22/09/2013
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1. O que eu sei de suplementação alimentar?
Professor, a adolescência é uma fase da vida que demanda muito cuidado e atenção por parte dos pais e responsáveis. O corpo adolescente foi sempre alvo de preocupações, pois em uma sociedade que privilegia o padrão de beleza estética em detrimento de outros valores morais, é difícil para quem não tem um corpo atlético ser considerado e aceito entre seus pares.
Em virtude disso, muitos adolescentes, na esperança de adquirirem maior força muscular e um corpo mais bem definido por músculos, apelam para o uso de suplementos alimentares. Nesse sentido, torna-se fundamental o papel do professor e da escola no trabalho de tomada de consciência por parte do adolescente quanto a importância de uma boa alimentação, da prática de exercícios físicos e dos perigos da suplementação alimentar.
1. Inicie uma roda de conversa com os alunos apresentando figuras que se relacionam com alimentação, suplementação e exercício físico. A partir das perguntas abaixo, solicite aos alunos que verbalizem suas concepções e seus conhecimentos prévios sobre esse tema.
a) Qual a importância da alimentação no dia a dia?
b) Como ela pode nos auxiliar nas atividades diárias?
c) A alimentação pode contribuir para um bom rendimento na prática de exercícios físicos?
d) Você já ouviu falar de suplementação alimentar? Quais seus benefícios?
e) Com quais objetivos os praticantes de diferentes tipos de exercícios físicos e atletas utilizam essa suplementação?
Sugestões de figuras.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ZtIC5tOP5xk/TU3mDMTq8ZI/AAAAAAAAAH8/tfSWk3VQDoM/s320/exerc%25C3%25ADcio+f%25C3%25ADsico.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Fonte: http://e.imguol.com/esporte/2011/09/30/selo-p-materia-do-pan-sobre-levantamento-de-peso-1317381894548_615x300.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Fonte: http://www.nisiadigital.com.br/wp-content/uploads/2013/05/mulher-saudavel-150x150.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Fonte: http://www.dicasdeacademia.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Guia-para-ganhar-massa-muscular2.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Professor registre as falas dos alunos no quadro para manter a dinâmica própria da atividade que, justamente, privilegia a discussão a partir das respostas dos alunos em relação às perguntas motivadoras.
2. Para complementar a discussão, leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem o notebook do Projeto Um Computador por Aluno/Projeto UCA. Proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que é suplementação alimentar e qual a sua relação com o exercício físico. Divida a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo ficará responsável em pesquisar sobre um dos temas abaixo:
Sugestões de temas:
1) Conceito de suplementação alimentar.
2) Tipos de suplementação alimentar.
3) Diferenças entre suplementação alimentar, bebida energética e anabolizantes.
4) Importância da suplementação alimentar para o praticante de exercícios físicos regulares.
3. Informe aos alunos que na aula seguinte apresentarão a pesquisa e que poderão utilizar cartazes, imagens, vídeo, Data Show. Professor deixe disponível para os alunos cartolinas, tesoura, cola, canetinhas etc.
Aulas 2, 3 e 4. Ampliando nosso conhecimento a partir das primeiras pesquisas
1. Inicie a aula organizando os alunos para a apresentação das pesquisas. Para ter uma sequência de assunto, proponha que a ordem das apresentações seja de acordo com os temas propostos anteriormente para ter uma sequencia de assunto. Antes da primeira apresentação, entregue para cada aluno um roteiro de registro sobre as apresentações.
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Fonte: http://www.papelariatributaria.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/12/aluno-escrevendo1.jpg. Acesso em 10 de setembro de 2013.
Esse roteiro tem por objetivo nortear as observações e reflexões dos alunos sobre a apresentação dos temas pesquisados. Proponha aos alunos que:
Sugestão de roteiro:
Tema da apresentação:
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Nome dos participantes do grupo:
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Assuntos que achei mais relevante:
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Minhas dúvidas:
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Pergunta para o grupo:
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Fonte: Imagem da própria autora.
2. Ao final de cada apresentação, faça uma roda de debate para abordar as dúvidas, as perguntas dos alunos e solicite aos grupos responsáveis pelas apresentações que esclareçam. Auxilie os alunos nas discussões. Professor aproveite a oportunidade e direcione o enfoque destas discussões para a vida dos alunos fora da escola. Questione os alunos sobre a sua alimentação em casa, quantas refeições faz diariamente e se tem o hábito de comer fora de casa.
Pergunte se conhecem alguém que tenha necessidade dessa suplementação alimentar e por que. Identifique se existem alunos que praticam esporte, luta, dança ou outro tipo de exercício físico e se estão atentos à questão da relação da alimentação com o exercício físico. Para finalizar, pergunte o que pensam a respeito do uso de bebidas energéticas em substituição a uma alimentação saudável.
3. Solicite que alunos retomem os grupos e, com as anotações feitas durante as apresentações, redijam um texto incluindo as suas percepções das temáticas apresentadas bem como das discussões sobre elas.
a) Quais alimentos mais ingeridos (que são ou que devem ser) pelas crianças e adolescentes nos dias atuais?
b) Como lidar com a influência da mídia na alimentação do público jovem?
c) Qual a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e vitaminas a serem consumidos por um adolescente durante um dia?
d) Os alunos anotaram sua rotina alimentar durante o dia, como podemos analisar a quantidade de calorias ingeridas por eles?
Ao final da discussão, solicite aos alunos o registro no caderno de 10 frases que traduzam as observações e reflexões sobre a importância da alimentação saudável.
a) Qual a quantidade de calorias alcançada pela maioria dos alunos dessa turma?
b) Em relação à pesquisa do IBGE os alunos dessa turma mantêm-se na média, acima ou abaixo?
c) Analisando o resultado das tabelas dos alimentos em conjunto com seus colegas, qual tipo de alimento mais presente no instrumento?
Considerando o IMC e o gasto calórico diário respondam:
d) Qual é a quantidade de alunos que possuem o IMC fora do peso normal?
e) O que os alunos que estão com excesso de peso devem fazer para perderem peso e atingir um peso ideal para sua altura?
1. Depois de analisar como os alunos estão se alimentando, proponha que façam uma enquete na escola sobre quais atividades os alunos da mesma faixa etária estão realizando para manter ou melhorar sua aptidão física. Divida a turma em grupos para que cada um faça a enquete em uma sala de aula. O número de grupos será de acordo com o número de salas de aula da escola. Professor vale lembrar que um grupo da turma fará enquete com os colegas da própria sala de aula.
Providencie para os alunos uma prancheta para as anotações e proponha a visita dos grupos nas salas de aulas das outras turmas.
Roteiro de pesquisa:
Modelo de enquete:
Nome: |
Data: Turma: |
Realiza atividade física periodicamente e sistematicamente: |
Se sim, qual atividade realiza?
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Fonte: Imagem da própria autora.
2. Acompanhe os grupos durante a realização da enquete e, no final da atividade, solicite aos alunos que construam um cartaz descrevendo através de um gráfico o número de alunos daquela turma que realizam ou não atividade física regularmente. Após a construção dos cartazes proponha aos alunos que, de acordo com os conhecimentos aprendidos até então, escrevam abaixo do gráfico uma frase explicando os dados do gráfico. Professor construa um gráfico em um cartaz com os dados de todos os alunos entrevistados, apresentando no geral, a quantidade de alunos praticantes ou não de uma atividade física regular.
Sugestões de gráficos de uma turma e do geral da escola.
Fonte: Imagens da própria autora.
3. Solicite aos alunos que após concluir a enquete, divulguem o seu resultado para as turmas que participaram da mesma. Ao final dessa dinâmica proponha aos alunos que colem os cartazes nos corredores da escola para visualização das outras turmas.
LOUREDO, Paula. Alimentação Saudável. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 10 de setembro de 2013.
ROSSI, Luciana; TIRAPEGUI, Júlio. Aspectos atuais sobre exercício físico, fadiga e nutrição. Disponível em: http://dreduardoreis.com.br/wp-content/uploads/2012/11/ASPECTOS-ATUAIS-SOBRE-EXERC%C3%8DCIO-F%C3%8DSICO-FADIGA-E-NUTRI%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2013.
ANDRADE, Hanrrikson de. Adolescentes consomem cerca 2.300 calorias por dia, segundo o IBGE. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/07/28/adolescentes-consomem-cerca-de-2300-calorias-por-dia-segundo-ibge.jhtm. Acesso em 11 de setembro de 2013.
Avaliar durante todo o processo como foi o envolvimento e a capacidade dos alunos de se relacionarem nos grupos de trabalho; se identificaram a importância de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos, se participaram das palestras e as rodas de conversas argumentando e utilizando dos conhecimentos apresentados nas aulas.
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