21/09/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Compartilhar a atenção nos momento de atividades em grupo;
Ampliar os conhecimentos sobre os contos clássicos;
Representar os personagens que conheceu na história nos momentos de brincadeiras de papéis sociais;
Refletir sobre os conceitos de bonito e feio;
Organizar um painel para expor sua opinião sobre a temática.
Esta aula é indicada para crianças de 3 a 4 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.
1º Momento: Vamos assistir a um filme.
Materiais Necessários:Filme indicado no plano, aparelho multimídia, tapetes e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor deverá organizar um espaço aconchegante com tapetes e almofadas, onde as crianças deverão se acomodar para uma conversa em roda. Percebendo que todas as crianças do grupo já estão presentes, a professora fará um convite para a composição da roda, auxiliando as crianças a se acomodarem. Inicialmente a turma deverá se expressar livremente sobre suas demandas e novidades.
Após ouvir as crianças, o professor apresentará o DVD “A Bela e a Fera” e falará um pouco sobre o filme. Em seguida, convidará às crianças para assistir ao filme. Escolhemos este filme com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação ao que compreendem como feio e bonito, bem como, identificar de que modo a magia é retratada na história. Como o filme indicado é um longa metragem, sugerimos que seja reproduzido em dois momentos. Esta forma de apresentação do filme possibilita maior concentração. No segundo momento, ao retornar ao filme, o professor deverá relembrar algumas cenas com as crianças e, em seguida, continuar a assistir o filme.
Filme – A Bela e a Fera
Imagem disponível em: http://www.disneymania.com.br/informacoes-oficiais-e-capas-finais-de-a-bela-e-a-fera/
Acesso em: 04/09/2013
Com o término do filme o professor deverá conversar com as crianças sobre o que acharam do filme, qual cena lhes chamou mais atenção e irá sugerir para as crianças e suas respectivas famílias que tragam, no próximo dia, tecidos em desuso ou vestimentas de seus familiares que lhes possibilitem brincar de príncipes e princesas.
2º Momento: Brincando de príncipes e princesas
Materiais Necessários:fantasias, tecidos, adereços que possibilitem a criação das brincadeiras de príncipes e princesas, cartolina amarela, tesoura e elástico (para confecção de coroas).
Na organização do espaço, o professor irá confeccionar com as crianças coroas para a brincadeira de papéis, estas coroas são simples e auxiliam no momento de criação de enredos, trazendo ao grupo as lembranças da história apresentada no filme.
Modelo de coroa
Imagem disponível em: http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Fazer&ID=89
Acesso em: 04/09/2013
No momento destinado a brincadeira de papéis sociais, as crianças terão a possibilidade de escolher quais papéis desejam vivenciar (bela, fera, pai da bela, bruxa, etc.), devendo o professor auxiliar na construção dos enredos e a mediar os conflitos que podem surgir na organização da brincadeira. Na atividade, as crianças irão colocar em prática, ou seja, representar, tudo o que compreenderam sobre os papéis que irão exercer e, dessa maneira, trata-se de um momento rico de observação do que foi aprendido e de percepção de alguns elementos para uma futura conversa com o grupo. Diante disto, seria interessante que o professor, ao participar da brincadeira, exerça o seu próprio papel, sem realizar muitas intervenções ou explicações, o que só deverá ocorrer quando forem necessárias, como nos casos de conflitos e de dúvidas que façam com que as crianças solicitem o seu auxílio. Outra mediação necessária é na troca de alguns papéis, de modo que o professor possa sugerir a algumas crianças que vivenciem outros exercícios na brincadeira, para que possam aprender outras profissões.
Momento da brincadeira
Arquivo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
3º Momento: Problematização o feio e o bonito.
Materiais Necessários: cartolinas; tesouras sem ponta; cola; canetas hidrocores.
Após o momento de brincadeira, o professor, reunirá as crianças em roda para realizar uma conversa, avaliando junto com o grupo a brincadeira e problematizando algumas questões que auxiliarão na reflexão, partindo do que as crianças apontaram em suas ações no momento de representação e o que compreendem e conseguem elaborar por meio da fala. Diante disto, o professor iniciará a conversa questionando o grupo com as seguintes questões:
Após esta conversa, o professor convidará as crianças para se acomodarem nas mesas e cadeiras para a próxima atividade. O professor proporá para as crianças que folheiem e observem algumas revistas (previamente selecionadas) e recortem objetos, ações, pessoas, paisagens que considerem muito bonitas ou muitos feias. A mediação dos adultos neste momento é fundamental, já que o momento da seleção das imagens e a de recorte e colagem no cartaz necessita ser ensinado ao grupo.
Após selecionarem e recortarem as imagens, as crianças auxiliadas pelos adultos, organizarão as imagens selecionadas em grande cartaz. Com a finalização do cartaz, o grupo reunido em roda irá conversar sobre suas produções, cada criança irá apresentar a imagem que escolheu e explicar porque a escolheu e se a considerou bonita ou feia.
Concluindo este plano o professor irá sintetizar as discussões, explicando de forma clara ao grupo, que o bonito e o feio, dependem de muitas coisas, tem coisas que são bonitas para uma pessoa, mas é feia para a outra. O importante é respeitar e conversar, já que conversando conseguimos entender a opinião das pessoas e explicar as nossas ideias.
História “A Bela e a Fera”:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/belaeafera.html
História em slides:
http://www.slideshare.net/1950/a-bela-e-a-fera
Vídeo de como fazer uma coroa:
O professor deve observar e registrar como o grupo interagiu nas diferentes propostas e de que forma a organização dos espaços, bem como, as reflexões indicadas no plano, alteraram as relações estabelecidas entre as crianças do grupo. É importante perceber se o filme ampliou as possibilidades de brincadeira, diversificando os repertórios de papéis a serem vivenciados, e se os materiais e imagens disponibilizados no espaço auxiliaram no processo de imaginação e criação das crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!