Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A casa mágica da Fera: Conhecendo o clássico - A bela e a fera.

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compartilhar a atenção nos momento de atividades em grupo;

Ampliar os conhecimentos sobre os contos clássicos;

Representar os personagens que conheceu na história nos momentos de brincadeiras de papéis sociais;

Refletir sobre os conceitos de bonito e feio;

Organizar um painel para expor sua opinião sobre a temática.

Duração das atividades
Esta aula é planejada para 3 dias, em que cada momento terá a duração de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para crianças de 3 a 4 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Vamos assistir a um filme.

Materiais Necessários:Filme indicado no plano, aparelho multimídia, tapetes e almofadas.

Neste primeiro momento, o professor deverá organizar um espaço aconchegante com tapetes e almofadas, onde as crianças deverão se acomodar para uma conversa em roda. Percebendo que todas as crianças do grupo já estão presentes, a professora fará um convite para a composição da roda, auxiliando as crianças a se acomodarem. Inicialmente a turma deverá se expressar livremente sobre suas demandas e novidades.

Após ouvir as crianças, o professor apresentará o DVD “A Bela e a Fera” e falará um pouco sobre o filme. Em seguida, convidará às crianças para assistir ao filme. Escolhemos este filme com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação ao que compreendem como feio e bonito, bem como, identificar de que modo a magia é retratada na história. Como o filme indicado é um longa metragem, sugerimos que seja reproduzido em dois momentos. Esta forma de apresentação do filme possibilita maior concentração. No segundo momento, ao retornar ao filme, o professor deverá relembrar algumas cenas com as crianças e, em seguida, continuar a assistir o filme.

 

Filme – A Bela e a Fera

Imagem disponível em: http://www.disneymania.com.br/informacoes-oficiais-e-capas-finais-de-a-bela-e-a-fera/

Acesso em: 04/09/2013

 

Com o término do filme o professor deverá conversar com as crianças sobre o que acharam do filme, qual cena lhes chamou mais atenção e irá sugerir para as crianças e suas respectivas famílias que tragam, no próximo dia, tecidos em desuso ou vestimentas de seus familiares que lhes possibilitem brincar de príncipes e princesas.

 

 

2º Momento: Brincando de príncipes e princesas

Materiais Necessários:fantasias, tecidos, adereços que possibilitem a criação das brincadeiras de príncipes e princesas, cartolina amarela, tesoura e elástico (para confecção de coroas).

Na organização do espaço, o professor irá confeccionar com as crianças coroas para a brincadeira de papéis, estas coroas são simples e auxiliam no momento de criação de enredos, trazendo ao grupo as lembranças da história apresentada no filme.

Modelo de coroa

Imagem disponível em: http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Fazer&ID=89

Acesso em: 04/09/2013

No momento destinado a brincadeira de papéis sociais, as crianças terão a possibilidade de escolher quais papéis desejam vivenciar (bela, fera, pai da bela, bruxa, etc.), devendo o professor auxiliar na construção dos enredos e a mediar os conflitos que podem surgir na organização da brincadeira. Na atividade, as crianças irão colocar em prática, ou seja, representar, tudo o que compreenderam sobre os papéis que irão exercer e, dessa maneira, trata-se de um momento rico de observação do que foi aprendido e de percepção de alguns elementos para uma futura conversa com o grupo. Diante disto, seria interessante que o professor, ao participar da brincadeira, exerça o seu próprio papel, sem realizar muitas intervenções ou explicações, o que só deverá ocorrer quando forem necessárias, como nos casos de conflitos e de dúvidas que façam com que as crianças solicitem o seu auxílio. Outra mediação necessária é na troca de alguns papéis, de modo que o professor possa sugerir a algumas crianças que vivenciem outros exercícios na brincadeira, para que possam aprender outras profissões.

Momento da brincadeira

Arquivo Institucional – NDI/2013

Fotógrafa: Rúbia Demétrio

3º Momento: Problematização o feio e o bonito.

Materiais Necessários: cartolinas; tesouras sem ponta; cola; canetas hidrocores.

Após o momento de brincadeira, o professor, reunirá as crianças em roda para realizar uma conversa, avaliando junto com o grupo a brincadeira e problematizando algumas questões que auxiliarão na reflexão, partindo do que as crianças apontaram em suas ações no momento de representação e o que compreendem e conseguem elaborar por meio da fala. Diante disto, o professor iniciará a conversa questionando o grupo com as seguintes questões:

  • O que vocês acharam da brincadeira, foi legal, o que poderia ser melhor?
  • Por que Bela trocou de lugar com seu pai?
  • Bela não tinha medo da fera?
  • Por que as pessoas tinham medo da fera?
  • A fera era boa ou má?
  • Por que a Fera ficou feia?
  • Afinal, o que é feio ou bonito?

Após esta conversa, o professor convidará as crianças para se acomodarem nas mesas e cadeiras para a próxima atividade. O professor proporá para as crianças que folheiem e observem algumas revistas (previamente selecionadas) e recortem objetos, ações, pessoas, paisagens que considerem muito bonitas ou muitos feias. A mediação dos adultos neste momento é fundamental, já que o momento da seleção das imagens e a de recorte e colagem no cartaz necessita ser ensinado ao grupo.

Após selecionarem e recortarem as imagens, as crianças auxiliadas pelos adultos, organizarão as imagens selecionadas em grande cartaz. Com a finalização do cartaz, o grupo reunido em roda irá conversar sobre suas produções, cada criança irá apresentar a imagem que escolheu e explicar porque a escolheu e se a considerou bonita ou feia.

Concluindo este plano o professor irá sintetizar as discussões, explicando de forma clara ao grupo, que o bonito e o feio, dependem de muitas coisas, tem coisas que são bonitas para uma pessoa, mas é feia para a outra. O importante é respeitar e conversar, já que conversando conseguimos entender a opinião das pessoas e explicar as nossas ideias.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve observar e registrar como o grupo interagiu nas diferentes propostas e de que forma a organização dos espaços, bem como, as reflexões indicadas no plano, alteraram as relações estabelecidas entre as crianças do grupo. É importante perceber se o filme ampliou as possibilidades de brincadeira, diversificando os repertórios de papéis a serem vivenciados, e se os materiais e imagens disponibilizados no espaço auxiliaram no processo de imaginação e criação das crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.