22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Modos de ler!
Professor, a leitura é algo presente na vida cotidiana das pessoas, uma vez que vivemos em um contexto letrado, permeado pela escrita, sejam nos supermercados, nas lojas, parques e outros. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os modos de ler que abarcam o mundo, mais condições e recursos ele terá para avançar no seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada. Recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve alguns livros de Literatura Infantil para a roda e entregue um para cada aluno. Observe a forma como eles manuseiam e também como gostam de ler. Após alguns minutos de exploração dos livros pelos alunos, pergunte quais são as formas de ler um livro. Utilize uma cartolina para registrar as respostas dos alunos e depois a afixe no mural da sala de aula. Os alunos poderão dizer:
Professor, explore com a turma o ambiente no qual gostam de ler:
Agora, descubra com os alunos os tipos de leitura que eles costumam fazer:
Depois da sondagem, que tal propor que os alunos vivenciem as várias formas com que gostam de realizar leitura?
Para isso, vocês poderão organizar um cronograma com as formas de ler e também os tipos de leitura que gostariam de realizar.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fonte: Sítio: “Literatura UOL.” Disponível em: <http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/37/a-importancia-da-literatura-na-sala-de-aula-o-225090-1.asp>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Vivenciando modos diferentes de ler!
Professor, providencie uma cópia para cada aluno, do texto a seguir e proponha que inicialmente realizem a leitura em voz alta. Para isso, cada aluno poderá ler um verso ou mesmo uma estrofe da poesia.
Ser criança é dureza- Todo mundo manda e...
Tatiana Belinky
Ser criança é dureza-
Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o motivo,
Me respondem "porque sim".
Isso é falta de respeito,
"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!
Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Pra aceitar sem se ofender!
Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!
Fonte: Sítio: “Pensador UOL.” Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NjM2Mzcz/>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Agora, solicite que cada aluno leia o mesmo poema silenciosamente, para isso, você pode auxiliá-los na leitura, de forma dialogada, sempre possibilitando que os alunos reflitam sobre o sistema alfabético de escrita. Em seguida, pergunte-lhes quais foram as diferenças e qual a forma que mais gostaram.
Professor, explore o poema com a turma, mostrando o quanto a leitura nos permite conhecer e descobrir coisas. Converse com os alunos sobre:
Este momento de reflexão é fundamental para observar a compreensão dos alunos mediante a leitura.
Fonte: Sítio: “Tudo por nada.” Disponível em: <http://tudopornada.wordpress.com/2008/10/16/cultura-popular-e-literatura-infantil/>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Leitura de imagem
Professor, providencie o livro “A flor do lado de lá” de Roger Mello e organize um espaço para fazer a leitura do livro com a turma. Lembre-se que o ambiente da atividade deverá possibilitar conforto para os alunos, podendo ser um local em que possam sentar-se e ouvir a história.
A FLOR DO LADO DE LÁ
Fonte: Sítio: “Livraria Saraiva.” Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/432493/a-flor-do-lado-de-la>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Professor, o livro é composto apenas por imagens, por isso, apresente a capa para os alunos, explore os seus elementos: autor, ilustração, título, editora e outros detalhes importantes. Em seguida, mostre página por página e favoreça a observação dos alunos.
Depois que o livro for apresentado, converse com eles sobre a seguinte questão:
Faça um momento de reflexão com a turma sobre o que compreenderam da história e se acham que para este livro a imagem conseguiu revelar o que era essencial. Aproveite para explorar alguns elementos, tais como:
Após todos participarem, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que cada grupo crie uma forma de ajudar a anta a chegar até a flor. Professor, se achar relevante, faça uma pesquisa na internet sobre a anta, tendo em vista suas características como: alimentação, habitat e outras informações, assim, estará dialogando com outra área de conhecimento, Ciências, possibilitando um trabalho interdisciplinar.
Agora, que tal explorar o que cada aluno gostaria de conseguir? Entregue uma folha de papel em branco para cada um e peça para que desenhem algo que gostariam muito de conseguir. Em seguida, peça para que pensem sobre como podem conseguir o que desejam. Ao final, faça um momento de troca de ideias em que todos possam contar para a turma o que gostaria de ter e como fará para conseguir.
Você sabia? A reflexão sobre o processo de leitura pode favorecer a utilização consciente de estratégias fundamentais para a aprendizagem da leitura.
Investigando os elementos da leitura
Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e peça para que explorem a página e descubram sobre o que o "Menino Maluquinho" está falando. Você poderá também, utilizar o Laboratório de Informática.
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06 de setembro Dia do Hino Nacional Essa para mim é nova! Você sabia que o Hino Nacional Brasileiro foi executado por quase cem anos sem ter uma letra? Deveria ser muito estranho não ter uma letra para cantar. A melodia do nosso Hino foi composta em 1831, por Francisco Manoel da Silva, para comemorar a abdicação (a desistência do poder) de D. Pedro I em favor de seu filho D. Pedro II. Só mais tarde, em 1922, o poema de Osório Duque Estrada foi oficializado como a letra do Hino Nacional Brasileiro. Ainda bem que colocaram uma letra, porque o Hino é muito importante, simboliza o nosso país e eu adoro cantá-lo bem alto! |
Fonte: Sítio: “Menino Maluquinho.” Disponível em: <http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaHistoria/PaginaAnterior.asp?da=06092013>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Depois de explorarem a página e fazerem as descobertas, instigue-os a refletirem sobre o que os ajudou na compreensão do conteúdo do sítio. Os alunos poderão levantar os seguintes elementos:
Após o diálogo, solicite que cada dupla escreva uma frase sobre o tema tratado no sítio. Em seguida, a dupla apresentará a frase para o grupo. Neste momento, observe as dúvidas e também as facilidades dos alunos.
Professor, o importante é que os alunos compreendam a importância que a leitura tem para nos informar sobre alguma coisa e o como podemos utilizar diferentes elementos em uma mesma leitura para compreendê-la.
Leitura de anúncios!
Professor, explore com a turma os modos como cada um lê um anúncio de propaganda. Para isso, leve para a sala de aula o anúncio abaixo e descubra o modo como cada aluno fará para compreendê-lo.
Fonte: Sítio: “Portal Saúde.” Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/anuncio2fase20,2x26,6_150813.jpg>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Pergunte aos alunos o que cada um compreendeu do anúncio. Em seguida, faça a seguinte pergunta:
Mediante as respostas da turma, instigue-os a pensarem sobre a importância de cada informação do anúncio, a partir das seguintes questões:
Os elementos acima têm como objetivo favorecer o olhar crítico do aluno sobre os anúncios, favorecendo que eles estejam atentos às informações e façam uma leitura atenta e crítica.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Pesquisa: os modos de ler na escola
Professor, faça uma pesquisa na escola com a turma, na qual os alunos deverão entrevistar alunos de outras turmas, buscando resposta para a seguinte questão:
Os alunos poderão levar pranchetas e anotar o número da sala de aula ou nome da turma, o nome do entrevistado e a resposta do mesmo.
Em sala de aula, organize as informações dos alunos em um gráfico ou tabela, de forma que seja construído um painel para ser exposto no mural da escola, para que todos da escola possam conferir o resultado da pesquisa sobre os modos de ler na escola.
Entrevista com os familiares
Professor, proponha como “Atividade de Casa” uma entrevista com dois ou três familiares, com o intuito de que descubram, qual a forma que os mesmos gostam de realizar alguma leitura, ou mesmo que admiram ver a forma como alguém lê.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, retome com a turma a “Atividade de Casa” e dialoguem sobre as diferentes possibilidades de realizar uma leitura que os familiares relataram.
Socializando
Professor, diante das informações coletadas com as outras turmas, que tal propor um momento em que sua turma convide os colegas das outras turmas para um momento de leitura? Para isso, proponha cantinhos na sala de aula em que cada um contará com materiais diversos para leitura, de forma que os alunos possam fazer leituras de forma diversificada (oralmente, silenciosa, deitado, sentado, ler para alguém, ler silenciosamente, dentre outras). O legal é fazer com que todos os alunos passem pelos diversos cantinhos e vivenciem situações de leitura diferenciada.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Kid Leitura”. Disponível em: <http://www.kidleitura.com/>. Acesso em: 04 de set. 2013.
Sugestões de links para professores:
ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm>. Acesso em: 04 de set. 2013.
Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. Verifique se os alunos descobriram as diferentes formas de ler e se ampliaram o vocabulário; bem como utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
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