Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que está escrito?

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir os lugares em que há escrita;

·      Conhecer as possibilidades da leitura e da escrita;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Aula2.1_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: "Dreams time." Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-menina-com-ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-image25465424>. Acesso em: 04 de set. de 2013.

 

                                                                                        O que está escrito?

Professor, a escrita está em todo lugar na vida cotidiana da criança, seja em livros, folhetos de propaganda, supermercados, nos produtos de limpeza e muito mais. Viver em uma sociedade letrada é assumir as condições culturais da escrita. No entanto, o uso que a criança faz desta cultura é altamente singular e cabe à escola cumprir este papel de conscientização do uso crítico e autônomo da leitura e da escrita. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada. Recorrer a este conhecimento de mundo do aluno faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 02 de set. 2013.

Aula4.1_ago_2013

Fonte da imagem: Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>. Acesso em: 04 de set. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie alguns panfletos de supermercado e distribua entre os alunos. Deixe que explorem o material e façam suas descobertas, tendo em vista a curiosidade e o conhecimento prévio de cada um. Após um tempo de aproximadamente cinco minutos, direcione o trabalho e pergunte aos alunos se já conheciam o material e para que ele é utilizado. Em seguida, peça para que escolham uma palavra para ser lida ou pelo aluno ou mesmo por você professor. Após a leitura, pergunte à turma se a escrita contribui para a compreensão da imagem do panfleto.

Agora, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Explique que será abordado o tema: Produtos de limpeza. Solicite que cada aluno faça um desenho de um produto de limpeza que conhecem de forma que não tenha nada escrito no desenho. Depois, peça para que mostrem os desenhos para a turma e que os colegas tentem descobrir qual é o produto representado.

Aula2.3_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: "Organize sem frescuras." Disponível em: <http://www.organizesemfrescuras.com/2013/06/como-limpar-produtos-de-limpeza-da-casa.html>. Acesso em: 04 de set. de 2013.

Em seguida, distribua outra folha de papel para cada aluno e peça para que escrevam o nome de um produto de limpeza. Em seguida, peça para que façam a leitura para a turma.

Sabão em pó

Amaciante

 

Agora, faça a seguinte comparação:

 

Qual dos dois momentos foi mais fácil para compreender qual era o produto de limpeza?

 

Professor, é importante que os alunos compreendam a importância da escrita e seu valor para a compreensão e leitura do mundo. Para isso, leve um produto de limpeza com o rótulo e explore as informações contidas no produto, tais como:

  • Nome do produto;
  • Quantidade;
  • Validade;
  • Para que serve;
  • E outras informações.

Faça um mural com as atividades dos alunos, para que possam observar tanto o desenho quanto o nome do produto de limpeza.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Lei e cante com a turma:

O Que É Que Está Escrito?

Vila Sésamo

O que é que está escrito na capa do gibi?
O que é que está escrito aqui?
O que é que está escrito bem alto lá no céu?
Com a que se escreve carrossel

O que é que está escrito na asa do avião?
O que é que está escrito no chão?
O que é que está escrito na roda da lambreta?
Com a que se escreve borboleta

As coisas tem um nome
E um nome a gente diz
Ninguém chama de orelha
O olho e o nariz

Palavras fazem histórias
Que gente grande lê
Quando eu também for grande
Eu leio pra você


Fonte: Sítio: “Vaga Lume.” Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/vila-sesamo/o-que-e-que-esta-escrito.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

 

Agora, instigue os alunos a pensarem sobre a seguinte questão:

Por que as coisas têm nome?

Faça um momento de diálogo, favorecendo a participação de todos os alunos.

Agora, que tal criar com a turma uma história sobre um mundo em que as pessoas não tinham nome? Tente instigar os alunos a pensarem nesta situação e conversem sobre as possíveis dificuldades para criar esta história.

O que está escrito na escola?

Após cantarem a música, peça para que criem um vídeo para mostrar as coisas que têm escrito pela escola. Para isso, se a sua escola faz parte do UCA, os alunos poderão registrar em forma de vídeo acessando pelo laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Explique para os alunos que poderão se organizar em duplas e criar um vídeo da escola, contendo os locais em que há algo escrito, com direito ao comentário e leitura dos alunos que estão filmando. Mas, se a sua escola não participa do UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de filmar.

Quando todos terminarem a gravação, proporcione um momento para que os alunos assistam às produções. Em seguida, escolha um local da escola para que os alunos de outras turmas possam assistir aos vídeos. Para organizar este momento, elabore com a turma um bilhete e aproveite a oportunidade para trabalhar os seus elementos essenciais explorando inicialmente o modelo a seguir:

Olá, amiguinhos!

Convido todos vocês para minha exposição.

LOCAL: SALA DE AULA.

HORA: 13 HORAS

DIA: 10 DE SETEMBRO.

Vai ser um momento muito especial de troca de ideias!

Luciana.

Instigue os alunos a pensarem sobre:

·         Quem escreveu o bilhete?

·         Para que os alunos estão sendo convidados?

·         Qual o local?

·         Qual o horário?

·         E a data?

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo, para que possam refletir sobre a importância do conteúdo de um bilhete:

Aula29_set_2013

Fonte: Sítio: "You Tube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PaeFSfahjoM >. Acesso em: 04 de set. de 2013.

Depois que os alunos conversarem sobre o bilhete modelo e sobre o vídeo, elabore de forma coletiva um bilhete para convidar as outras turmas para assistirem aos vídeos. Depois, é só fazer algumas cópias e distribuir para os outros alunos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Fique de olho!

Só vale o que está escrito!

Ø  Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos.

Ø  Divida uma folha de papel em branco em seis pedaços e entregue os papéis para cada grupo, sendo que cada aluno deverá receber um pedaço de papel.

Ø  Solicite que cada aluno escolha uma palavra para escrever no papel.

Ø  Em seguida, recolha todas as palavras e guarde-as em um saquinho ou mesmo em uma caixinha.

Ø  Agora, escolha um integrante de cada grupo para pegar um dos papéis escritos e fazer a leitura silenciosa.

Ø  O desafio que este aluno terá é fazer uma mímica para que o seu grupo descubra qual é a palavra.

Ø  Marque um tempo de aproximadamente um minuto para que o grupo tenha a chance de adivinhar.

Ø  Após cada integrante do grupo participar e fazer a mímica, veja qual o grupo que vencerá, sendo este o que obtiver maior pontuação. 

Ø  Ao final do jogo, peça para que cada grupo escolha cinco palavras do jogo para escrever uma frase.

Ø  O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa.

Ø  Depois que todos os alunos terminarem, peça para que troquem os cadernos e façam a leitura e também a correção das frases dos colegas.

 

Compreender o que está escrito

Professor, explique para os alunos que terão como desafio escreverem para um dos colegas da turma, relatando como foi o recreio do dia de hoje.

Para que todos recebam a mensagem, faça um sorteio com os nomes dos alunos, de forma que cada um receba um nome para o qual deverá escrever.

O desafio é fazer com que o colega entenda o que ele fez durante o momento do recreio para que depois conte à turma como foi este momento vivenciado pelo colega.

Após o colega contar para a turma, aquele que escreveu o bilhete poderá acrescentar informações ou mesmo corrigir algo, caso necessário. Ao final, explique a importância de sabermos sobre o que vamos escrever, para quem e qual é o objetivo desta escrita.

 

Problema! 

 

Professor, instigue os alunos a pensarem em soluções para as situações problema abaixo:

1)      Carla precisa deixar um recado para sua mãe, explicando que ela irá ao supermercado com o pai e chegará às 15 horas em casa. O que você acha que ela deve fazer?

2)      A mãe de Amanda acabou de ouvir em um programa de televisão uma receita de bolo que gostaria de fazer em sua casa. O que ela pode fazer para não esquecer a receita?

Valorize as formas de resposta dos alunos e faça um cartaz contendo as questões e logo abaixo as possíveis soluções dos alunos.

 

Agora, que tal propor uma reflexão sobre o sistema alfabético de escrita? Para isso, faça cópias das atividades a seguir e entregue para cada aluno.

Olá, amiguinho!

Descubra a palavra a partir das dicas a seguir:

1ª Palavra

  • Tenho duas letras;
  • A primeira é P;
  • Sou usada em construções e nas fazendas;
  • Eu sou a ____  ____

2ª Palavra

  • Tenho quatro letras;
  • A primeira é B;
  • Sou usada em jogos e adoro rolar;
  • Eu sou a ____  ____  ____  ____

 

Agora, troque as letras e descubra novas palavras:

Troque o J da palavra jogo pela letra F

______________________________________

Troque o G da palavra gola pela letra C

______________________________________

Troque o C da palavra Canela pela letra J

______________________________________

Troque o F da palavra Faca pela letra J

______________________________________

Depois que todos terminarem as atividades, faça um momento de socialização das respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula2.2_set_2013

Fonte da imagem: "Sítio: Freepik". Disponível em: < http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm >. Acesso em: 04 de set. de 2013.

A caixa mágica: o que está escrito?

Professor, providencie uma caixa de sapato ou outra, com o objetivo de colocar fichas com algumas palavras, tais como: BOLA, SACOLA, BALA, COLA, VIOLA, SAPATO  e outras. Crie algumas dicas para que os alunos possam descobrir as palavras que estão na caixa:

BOLA

  • É redonda;
  • Começa com a letra B e termina com a letra A.

Faça isso para cada palavra da caixa. Instigue a participação dos alunos e valorize as respostas e também as possíveis dúvidas.

Quando os alunos descobrirem as palavras da caixa, cole-as em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula. Trabalhe com a turma a formação das palavras por meio de um processo de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita. Para isso, os alunos poderão copiar as palavras no caderno de Língua Portuguesa e circular as vogais, bem como separar em sílabas, bem como outras situações de possibilitem a reflexão sobre a escrita.

 

Qual é a palavra que eu escrevi?

Agora, construa com os alunos uma caixa de palavras da turma. Para isso, entregue um pedaço de papel para cada aluno e solicite que cada um pense em uma palavra para escrever neste papel. Em seguida, explique que terão que elaborar duas dicas sobre a palavra escolhida, para que os colegas possam adivinhar qual é a palavra. Quando todos terminarem, coloque as palavras na caixa e recomece a brincadeira. Assim, convide o aluno que escreveu cada palavra para falar as suas dicas e esperar que os colegas descubram qual é a palavra.

Quando todos descobrirem a palavra que o colega escreveu, faça outro cartaz com as palavras da turma, para que possam consultar quando necessário.

 

Finalizando!

Professor, retome oralmente com a turma as atividades realizadas na presente aula e faça um momento de avaliação com a turma sobre o que aprenderam e as possíveis dúvidas. O diálogo é a via fundamental para organizar todo o trabalho e favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/animais-caca-palavras.html>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; MORAIS, Artur G.; FERREIRA, Andréa Tereza B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? In: Revista

Brasileira de Educação. v. 13, n. 38. maio/ago 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/05.pdf>. Acesso em: 03 de set. 2013.  

 

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MACIEL, Francisca e MARTINS, Raquel (Org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (Livro do acervo do PNBE Professor 2010.).

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras, se ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf> Acesso em: 04 de set. de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> Acesso em: 04 de set. de 2013.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.