Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A biologia de vertebrados ameaçados pelo homem

 

14/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
  • Associar características adaptativas ou a biologia dos organismos com seu modo de vida e seus limites de distribuição em diferentes ambientes, especialmente nos ecossistemas brasileiros.

  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando medidas de conservação e recuperação da biodiversidade, especialmente dos vertebrados.

  • Identificar os fatores que desencadeiam e determinam a extinção de espécies.

  • Distinguir os critérios e as categorias utilizadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), na determinação da lista vermelha das espécies ameaçadas.

  • Identificar os vertebrados, especialmente os brasileiros, categorizados na lista de risco de extinção.

  • Considerar a preservação do habitat e do nicho ecológico como aspecto necessário à manutenção das espécies.

  • Especificar medidas de proteção e recuperação de espécies ameaçadas de extinção.

  • Identificar quando a atuação humana no meio ambiente constitui ameaça à existência de espécies de animais vertebrados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de ecologia: habitat, nicho ecológico e cadeias alimentares.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; seminários; montagem e apresentação de painéis móbiles.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; cartolinas; papel sulfite; papelões; colas; imagens de animais ameaçados de extinção; fitas coloridas.

Módulo 1- Abordagem do tema

Atividade 1 - Introdução ao tema

Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor projete a imagem apresentada na sequência abaixo, previamente salva em seu computador, utilizando o data show.

fuleco

Imagem do Fuleco, mascote da Copa do Mundo de 2014. Disponível em: http://www.estadao.com.br/fotos/Fuleco_mascoteCopa2014_Divulgacao288.jpg. Acesso em: 04/09/2013.

Enquanto os alunos observam a imagem, o professor deverá fazer a eles as seguintes indagações:

  • Que animal está representado nesta imagem?
  • Qual é o seu papel na área esportiva em 2014?
  • Por que foi escolhido para este papel?
  • Qual é o habitat deste animal?
  • E o seu nicho ecológico?

O professor deverá ouvir os alunos na exposição de seus conhecimentos e posicionamentos, fazendo interferências no sentido de trazer a discussão para a biologia e o risco de extinção dessa espécie de vertebrado. 

Atividade 2- Fechamento da discussão

O fechamento da discussão da atividade 1 deverá ser feito com a leitura e discussão do texto "Mascote da Copa do Mundo de 2014 pode ajudar na preservação do tatu-bola". Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mascote-da-copa-do-mundo-de-2014-pode-ajudar-na-preservacao-do-tatu-bola,966581,0.htm. Acesso em: 04/09/2013.

Além de fechar a discussão, o texto oferece a oportunidade de ampliação dos conhecimentos dos alunos a respeito da biologia do tatu-bola e da necessidade de cuidados para a preservação da espécie. Além disso, abre espaço para a discussão do tema da aula, uma vez que a escolha deste animal foi embasada não somente no fato de que ele se enrola e fica parecido com uma bola, mas também na ameça à existência desta espécie.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas abaixo.

Questões norteadoras da discussão do texto:

  • O mascote da copa do mundo 2014 representa qual animal?  Em que ecossistema ele vive?

  • Qual é a sua biologia (habitat, nicho ecológico)?

  • O que representa uma ameaça à existência desta espécie?

 

ararinha azul

Ararinha-azul. Disponível em:  http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48794.jpg. Acesso em: 10/09/2013

Módulo 2- Extinção de vertebrados

 Atividade 1- Estudo de textos

Para um aprofundamento teórico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas após as referências dos textos.

1 - Um quinto dos vertebrados corre risco de extinção. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/12968. Acesso em: 04/09/2013.

2- TOP 10 das Espécies do Planeta - As Dez Espécies Mais Ameaçadas do Mundo.  Disponível em: http://www.wwf.pt/o_nosso_planeta/especies/top_10_das_especies_do_planeta___as_dez_especies_mais_ameacadas_do_mundo/. Acesso em: 04/09/2013.

3 - Categorias e critérios para a lista vermelha da IUCN.  Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/lista-vermelha-das-especies-ameacadas-da-iucn.  Acesso em: 04/09/2013. A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês ) tem critérios muito rígidos para colocar uma espécie na lista vermelha.

4 - Como funciona a extinção de animais (1. Introdução ; 2. Extinção em massa; 3. Conceito de extinção; 5. Caminhos para conservação)  Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/extincao-animais.htm. Acesso em: 04/09/2013.

Questões para discussão dos textos:

  • Como se apresentavam, em 2010, os percentuais relativos a alguma forma de ameaça à continuidade da existência dos grupos de vertebrados?
  • Por que a situação dessas espécies ainda não está pior?
  • Quais eram as 10 espécies mundiais mais ameaçadas em 2010?
  • De um modo geral, quais são os fatores que acarretam o risco de extinção das espécies?
  • Para cada vertebrado citado no texto 2 explique as causas de ameaças de  extinção.
  • O que se pode concluir sobre os fatores desencadeadores do processo de extinção de vertebrados?
  • Em quais categorias de fatores desencadeantes da extinção de espécies o homem tem participação ativa?
  • O que caracteriza a extinção de uma espécie?
  • Quais são as categorias e os critérios da lista vermelha das espécies ameaçadas da IUCN?
  • Que medidas devem ser tomadas para se evitar a extinção de espécies ameaçadas?

Atividade 2 - Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

baleia jubarte

Baleia-jubarte. Disponível em:  http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48796.jpg. Acesso em: 10/09/2013

Módulo 3 - Extinção de vertebrados: contexto brasileiro

Atividade  1- Visitando exposição on line

As imagens de 23 animais ameaçados de extinção em diversos ecossistemas brasileiros foram expostas em Brasília em outubro de 2012. Promovida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade),  a exposição "Patrimônios Naturais - Edição espécies ameaçadas da fauna brasileira", pôde ser vista no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

Sugerimos que os alunos façam a visita virtual a essa mostra, acessando o endereço apontado, a seguir, onde  estão disponíveis, em uma janela específica, as 23 imagens de animais ameaçados da fauna brasileira. 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar as imagens diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda salvar as imagens em seu computador e projetá-las utilizando o aparelho data show.

Exposição em Brasília tem imagens de espécies brasileiras ameaçadas. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,exposicao-em-brasilia-tem-imagens-de-especies-brasileiras-ameacadas,946891,0.htm. Acesso em: 04/09/2013.

Os alunos deverão registrar o nome de cada um dos vertebrados da fauna brasileira ameaçados de extinção, identificando aqueles que conhecem ou que são comuns na região em que vivem.

Após essa exploração inicial das imagens, o professor deverá sortear entre os alunos o nome de cada vertebrado ameaçado de extinção no Brasil para que façam buscas no Google para obter as seguintes informações:

  • Nome popular.

  • Nome científico.

  • Biologia (habitat e nicho ecológico).

  • Ameaças de extinção.

  • Projetos em prol da preservação ( se houver).

 

Sugestões de endereços para pesquisa

 

cervo do pantanal

Cervo-do-pantanal. Disponível em:   http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48799.jpg Acesso em: 10/09/2013

Atividade 2 - Animais em extinção e a moeda brasileira: o Real

O professor deverá explanar a respeito da elaboração das cédulas da moeda brasileira, o Real, contextualizando historicamente e destacando alguns aspectos como os apontados, a seguir.

Há no mundo diversos tipos de moedas, a maioria delas têm grande valor além do monetário. Geralmente, representam a cultura de um povo, momentos históricos e políticos, passando a fazer parte da história de uma nação. Devido a toda essa historicidade simbólica, atrai colecionadores no mundo todo.

O Plano Real, foi um programa inaugurado em fevereiro de 1994 com o objetivo de estabilização econômica e que determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real. A idealização e elaboração do projeto contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Todas as cédulas do Real apresentam, de um lado, a Efígie da República, sob a forma de escultura. Do outro lado, apresentam a fauna brasileira.

Apos essa explanação, o professor deverá orientar aos alunos para que pesquisem quais são os representantes da fauna brasileira representados nas cédulas e identifiquem quais destes animais estão ameaçados de extinção.

Para isso, deverão acessar o texto "Cédulas do Real". Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM. Acesso em: 04/09/2013.

Resumindo:

  • 100 Reais: gravura de uma garoupa, um dos peixes mais conhecidos dentre os encontrados na costa brasileira.
  • 50 Reais: figura de uma onça-pintada, animal de grande porte, ameaçado de extinção, mas ainda encontrado principalmente na Amazônia e no Pantanal Mato-grossense.

  • 20 Reais: imagem de um mico-leão-dourado, nativo da Mata Atlântica, que é o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

  • 10 Reais: desenho de uma arara, ave típica do Brasil e de outros países latino-americanos.

  • 5 Reais: imagem de uma garça, ave pernalta, espécie muito representativa da fauna brasileira.

  • 2 Reais: figura de uma tartaruga, encontrada na costa brasileira.

lobo guará

Lobo-Guará. Disponível em:  http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48802.jpg. Acesso em: 10/09/2013

Atividade 3- Síntese e produção de texto

Após a realização das atividades 1 e 2 deste módulo, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para que produzam um texto, tendo como referência o conteúdo pesquisado e discutido nos módulos anteriores. Este texto deverá ser elaborado, compilando tudo o que foi estudado nos Módulos 1, 2 e 3. Para otimizar esta produção, deverão ser utilizados os registros feitos pelos alunos, no decorrer das atividades, especialmente os itens das discussões de textos e os destaques feitos pelo professor. O texto produzido por cada grupo de três alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para correções e avaliação.

Este texto comporá a primeira parte de um trabalho escrito a ser produzido por este grupo de alunos. Na estruturação deste texto deverão estar contemplados os seguintes tópicos: Título; Introdução; Desenvolvimento do tema; Conclusões.

onça pintada

Onça pintada. Disponível em:   http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48804.jpg.Acesso em: 10/09/2013

Módulo 4 - Ampliando conhecimentos e socializando

Atividade 1 - Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

O professor deverá distribuir os alunos em quatorze grupos. Cada grupo deverá pesquisar ler uma das matérias abaixo relacionados, fazendo registros que comporão a segunda parte do trabalho escrito a ser digitado e enviado ao professor por e-mail para avaliação.

Sugerimos os textos e os endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugestões de temas para pesquisa e de endereços onde conteúdos referentes a eles estão disponibilizados para acesso

1 -      O tamanho não salva da morte: grandes animais em extinção. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,286060,Tamanho+nao+salva+Cervo-do-pantanal+perda+habitat.aspx. Acesso em: 04/09/2013.

2 -      Anta com muito orgulho. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,270435,Anta+com+muito+orgulho.aspx. Acesso em: 04/09/2013.

3  -      Nasce uma esperança: maior ave de rapina das Américas, a harpia não resiste às perdas impostas pelo homem, mas há quem lute para salvá-las. Disponível em: http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,396665,Nasce+uma+esperanca+para+a+harpia.aspx. Acesso em: 04/09/2013.

4 -      Trutas vão desaparecer da Península Ibérica até ao final do século. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55423&op=all. Acesso em: 04/09/2013.

5 -      Genética pode evitar extinção do diabo da Tasmânia - Doença contagiosa já matou entre 70 e 90 por cento da população deste animal. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49792&op=all. Acesso em: 04/09/2013.

6 -      Rã peruana e salamandra da Guatemala em perigo crítico de extinção. Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49675&op=all. Acesso em: 04/09/2013.

7 -      Como funcionam os ursos polares. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/urso-polar.htm. Acesso em: 04/09/2013.

8 -      Mico leão dourado

9 -      Onça pintada

10 - Lobo guará 

11- Jacaré

12 -  Baleias

13 - Tartarugas

14 - Peixe boi 

 

tamanduá bandeira

Tamanduá Bandeira. Disponível em:  http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48811.jpg. Acesso em: 10/09/2013

Atividade 2 - Montagem das apresentações de trabalhos

Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema sorteado na atividade anterior para socializar a sua pesquisa com a turma. Este trabalho não deverá se restringir à pesquisa na internet, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira aula. A referência principal para o resgate do conteúdo estudado é o texto produzido anteriormente, na Atividade 3 do módulo anterior (primeira parte do trabalho escrito).

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Seminários para socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações,  o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem suas produções. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 4 - Montagem de painel suspenso e exposição

Terminada a apresentação dos temas por meio de seminários, o professor deverá orientar a cada aluno que escolha um animal ameaçado de extinção para apresentá-lo em uma exposição sobre o tema para toda a comunidade escolar. Os alunos que escolherem o mesmo animal deverão compor um grupo, que não deve ultrapassar o número de três componentes.

Para que a exposição seja significativa deverão ser apresentados no mínimo 25 animais. Cabe ao professor reservar uma sala na escola e orientar os alunos na confecção de convites para a visitação da comunidade escolar.

Além de confeccionar os convites, os alunos montarão os mini posters, organizarão a exposição e ficarão à disposição dos visitantes para esclarecimentos que se fizerem necessários.

Essa exposição será composta por mini posters confeccionados em papel sulfite colado em cartolina ou papelão. Estes mini posters deverão ter frente e verso e  ficar pendurados por meio de fitas coloridas pendentes do teto, à altura do olhar do visitante.

Frente: 

  • fotografia do animal, nome popular e científico.

Verso:

  • Biologia do animal (habitat e nicho ecológico).

  • Categoria na lista IUCN.

  • Causas da ameaça de extinção.

  • Medidas para conservação da espécie.

jararacuçu

Jararacuçu-tapete. Disponível em:  http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4717/48800.jpg. Acesso em: 10/09/2013

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Deverão ser utilizados como instrumento de avaliação quantitativa os textos produzidos; a montagem e a apresentação de trabalhos em forma de seminários; a montagem e a exposição do painel suspenso, composto pelos mini posters.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.