Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Suplementação alimentar e exercício físico

 

22/09/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre o conceito e os tipos de suplementação alimentar.
  • Conhecer sobre a importância de uma alimentação saudável.
  • Identificar a relação entre uma boa alimentação e um bom desempenho durante o exercício físico.
  • Identificar a quantidade de colegas que praticam algum tipo de atividade física regular e sistematizada.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. O que eu sei de suplementação alimentar?

Professor, a adolescência é uma fase da vida que demanda muito cuidado e atenção por parte dos pais e responsáveis. O corpo adolescente foi sempre alvo de preocupações, pois em uma sociedade que privilegia o padrão de beleza estética em detrimento de outros valores morais, é difícil para quem não tem um corpo atlético ser considerado e aceito entre seus pares.

Em virtude disso, muitos adolescentes, na esperança de adquirirem maior força muscular e um corpo mais bem definido por músculos, apelam para o uso de suplementos alimentares. Nesse sentido, torna-se fundamental o papel do professor e da escola no trabalho de tomada de consciência por parte do adolescente quanto a importância de uma boa alimentação, da prática de exercícios físicos e dos perigos da suplementação alimentar.

1. Inicie uma roda de conversa com os alunos apresentando figuras que se relacionam com alimentação, suplementação e exercício físico. A partir das perguntas abaixo, solicite aos alunos que verbalizem suas concepções e seus conhecimentos prévios sobre esse tema.

a) Qual a importância da alimentação no dia a dia?

b) Como ela pode nos auxiliar nas atividades diárias?

c) A alimentação pode contribuir para um bom rendimento na prática de exercícios físicos?

d) Você já ouviu falar de suplementação alimentar? Quais seus benefícios?

e) Com quais objetivos os praticantes de diferentes tipos de exercícios físicos e atletas utilizam essa suplementação?

Sugestões de figuras.

q

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ZtIC5tOP5xk/TU3mDMTq8ZI/AAAAAAAAAH8/tfSWk3VQDoM/s320/exerc%25C3%25ADcio+f%25C3%25ADsico.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

ttt

Fonte: http://e.imguol.com/esporte/2011/09/30/selo-p-materia-do-pan-sobre-levantamento-de-peso-1317381894548_615x300.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

a

Fonte: http://www.nisiadigital.com.br/wp-content/uploads/2013/05/mulher-saudavel-150x150.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

q

Fonte: http://www.dicasdeacademia.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Guia-para-ganhar-massa-muscular2.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

Professor registre as falas dos alunos no quadro para manter a dinâmica própria da atividade que, justamente, privilegia a discussão a partir das respostas dos alunos em relação às perguntas motivadoras.

2. Para complementar a discussão, leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem o notebook do Projeto Um Computador por Aluno/Projeto UCA. Proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que é suplementação alimentar e qual a sua relação com o exercício físico. Divida a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo ficará responsável em pesquisar sobre um dos temas abaixo:

Sugestões de temas:

1) Conceito de suplementação alimentar.

2) Tipos de suplementação alimentar.

3) Diferenças entre suplementação alimentar, bebida energética e anabolizantes.

4) Importância da suplementação alimentar para o praticante de exercícios físicos regulares.

3. Informe aos alunos que na aula seguinte apresentarão a pesquisa e que poderão utilizar cartazes, imagens, vídeo, Data Show. Professor deixe disponível para os alunos cartolinas, tesoura, cola, canetinhas etc.

Aulas 2, 3 e 4. Ampliando nosso conhecimento a partir das primeiras pesquisas

1. Inicie a aula organizando os alunos para a apresentação das pesquisas. Para ter uma sequência de assunto, proponha que a ordem das apresentações seja de acordo com os temas propostos anteriormente para ter uma sequencia de assunto. Antes da primeira apresentação, entregue para cada aluno um roteiro de registro sobre as apresentações.

  k]

Fonte: http://www.papelariatributaria.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/12/aluno-escrevendo1.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

Esse roteiro tem por objetivo nortear as observações e reflexões dos alunos sobre a apresentação dos temas pesquisados. Proponha aos alunos que: 

  • Anotem os assuntos que acharem mais relevantes.
  • Registrem as possíveis dúvidas.
  • Elaborem uma pergunta para direcionarem ao grupo.

Sugestão de roteiro:

Tema da apresentação:

 

Nome dos participantes do grupo:

 

Assuntos que achei mais relevante:

 

Minhas dúvidas:

 

Pergunta para o grupo:

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora. 

2. Ao final de cada apresentação, faça uma roda de debate para abordar as dúvidas, as perguntas dos alunos e solicite aos grupos responsáveis pelas apresentações que esclareçam. Auxilie os alunos nas discussões. Professor aproveite a oportunidade e direcione o enfoque destas discussões para a vida dos alunos fora da escola. Questione os alunos sobre a sua alimentação em casa, quantas refeições faz diariamente e se tem o hábito de comer fora de casa.

Pergunte se conhecem alguém que tenha necessidade dessa suplementação alimentar e por que. Identifique se existem alunos que praticam esporte, luta, dança ou outro tipo de exercício físico e se estão atentos à questão da relação da alimentação com o exercício físico. Para finalizar, pergunte o que pensam a respeito do uso de bebidas energéticas em substituição a uma alimentação saudável. 

3. Solicite que alunos retomem os grupos e, com as anotações feitas durante as apresentações, redijam um texto incluindo as suas percepções das temáticas apresentadas bem como das discussões sobre elas.

4. Para concluir os estudos sobre a suplementação alimentar, convide os alunos para visitar uma academia e ouvirem uma palestra que será ministrada por um personal trainer e/ou um professor de Educação Física sobre como a suplementação inadequada e sem prescrição de um profissional pode causar prejuízos às pessoas que fazem atividade física para manutenção ou melhoria da sua aptidão física. 
 
Professor planeje com antecedência essa atividade. Solicite às famílias a autorização para que os alunos possam sair da escola e ir à Academia, programe o transporte dos alunos caso não exista academia próximo à escola. Ao agendar essa visita converse com o profissional para que a palestra contemple o foco do conteúdo, principalmente a faixa etária em que se encontram os alunos. Registre em uma folha as dúvidas e perguntas que os alunos gostariam de saber sobre esse assunto.  
 
k
 
5. Informe aos alunos que na próxima aula será sobre alimentação saudável, sua importância para o ser humano, o seu reflexo no nosso dia a dia. Solicite que tragam de casa um roteiro de perguntas e dúvidas sobre a alimentação, calorias, nutrientes, quantidade de ingestão etc.
 
Aula 5. Alimentação Saudável
 
h
 
1. Professor, nas próximas aulas o enfoque será sobre a alimentação saudável e nutritiva para termos bem estar, qualidade de vida e saúde para realizar nossas atividades do dia a dia. Para isto, proponha aos alunos que analisem sua rotina alimentar através de um instrumento de registro "Consumo alimentar de um dia". Solicite aos alunos que levem o instrumento para casa e no dia seguinte, logo pela manhã, comecem as anotações dos alimentos que ingerem.
 
Sugestão de instrumento:
 
w
 
Fonte: Imagem da própria autora.
 
Professor organize suas aulas para que o intervalo entre a entrega do instrumento e a sua análise seja de pelo menos um dia para que os alunos possam fazer suas anotações durante um dia completo.
 
2. Nessa mesma aula, para que os alunos compreendam a importância da alimentação saudável e a quantidade ideal de ingestão de alimentos para crianças e adolescentes, convide a nutricionista da escola ou outra profissional da área que possa, em uma roda de conversa orientar os alunos e esclarecer dúvidas sobre essas temáticas.
 
h
 
 
3. Retome com os alunos as perguntas e dúvidas trazidas de casa sobre o assunto e organize a sala de aula em outra roda de conversa. Professor programe um roteiro de perguntas para serem dirigidas à profissional.
 
Sugestões de perguntas:
 

a) Quais alimentos mais ingeridos (que são ou que devem ser) pelas crianças e adolescentes nos dias atuais?

b) Como lidar com a influência da mídia na alimentação do público jovem?

c) Qual a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e vitaminas a serem consumidos por um adolescente durante um dia?

d) Os alunos anotaram sua rotina alimentar durante o dia, como podemos analisar a quantidade de calorias ingeridas por eles?

Ao final da discussão, solicite aos alunos o registro no caderno de 10 frases que traduzam as observações e reflexões sobre a importância da alimentação saudável.

 
Aula 6. Analisando meu consumo alimentar
 
1. Para esta aula é necessário que os alunos estejam de posse do seu Netebook ou encaminhe–os para o Laboratório da Informática da escola. A seguir proponha a leitura das 10 frases registradas no caderno na aula anterior sobre a importância da alimentação saudável. Solicite que os alunos peguem o instrumento de registro "Consumo alimentar de um dia" para calcular e analisar as calorias consumidas em um dia. Para isso é necessário que os alunos acessem o site "Calculadora de Calorias". Disponível em: http://boaforma.uol.com.br/infograficos/2012/04/19/calculadora-de-calorias.htm. Acesso em 11 de setembro de 2013.
 
j
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site:  http://boaforma.uol.com.br/infograficos/2012/04/19/calculadora-de-calorias.htm. Acesso em 11 de setembro de 2013.
 
2. Solicite aos alunos que digitem nos campos destinados os alimentos e a quantidade ingerida de cada um e clique em "Ok" para gerar o valor calórico do alimento. Após o cálculo da quantidade de calorias ingeridas em um dia, solicite aos alunos que anotem o resultado final para, na sala de aula, construir um gráfico.
 
3. Além do cálculo da quantidade de calorias ingeridas, proponha aos alunos que no mesmo site, calculem seu IMC (Índice de Massa Corporal) através dos campos destinados para altura e peso. Para a medição de altura utilize uma fita métrica e para a pesagem utilize uma balança. Peça para os alunos também anotarem o IMC para a construção de outro gráfico.
 
Sugestão de gráfico de consumo de calorias:
 
j
 
Fonte: Imagem da própria autora.
 
Sugestão de gráfico de IMC:
 
l
Fonte: Imagem da própria autora.
 
4. Proponha uma roda de discussão para analisar as informações dos gráficos. Informe aos alunos que uma pesquisa feita em 2011 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a média de consumo de calorias dos adolescentes brasileiros é de 2.289 calorias por dia, e que o ideal de consumo nessa faixa etária é de aproximadamente 2000 calorias. Estes dados podem auxiliá-los em suas análises.
 
Sugestões de perguntas norteadoras:
 

a) Qual a quantidade de calorias alcançada pela maioria dos alunos dessa turma?

b) Em relação à pesquisa do IBGE os alunos dessa turma mantêm-se na média, acima ou abaixo?

c) Analisando o resultado das tabelas dos alimentos em conjunto com seus colegas, qual tipo de alimento mais presente no instrumento?

 

Considerando o IMC e o gasto calórico diário respondam:

d) Qual é a quantidade de alunos que possuem o IMC fora do peso normal?

e) O que os alunos que estão com excesso de peso devem fazer para perderem peso e atingir um peso ideal para sua altura?

Aulas 7 e 8 . Enquete: Quais exercícios físicos que os alunos da escola fazem para melhorar sua aptidão física?
 

1. Depois de analisar como os alunos estão se alimentando, proponha que façam uma enquete na escola sobre quais atividades os alunos da mesma faixa etária estão realizando para manter ou melhorar sua aptidão física. Divida a turma em grupos para que cada um faça a enquete em uma sala de aula. O número de grupos será de acordo com o número de salas de aula da escola. Professor vale lembrar que um grupo da turma fará enquete com os colegas da própria sala de aula.

Providencie para os alunos uma prancheta para as anotações e proponha a visita dos grupos nas salas de aulas das outras turmas.

Roteiro de pesquisa:

  • Apresentar o objetivo da pesquisa.
  • Explicar para os entrevistados que serão considerados alunos que fazem atividade física regularmente pelo menos duas vezes por semana.
  • A enquete será descrita com a anotação do número de alunos da turma que realizam e os que não realizam atividade física periodicamente e sistematicamente.
  • Identificar as atividades realizadas pelos alunos.

Modelo de enquete:

Nome:

Data:                             Turma:            

Realiza atividade física periodicamente e sistematicamente:     

Se sim, qual atividade realiza?

 

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Acompanhe os grupos durante a realização da enquete e, no final da atividade, solicite aos alunos que construam um cartaz descrevendo através de um gráfico o número de alunos daquela turma que realizam ou não atividade física regularmente. Após a construção dos cartazes proponha aos alunos que, de acordo com os conhecimentos aprendidos até então, escrevam abaixo do gráfico uma frase explicando os dados do gráfico. Professor construa um gráfico em um cartaz com os dados de todos os alunos entrevistados, apresentando no geral, a quantidade de alunos praticantes ou não de uma atividade física regular. 

Sugestões de gráficos de uma turma e do geral da escola.

ht

Fonte: Imagens da própria autora.

3. Solicite aos alunos que após concluir a enquete, divulguem o seu resultado para as turmas que participaram da mesma. Ao final dessa dinâmica proponha aos alunos que colem os cartazes nos corredores da escola para visualização das outras turmas.

Recursos Complementares

LOUREDO, Paula. Alimentação Saudável. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 10 de setembro de 2013.

ROSSI, Luciana; TIRAPEGUI, Júlio. Aspectos atuais sobre exercício físico, fadiga e nutrição. Disponível em: http://dreduardoreis.com.br/wp-content/uploads/2012/11/ASPECTOS-ATUAIS-SOBRE-EXERC%C3%8DCIO-F%C3%8DSICO-FADIGA-E-NUTRI%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2013.

RADAELLI, Patrícia. Educação nutricional para alunos do ensino fundamental. Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planos_aula.pdf. Acesso em 11 de setembro de 2013.

ANDRADE, Hanrrikson de. Adolescentes consomem cerca 2.300 calorias por dia, segundo o IBGE. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/07/28/adolescentes-consomem-cerca-de-2300-calorias-por-dia-segundo-ibge.jhtm. Acesso em 11 de setembro de 2013.

Avaliação

Avaliar durante todo o processo como foi o envolvimento e a capacidade dos alunos de se relacionarem nos grupos de trabalho; se identificaram a importância de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos, se participaram das palestras e as rodas de conversas argumentando e utilizando dos conhecimentos apresentados nas aulas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.