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O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER?

 

14/09/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Trabalhar as profissões;

* Trazer elementos da realidade objetiva para à brincadeira de papel social;

* Conhecer melhor o grupo de famílias atendidas na instituição;

* Fazer uma entrevista com os trabalhadores da instituição;

* Registrar a experiência em um painel.

Duração das atividades
Momento 1 - Desafio (30 minutos) Momento 2 - Compartilhando as respostas (30 minutos) Momento 3 - Entrevista com trabalhadores (1 hora e meia) Momento 4 - Visita de um (pai-mãe) profissional (45 minutos) Momento 5 - Brincando de trabalhador (1 hora) Momento 6 - Registro das profissões em painel (1 hora)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças que frequentam a Educação Infantil, em especial àquelas que tem mais de quatro anos estão vivenciando um momento do desenvolvimento em que os papeis sociais presentes na sociedade são por eles incorporados na brincadeira. Na perspectiva histórico-cultural a brincadeira de papéis sociais tem como principal significado “permitir que a criança modele as relações entre as pessoas. O jogo é influenciado pelas atividades humanas e pelas relações entre as pessoas e o conteúdo fundamental é o homem.” (FACCI, 2006, p. 15). Nesse sentido, quanto maior foi a intencionalidade no professor na criação de oportunidades para o desenvolvimento, expressa especialmente pela complexificação do repertório infantil maior será a aprendizagem das crianças.

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:

* Questionário produzido previamente pelo professor que servirá como roteiro da entrevista;

* Música: Criança não trabalha (Arnaldo Antunes);

* Imagens de trabalhadores;

* Cantos simbólicos organizados para representar algumas profissões;

* Cartolina;

* Cola;

* Tesoura.

Momento 1 - Desafio  (30 minutos)

Para mobilizar as crianças a respeito do tema, o professor deve propor um desafio: ouvir com atenção a música "Criança não trabalha" (vide recursos complementares).

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
 
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
 
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
 
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
 
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
 
Quando a música acabar, o professor deve lançar na roda algumas problemáticas para servirem de roteiro para a conversa. Entre elas as seguintes questões:

1- Por que os adultos trabalham?

2- Criança pode trabalhar?

É imprescindível que durante a conversa o professor vá aproveitando elementos relevantes nas respostas das crianças e vá complexificando o assunto. Deixando claro que os adultos trabalham para produzir a sua sobrevivência, que nem sempre as pessoas encontram trabalho, o que dificulta muito a vida. O professor pode também de forma simplificada explicar para os pequenos que na história da humanidade os homens sempre trabalharam para sobreviver, mesmo que de um jeito diferente do de hoje. Por exemplo, a caça, a pesca, o plantio e a construção da própria casa é um tipo de trabalho. O professor deve também destacar que todas as profissões são importantes. Para finalizar essa conversa o professor deve enviar para a casa uma pergunta para ser respondida pelos familiares das crianças.

Sugestão de bilhete:

Prezada Família,

           Estamos conhecendo um pouco melhor as profissões. Assim, gostaríamos de saber qual é a sua profissão:

____________________________

        Também, gostaríamos de saber se você tem disponibilidade de vir até a instituição conversar um pouco sobre o seu trabalho.

(   ) SIM                  (   ) NÃO

Momento 2 - Entrevista com trabalhadores (1 hora e meia)

O professor deve organizar as crianças em três grupos. Cada grupo deverá entrevistar um trabalhador da instituição. Como sugestão as crianças podem entrevistar um professor de outro grupo, alguém que trabalha na limpeza e uma das cozinheiras. O questionário deve ser simples e contar com espaços para que as crianças registrem as respostas com desenhos.

Sugestão de questionário:

COMO É SEU NOME?

 

 

 

 

QUAL SUA PROFISSÃO?

 

 

 

 

O QUE VOCÊ FAZ AQUI NA CRECHE?

 

 

 

 

VOCÊ GOSTA DO TRABALHO? POR QUE?

 

 

 

 

Momento 3 - Compartilhando as respostas (30 minutos)

Com as crianças organizadas em uma roda e questionários respondidos o professor deve propor um momento para que cada grupo apresente as respostas ofertadas por cada profissional. Esse exercício ajudará as crianças a desenvolverem a capacidade de abstração, posto que deverão se lembrar das respostas que foram registradas por desenho e também a oralidade. Além do questionário das entrevistas o professor deve fazer uma lista das profissões dos familiares dos alunos junto com as crianças. Essa lista servirá como base para o painel de registro proposto no sexto momento.

Momento 4 - Visita de um (pai-mãe) profissional (45 minutos)

Tendo recebido os questionários das famílias o professor saberá quem tem disponibilidade de vir conversar sobre a sua profissão. Com isso acertado o professor deve organizar uma visita do familiar à instituição. O horário da família deve ser respeitado e o ideal é que o trabalhador faça uma demonstração do seu trabalho ou traga algum instrumento usado na atividade. Por exemplo, se a mãe for cabeleireira, pode trazer uma escova e amarrar o cabelo de uma das crianças.   

Momento 5 - Brincando de trabalhador (2 horas)

O professor pode organizar cantos temáticos que simbolizem as profissões para que as crianças elaborem brincando as novas aprendizagens. Os brinquedos, fantasias e até sucatas disponíveis na instituição podem ajudar na composição do espaço. Aqui vão algumas sugestões de espaços:

ESCRITÓRIO

5

Fonte: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

MÉDICO

4

Fonte: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

COZINHEIRA

3

Fonte: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

CONSTRUTOR

2

Fonte: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

CABELEIREIRO

1

Fonte: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

Momento 6 - Registro das profissões em painel (1 hora)

Para o fechamento da atividade montar um painel com as crianças reunindo as informações coletada sobre a profissão dos familiares. A sugestão é que a lista de profissões feita com as crianças no terceiro momento seja ilustrada por desenhos das crianças, fotos ou figuras de revistas.

Recursos Complementares

Site: Projeto Faz-de-conta profissões. Disponível em: http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/02/projeto-faz-de-conta-das-profissoes.html

Música Arnaldo Antunes: Criança não trabalha. Disponível em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91457/

Aula do portal: O que serei quando crescer? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15402

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças compreenderam e ampliaram o repertório sobre as profissões, se desenvolveram habilidades orais, se a brincadeira de papel social ficou mais complexa e se as famílias participaram ativamente das atividades. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo.

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