Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a escrever e-mails

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as funções do Gênero e-mail.
  • Conhecer as características do Gênero e-mail.
  • Conhecer regras para escrita de e-mail.
  • Escrever e-mails para a diretora da escola e para a professora.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de digitação e uso da internet.
  • Habilidade de leitura e escrita. 
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet
  • Vídeo
  • Leitura de textos na internet.
  • Produção de um e-mail (na internet)

 

  • Professor, tais como as cartas e bilhetes, as mensagens trocadas via internet precisam ser exploradas em sala de aula. Além de analisar as características delas, é importante estimular os alunos a escrevê-las. Você sabia que há algumas regras básicas para a escrita de e-mails

  • O e-mail pode ser usado para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.

  • Os alunos precisam aprender a fazer bom uso da comunicação virtual e, para isso, professor, você deve ensinar a escrita do e-mail da mesma forma que a carta e o bilhete, por exemplo. Vivemos num mundo que muda cada vez mais rápido, e a língua não pode deixar de acompanhar esse ritmo. 

 assinatura de e-mail

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/05/27/assinatura

_de_e-mail.jpg&imgrefurl=http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/05/assinatura-com-imagem-no

-outlook-saiba-como-fazer.html&h=611&w=600&sz=130&tbnid=uvpDvxyfknd2rM:&tbnh=89&tbnw=87&zoom=1&usg=

__mPs46Te3WXHLmYLKWpCMduia7bU=&docid=aGIvYxHx2yaM1M&sa=X&ei=qdE5Uv3SNo7i9gSM3ICQDA&ved=0CE4Q9QEwCg

Acesso em: 18 set. 2013.

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1

SENSIBILIZANDO OS ALUNOS PARA ESTUDAREM O TEMA

 

 

Sobre o VÍDEO:

 
PROFESSOR, converse com os estudantes sobre o tema abordado no vídeo.
Pergunte:
 
1. Vocês já assistiram ao Filme CENTRAL DO BRASIL?
 
PROFESSOR, se eles não tiverem assistido, apresente um resumo do filme, ou se quiser, passe o filme para os alunos.
 
2. Será que há alguém que ainda escreve cartas como a protagonista do filme?
 
Conversar bastante a respeito das inovações da tecnologia que têm facilitado a vida de todos.
 
 
ATIVIDADE 2
 
TRABALHANDO COM O DATASHOW
 
Professor, apresente os slides abaixo para os estudantes. Utilize um datashow para mostrar as informações abaixo sobre o e-mail.
 
O GÊNERO E-MAIL
 
SLIDE 1
 
Encontramo-nos hoje, inseridos em uma sociedade extremamente dinâmica, na qual o fator “tempo” desempenha sua palavra de ordem. Para que possamos acompanhar esta evolução, precisamos nos adequar constantemente, principalmente com o manuseio referente aos recursos tecnológicos.
 
SLIDE 2
 
Sua finalidade restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais.
 
SLIDE 3
 
E ssa comunicação, que antes só era possível por meio de cartas e telegramas, atualmente possibilita a troca de informações a qualquer instante, independente da distância a que se inserem os interlocutores envolvidos.
 
SLIDE 4

Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada.

SLIDE 5

Obviamente que, ao se tratar de assuntos profissionais, o vocabulário tende a apresentar um certo formalismo.

SLIDE 6

A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br 

SLIDE 7

O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.

Texto dos slides disponível em: http://www.mundoeducacao.com/redacao/o-emailum-genero-textual-dinamico.htm  Acesso em: 12 set. 2013.

 

ATIVIDADE 3

CONHECENDO AS NORMAS DE ETIQUETA DA ESCRITA DE E-MAILS

PROFESSOR, reproduza cópias do texto abaixo para os alunos ou leve-os ao laboratório de Informática para que acessem o site 

http://expressoemprego.pt/carreiras/gestao/etiquetas-e-boas-maneiras-no-uso-do-e-mail/4420 para que os estudantes tenham

conhecimento das normas de etiqueta ao escreverem um e-mail.

Etiquetas e noas maneiras no uso do e-mail

 

Nos dias de hoje o correio eletrônico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia a dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação.
 

Saber trabalhar com o e-mail é essencial. Faz parte do nosso cotidiano e é rara a pessoa que não manda todos os dias os seus "mails", quer sejam de caráter pessoal ou profissional. No entanto, esta ferramenta tem as suas "regras" próprias e exige alguns cuidados de modo a não ser apanhado desprevenido e acabar por cometer erros crassos.

Acima de tudo, há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que for melhor; pode mandar "e-mails" picantes, contar anedotas ou encher a "caixa" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade.

Não se esqueça nunca de que:

É a sua imagem que está em jogo!

E vai ficar seriamente afetada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio eletrônico.

Por exemplo:

Letras maiúsculas - nunca se deve escrever com letras maiúsculas, exceto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal de quem GRITA  com a pessoa para quem envia o e-mail.

Profissionalismo - quando escrever um e-mail faça-o de uma forma tão profissional quanto uma carta normal

Erros ortográficos - antes de enviar o e-mail, certifique-se de que está escrito da forma correta, sem qualquer tipo de erros e bastante legível e compreensível.

Conteúdo - cuidado com o que escreve num e-mail. Não escreva o que não gostaria de ler em voz alta numa reunião. Os e-mails são muitas vezes reenviados para outros e, por isso, fique atento ao que escreve.

Anexos - antes de enviar qualquer tipo de anexos verifique se ele tem algum tipo de vírus.

Tamanho - tome cuidado com o tamanho dos anexos que envia. Anexos muito grandes, como arquivos com áudio ou vídeo podem entupir o sistema do receptor do e-mail.

Assunto - não se esqueça sempre de escrever qual é o assunto do seu e-mail.

Acentos - Os e-mail não têm acentos, til, cedilhas. Em vez de ser, por exemplo, 
conceição.gonçalves@empresa.net, seria conceicao.goncalves@empresa.net.

Se cumprir estas pequenas regras, vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças.

  • Comentar com os alunos:

 

Vocês conheciam essas informações?

Acham válidas?

 

ATIVIDADE 4

PRODUZINDO UM E-MAIL - atividade de escrita de e-mail com propósito real 

e-mail 2

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-1J7rCtoI

Rq0/T15H1YCMCSI/AAAAAAAAAGk/ZxsOmL-F9xg/s400/email.png&imgrefurl=http://cursodebiologia

ufpa.blogspot.com/2012/03/usando-conta-de-email-da-ufpa.html&h=430&w=600&sz=58&tbnid=YR_n

4TdeDwG_oM:&tbnh=81&tbnw=113&zoom=1&usg=__VSHxSL6rHGlfw-DBZiszloa7Y8s=&docid=nokl

11fh_F0R4M&sa=X&ei=qdE5Uv3SNo7i9gSM3ICQDA&ved=0CGQQ9QEwEQ&dur=228

Acesso em: 18 set. 2013.

 

  • PROFESSOR, chegou a hora de solicitar aos alunos que produzam e-mails tendo como base tudo o que estudaram. Leve-os ao laboratório de Informática para que acessem o seus provedores e sites de e-mail

Você pode até pensar que os alunos conhecem o mundo tecnológico mais que você e que, ao solicitar que escrevam um e-mail "vai chover no molhado". Considere, porém, que nem sempre eles usam essa ferramenta da maneira mais adequada. 

Antes de eles escreverem, reproduza cópia do exemplo de e-mail abaixo e de outros que considerar mais de acordo com o ano de estudo dos alunos:

Exemplo de um e-mail de um menino a outra contando como foram suas férias.

  1. Em 30 de julho de 2012 15:56, joão pedro zocatele escreveu*: 

    "Camila, 
    Minhas férias foram muito boas, eu fui para o parque nacional da serra dos órgãos em Teresópolis. Eu conheci várias cachoeiras e riachos, foi uma caminhada muito grande mais valeu a pena!!! 
    Na primeira semana, meus primos foram lá em casa, mas como estava chovendo, nós não pudemos sair para brincar! Mas, na segunda semana de férias minha prima dos Estados Unidos veio para cá e nós fomos no Cremerie para andar de pedalinho!!
    Abraços, 
    Pepeu

    Texto disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=2 Acesso em: 18 set. 2013.

    • PROFESSOR, peça a seus alunos que escrevam um e-mail à diretora da escola, solicitando que ela libere a quadra para um campeonato esportivo de sua sala. Você pode sugerir outros assuntos.  Os alunos vão direcionar os e-mails primeiramente a você que vai corrigi-los. Logo após será escolhido o melhor e-mail para ser enviado à diretora.
Recursos Complementares

Professor, nos links abaixo você encontrará informações importantes e interessantes para enriquecer sua aula.

 

Aulas Portal do Professor:

 

Para leitura do professor:

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual, ou seja, durante todas as etapas do processo. O professor deverá fazer uma avaliação qualitativa e considerar, além da participação e do interesse nas atividades por parte dos estudantes, suas produções escritas. Deverá responder os e-mails dos estudantes, mostrando os pontos positivos e negativos da escrita do aluno.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.