21/09/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ouvir uma história juntamente com os colegas;
Refletir com seus pares o enredo da história apresentada;
Perceber as texturas de diferentes tecidos;
Criar situações imaginárias com os materiais disponibilizados pelo professor.
Este plano é indicado para um grupo de crianças de 3 anos de idade. Para a organização e efetivação deste plano é fundamental a articulação entre professor e auxiliar de sala.
1º Momento: Conhecendo a história.
Materiais Necessários: história sugerida no plano, almofadas e tapete.
Neste momento, o professor organizará um espaço com tapetes e almofadas (se houver) no parque da escola. No parque, convidará as crianças para ouvir uma história muito legal, que fala sobre um rei diferente, que adorava roupas. Caso o grupo não esteja habituado a realizar outras atividades no parque, o professor deve combinar com as crianças que, após todos ouvirem a história, terão a possibilidade de brincar livremente.
O livro escolhido para este dia é “A roupa nova do Rei” do escritor Maurício de Souza, que conta a história de um rei que deseja uma roupa linda, quase perfeita e por isso é enganado por vigaristas. Após contar a história, o livro pode ser manuseado pelas crianças que assim o desejarem e, caso manifestem o desejo de ouvi-la novamente, elas terão também essa possibilidade. Finalizando esse momento, o professor combinará com as crianças e suas respectivas famílias que selecionem em suas casas alguns tecidos para brincadeira em sala. É importante que o professor indique para as famílias que podem ser utilizados lençóis, cangas, tecidos de cortinas e que, após a brincadeira, eles serão devolvidos.
A Roupa Nova do Rei
Maurício de Souza
Imagem disponível em: http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2012/01/roupa-nova-de-rei.html
Acesso em: 11/09/2013
2º Momento: Aprendendo sobre a profissão de costureiro.
Materiais Necessários: tecidos trazidos pelas crianças e o livro indicado no plano.
Neste dia, o professor deverá reunir as crianças em roda e questionar a turma sobre a história do dia anterior, perguntando se alguém se lembra da história, para auxiliar as crianças neste momento de rememorar o acontecido. O professor pode disponibilizar o livro e solicitar que uma criança reconte a história partindo de uma leitura de imagens. Esse processo deve ser mediado pelos adultos que auxiliarão a criança a organizar sua fala, construindo o enredo da história.
Em seguida, será solicitado para as crianças que tragam para a roda os tecidos trazidos de casa, se possível o professor deve ter alguns tecidos organizados, vislumbrando a possibilidade das crianças não terem acesso a esse material ou terem esquecido. Com os tecidos em mãos, o professor irá explicar que para confeccionar as roupas que utilizamos no dia-a-dia são utilizados tecidos como os que foram trazidos pelas crianças e pelo professor, depois de cortar e costurar, eles são transformados em lindas roupas e quem faz esse trabalho é a costureira. Antigamente esse profissional tinha o nome de tecelão ou alfaiate.
Neste momento as crianças serão convidadas a assistir um vídeo do “Sitio do Pica Pau Amarelo – O vestido mais lindo do mundo” (ver recursos complementares).
3º Momento: Brincando com tecidos.
Materiais Necessários:tecidos de diferentes tamanhos e cores.
No último dia de intervenção, o professor e auxiliar irão organizar a sala com os tecidos que as crianças trouxeram de casa, criando cabanas de diferentes tamanhos para que as crianças possam criar seus enredos neste espaço.
Espaço e brincadeira
Arquivo institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
Com a chegada das crianças o professor irá propor que brinquem com tecidos e criem roupas, capas, vestidos, saias e lenços, sempre com o auxilio dos adultos. Durante esse momento de criação a mediação na construção dos enredos, na resolução dos conflitos e na utilização dos tecidos é fundamental, essa intervenção deve ser sutil, possibilitando as crianças momentos de criação e experimentação com esse material. Sugerimos que durante o momento de brincadeira o professor registre as ações das crianças, dando visibilidade para esse momento de criação.
Percebendo o término da brincadeira o professor deverá reunir as crianças em roda com o objetivo de avaliarem a brincadeira realizada, refletindo o que foi legal e o que poderia ser melhor. Finalizando a conversa o professor poderá combinar com a turma para criarem um espaço com cabanas no parque.
Vídeo do Sitio do Pica Pau Amarelo – O vestido mais lindo do mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=HbkHuSHYXtg
Vídeo sobre brincadeira com tecidos:
Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios; de que maneira a história escolhida e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre a profissão apresentada; como elas estão interagindo nos momentos de brincadeira; observar o processo de criação com os materiais disponibilizados para brincadeira e de que forma se envolveram na trama construída a partir da narrativa indicada. É importante que o professor possa registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.
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