Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modos de ler: quantas oportunidades!

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir a importância da leitura no dia a dia;
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Descobrir as várias maneiras de ler;
  • Conhecer as oportunidades que a leitura oferece;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 

Modos de ler!

 

Professor, a leitura é algo presente na vida cotidiana das pessoas, uma vez que vivemos em um contexto letrado, permeado pela escrita, sejam nos supermercados, nas lojas, parques e outros. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os modos de ler que abarcam o mundo, mais condições e recursos ele terá para avançar no seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada. Recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de ago. 2013.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve alguns livros de Literatura Infantil para a roda e entregue um para cada aluno. Observe a forma como eles manuseiam e também como gostam de ler. Após alguns minutos de exploração dos livros pelos alunos, pergunte quais são as formas de ler um livro. Utilize uma cartolina para registrar as respostas dos alunos e depois a afixe no mural da sala de aula. Os alunos poderão dizer:

  • Gosto de ler em voz alta;
  • Gosto de ler silenciosamente;
  • Gosto de ler deitado;
  • Gosto de ler sentado;
  • Gosto de ler para alguém;
  • Gosto de ler sozinho.

Professor, explore com a turma o ambiente no qual gostam de ler:

  • Gosto de ler em um lugar com muita iluminação;
  • Gosto de ler na biblioteca;
  • Gosto de ler quando está tudo em silêncio;
  • Gosto de ler na minha cama.

Agora, descubra com os alunos os tipos de leitura que eles costumam fazer:

  • Livros;
  • Revistas;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Panfletos;
  • E outros.

Depois da sondagem, que tal propor que os alunos vivenciem as várias formas com que gostam de realizar leitura?

Para isso, vocês poderão organizar um cronograma com as formas de ler e também os tipos de leitura que gostariam de realizar.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Aula 41_Set_2013

Fonte: Sítio: “Literatura UOL.” Disponível em: <http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/37/a-importancia-da-literatura-na-sala-de-aula-o-225090-1.asp>. Acesso em: 01 de set. 2013.

 

Vivenciando modos diferentes de ler!

Professor, providencie uma cópia para cada aluno, do texto a seguir e proponha que inicialmente realizem a leitura em voz alta. Para isso, cada aluno poderá ler um verso ou mesmo uma estrofe da poesia.

 

Ser criança é dureza- Todo mundo manda e...

Tatiana Belinky

 

Ser criança é dureza-
Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o motivo,
Me respondem "porque sim".

Isso é falta de respeito,
"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!

 

Fonte: Sítio: “Pensador UOL.” Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NjM2Mzcz/>. Acesso em: 01 de set. 2013.

Agora, solicite que cada aluno leia o mesmo poema silenciosamente, para isso, você pode auxiliá-los na leitura, de forma dialogada, sempre possibilitando que os alunos reflitam sobre o sistema alfabético de escrita. Em seguida, pergunte-lhes quais foram as diferenças e qual a forma que mais gostaram.

Professor, explore o poema com a turma, mostrando o quanto a leitura nos permite conhecer e descobrir coisas. Converse com os alunos sobre:

  • Sobre o que o poema fala?
  • O que é ser criança?
  • Como devemos tratar uma criança?
  • Mudariam algo no poema?

Este momento de reflexão é fundamental para observar a compreensão dos alunos mediante a leitura.

Aula4.2_set_2013

Fonte: Sítio: “Tudo por nada.” Disponível em: <http://tudopornada.wordpress.com/2008/10/16/cultura-popular-e-literatura-infantil/>. Acesso em: 01 de set. 2013.

Leitura de imagem

Professor, providencie o livro “A flor do lado de lá” de Roger Mello e organize um espaço para fazer a leitura do livro com a turma. Lembre-se que o ambiente da atividade deverá possibilitar conforto para os alunos, podendo ser um local em que possam sentar-se e ouvir a história.

A FLOR DO LADO DE LÁ

Aula4.3_set_2013

 

Fonte: Sítio: “Livraria Saraiva.” Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/432493/a-flor-do-lado-de-la>. Acesso em: 01 de set. 2013.

 

Professor, o livro é composto apenas por imagens, por isso, apresente a capa para os alunos, explore os seus elementos: autor, ilustração, título, editora e outros detalhes importantes. Em seguida, mostre página por página e favoreça a observação dos alunos.

Depois que o livro for apresentado, converse com eles sobre a seguinte questão:

  • Nós também lemos as imagens?

Faça um momento de reflexão com a turma sobre o que compreenderam da história e se acham que para este livro a imagem conseguiu revelar o que era essencial. Aproveite para explorar alguns elementos, tais como:

  • Qual era o animal da história?
  • O que ele queria?
  • Por que o animal não conseguia encontrar o que queria?

Após todos participarem, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que cada grupo crie uma forma de ajudar a anta a chegar até a flor. Professor, se achar relevante, faça uma pesquisa na internet sobre a anta, tendo em vista suas características como: alimentação, habitat e outras informações, assim, estará dialogando com outra área de conhecimento, Ciências, possibilitando um trabalho interdisciplinar.

Agora, que tal explorar o que cada aluno gostaria de conseguir? Entregue uma folha de papel em branco para cada um e peça para que desenhem algo que gostariam muito de conseguir. Em seguida, peça para que pensem sobre como podem conseguir o que desejam. Ao final, faça um momento de troca de ideias em que todos possam contar para a turma o que gostaria de ter e como fará para conseguir.

Você sabia? A reflexão sobre o processo de leitura pode favorecer a utilização consciente de estratégias fundamentais para a aprendizagem da leitura.

 

Investigando os elementos da leitura

Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e peça para que explorem a página e descubram sobre o que o "Menino Maluquinho" está falando. Você poderá também, utilizar o Laboratório de Informática.

 

Aula44_Set_2013

06 de setembro

Dia do Hino Nacional

Essa para mim é nova! Você sabia que o Hino Nacional Brasileiro foi executado por quase cem anos sem ter uma letra? Deveria ser muito estranho não ter uma letra para cantar. A melodia do nosso Hino foi composta em 1831, por Francisco Manoel da Silva, para comemorar a abdicação (a desistência do poder) de D. Pedro I em favor de seu filho D. Pedro II. Só mais tarde, em 1922, o poema de Osório Duque Estrada foi oficializado como a letra do Hino Nacional Brasileiro. Ainda bem que colocaram uma letra, porque o Hino é muito importante, simboliza o nosso país e eu adoro cantá-lo bem alto!

Fonte: Sítio: “Menino Maluquinho.” Disponível em: <http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaHistoria/PaginaAnterior.asp?da=06092013>. Acesso em: 01 de set. 2013.

Depois de explorarem a página e fazerem as descobertas, instigue-os a refletirem sobre o que os ajudou na compreensão do conteúdo do sítio. Os alunos poderão levantar os seguintes elementos:

  • A imagem;
  • O título;
  • O texto todo;
  • Algumas palavras já conhecidas;
  • Dentre outras possibilidades.

Após o diálogo, solicite que cada dupla escreva uma frase sobre o tema tratado no sítio. Em seguida, a dupla apresentará a frase para o grupo. Neste momento, observe as dúvidas e também as facilidades dos alunos.

Professor, o importante é que os alunos compreendam a importância que a leitura tem para nos informar sobre alguma coisa e o como podemos utilizar diferentes elementos em uma mesma leitura para compreendê-la.

Leitura de anúncios!

Professor, explore com a turma os modos como cada um lê um anúncio de propaganda. Para isso, leve para a sala de aula o anúncio abaixo e descubra o modo como cada aluno fará para compreendê-lo.

Aula4.5_set_2013

Fonte: Sítio: “Portal Saúde.” Disponível em:  <http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/anuncio2fase20,2x26,6_150813.jpg>. Acesso em: 01 de set. 2013.

Pergunte aos alunos o que cada um compreendeu do anúncio. Em seguida, faça a seguinte pergunta:

  • Como você leu?

 

Mediante as respostas da turma, instigue-os a pensarem sobre a importância de cada informação do anúncio, a partir das seguintes questões:

 

  • Qual o objetivo do anúncio?
  • Para quem o anúncio é importante?
  • O que o anúncio está informando?
  • Você conhece alguém que precisa saber deste anúncio? Quem?
  • Quem organizou o anúncio?
  • O que você achou do anúncio?

 

Os elementos acima têm como objetivo favorecer o olhar crítico do aluno sobre os anúncios, favorecendo que eles estejam atentos às informações e façam uma leitura atenta e crítica.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Pesquisa: os modos de ler na escola

Professor, faça uma pesquisa na escola com a turma, na qual os alunos deverão entrevistar alunos de outras turmas, buscando resposta para a seguinte questão:

  • De que forma você gosta de realizar uma leitura?

Os alunos poderão levar pranchetas e anotar o número da sala de aula ou nome da turma, o nome do entrevistado e a resposta do mesmo.

Em sala de aula, organize as informações dos alunos em um gráfico ou tabela, de forma que seja construído um painel para ser exposto no mural da escola, para que todos da escola possam conferir o resultado da pesquisa sobre os modos de ler na escola.

Entrevista com os familiares

Professor, proponha como “Atividade de Casa” uma entrevista com dois ou três familiares, com o intuito de que descubram, qual a forma que os mesmos gostam de realizar alguma leitura, ou mesmo que admiram ver a forma como alguém lê.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome com a turma a “Atividade de Casa” e dialoguem sobre as diferentes possibilidades de realizar uma leitura que os familiares relataram.

Socializando

Professor, diante das informações coletadas com as outras turmas, que tal propor um momento em que sua turma convide os colegas das outras turmas para um momento de leitura? Para isso, proponha cantinhos na sala de aula em que cada um contará com materiais diversos para leitura, de forma que os alunos possam fazer leituras de forma diversificada (oralmente, silenciosa, deitado, sentado, ler para alguém, ler silenciosamente, dentre outras). O legal é fazer com que todos os alunos passem pelos diversos cantinhos e vivenciem situações de leitura diferenciada.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Kid Leitura”. Disponível em: <http://www.kidleitura.com/>. Acesso em: 04 de set. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm>. Acesso em: 04 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. Verifique se os alunos descobriram as diferentes formas de ler e se ampliaram o vocabulário; bem como utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.