21/09/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Professor, tais como as cartas e bilhetes, as mensagens trocadas via internet precisam ser exploradas em sala de aula. Além de analisar as características delas, é importante estimular os alunos a escrevê-las. Você sabia que há algumas regras básicas para a escrita de e-mails?
O e-mail pode ser usado para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.
Os alunos precisam aprender a fazer bom uso da comunicação virtual e, para isso, professor, você deve ensinar a escrita do e-mail da mesma forma que a carta e o bilhete, por exemplo. Vivemos num mundo que muda cada vez mais rápido, e a língua não pode deixar de acompanhar esse ritmo.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/05/27/assinatura
-outlook-saiba-como-fazer.html&h=611&w=600&sz=130&tbnid=uvpDvxyfknd2rM:&tbnh=89&tbnw=87&zoom=1&usg=
__mPs46Te3WXHLmYLKWpCMduia7bU=&docid=aGIvYxHx2yaM1M&sa=X&ei=qdE5Uv3SNo7i9gSM3ICQDA&ved=0CE4Q9QEwCg
Acesso em: 18 set. 2013.
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1
SENSIBILIZANDO OS ALUNOS PARA ESTUDAREM O TEMA
Sobre o VÍDEO:
Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada.
SLIDE 5
Obviamente que, ao se tratar de assuntos profissionais, o vocabulário tende a apresentar um certo formalismo.
SLIDE 6
A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br
SLIDE 7
O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.
Texto dos slides disponível em: http://www.mundoeducacao.com/redacao/o-emailum-genero-textual-dinamico.htm Acesso em: 12 set. 2013.
ATIVIDADE 3
CONHECENDO AS NORMAS DE ETIQUETA DA ESCRITA DE E-MAILS
PROFESSOR, reproduza cópias do texto abaixo para os alunos ou leve-os ao laboratório de Informática para que acessem o site
http://expressoemprego.pt/carreiras/gestao/etiquetas-e-boas-maneiras-no-uso-do-e-mail/4420 para que os estudantes tenham
conhecimento das normas de etiqueta ao escreverem um e-mail.
Etiquetas e noas maneiras no uso do e-mail
Nos dias de hoje o correio eletrônico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia a dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação. Acima de tudo, há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que for melhor; pode mandar "e-mails" picantes, contar anedotas ou encher a "caixa" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade. Não se esqueça nunca de que: E vai ficar seriamente afetada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio eletrônico. Por exemplo: Letras maiúsculas - nunca se deve escrever com letras maiúsculas, exceto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal de quem GRITA com a pessoa para quem envia o e-mail. Se cumprir estas pequenas regras, vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças. |
Vocês conheciam essas informações?
Acham válidas?
ATIVIDADE 4
PRODUZINDO UM E-MAIL - atividade de escrita de e-mail com propósito real
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-1J7rCtoI
Rq0/T15H1YCMCSI/AAAAAAAAAGk/ZxsOmL-F9xg/s400/email.png&imgrefurl=http://cursodebiologia
ufpa.blogspot.com/2012/03/usando-conta-de-email-da-ufpa.html&h=430&w=600&sz=58&tbnid=YR_n
4TdeDwG_oM:&tbnh=81&tbnw=113&zoom=1&usg=__VSHxSL6rHGlfw-DBZiszloa7Y8s=&docid=nokl
11fh_F0R4M&sa=X&ei=qdE5Uv3SNo7i9gSM3ICQDA&ved=0CGQQ9QEwEQ&dur=228
Acesso em: 18 set. 2013.
Você pode até pensar que os alunos conhecem o mundo tecnológico mais que você e que, ao solicitar que escrevam um e-mail "vai chover no molhado". Considere, porém, que nem sempre eles usam essa ferramenta da maneira mais adequada.
Antes de eles escreverem, reproduza cópia do exemplo de e-mail abaixo e de outros que considerar mais de acordo com o ano de estudo dos alunos:
Exemplo de um e-mail de um menino a outra contando como foram suas férias.
Em 30 de julho de 2012 15:56, joão pedro zocatele escreveu*:
"Camila,
Minhas férias foram muito boas, eu fui para o parque nacional da serra dos órgãos em Teresópolis. Eu conheci várias cachoeiras e riachos, foi uma caminhada muito grande mais valeu a pena!!!
Na primeira semana, meus primos foram lá em casa, mas como estava chovendo, nós não pudemos sair para brincar! Mas, na segunda semana de férias minha prima dos Estados Unidos veio para cá e nós fomos no Cremerie para andar de pedalinho!!
Abraços,
Pepeu
Texto disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=2 Acesso em: 18 set. 2013.
Professor, nos links abaixo você encontrará informações importantes e interessantes para enriquecer sua aula.
Aulas Portal do Professor:
Para leitura do professor:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!