15/09/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Ouvir histórias e manipular livros de literatura infantil;
• Despertar para a necessidade de contribuir para a preservação do meio ambiente;
• Desfrutar de momentos agradáveis em meio a natureza, por meio de um passeio;
• Confeccionar uma medalha como símbolo de compromisso de proteção à natureza;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta foi pensada para crianças entre 3 e 4 anos. Seu objetivo é ajudar as crianças a conscientizarem-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a preservação do meio ambiente.
Primeiro Momento: Ouvindo a História do Mundinho
Materiais: Livro de história: O Mundinho, tapete e almofadas.
Duração: 30 minutos.
Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: O Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Essa é uma história muito bonita e que aborda um tema importante: o respeito ao nosso planeta. Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história, e a professora deve problematizar questões relacionadas ao meio ambiente, de maneira simples já que as crianças são pequenas. No decorrer da conversa, a professora convida as crianças a tornarem-se protetores da natureza e propõe a confecção de uma medalha de protetor, feita de argila, que vai representar esse compromisso de tornar-se um protetor da natureza.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Segundo Momento: Confeccionado a medalha
Materiais: argila e pedaços de cano de pvc cortados em pedaços de aproximadamente 10cm, prego e cordão.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Convide as crianças a confeccionar a medalha. Prepare uma mesa contendo a argila e os pedaços de cano. Explique que vão confeccionar a medalha, mas primeiro podem brincar livremente com a argila. Depois, peça que as crianças amassem bem a argila e mostre como usar o cano como uma forminha para fazer a rodinha da medalha, conforme ilustração.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013 Fotografia: Roseli Cunha
Faça um furo com o prego e passe um cordão. Depois de prontas as medalhas devem ser guardadas num saco plástico, para que a argila permaneça maleável até o próximo passo da confecção da medalha.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Um passeio interessante
Materiais: medalhas confeccionadas pelas crianças
Duração: aproximadamente 1 hora.
Convide as crianças para um passeio nos arredores da escola ou mesmo pela escola. O importante é que tenham várias árvores nesse percurso. Durante o passeio, instigue as crianças a observarem a natureza, a tocarem nas árvores e sentirem sua textura.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Depois peça que cada criança escolha a árvore que mais gostou e com a sua ajuda, pressione a medalha contra o tronco dessa árvore, formando assim, texturas diferentes em cada medalha. Pequenos objetos como gravetinhos, folhinhas ou pedrinhas também podem ser grudados na argila, para que cada medalha tenha o toque pessoal do seu dono.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Após o passeio, explique para as crianças que as medalhas ainda não podem ser usadas, pois precisam secar. Para isso guarde-as em um local arejado, em contato com o ar. Depois que a argila secar pode ser pintada e finalmente usada pelas crianças, como símbolo de proteção a natureza.
Literatura utilizada na aula: BELLINGHAUSEN, Ingrid B. O Mundinho. Difusão Cultural. São Paulo, 2007.
Histórias do livro Mundinho:
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-mundinho.html
http://escolaespecialprofeclau.blogspot.com.br/2010/11/historia-o-mundinho.html
Filme da Turma da Mônica: um plano para salvar nosso planeta:
http://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus conhecimentos a esse respeito. No momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; envolveu-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a história e durante a confecção das medalhas. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2013
Cinco estrelasÓtimo!!!