22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Acesso em: 06 de set. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Esta aula tem como parâmetro a dinâmica dos números e sua utilização de fundamental importância em nossa vida.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Números por toda a parte
Fonte da imagem disponível em: <http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=223>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Professor, inicie a aula com uma roda de conversa e estimule seus alunos a falarem sobre os números: sua presença e importância em nosso dia a dia. Lance os seguintes questionamentos:
a) Vocês sabem quantos números existem?
b) Eles foram criados ou sempre existiram?
c) Se eles foram criados, quem os criou?
d) Para que inventaram os números?
e) Atualmente, poderíamos viver sem os números?
Professor, anote todas as hipóteses, pois, os alunos poderão responder a essas perguntas com mais facilidade ao término da aula, ou seja, ao final da aula eles comprovarão ou não suas hipóteses. Você poderá utilizar a seguinte introdução:
Todos os dias, desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, os números têm forte influência na vida do ser humano. Atualmente, é praticamente impossível viver sem eles. Estamos permanentemente sob seu domínio. Para todo lado que se olha os números estão a nos guiar, a nos cobrar, a nos orientar. São códigos, referências, indicativos, símbolos, que fazem parte de nossas vidas, muitos imperceptíveis às nossas atividades diárias, mas sempre presentes. Acordamos numa determinada hora, tomamos uma determinada quantidade de café ou suco, comemos outra quantidade de pão, torrada ou frutas; tomamos determinado ônibus, metrô, táxi ou dirigimos nosso próprio carro; utilizamos dinheiro, talão de cheques, pagamos contas, telefonamos, enfim, realizamos uma série de atividades nas quais os números estão presentes.
Acredita-se que as primeiras contagens tenham surgido a partir da criação das tribos ou clãs, quando surgiu o sentimento de posse ou propriedade, com a necessidade do homem enumerar seus bens.
Acredita-se que as primeiras contagens, surgiram através dos dedos das mãos e dos pés, para futura utilização de pedrinhas, riscos, até a utilização dos alfabetos já criados, atribuindo a cada letra um valor numérico.
Sítio: “Vida Leve”. Disponível em: <http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=223>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Professor, para comprovar que é muito difícil viver sem os números, desafie seus alunos com a seguinte atividade.
1) Construa um parágrafo narrando o seu dia, contudo, não utilize nenhuma indicação numérica.
2) Você sentiu dificuldades em construir um texto sem utilizar números? Justifique.
3) Socialize as respostas das questões acima de forma oral.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A origem dos números
Professor, na roda de conversa inicial, você indagou seus alunos sobre o surgimento dos números. Dê elementos a eles para que possam pensar por meio dos seguintes vídeos que tratam sobre o tema que intitula esse momento. O vídeo 2 é interativo, oriente seus alunos a seguirem as orientações do narrador. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia os vídeos a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição do vídeo, permita que eles interajam com o vídeo.
Sítio: “Youtube. Vídeo 1 completo”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=56icPEw9eQA>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: “Youtube. Vídeo 2 completo”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Professor, após a exibição dos vídeos que tratam da história dos números, permita que eles se divirtam um pouco com uma música que tem como tema os números.
Sítio: “Youtube. Vídeo 3 completo”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE>. Acesso em: 01 de set. 2013.
1) Realize todas as atividades propostas pelo vídeo 2.
2) Marque com um (X), qual é o grande responsável pelo sucesso de nosso sistema numérico atual?
a) ( ) 1
b) ( ) 4
c) ( ) 7
d) ( ) 0
3) Responda:
a) Qual o povo que inseriu esse número que revolucionou o sistema numérico? (Dica: este povo tem o mesmo nome de um salgado feito de carne moída e inicia com a letra M e termina com a letra A.). M __ __ A.
b) Qual o 1º povo que utilizou letras para representar números? (Dica: é o país onde nasceu a Filosofia.).
Foi o povo __ __ __ __ __. O nome do país é __ __ __ __ __ __.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Os números presentes nos brinquedos
Professor, brincar é uma atividade natural na infância. Podemos dizer que brincar é o “trabalho” das crianças e os brinquedos são suas ferramentas. A orientação quanto à escolha apropriada dos brinquedos e brincadeiras certamente traz benefícios para as crianças, sendo esta orientação um compromisso dos vários profissionais da saúde e educação. Você já sabe da intensa utilização dos números nos brinquedos e jogos educativos e provavelmente seus alunos também sabem, pois, certamente já fizeram uso deles. Vejamos alguns exemplos.
Antes professor, lembre seus alunos do ditado popular que diz que “tem hora para tudo”. Assim, para começar este momento, construa com eles um relógio para que todos saibam a hora de estudar e a hora de brincar. Nessa atividade, além de trabalhar os números, trabalhe os intervalos de tempo: hora, minutos e segundos. Providencie anteriormente cartolinas, cola de papel, tesoura sem ponta, EVA, preguinhos para segurar os ponteiros (muito cuidado com eles), lápis de cor, canetas coloridas e demais acessórios que julgar necessário. Lembre-se de inserir o relógio no cotidiano e nos brinquedos das crianças. Após a construção do relógio, faça alguns exercícios orais para verificar se os alunos compreenderam como verificar as horas. Maiores detalhes para a construção do relógio podem ser encontrados no item Recursos Complementares.
Professor, se conveniente, exiba o vídeo abaixo que ensina o passo a passo para construir um relógio.
Sítio: “Hellokids.com. Como fazer um relógio para aprender a ler as horas”. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Agora sim, vejamos alguns exemplos.
Fonte: Arquivo do próprio autor.
Fonte: “Blog do Alemp”. Disponível em: <http://www.alemp.com.br/provendo-dados-iniciais-para-seu-projeto/>. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: “Pimpão”. Disponível em: <http://www.pimpao.com.br/prod/numerais-e-quantidades-na-base-mdf-10-pcs-18392/>. Acesso em: 03 de set. 2013.
Professor, demonstre a seus alunos que no dia a dia, mesmo sem perceber as crianças brincam de aprender com os números. É o caso da brincadeira do par ou ímpar que também utiliza os números. Veja a situação abaixo e a forma de sua utilização. Aproveite a oportunidade para trabalhar os números ímpares e pares.
Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/par-ou-impar.htm>. Acesso em: 03 de set. 2013.
Carlos e João resolveram jogar videogame, mas deveriam decidir quem começaria. João falou para decidirem na disputa do par ou ímpar e Carlos aceitou. João indicou, com a mão, 2 dedos e Carlos, 3 dedos. Como Carlos pediu ímpar, ele ganhou a brincadeira e começou o jogo no videogame.
A brincadeira do par ou ímpar é muito utilizada para decidir o primeiro a iniciar uma brincadeira ou no caso de desempates.
Os números terminados em 1, 3, 5, 7, 9 são chamados de ímpares. Todo número ímpar, quando dividido por 2, deixa resto igual a 1.
Os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são chamados de pares. Os números pares, quando divididos por 2, deixam resto 0.
Organize os alunos em duplas e solicite que façam a brincadeira. Supervisione para verificar se entenderam.
Professor, escreva uma sequência de números na lousa, mesclando números pares e ímpares, conforme o exemplo abaixo. Solicite que os alunos copiem a atividade em seus cadernos e depois resolvam as questões na própria lousa em forma de desafio: meninos x meninas. Para saber quem inicia a atividade, realize o jogo do par ou ímpar.
1) Diga se os números abaixo são pares ou ímpares, seguindo o exemplo.
8 - par
3 - ímpar
32 - par
63 - ímpar
15 - ______________
17 - ______________
26 - ______________
81 - ______________
102 - _____________
105 - _____________
55 - ______________
33 - ______________
38 - ______________
99 - ______________
78 - ______________
87 - ______________
56 - ______________
45 - ______________
2) Professor, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Siga as instruções do sítio.
Sítio: “Jogos da Barbie”. Disponível em: <http://jogarjogosdabarbie.uol.com.br/jogo-de-numeros.html>. Acesso em: 03 de set. 2013.
Professor, essas são apenas algumas das inúmeras sugestões de brincadeiras com números. Escolha mais algumas e trabalhe com seus alunos: 2 ou 1, grande parte dos jogos de tabuleiros, amarelinha, bingo, cartas, quebra-cabeça, jogo da memória, dentre outros. Mais opções de jogos com números, disponíveis no item Recursos Complementares.
4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Números: mais próximos do que imaginamos
Professor, inicie este momento exibindo as seguintes imagens projetadas em um projetor multimídia. O objetivo deste momento é demonstrar aos alunos que os números estão mais próximos de nós do que imaginamos.
Fonte: Imagens do acervo do autor.
Sítio: "Blog do Carsughi". Disponível em: <http://blogs.jovempan.uol.com.br/carsughi/brasil-sim-italia-nao/neymar-mexico/>. Acesso em: 03 de set. 2013.
Professor, após a exibição das imagens, incentive seus alunos a criarem um texto coletivo com todos os elementos exibidos por você. O texto pode ser pautado na narração de um dia escolar, de um trabalho de campo realizado na escola, o relato de um final de semana nas férias ou outra situação escolhida pela classe.
Para auxiliar você poderá aplicar a técnica da tempestade cerebral e listar na lousa as diversas ideias que eles lembram a partir do tema e depois utilizá-las na produção do texto. Veja no sítio disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1782-6.pdf>, acesso em: 03 de set. 2013, a orientação sobre como utilizar esta técnica.
- Sítio: “Matemática Essencial”. Disponível em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm>. Acesso em: 01 de set. 2013.
- Vídeo que ensina a construir um relógio utilizando um prato. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 01 de set. 2013.
- Jogos com números. Sítio: “Discovery Kids Brasil”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/topics/numeros-e-desafios/>. Acesso em: 03 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam que os números estão por todo parte e são fundamentais para nossas vidas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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22/09/2015
Quatro estrelasMuito bom