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Organismos geneticamente modificados

 

17/09/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de organismos geneticamente modificados;
  • Refletir sobre as vantagens, desvantagens e aplicações dos organismos geneticamente modificados.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos de célula: estrutura e organização.
  • Conceitos de gene e genoma.
  • Noções de DNA e RNA.
  • Noções gerais dos processos de duplicação, tradução e transcrição do DNA.
Estratégias e recursos da aula
  •  Atividades em grupo.
  • Vídeo.
  • Áudio.
  • Leitura de textos.
  • Questionamentos e discussões.
  • Produção de textos.

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Reproduzir em sala de aula, utilizando equipamento de áudio (caixas de som e computador ou som com entrada para pen-drive) o seguinte material:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=60647. Acesso em: 10 setembro 2013.

2) Apresentar, no quadro, as seguintes questões:

- Qual o assunto principal abordado no áudio?

- Você já ouviu falar dos produtos mencionados no áudio?

- Você já consumiu algum produto mencionado no áudio?

 

3) A partir dessas questões, converse com os alunos sobre a presença dos organismos geneticamente modificados no dia-a-dia.

Organismos geneticamente modificados

Disponível em: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2012/06/18/a-disponibilizacao-de-cultivares-transgenicas-no-mercado-de-sementes-do-brasil-na-safra-201112/sementes-transgenicas/. Acesso em: 15 setembro 2013.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema - O que são organismos geneticamente modificados?

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.

2) Distribua para cada aluno cópias dos seguintes textos:

- Organismos geneticamente modificados. Disponível em: http://www.uco.es/organiza/servicios/publica/az/php/img/web/19_18_56_1215REVISIONOrganismosXavier.pdf. Acesso em: 10 agosto 2013.

- Impactos ambientais das plantas transgênicas: as evidências e as incertezas. Disponível em: http://www.agrolink.com.br/downloads/87936.pdf. Acesso em: 10 agosto 2013.

3) Oriente os alunos que foquem nas técnicas de produção dos organismos geneticamente modificados e nos impactos positivos e negativos dessas técnicas.

4) Peça aos alunos que façam anotações.

 

Atividade 3: Produção de textos

Para o professor:

1) Peça que cada grupo elabore textos sobre organismos geneticamente modificados.

2) Organizar um círculo em  sala de aula para a socialização dos textos produzidos por cada grupo.

3) Recolher os textos para avaliação.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Leitura e preparação de material

Para o professor:

1) Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens dos organismos geneticamente modificados.

2) Sugira alguns materiais para a pesquisa.

- Se na escola houver laboratório de informática, leve os alunos para o local a fim de fazerem as pesquisas.

3) Oriente os alunos a registrarem no caderno argumentos sobre a utilização dos organismos geneticamente modificados.

 

- Sugestão de material para pesquisa:

Transgênicos e evolução dirigida. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702000000300014&script=sci_arttext. Acesso em: 10 agosto 2013.

Transgênicos e biossegurança. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/transgenicos-e-biosseguranca-transgenicos-trazem-riscos-e-esperancas.htm. Acesso em: 10 agosto 2013.

Alimentos transgênicos - sim ou não? Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct18art11.pdf. Acesso em: 10 agosto 2013.

Feijão transgênico é aprovado pela EMBRAPA. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI265345-18078,00-FEIJAO+TRANSGENICO+DESENVOLVIDO+PELA+EMBRAPA+E+APROVADO+NO+BRASIL.html. Acesso em: 10 agosto 2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/alimentos-transgenicos.htm. Acesso em: 10 agosto 2013.

 

Atividade 2: Debate

Transgênicos

Disponível em: http://alimentostransgenicos.pbworks.com/w/page/12097775/Vantagens%20ou%20desvantagens. Acesso em: 14 setembro 2013.

 

Para o professor:

1) Dividir a sala em dois grupos e determinar que um grupo apresente as vantagens do uso de transgênicos e o outro as desvantagens.

2) Organizar a sala, colocando um grupo de frente para o outro.

3) Solicitar que cada grupo escolha 3 alunos para apresentarem os argumentos.

4) Iniciar o debate com a apresentação das vantagens do uso de transgênicos.

5) No final, organizar uma discussão coletiva.

6) Socializar os resultados em forma de cartazes ou no Blog da turma ou da escola.

Recursos Complementares

Sugestão de material de pesquisa para os alunos.

- O que são transgênicos? Disponível em: http://www.esplar.org.br/publicacoes/trasngenicos.htm. Acesso em: 10 agosto 2013.

- Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/. Acesso em: 10 agosto 2013.

- Transgênicos. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em: 10 agosto 2013.

- Argumentos favoráveis. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/argumentos-favoraveis-aos-transgenicos.htm. Acesso em: 10 agosto 2013.

Avaliação

O aluno poderá ser avaliado qualitativamente por meio do interesse e da participação durante as atividades propostas. Poderão ser avaliados quantitativamente por meio da produção de texto e durante o debate. No debate poderão ser avaliados os seguintes critérios:

1. capacidade de argumentação;

2. articulação e exposição de ideias;

3. comportamento disciplinar.

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