Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O impacto do racismo na educação

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Investigar a questão do racismo e sua relação com a educação.

- Aprofundar a discussão sobre racismo.

- Investigar a lei do racismo e seus desdobramentos.

- Pesquisar a questão do racismo no ambiente escolar.

Duração das atividades
5 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula justifica-se pela Lei 10.639/03 que apregoa o trabalho com a Educação para as relações étnico-raciais e História Africana e Afro-brasileira. Nesta aula, o conceito de racismo será trabalhado bem como suas consequências no âmbito do ambiente escolar. Para tal, será trabalhada também a Lei do racismo n. 7716/89 que prescreve punições para esta atitude considerada crime em nosso país nos dias atuais. 

Aulas 1 a 4

1. Inicie a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre raça, cor e etnia. Apresente para a turma as seguintes questões (no quadro ou impressas) para que discutam com seus pares. O objetivo deste primeiro momento é despertar-lhes a curiosidade e o interesse no tema:

        a. O que é raça?

        b. O que é etnia?

        c. Raça se define por cor? Por aparência?

        d. O que dizer da raça autodenominada?

        e. Quais as implicações de fenótipos e genótipos nas questões de raça?

        f. De que raça você é?

racismo

Imagem disponível em: http://historica.com.br/wp-content/uploads/2012/12/racismo-602x347.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Permitir aos alunos que manifestem suas opiniões. Finalizar esta breve introdução explicando ao grupo que estes conceitos são polêmicos nas diversas ciências (biologia, sociologia, antropologia) e que esta discussão fecha as possibilidades do entendimento mais amplo sobre os mesmos. No Brasil, a prática comum de autodenominação de raça faz cair por terra a questão do fenótipo, ou seja, das aparências físicas para se julgar quem é preto, pardo ou branco. 

 

2. No Laboratório de Informática ou em sala de aula exiba o vídeo do Programa Salto para o Futuro - Edição Especial: O impacto do racismo na educação. Duração: 50min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7336. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Sinopse

Nesta edição especial, o Salto para o Futuro debate a temática do racismo, considerando ser 2011, segundo declaração da ONU, o Ano Internacional dos Afrodescendentes. O objetivo é promover a discussão sobre o papel da escola na garantia de direitos equânimes para todos.

3- Para sensibilizar os alunos, preparando-os para assistirem ao vídeo, explicar que irão assistir a um filme que trata do racismo com o objetivo de promover a discussão sobre o papel da escola na garantia dos direitos equânimes para todos. Mas antes, solicite que respondam verbalmente, as seguintes questões: 

a. O que pode ser considerado racismo?

b. Como e por que as práticas discriminatórias acontecem nos mais diferentes espaços?

Professor comente as respostas dos alunos dando exemplos do que pode ser considerado racismo: a discriminação contra negros, judeus, ciganos, índios, dentre outros grupos étnicos. 

c. A seguir, peça que se organizem em duplas, pesquisem e registrem em seus cadernos  os seguintes conceitos:

  • Eugenia
  • Interétnico
  • Diversidade cultural
  • Racismo
  • Eurocentrismo

Sites disponíveis para a pesquisa:

4. Exiba o vídeo "O impacto do racismo na educação" e peça que os alunos, em duplas, façam anotações e observações em seus computadores utilizando o programa Word. 

5. Terminada a exibição, peça que socializem com a turma o que observaram, oportunize a discussão sobre estas observações e faça intervenções na medida em que forem apresentando. 

Professor é importante que fique claro para os alunos que o papel da escola na garantia de direitos equânimes para todos é garantir educação de qualidade, garantir que todos tenham acesso a qualquer espaço público da escola, bem como aprender em um ambiente seguro e saudável física e psiquicamente. 

6. Faça o fechamento do vídeo com o desafio que é responder a enquete do programa: 

Como superar as desigualdades étnico-raciais forjadas pelo racismo nas escolas?

7. Cada grupo anotará as suas sugestões que serão apresentadas à turma. 

8. O resultado será apresentado em um mural da escola. 

Aula 5

1. Continue trabalhando com os mesmos grupos no mesmo ambiente. 

2. Solicite que façam uma busca no site sobre a campanha "Infância sem Racismo" mencionada no programa. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19296.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.

3. Solicite que façam uma busca nos seguintes links disponíveis nesta página.

Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19297.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Vídeos sobre as Peças da campanha. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19298.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Mensagem de Lázaro Ramos, ator e embaixador do UNICEF no Brasil. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19429.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Adolescentes contra o racismo - Depoimento de Fernando José de Moura Neto. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19596.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Adolescentes contra o racismo - Depoimento de Gabrielle dos Santos Oliveira. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19597.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

Mensagem dos líderes espirituais. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19306.htm. Acesso em 16 de setembro de 2013.

 

 

4. Retome a enquete, informe o resultado e, a seguir, peça que os grupos organizem a mesma em um blog para que todos da escola possam participar. Alternativamente, pode-se colocar a enquete num mural da escola para que as pessoas possam responder. 

Como superar as desigualdades étnico-raciais forjadas pelo racismo nas escolas?

 

5. Para se organizar o blog, os alunos utilizam o computador do Laboratório de Informática ou seus notebooks. Sugestão de vídeo sobre como organizar um blog. Como criar um blog. Duração: 04min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=h0MtiHzNpzc. Acesso em 16 de setembro de 2013.

6. Criado o blog, a turma fará a divulgação da enquete e do endereço eletrônico do blog em um mural da escola para que os alunos e professores possam participar. 

7. Terminado o prazo da enquete, os alunos irão divulgar os resultados em um fórum ou então pelos murais da escola. 

 

Aula 6 - Trabalhando a Lei Antirracismo

 

1. Professor apresente aos alunos, em Power Point, a Lei nº 7.716 de 05/01/1989, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.

2. Faça leitura coletiva de cada artigo da Lei e solicite que os alunos façam comentários sobre a mesma.

3. Questione se houve avanços desde sua promulgação, se houve avanço nas relações, na visibilidade e acesso dos negros e indígenas na sociedade. 

4. Encerre com os alunos promovendo uma discussão sobre a Lei, seus desdobramentos e solicite que, em duplas, identifiquem ações afirmativas no ambiente escolar que podem contribuir para que ações racistas sejam minimizadas ou banidas do ambiente escolar.

5. Disponibilize uma folha para cada dupla e oriente para que escrevam uma frase a partir da discussão da Lei e de todas as questões abordadas sobre o racismo. Concluída a tarefa, cada dupla lerá a sua frase explicando o motivo pelo qual a escreveram.

6. Cada dupla ficará responsável por socializar a frase no site, nos corredores e murais da escola. 

Recursos Complementares

1. Sugestão do Boletim da Edição Especial com sugestões de textos, estatísticas, dentre outras informações para o professor aprofundar seu estudo. O impacto do racismo na educação. Ano XXI Boletim 05/Edição Especial - Maio 2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/15304705-EERacismoEdu.pdf. Acesso em 15 de setembro de 2013.

 

2. Blog criado pelo psicanalista Jorge Márcio Pereira de Andrade com informações e textos que tratam da temática da discriminação, racismo dentre outros. Disponível em: http://infoativodefnet.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2013.

3. Documentário que trata da temática negra nas telenovelas do Brasil. Sinopse disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Nega%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil. Acesso em 15 de setembro de 2013.

A Negação do Brasil

Imagem disponível em: http://br.web.img1.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/94/50/33/20334367.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Avaliação

Avalie a efetividade dos recursos utilizados e se os conceitos-chave foram internalizados pelos alunos. Avalie também se o aluno ampliou se conhecimento sobre o racismo na escola e se este conhecimento contribuiu para sustentar posturas antirracistas dos alunos na escola. Proponha fóruns de discussão sobre as campanhas, enquetes e pesquisas propostas ao longo das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.