas, leia as trovinhas abaixo e peça que os alunos tentem adivinhar.

a- O que é, o que é?

Sou gigante, gigantão,

Tenho doze filhos no meu coração,

De cada filho trinta netos,

Metade brancos e metade pretos. (O ano, os meses, os dias e as noites.).

b- O que é, o que é?

É uma varinha de condão

Que, ao tocar numa caixinha,

Faz lembrar uma estrelinha

Brilhando na escuridão. (O fósforo.).

Fonte: MOTA, António. O livro das adivinhas. São Paulo: Leya, 2011.

Professor, depois que a turma adivinhar, registre as adivinhações na lousa e peça que copiem no caderno de Língua Portuguesa.

Após a cópia, leia você as adivinhações, depois solicite que os alunos leiam. Ao final, pergunte quem sabe o que é rima. Ouça as respostas e indague quais são as palavras, das adivinhações acima, que rimam. (Se necessário, peça que consultem o dicionário para verificar o significado da palavra rima. Socialize, pedindo que dois ou mais alunos leiam o significado.).

Para checar se os alunos sabem o que é rima, convide-os para realizar a seguinte atividade:

Brincadeira com rima

Professor, você fará, a cada aluno, uma pergunta, que ele deverá responder com uma palavra que rime com a última que você ditou. Por exemplo:

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha sacola?

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha mala?

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha pasta?

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr na minha lancheira?

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr no meu bolso?

___ (Nome do aluno) O que você vai pôr no meu estojo?

Ao final, peça que os alunos digam o que achou da brincadeira e que também justifiquem suas respostas.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Apresente as imagens abaixo para os alunos. Você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD exponha à turma.

Poema Estátua de Carlos Drummond em Copacabana (Rio), de Leo Santana, com um verso do poema "Mas viveremos".

Fonte: Sítio: “Prosa temática”. Disponível em: <http://blocosonline.com.br/literatura/prosa/temdomes/2011/03/poesia/tempro03.php>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

 

Poema  Estátua do poeta Vinícius de Moraes, em Salvador, Bahia.

Fonte: Sítio: “Salvador- Bahia”. Disponível em: < http://www.salvador-bahia.travel/blog/?p=204>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Poema  Estátua do Poeta Castro Alves na Praça da Liberdade - Castro Alves – BA.

Fonte: Sítio: “Wikimedia Commons”. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Est%C3%A1tua_do_Poeta_Castro_Alves.jpg>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Leitura e discussão das imagens

Questione a turma:

  • Que tipos de imagens são estas?
  • Quem são as pessoas representadas nas estátuas?
  • Vocês conhecem alguma obra delas?
  • Por que vocês acham que foram feitas essas estátuas?

Após o diálogo informe aos alunos, que as estátuas representam o reconhecimento à valiosa contribuição literária das obras desses poetas brasileiros. Oriente os alunos a observar, nas legendas, o lugar onde estão essas estátuas.

Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem são estes poetas. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar as bibliografias.

Dados sobre a vida dos poetas poderão ser adquiridos em:

Carlos Drummond – Sítio: “Releituras – resumo biográfico e bibliográfico”. Disponível em:<http://www.releituras.com/drummond_bio.asp>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Castro Alves – Sítio: “Academia Brasileira de Letras”.  Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=124>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Vinícius de Moraes - Sítio “Releituras – resumo biográfico e bibliográfico”. Disponível em:<http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Para realizar um jogo com o poema “No meio do caminho de Carlos Drummond”, acesse o sítio: “Portal do professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19161>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, selecione um poema para trabalhar com a turma. Você poderá utilizar o sítio “Revista Nova Escola”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-poesia.shtml>, acesso em: 27 de ago. 2013, para escolher entre os 20 poemas apresentados neste endereço. Escolhemos um deles e registramo-lo abaixo. Escreva-o na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa. Como é um texto longo, dependendo do nível de seus alunos você irá utilizar um horário para fazer a cópia do texto. Se possível peça que façam uma ilustração para representar o que entenderam da leitura.

 Meu amigo dinossauro (Ruth Rocha)

Um pequeno dinossauro 
Apareceu no jardim 
Educado, inteligente, 
O seu nome era Joaquim. 

Nunca consegui saber 
De onde foi que ele saiu 
Quando a gente perguntou 
Disfarçou e até sorriu... 

Ficou muito nosso amigo 
Fez tudo que é brincadeira. 
Levou o Miguel pra escola 
Levou a mamãe pra feira. 

As pessoas espiavam 
Estranhavam um pouquinho 
Onde será que arranjaram 
Este dinossaurosinho? 

Nessa tarde o papai trouxe 
Um amigo bem distinto 
Que se espantou e exclamou: 
— Mas este bicho está extinto! 

Há muitos milhões de anos 
Ele já virou petróleo! 
Ou já virou gasolina, 
Ou algum tipo de óleo. 

Meu dinossauro sorriu 
— Estou vivo, "podes crer"! 
Eu não virei querosene 
Como o senhor pode ver! 

Antigamente diziam 
Que o petróleo era formado 
Por montes de dinossauros 
Um sobre o outro empilhados. 

Mas isso não é verdade! 
Foram plantas e outros bichos 
Que ficaram bem fechados 
Entre buracos e nichos. 

Sofreram muita pressão 
Por muitos milhões de anos 
Sofreram muito calor 
No fundo dos oceanos.

— Mas então por que o petróleo 
Até parece cigano? 
Ora aparece na Terra, 
Ora debaixo do oceano! 

É porque o planeta Terra 
Esteve sempre a mudar 
Depois de milhões de anos 
Tudo mudou de lugar. 

Todos ficaram espantados 
De tanta sabedoria 
E perguntavam: — Que mais 
Sabe Vossa Senhoria? 

— Sei ainda muitas coisas 
Disse o amigo Joaquim 
Para que serve o petróleo 
E outras coisas assim. 

Petróleo move automóvel, 
Navio, trem, avião, 
Ônibus e motocicleta, 
Helicóptero e caminhão. 

Com petróleo se faz pano, 
Brinquedo, bolsas e mala, 
Pele pra fazer salsicha, 
Copos, pratos, nem se fala. 

Se faz tinta, faz garrafa, 
Material de construção, 
Se fazem peças de automóvel 
E se faz tubulação. 

— Tenho mais uma coisinha 
Pra dizer. - Pois então diga! 
E o dinossauro puxou 
O fecho em sua barriga. 

E saíram lá de dentro 
O Pedro mais o Raimundo 
— Nós não somos dinossauro, 
Enganamos todo mundo!

Poema

Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/meu-amigo-dinossauro-634227.shtml>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Observação: Professor, se você preferir poderá providenciar uma cópia impressa para cada aluno. Também poderá fazer a leitura inicial utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Caso os alunos possuam tablet também terão a possibilidade de utilizá-lo.

Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turmaem voz alta. Faça interrupções ao final de cada verso, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados.

A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que organize um diálogo para descobrir o que entenderam do texto, quais as palavras que desconhecem (quando possível, peça que consultem o dicionário para descobrirem o significado da mesma.). Se houver interesse e tempo disponível, você poderá organizar uma pesquisa, sobre algumas das informações citadas ao longo do poema, por exemplo: dinossauros; linha do tempo histórico com as eras geológicas (pré-cambriana, paleozoica, mesozoica e cenozoica); origem do petróleo e seus usos; animais em extinção. Também poderá apresentar dados bibliográficos sobre a autora, sugerimos o sítio: “Ruth Rocha”. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Você também poderá ler o poema: “Meu amigo dinossauro”por meio do sítio “Alegria em ensinar educação”. Disponível em: <http://educacao-ale.blogspot.com.br/2010/11/meu-amigo-dinossauro.html>. Acesso em: 27 de ago. 2013.

Para finalizar este momento, pergunte o que os alunos acharam do poema. É importante que justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome o texto da aula anterior. Faça uma leitura coletiva, você poderá pedir que cada grupo de alunos leia uma estrofe. Aproveite para verificar se eles reconhecem que:

  • Cada linha métrica do poema é um verso;
  • Cada conjunto de versos é uma estrofe;
  • Que este poema possui rimas;
  • Que rima é a repetição de sons no final dos versos de um poema.

Em seguida, registre na lousa as atividades abaixo, peça que a turma copie e resolva-as.

     Marchinhascarnaval6

1) Um texto pode ser classificado de várias maneiras. Por exemplo: anúncio, texto dramático, poema, dentre outros. Como pode ser classificado o texto “Meu amigo dinossauro”? (Professor, mesmo que não tenham estudado as características do poema, a palavra poema foi usada frequentemente até agora, portanto é natural que eles intuam o que seja.).

2) Responda:

a- Quantos versos e quantas estrofes tem o poema lido?

___________________________________________________________ (76 versos e 19 estrofes.).

b- Explique o que é uma rima e retire do texto quatro exemplos de rima.

____________________________________________________________ (Rima é a coincidência de sons finais, como em Joaquim e jardim. Professor, é importante que os alunos tentem explicar da forma que sabem. Provavelmente não terão dificuldades em encontrar os exemplos, se necessário, auxilie-os. Se achar conveniente, apresente a eles um exemplo de poema sem rima.).

c- Releia este verso.

— Mas este bicho está extinto! 

O que a poeta quis transmitir ao escrever extinto? _________________________________________________________________


3) Copie do poema a palavra que rima com extinto. ____________ (Distintoesta palavra está escrita no 5o verso.).

Quais são os sons que rimam nessas palavras? __________________ (Extinto – distinto)

4) Sublinhe, no quadro abaixo, outras palavra que rimem com extinto.

 cinto– pato – sentimento – labirinto - chato -  minto - fato – faminto - gatinho -  tinto

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, tendo em vista que você é um modelo de leitor para os alunos, escolha um poema e leia para a turma. Faça a entonação adequada a cada verso. Antes de ler, informe o nome do poema e do autor, e relate alguns dados bibliográficos do mesmo.

Ao final de sua leitura, pergunte: O que acharam do texto? Que verso gostaria de destacar? Por quê? Que sentimentos, ideias o poema faz surgir? Vocês gostariam que eu relesse algum verso?
Depois da conversa, solicite que os alunos escolham um poema para recitar. Para isto, você poderá sugerir que eles tragam um poema de casa ou utilizem as obras enviadas para as escolas públicas, pelo acervo complementar do PNLD 2013, por exemplo:

  • CARRIL, Maiti Frank. De avestruz a zebra. São Paulo: Ática, 2012.
  • DAREZZO, Margareth. Canteiro: músicas para brincar. São Paulo: Ática, 2012.
  • HAZIN, Elizabeth. Arco-íris. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2010.
  • MACHADO, Ana Maria. Delícias e gostosuras. São Paulo: Salamandra, 2005.
  • MACHADO, Nilson José. Bichionário. São Paulo: Escrituras, 2010.
  • NANI. Abecedário Hilário. Belo Horizonte: Abacatte Editorial, 2011.
  • OBEID, César. Rimas saborosas. São Paulo: Moderna, 2009.
  • PORTES, Maxs. Gato, castelo, elefante? Belo Horizonte: RHJ, 2011.
  • REILY, Phyllis. Ciranda do ABC. São Paulo: Papirus, 2009.
  • RIOS, Zoé. Ciranda das vogais. Belo Horizonte: RHJ, 2011.
  • ROSA, Sônia. O tabuleiro da baiana. São Paulo: Pallas, 2006.
  • SANTOS, José. Maluquices musicais e outros poemas. São Paulo: Peirópolis, 2009.
  • TAVANO, Silvana. O lugar das coisas. São Paulo: Callis, 2011.

Oriente a turma que leiam o poema escolhido, silenciosamente, uma ou mais vezes. O tempo para a leitura é fundamental para que se familiarizem com o poema. Depois do tempo estipulado, dê espaço para a realização da leitura em voz alta pelos alunos. Ao final de cada leitura, incentive os alunos a apresentarem suas impressões, sentimentos, opiniões sobre o poema.

Observação: Professor, se possível, organize uma visita à biblioteca da escola, para que os alunos possam pesquisar outros poemas. Caso necessário, dê alguns dias para que eles possam organizar uma apresentação dos poemas preferidos. A organização de um mural com poemas e um recital de poemas, também enriqueceria este momento. Ao optar por realizar um recital, grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Se não tiver o laptop Classmate, utilize outros recursos tecnológicos disponíveis. Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos os alunos possam compartilhar seus sentimentos em relação à atividade. Produza com os alunos um texto coletivo ou solicite que cada um redija o seu, a fim de registrarem a etapa vivenciada.

Poema Outras possibilidades

Professor, você poderá apresentar poemas visuais, também conhecidos como poemas figurados ou figurativos. São aqueles em que as palavras formam um desenho relacionado ao conteúdo do poema. Veja alguns exemplos:

Poema   Poema    Poema

Fonte: Sítio: “Língua Portuguesa”. Disponível em: <http://linguaportuguesacems.blogspot.com.br/2013/06/poesia-visual-7-ano.html>. Acesso em 30 de ago. 2013.

No sítio de Sérgio Capparelli, clicando no link “Ciberpoesia”, você terá acesso a alguns poemas visuais, eles estão disponíveis em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 30 de ago. 2013. 

Poema  Fonte: Sítio: “Sérgio Capparelli - Ciber poesia”. Disponível em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 30 de ago. 2013.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, não são apenas os poetas profissionais que criam poemas. Pessoas comuns também gostam de fazer versos. Informe isto aos alunos e apresente alguns exemplos, veja os registrados abaixo.  Escreva na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa ou providencie uma cópia impressa para cada aluno colar no caderno. Convide a turma para ler os quadrinhos oralmente, em uníssono. 

Exemplos de quadrinhas populares:

 

Batatinha quando nasce

se esparrama pelo chão

menininha quando dorme

põe a mão no coração.

(Origem popular)

            

Fui fazer a minha cama

me esqueci do cobertor

deu um vento na roseira

encheu minha cama de flor.

(Origem popular)     

Lá no fundo do quintal

tem um tacho de melado

quem não sabe cantar verso

é melhor ficar calado.

(Origem popular)

Subi na serra do fogo

com sapato de algodão

o sapato pegou fogo

e eu voltei de pé no chão.

(Origem popular) 

Fonte: Acervo da própria autora.

Importante: pergunte se os alunos sabem por que as quadrinhas são de origem popular. O que isso quer dizer? Você poderá reforçar: isso quer dizer que elas são criadas pelo povo, sem ter um autor único e definido. Se houver interesse e tempo disponível, você poderá organizar uma pesquisa, sobre quadrinhas populares.

Outros exemplos de poemas de origem popular poderão ser adquiridos por meio do sítio “Poemas e quadrinhas – Prefeitura de Salvador”. Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20poemas%20e%20quadrinhas.pdf>. Acesso em: 30 de ago. 2013.

 Ressaltamos que as atividades que exploram as rimas favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora e a construção da escrita.

Observação: peça que cada aluno escolha uma das quadrinhas acima e leia-as algumas vezes para decorá-las. Depois, chame um de cada vez, ou em duplas, para declamar para os colegas. Você também poderá sugerir que declamem outras quadrinhas que saibam de cor.

Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Há alguma semelhança e/ou diferenças entre os poemas que lemos e as quadrinhas? Quais?

Aproveite e faça uma comparação entre o poema “Meu amigo dinossauro (Ruth Rocha)” com as quadrinhas lidas. Para isto, apresente um quadro como o registrado abaixo. Peça que assinalem as informações que se referem aos textos. Veja:

Poema

Poema

Fonte: Acervo da própria autora.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PoemaProdução de poema

Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como um poema é estruturado.

Lembre-se de que: os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autorias, isto é, geralmente sabemos quem os fez. Em seguida, solicite que criem algumas estrofes. Auxiliem quando for necessário, produza com eles e não para eles.

Se você preferir poderá produzir um poema coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada estrofe retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.

Quando terminar de escrever o poema, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o poema por meio do programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Leitura dos poemas produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o poema, organize um amigo secreto de poemas. Faça assim:

  • Sorteie os papeizinhos com os nomes dos alunos;
  • Dê ao amigo que você tirou no sorteio os versos que você escreveu;
  • Depois de todos terem recebido os poemas, leiam e conversem sobre eles;
  • Colem os poemas no caderno e escreva o nome de quem o escreveu;
  • Registre sua opinião sobre a atividade realizada. Não se esqueça de justificar sua resposta.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Sérgio Capparelli- Ciber poesia”. Disponível em: <http://www.ciberpoesia.com.br/>. Acesso em 31 de ago. 2013.

Sítio: “Palavras fujonas”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/pascoa/poema.html>. Acesso em 31 de ago. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “SEMED- Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral- Paranaguá/PR”. Disponível em: <http://pnaicparanagua.blogspot.com.br/2013/07/jogos-na-alfabetizacao-caca-rimas.html>. Acesso em 31 de ago. 2013.

Sítio: “PUCRS”. Disponível em:< http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php>. Acesso em 31 de ago. 2013.

Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/os-poetas-e-o-fazer-poetico-426210.shtml>. Acesso em 31 de ago. 2013.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o  professor:

PONTES, Hugo. Poemas visuais e poesias. São Paulo: Annablume, 2007.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um poema. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ouvir, ler, escrever e declamar poemas; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; ampliar o repertório literário; criar e identificar rimas; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; apreciar e valorizar poemas; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos poemas e se eles já apropriaram dos termos: verso, rima e estrofe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • valeria lopes c.m.oliveira, E.Municipal Jorge Flores e Maria Guilhermina , Rio de Janeiro - disse:
    valeriacazeca@hotmail.com

    01/04/2016

    Cinco estrelas

    Muito boa essas aulas, esta de parabéns! Fantástico!


  • Anamaria, Colégio ASther , São Paulo - disse:
    anamariaguaraldo@yahoo.com.br

    24/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom


  • irene batista andrade, E. E. Engenheiro Pedro Magalhães , Minas Gerais - disse:
    irenebatistaandrade@hotmail.com

    12/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito! O professor trabalha mais de um gênero textual com esse plano. Isso é muito bom e facilitador. Dá um olhar amplo na organização das aulas. Onde consigo os livros de literatura do acervo do PNLD?


  • Luciana Galdino da Silva Oliveira de Souza , CENTRO EDUCACIONAL SILVANA APARECIDA DOS REIS , Pernambuco - disse:
    lucianagaldino.professora@outlook.com

    01/10/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI !!! GOSTARIA DE RECEBER UMA AULA COM ESSA ESTRUTURA SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SEMÁFORO.OBRIGADA DESDE JÁ.


  • clausi artuso de mello, EBM VILA RICA , Santa Catarina - disse:
    sedenireclausi@yahoo.com.br

    01/10/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, percebe-se que ainda há professores realmente comprometidos com a Educação de qualidade. Sua aula é 10!


  • Iranilson Jorge da Silva, EE ARQ ELIZABETH FATIMA ARAUJO GUILHERMINO , Rio Grande do Norte - disse:
    iranilsonj@gmail.com

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    Acho que essa aula é muito boa pra interagir com os alunos, principalmente com aqueles que tem dificuldade na leitura e na escrita, pois a interação com os colegas através das brincadeiras vai proporcionar a quebra do medo e vergonha. Esse fato por si só já se transforma num ganho educacional tremendo. Excelente trabalho!


  • Nelson Brasil da Silva, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA , Acre - disse:
    nelsonmatematico@gmail.com

    29/09/2013

    Quatro estrelas

    muito boa Eliana, parabéns, no entanto vou te deixar o meu endereço no facebook, la tenho uma pagina de poesias de minha autoria, se quiser me visitar o endereço é: http://www.facebook.com/nelson.poeta2012


  • Silvia Mara da Conceição Gomes, PREF MUN DE PARINTINS , Amazonas - disse:
    Sil_gomes2012@hotmail.com

    28/09/2013

    Quatro estrelas

    Essa dica de aula está muito boa, apresenta várias sugestões de atividades e dicas para que ajudam a despertar a criatividade tanto do professor quanto dos alunos.


Sem classificação.
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