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Educação Física, Cidade e Adolescência: proposições para o lazer

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as possibilidades de vivências no lazer.

- Conhecer as vivências possíveis de lazer em sua cidade.

- Elaborar proposições para melhoria de sua cidade no que se refere aos espaços de lazer.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. O que é Lazer pra você?

1. Na primeira aula, o professor realizará uma dinâmica para identificar o que os alunos trazem de concepções e conhecimentos sobre o Lazer.

Sugerimos um jogo de palavras-chaves em grupos. Partindo de suas concepções e conhecimentos, os alunos terão como objetivo construir enunciados de uma palavra a ser formada a partir de cada letra da palavra lazer (veja exemplo abaixo). Além desse objetivo, teremos também a formação de grupos que, a critério do professor, poderá ser os mesmos que farão atividades de pesquisa coletiva.

Após cada grupo elaborar sua palavra-chave, eles deverão compartilhar entre todos. De modo que, um grupo responderá o que foi feito pelo outro.

Para ilustrar a atividade, segue exemplo:

palav chave

Fonte: Imagem do próprio autor.

Sugestão de enunciados:

1. Lazer pode significar sinônimo de tempo disponível ou __________ * _______________. (10 letras)

2. Atividade de aventura que pode ser feita em contato com a natureza, nos momentos em que não se está trabalhando. (08 letras)

3. Para muitos é uma atividade obrigatória ou profissional necessária para alimentar diariamente, outros a utilizam como atividade de lazer. (08 letras)

4. É preciso para manter a saúde em dia. (09 letras)

5. Local onde podem ser feitas muitas atividades de lazer gratuitas. (03 letras)

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

2. Após essa atividade, cada grupo socializará os gabaritos dos enunciados. E os alunos, por meio dessa troca de conhecimentos, socializarão sua compreensão inicial sobre o lazer.

3. Em seguida, o professor convidará a turma a pesquisar sobre lazer. Será avisado que a pesquisa iniciará na próxima aula.

 

Aula 2: Pesquisa sobre Lazer

1. Antes de iniciar a próxima atividade o professor conversará com a turma sobre os trabalhos da aula passada.

Deverá ser abordada a concepção de cada grupo apresentou sobre lazer, a partir dos enunciados das palavras-chave que eles fizeram.

Exemplo: "Considerando os enunciados presentes nas palavras-chaves vimos que vocês enxergam o lazer muito em torno do exercício físico e alimentação de qualidade. Mas não podemos desconsiderar outras atividades como: boa leitura, meditação, religião, passeios etc."

2. Em seguida, o professor deve ampliar um pouco mais as concepções dos alunos apresentando um conceito de lazer do ponto de vista científico.

Sugestão de conceitos de lazer a partir de fragmentos de um artigo de pesquisa de Aquino e Martins (2007), presentes no link abaixo:

"Dumazedier (1972,1979), o lazer é exercido à margem das obrigações sociais em um tempo que varia segundo a forma de intensidade de engajamento do mesmo em suas atividades laborais."

"Renato Requixa compreendeu lazer como uma ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vivencia e cujos valores propiciam condições de recuperação e de desenvolvimento pessoal e social"

"Marcelino (1983). Este pesquisador mostra o lazer como uma atividade desinteressada, sem fins lucrativos, relaxante, sociabilizante e liberatória."

Acesse artigo "Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho", publicado na íntegra da Revista Mal Estar e Subjetividade, disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1518-61482007000200013&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em 11 de setembro de 2013.

 

3. Em seguida, o professor apresentará como tarefa de casa, a pesquisa: Dimensões do Lazer: possibilidades de vivência do lazer no mundo.

Os alunos deverão, com os mesmos grupos da aula passada, realizar uma pesquisa que responda a seguinte pergunta: onde e como podemos vivenciar nosso lazer?

Nessa atividade, eles observarão nas proximidades de seu bairro e de sua residência, os locais apropriados para prática do lazer.

 

Aulas 3, 4 e 5: Conversa sobre os dados da pesquisa: compilação e vivência

1. Nas próximas aulas o professor irá facilitar a socialização dos dados da pesquisa e vivência.

Cada grupo irá apresentar o que pesquisou sobre "onde" e "como'" podemos ter lazer. O professor irá registrar todos os relatos para depois apresentar à turma uma compilação de modo que eles possam identificar atividades de lazer possíveis de reproduzir e refletir sobre elas na escola.

Veja sugestões abaixo:

Atividade 1:  Vivência de Exercício Físico escolhido. Ex.: Alongamento.

exercícios-de-alongamento

Fonte: http://www.dicas10.com/wp-content/uploads/2012/09/exerc%C3%ADcios-de-alongamento.gif. Acesso em 11 de setembro de 2013.

Após a execução dos exercícios, o professor irá mediar a discussão de modo que os alunos se posicionem em relação a esse exercício no contexto do lazer. O professor poderá eleger alguns pontos em torno dos quais os alunos deverão se posicionar. Exemplo:

a) Sensação de bem-estar durante o exercício.

b) Possibilidade de prática efetiva do mesmo dentro de uma rotina semanal.

c) Contribuições para sua qualidade de vida.

Para essa dinâmica é importante que o professor anote as respostas dos alunos. Os registros das percepções dos alunos podem contribuir na hora das conversas com a turma.

 

Atividade 2: Vivência de Meditação: será que eles conseguiriam meditar?

jardicentro_dvd_meditacao

Fonte: http://api.ning.com/files/WUYAEP384258BhuPih72be2V7-xG8VslVVc-TUwh1H3ok5XVzwnZOrl3ivYHP38RbU2Dqy04SouDXabhe6dUQUFnHYuktwZD/jardicentro_dvd_meditacao.jpg. Acesso em 11 de setembro de 2013.

Sugestão de música para a atividade acima: Música de Relaxamento, Música para Meditação, Bem estar e Repouso. Zen Garden. Duração 50min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jPpvcWWayD4. Acesso em 11 de setembro de 2013.

O professor pode colocar uma música lenta (veja sugestão abaixo) e pedir para que os alunos tentem:

a) Concentrar no som da música apenas, de modo a pensarem unicamente em algo (definido por eles ou pelo professor). Ex.: Lugar que eles se sintam bem.

b) Os alunos deverão deitar, fechar os olhos.

c) Na medida em que vão relaxando, os alunos deverão soltar seu corpo cada vez mais.

Em seguida, eles poderão conversar sobre o que conseguiram (ou não) fazer na atividade.

É importante retomar a conversa para os mesmos pontos de discussão destacados ao final da atividade 1 (letras “a”, “b” e “c”) da aula passada.

O professor deve anotar as respostas dos alunos. Os registros das percepções dos alunos podem contribuir na hora das conversas com a turma.

 

Atividade 3: Vivência de relaxamento. Ex.: massagem relaxante.

massagem

Fonte: http://images02.olx.com.br/ui/16/92/67/1320113665_271388567_7-CURSO-INTENSIVO-DE-MASSOTERAPIA-COM-ENFASE-EM-MASSAGEM-DESPORTIVA-E-CLINICA-Brasil.jpg. Acesso em 11 de setembro de 2013.

O professor distribuirá bolinhas de borracha para os alunos, em dupla, massagearem o colega na região das costas, articulações e pescoço. Os seguintes movimentos podem ser realizados com a bolinha: vertical de cima para baixo e circular. Os alunos poderão ficar nas posições decúbito ventral e decúbito dorsal. O ideal é que cada aluno receba, pelo menos 2 minutos de massagem.

É importante orientar os alunos quanto à responsabilidade com o colega e a seriedade da atividade havendo contato corporal.

Será retomada, mais uma vez, a conversa dos mesmos pontos de discussão destacados ao final da atividade 1 (letras “a”, “b” e “c”).

 

Aula 6 e 7:  Pesquisa sobre políticas públicas de lazer

1. O professor retomará as atividades da aula passada e solicitará que os alunos respondam, na forma de diálogo aberto, as seguintes perguntas:

a) As atividades e exercícios foram bons ou ruins? Por quê?

b) Podem ser consideradas uma forma lazer? Por quê?

c) Será que todas as pessoas de nossa cidade possuem acesso a este tipo de atividade de lazer? Por quê?

lazer publico

Fonte: http://maranhaoesportes.com/wp-content/uploads/2013/02/Conselho-vai-acompanhar-e-avaliar-as-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-municipais-voltadas-para-as-pr%C3%A1ticas-desportivas_Foto_Divulga%C3%A7%C3%A3o_Semdel.jpg. Acesso em 11 de setembro de 2013.

 

2.  Em seguida, o professor proporá uma visita à Câmara dos Vereadores. Para essa visita, os grupos deverão redigir uma solicitação de resposta sobre a quantidade e identificação dos projetos de lei sobre os espaços públicos de lazer para apresentar à Câmara de Vereadores da sua cidade. Sugestões dos seguintes apontamentos:

A) Quantos e quais projetos de lei estão tramitando na Câmara de Vereadores de nossa cidade, para melhoria dos espaços públicos de lazer.

B) Quantas e quais leis já existem com este objetivo para sua cidade?

C) Quais são os principais desafios identificados pela Câmara Municipal relacionados com os espaços públicos de lazer da sua cidade?

Organizar a turma em grupos e solicitar que cada grupo elabore uma redação e, ao final, informar que toda a turma, com ajuda da percepção do professor, votará na redação que ficou mais adequada à atividade.

 

3. Na aula seguinte, os professores e alunos farão uma visita à Câmara para protocolar solicitação destes documentos.

Dica: Atenção professor! É claro que pode variar os procedimentos de uma Câmara para outra. Sendo assim, caso a Câmara Municipal da sua cidade ou região, não funcione da forma que viabilize esse tipo de resposta pode ser interessante um contato com um vereador ligado a bancada da educação ou lazer ou esportes. Esse parlamentar poderia agilizar um retorno do legislativo sobre esse assunto. Nesse caso, somente o protocolo pode não garantir o recebimento das respostas solicitadas. Ainda, é possível conseguir muitas dessas informações no site da prefeitura local, que pode informar quais são os projetos aprovados e quais estão em tramitação no legislativo municipal.

4. Com estes documentos em mãos os grupos responderão as duas (ou três) perguntas acima por meio da leitura dos documentos adquiridos. O professor dará duas aulas para que eles concluam essa análise e respondam as perguntas.

 

Aula 8: Dimensões do Lazer em minha cidade: vivências possíveis

1. O professor retomará as atividades em que os alunos identificaram as possibilidades de vivência do lazer no mundo. E fará uma discussão a partir da seguinte pergunta: Quais as possibilidades de lazer na minha cidade?

2. Informar aos alunos que eles receberão um instrumento de observação (veja exemplo de formulário abaixo) para identificar e caracterizar os espaços de lazer em seus bairros.

Professor destacar que o resultado dessas respostas explicitará um mapeamento provisório dos espaços de lazer em nossa cidade a partir dos olhares deles.

Sugestão de instrumento de registro de observações:

Identifique os espaços de Lazer no seu bairro:

1. Identifique o nome do bairro e seu tempo de existência:

Nome: _____________________________________________________.

Idade: ____ anos.

2. Possui espaços de Lazer? (      ) Sim (      ) Não.

3. Esse espaço de Lazer é: (      ) Público   (     ) Privado

3. Quantos e quais espaços públicos voltados para o Lazer você identificou?

_______;

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

4. Quantos e quais espaços privados voltados para o Lazer você identificou?

_______;

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

5. Escolha um lugar e descreva suas características:

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Fonte: Imagem do próprio autor.

3. Após as respostas o professor compilará os resultados e apresentará aos alunos na próxima aula.

 

Aula 9 e 10. Das políticas para as propostas: cidadania do lazer.

1. O professor apresentará o mapeamento provisório dos espaços públicos e privados de lazer na cidade.

2. Em seguida, solicitará que cada grupo responda as perguntas abaixo a partir da análise dos documentos adquiridos na Câmara dos Vereadores. Afinal, quantos projetos de lei para manutenção ou melhoria ou ampliação dos espaços públicos de lazer estão tramitando na Câmara de Vereadores de sua cidade? Quantas leis já existem para atender a esta demanda da sua cidade?

A partir dessas perguntas, os grupos vão apresentando suas análises.

3. Em seguida o professor fará a seguinte provocação:

a) Existem leis que garantem o acesso efetivo dos moradores da nossa cidade ao lazer?

b) O que podemos fazer para melhorar essa realidade?

Após a discussão, o professor solicitará aos grupos a seguinte tarefa de casa: Com base  base nas leis já existentes (aquelas que eles adquiriram na visita à Câmara), elaborar uma proposta de melhoria ou ampliação dos espaços públicos de Lazer para a cidade a ser protocolada na Câmara, ou encaminhando a um parlamentar que aceite a solicitação. A proposta deverá ser apresentada na próxima aula.

4. Na aula seguinte, os grupos apresentarão para os demais colegas a proposta construída por cada um. O professor registrará os aspectos essenciais de cada uma, que servirá de base para redação final da proposta dos alunos para manutenção, melhoria e aplicação das políticas públicas de lazer para cidade.

Protocolo_int2

Fonte: http://simpo.com.br/protocolo/imgs/protocolo8.jpg. Acesso em 11 de setembro de 2013.

5. Após concluírem essa atividade, na próxima aula, os alunos juntamente com o professor farão mais uma visita à Câmara dos Vereadores do município, para protocolar o documento.

Obs.: Professor, para que tenha êxito nessa visita, é importante estabelecer um contato anterior para viabilizar e agilizar a atividade. Você pode ligar tanto no atendimento da Câmara, para se informar dos procedimentos para este tipo de atividade, quanto para um parlamentar que os receba para o mesmo fim. Após essas informações prévias, será mais fácil orientar os alunos quanto aos procedimentos da visita.

Recursos Complementares

Sugestão de artigo científico sobre o tema Lazer. MARCELLINO, Nelson Carvalho. O conceito de lazer nas concepções da educação física escolar - o dito e o não dito. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/13-o_conceito_de_lazer_nas_concepcoes_da_ef_escolar-o_dito_e_o_nao_dito10.pdf. Acessado em 11 de Setembro de 2013.

Avaliação

1. O professor deve observar o envolvimento e compromisso dos alunos nas atividades em grupos.

2. O mesmo deve ocorrer com as produções de texto, já que todas elas serão feitas coletivamente no contexto do trabalho em grupo.

3. Avaliar também, em uma última roda de conversa, a expectativa dos alunos com relação a proposta construída e protocolada na Câmara Municipal, se os recursos utilizados para atingir o objetivo foi o mais eficiente ou se havia outros recursos além dos anunciados pelo legislativo.

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