21/09/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Partilhar do momento de atenção à história juntamente com os colegas;
Demonstrar os conhecimentos que possui sobre os animais, bem como, sobre as transformações de seu próprio corpo;
Reconhecer as diferenças e semelhanças existentes entre ela e seus familiares;
Identificar as características de seu corpo e denomina-las.
Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 3 anos de idade e para a sua realização é necessária a articulação entre professor e auxiliar.
1º Momento: Apresentação da história
Materiais Necessários:Livro indicado no plano, tapetes e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor organizará o espaço para a história com o auxilio das crianças. Nesta ocasião os adultos devem auxiliar as crianças a se acomodarem e conversar com elas explicando-lhes que ouvirão uma história especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A história sugerida para este plano é “Patinho Feio” do autor Mauricio de Sousa (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor deverá envolver as crianças, instigando-as sobre o que poderá surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participação neste momento. As crianças que já conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episódios ou verbalizando sua opinião. Escolhemos esta história com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação ao que compreendem sobre as diferenças, bem como, identificar as características de seu corpo.
História do Patinho Feio
Autor: Mauricio de Sousa
Imagem disponível em:
http://www.caaspshop.com/cat/27/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1//0/0/mauricio%20de%20sousa.aspx
Acesso em: 04/09/2013
A seguir, o professor irá promover uma conversa com a turma sobre a história, inicialmente irá solicitar às crianças o que compreenderam sobre a história, direcionando a conversa com os seguintes questionamentos:
Este momento é destinado a escuta das crianças, buscando identificar o que ela compreende sobre semelhança e diferença e como se percebe na relação com sua família, bem como, sobre o entendimento da história apresentada. A mediação neste momento de expressão é fundamental, os adultos devem auxiliar enfatizando os momentos destinados ao falar e escutar, bem como, nas situações de expressão, ajudando na articulação e na escolha das palavras adequadas.
2º Momento: Apresentação das fotografias da família, compreendendo as semelhanças e diferenças.
Materiais Necessários:Fotografias das famílias, tapetes e almofadas.
Em roda, o professor irá questionar as crianças sobre a história contada, do que mais gostaram, quais animais são parecidos com os seus pais e por que o pato ficou triste. Após ouvi-las, ele irá solicitar que cada criança mostre aos colegas a fotografia de sua família (já solicitada, previamente, às famílias das crianças do grupo). Na apresentação as crianças deverão falar algo sobre o lugar onde aquela fotografia foi tirada e quem aparece nela.
Durante a apresentação de cada criança, o professor irá atuar como escriba do grupo, anotando as falas das crianças a respeito das informações sobre a fotografia que estão apresentando. Ao escrever, o professor deve contemplar a fala das crianças e explicar que está anotando para não esquecer e para que outras pessoas possam compreender se as crianças reconhecem as semelhanças e diferenças existentes entre elas e seus familiares.
3º Momento: Reconhecendo minhas características.
Materiais Necessários:espelho, mesas, cadeiras, papel A4, lápis de cor, caneta hidrocor.
Após conversar sobre as diferenças e semelhanças em nossa família, o professor irá convidar as crianças, em pequenos grupos, a se observarem no espelho e perceber sua fisionomia. È importante que esta atividade seja realizada em pequenos grupos para que o professor possa mediar essa relação, nomeando as características das crianças.
Depois da observação no espelho, cada criança será convidada a desenhar-se, neste momento o professor deverá mediar a atividade, ressaltando as características individuais das crianças a serem representadas por meio do desenho. Concluído o desenho o professor poderá expor os trabalhos com o objetivo de socializar com a instituição a proposta vivenciada pelo grupo. A escolha do espaço da exposição pode ser realizada com as crianças.
Painel de fotografias
Arquivo institucional – NDI/2013
Fotografia: Rúbia Demétrio
Vídeo da história Patinho Feio:
http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M
Aula do portal com temática semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15015
O professor deve observar como as crianças se manifestaram, nos vários momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situações e de que modo atribuíram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Deve observar, também, como as crianças reagiram diante dos questionamentos, de que forma compreenderam a história, como se comunicaram entre si e com os adultos e como relacionaram a história com a atividade proposta. Com base nestes indicativos o professor terá a possibilidade de criar situações que ampliem as reflexões sobre a temática.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/06/2015
Cinco estrelasÓtimo, com sugestões muito interessantes.