Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quem quer ser um protetor da natureza?

 

15/09/2013

Autor y Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Ouvir histórias e manipular livros de literatura infantil;

• Despertar para a necessidade de contribuir para a preservação do meio ambiente;

• Desfrutar de momentos agradáveis em meio a natureza, por meio de um passeio;

• Confeccionar uma medalha como símbolo de compromisso de proteção à natureza;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.
 

Duração das atividades
As atividades ocorrerão em 3 momentos de aproximadamente 1 hora cada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

Essa proposta foi pensada para crianças entre 3 e 4 anos. Seu objetivo é ajudar as crianças a conscientizarem-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a preservação do meio ambiente.

Primeiro Momento: Ouvindo a História do Mundinho

Materiais: Livro de história: O Mundinho, tapete e almofadas.

Duração: 30 minutos.

Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: O Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Essa é uma história muito bonita e que aborda um tema importante: o respeito ao nosso planeta. Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história, e a professora deve problematizar questões relacionadas ao meio ambiente, de maneira simples já que as crianças são pequenas. No decorrer da conversa, a professora convida as crianças a tornarem-se protetores da natureza e propõe a confecção de uma medalha de protetor, feita de argila, que vai representar esse compromisso de tornar-se um protetor da natureza.

 

protetor da natureza

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha



Segundo Momento: Confeccionado a medalha

Materiais: argila e pedaços de cano de pvc cortados em pedaços de aproximadamente 10cm, prego e cordão.      

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Convide as crianças a  confeccionar a medalha. Prepare uma mesa contendo a argila e os pedaços de cano. Explique que vão confeccionar a medalha, mas primeiro podem brincar livremente com a argila. Depois, peça que as crianças amassem bem a argila e mostre como usar o cano como uma forminha para fazer a rodinha da medalha, conforme ilustração.

 

protetor da natureza protetor da natureza

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013 Fotografia: Roseli Cunha

 

Faça um furo com o prego e passe um cordão. Depois de prontas as medalhas devem ser guardadas num saco plástico, para que a argila permaneça maleável até o próximo passo da confecção da medalha.

 

protetor da natureza

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Terceiro Momento: Um passeio interessante  
 
Materiais: medalhas confeccionadas pelas crianças

Duração: aproximadamente 1 hora.

Convide as crianças para um passeio nos arredores da escola ou mesmo pela escola. O importante é que tenham várias árvores nesse percurso. Durante o passeio, instigue as crianças a observarem a natureza, a tocarem nas árvores e sentirem sua textura.

 

 protetor da natureza  protetor da natureza

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Depois peça que cada criança escolha a árvore que mais gostou e com a sua ajuda, pressione a medalha contra o tronco dessa árvore, formando assim, texturas diferentes em cada medalha. Pequenos objetos como gravetinhos, folhinhas ou pedrinhas também podem ser grudados na argila, para que cada medalha tenha o toque pessoal do seu dono.

 

protetor da natureza protetor da natureza

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Após o passeio, explique para as crianças que as medalhas ainda não podem ser usadas, pois precisam secar. Para isso guarde-as em um local arejado, em contato com o ar. Depois que a argila secar pode ser pintada e finalmente usada pelas crianças, como símbolo de proteção a natureza.

Recursos Complementares

Literatura utilizada na aula: BELLINGHAUSEN, Ingrid B. O Mundinho. Difusão Cultural. São Paulo, 2007.

Histórias do livro Mundinho:

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-mundinho.html

http://escolaespecialprofeclau.blogspot.com.br/2010/11/historia-o-mundinho.html

Filme da Turma da Mônica: um plano para salvar nosso planeta:

http://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0

 

Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus conhecimentos a esse respeito. No momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; envolveu-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história e durante a confecção das medalhas. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.