Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Branca de Neve e os sete anões na floresta.

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a imaginação por meio das histórias infantis;

Interpretar os personagens da história indicada no plano;

Perceber as texturas e cheiros dos ingredientes utilizados na culinária;

Trabalhar em grupo na feitura de um bolo de maçã.

Duração das atividades
Esta aula é planejada para 3 dias, em que cada momento terá a duração de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 3 anos de idade e para sua realização é necessária a articulação com os demais sujeitos da instituição (auxiliares de sala, auxiliares de ensino, coordenadores e demais professores).

Para realização deste plano o grupo já deve conhecer a história da Branca de Neve, o plano ampliará o conhecimento das crianças sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Um teatro sobre a história.

Materiais Necessários:fantasias para representar o papel de branca de neve e de bruxa; tapetes e almofadas e uma cesta com maçãs. As fantasias poderão ser de material alternativo como jornais para a saia da Branca de Neve e da madrasta (ou papel crepom, se houver disponível na escola), panos para as capas (cangas, lençol, etc.), chapéus de papel.

Para este primeiro momento as professoras em articulação com alguns profissionais da instituição, organizam um espaço no pátio com tapetes e almofadas para que as crianças possam se acomodar para assistir ao teatro. Na organização do teatro será necessária a participação de 3 adultos, que representarão o narrador, a Branca de Neve e a Madrasta da Branca de Neve (Bruxa Má). O narrador deverá convidar as crianças para participarem deste momento, interpretando o caçador e os anões em ações muito pontuais. É necessário que as crianças se sintam motivadas a participarem nestes momentos O enredo da história está disponível nos recursos complementares, sendo simples e muito conhecido por adultos e crianças, facilitando o momento de interpretação para o grupo.

Após a organização prévia, na sala de referência o professor irá conversar com as crianças , explicando-lhes a atividade que será vivenciada  relembrando a história da Branca de Neve, estimulando-as a falarem a respeito da história. O professor convidará as crianças para assistirem a um teatro, enfatizando que durante a apresentação algumas crianças terão a possibilidade de participar e que, após a primeira apresentação, as demais crianças terão a possibilidade de experimentar as fantasias e realizar um novo teatro. É necessário combinar com a turma os momentos que o grupo deverá ouvir e prestar atenção e os momentos de brincar e cantar.   

A seguir a professora guiará as crianças até o espaço organizado para a apresentação do teatro, momento este em que as crianças assistirão a apresentação. Durante a apresentação o narrador deverá envolver as crianças, questionando-lhes sobre a história, levando em consideração os conhecimentos que as crianças já possuem e solicitando a colaboração delas em alguns momentos, como no caso da criança que interpretará o caçador e as crianças que irão representar os anões.

 

Teatro – Branca de Neve e os setes anões

Acervo Institucional NDI/2013

 

Com o término da proposta, as crianças terão a possibilidade de brincar com o cenário e as fantasias e interpretar os personagens orientados pelo narrador.

 

2º Momento: As magias no momento do lanche.

Materiais Necessários:mesas, cadeiras, o lanche oferecido pela instituição e o cesto com maçãs.

No momento do lanche o professor deverá iniciar a conversa com o grupo, sobre a atividade que realizaram, procurando compreender as impressões das crianças sobre essa experiência. Após ouvir as crianças o professor colocará no centro da mesa a cesta com as maçãs trazidas pela bruxa e contará ao grupo que a Madrasta de Branca de Neve deixou aquelas maçãs para que as crianças pudessem experimentar esse fruto maravilhoso, trazido diretamente do pomar do castelo. A seguir o professor deverá observar se alguma criança lembra que aquele fruto é encantado e quem comer dormirá em sono profundo. Se por ventura, nenhuma criança relembrar deste detalhe, a professora deverá alertar o grupo quando a primeira criança tocar na maçã e fizer o movimento de experimentar.

Assim os adultos problematizarão essa questão com as crianças, questionando-as se existe alguma  forma de desfazer o feitiço realizado pela bruxa, bem como, se alguma criança do grupo conhece uma Bruxa do bem ou fada que ajude a resolver este problema. Não resolvendo este problema, após o lanche, a turma questionará outros profissionais da instituição, passando nas demais salas.

Para realização deste momento, o professor deverá combinar, com estes profissionais, a visita  às salas da instituição, esclarecendo que as crianças irão realizar algumas perguntas específicas. Neste sentido, um professor ao ser questionado pelo grupo, irá compartilhar um segredo de família, explicando que para retirar o feitiço dos frutos envenenados as crianças devem dizer palavras mágicas e em seguida levar os frutos ao forno. Neste momento, este professor entregará para as crianças uma receita de bolo de maçã, somente esta receita poderá livrar as lindas maçãs de seu destino cruel e transformá-las em um bolo gostoso.

 

3º Momento: O bolo de maçã para Branca de Neve.

Materiais Necessários: ingredientes indicados no plano, mesas e cadeiras, utensílios (liquidificador, talheres, pote grande).

No momento da culinária, o professor providenciará os utensílios adequados para as crianças (facas sem ponta) e chamar a atenção para as medidas de segurança, como o cuidado com as lâminas presentes na faca e no liquidificador; e para com a higiene, explicando que todos devem ter cuidado, por exemplo, com os cabelos para que não caiam nos alimentos, etc. Depois desta conversa inicial, o professor apresentará os ingredientes para as crianças, permitindo que toquem e percebam as diferenças e semelhanças entre eles, incentivando-os a atribuir características a cada ingrediente e a contar para os colegas se já o experimentaram ou não.

Em seguida, o professor iniciará o preparo dos ingredientes, explicando às crianças suas ações e sobre estes alimentos, pensando nas possibilidades de receitas que podem fazer a partir deles. As crianças devem auxiliar no momento de quebrar os ovos e de colocar os ingredientes no liquidificador. A seguir, o professor ao untar a forma, deverá explicar que o bolo irá para o forno e que o grupo irá experimentar no fim da tarde ou da manhã.

Bolo de maçã.

 

Imagem disponível em: http://www.downloadswallpapers.com/papel-de-parede/delicioso-bolo-de-maca-3207.htm - Acesso em: 29/08/2013

Acervo Institucional NDI/2013 – Fotógrafa – Saskya Bondemuller.

 

Receita do bolo de maçã

Ingredientes:

  • 5 unidade(s) de maçã picada(s)
  • 2 xícara(s) (chá) de açúcar
  • 1 xícara(s) (chá) de óleo de milho
  • 3 unidade(s) de ovo
  • 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o açúcar, o óleo, os ovos e uma maçã picada. A parte peneire a farinha de trigo, o fermento e junte a mistura que foi batida no liquidificador.
Adicione as maçãs à mistura. Coloque em uma fôrma untada com farinha de trigo.
Por cima polvilhe o açúcar e a canela, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Receita disponível em: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-de-maca-e-canela-r-12-1598.html

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios; de que maneira as histórias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas interagiram nos momentos de teatro; observar se compreenderam os papéis interpretados no teatro e de que forma se envolveram na trama construída a partir da narrativa indicada. É importante que o professor possa registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.