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Por dentro dos jogos de salão

 

22/09/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o conceito de jogo.
  • Diferenciar os tipos de jogos.
  • Pesquisar sobre os jogos de salão.
  • Vivenciar jogos de salão.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Conversando sobre jogos

1. Inicie a aula, com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles entendem de jogo. Professor, explique aos alunos que jogo é uma atividade que proporciona prazer e satisfação, é livre, voluntário e desejado, ajuda a desenvolver as faculdades psíquicas e físicas, serve para conhecer as próprias limitações e é uma atividade gratuita sem esperar resultados.

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Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_LhlzNOYlGVE/S7aj6WdP2_I/AAAAAAAAAQE/l3d1jxkjIEk/s1600/10amarelinha.jpg. Acesso em 08 de agosto de 2013.

2. Professor sabe-se que existem vários tipos de jogos como: tradicionais, jogos de tabuleiro, jogos  com sons, cores, jogos de cartas, jogos corporais, jogos simbólicos, jogos esportivizados, jogos populares, jogos de salão, jogos de computador, jogos apenas com papel e lápis, jogos matemáticos. Nestas aulas trabalharemos primeiramente com os jogos simbólicos, esportivizados e populares, depois dando enfoque nos jogos de salão.

Faça uma ficha escrita os tipos de jogos definidos: simbólicos, esportivizados, populares e de salão e cole no quadro. Explique o conceito e qual é a diferença entre cada tipo de jogo, para isso utilize os artigos: Jogos. Disponível em: http://www.obompastor.com.br/cbp/wp-content/uploads/2010/03/Jogos.pdf. Acesso 07 de agosto de 2013. Jogos educativos. Disponível em: http://jogos-educativos.info/mos/view/Tipos_de_Jogos/. Acesso em 14 de setembro de 2013.  

Entregue para cada aluno uma ficha com a escrita do nome de um jogo, peça para que um aluno de cada vez leia o nome do jogo, explique como se joga (se souber jogar) e cole no quadro, abaixo do nome do tipo de jogo que ele se relaciona. Caso os alunos não conheçam os jogos, o professor deve explicar como ele acontece.

Modelo de fichas e disposição no quadro:

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Fonte: Imagem da própria autora. 

Obs.: Fichas brancas serão coladas pelo professor e as fichas amarelas serão coladas pelos alunos.

3. Proponha aos alunos escolham quatro jogos, um de cada classificação, para serem realizados. 

Sugestões de jogos.

Jogos Simbólicos: Professor e aluno: Proponha que os alunos façam de conta que são professores e alunos. Convide alguns alunos para assumirem os papeis de professores de diferentes áreas de conhecimento e informe ao restante dos alunos que eles assumirão os papeis de alunos com diferentes tipos de personalidades (calmos, agitados, questionadores, brincalhões, dentre outros).

Jogos de salão: Mímica: Divida o grupo de alunos em duas equipes. Recorte uma folha de papel A4 em pedaços menores de papel e escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, de personagens ou desenhos animados e de provérbios. Sorteie esses papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito. Por meio de gestos do representante, o resto do seu grupo deve tentar adivinhar qual é a frase ou nome que está escrito no papel.  Determine um limite de tempo (quarenta segundos, por exemplo) para cada equipe desvendar a mímica que seu representante está realizando. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes. 

Jogos esportivizados: Futebol de duplas: Divida o grupo de alunos em duplas mistas (um menino e uma menina) e peça que fiquem de mãos dadas. As regras do jogo são semelhante a do futsal acrescentando as seguintes adaptações: se a dupla soltar as mãos é falta; o gol só é válido quando for marcado pelas meninas; se encostar a mão na bola em qualquer lugar da quadra é pênalti; a dupla de goleiros podem defender com a mão, mas não pode soltar suas mãos.

Jogos populares: Mãe da rua: Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de seis metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas. O objetivo é atravessar de uma calçada para outra sem ser apanhado pela mãe da rua. Quem for apanhado sai do jogo. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como, por exemplo, atravessar pulando em um pé só.

4. Informe aos alunos que as aulas subsequentes terão o foco em jogos de salão.

Aula 3: Pesquisa sobre os jogos de salão

1. Retome com os alunos o conceito de jogo de salão, explicando que se trata de um jogo no qual o jogador depreende menos energia e movimentação corporal, sendo realizado em ambientes fechados. Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa para conhecer os tipos de jogos de salão. Para isto, divida a turma em grupos de cinco alunos e leve-os para o Laboratório de Informática ou solicite que eles utilizem seu Netbook do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

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Fonte: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/07/30/estudantes.jpg. Acesso em 08 de agosto de 2013.

2. Apresente para os alunos o seguinte link: “Mapa do brincar – Folha Online”. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/. Acesso em 08 de agosto de 2013.

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Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/. Acesso em 08 de agosto de 2013.

Professor, explique para os alunos que o Mapa do Brincar faz parte do Jornal Folha de São Paulo e se situa na “Folhinha” parte destinada para o público infantil. Esse projeto é realizado desde 2009 e convidou crianças de todo o país para contar quais jogos eles vivenciam em suas cidades. Existem mais de 10.000 brincadeiras.

3. Para dar inicio a pesquisa, solicite os alunos que façam o seguinte procedimento: a) acessem, no lado esquerdo do site, a opção “brincadeiras”; b) clique no ícone “por categoria”; selecione o ícone “jogos de salão”. 

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Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/. Acesso em 08 de agosto de 2013.

4. Explique aos alunos que podemos conhecer jogos de salão do Brasil inteiro, assim solicite aos alunos que clique no ícone “ver todas as brincadeiras”. Clicando nesse ícone aparecem todos os jogos de salão postados no mapa. Comunique aos alunos que não será possível conhecer todos os jogos, mas que realizaremos votação para escolher os que iremos vivenciar nas próximas aulas de educação física.

Professor, como sugestão, outro recurso para a escolha dos jogos para os alunos vivenciarem é através do sorteio.

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Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/. Acesso em 08 de agosto de 2013.

Professor, se ao invés de eleger um jogo para ser vivenciado, você optar pelo sorteio, providencie um envelope com fichinhas com o nome dos jogos. Organize a turma em grupos e peça para cada representante pegar uma fichinha e sortear um jogo (com uma turma de 30 alunos e cinco grupos, provavelmente terá cinco jogos diferentes para pesquisar e vivenciar).

Modelo de fichinha:

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Fonte: Imagem da própria autora.

5. Depois de sorteado os cinco jogos, proponha aos grupos que selecione no mapa, o nome do jogo e preencha o roteiro para a pesquisa. Caso a opção seja a a sua própria escolha, faça a mesma proposição do preenchimento do roteiro.

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Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, depois de finalizado o preenchimento do roteiro, informe aos alunos que nas próximas aulas eles vivenciarão os jogos selecionados.

Aulas 4, 5, 6 e 7: Vivência dos jogos de salão

1. Proponha aos alunos que leiam o roteiro de pesquisa antes da vivência do jogo. Logo após a vivência proponha aos alunos a modificação do jogo no que diz respeito às regras, características etc. Abaixo estão algumas sugestões de jogos com sua descrição original e algumas modificações de regras.

Nome do jogo Mímica de personagens
Origem Santana de Parnaíba SP
Jeito de jogar

Primeiro, os alunos escrevem nomes de artistas, atletas, políticos, personagens de desenhos animados, heróis de quadrinhos e outros em pedaços de papel. O número de papéis com esses nomes é ilimitado.

Depois, os jogadores colocam os papéis em um pote, todos misturados.

O grupo decide quem começa o jogo.

O escolhido, pega um papel no pote e terá que fazer mímica.

Os outros alunos têm que adivinhar quem é o personagem. Quem acerta ganha o papel, que vale um ponto. No final, ganha quem tiver o maior número de papéis.
Modificações Escrever ações: tomar banho; dividir a turma em dois grupos, dois alunos de cada grupo faz a mímica da mesma frase ou palavra e o grupo que adivinhar primeiro, ganha um ponto; o grupo que define qual palavra ou frase que o integrante do outro grupo terá que fazer para seu grupo.

Fonte: Imagem da própria autora.

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Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/fmanager/kylyh/brincadeira_33.png. Acesso em 09 de agosto de 2013.

Nome do jogo Mau mau
Origem Tanabi SP
Jeito de jogar

Cada jogador recebe sete cartas de baralho. As cartas que sobram são colocadas em um bolo, no centro da mesa. A primeira carta é virada e um jogador por vez tem que jogar em cima dela uma carta que seja do mesmo naipe ou tenha o mesmo número.

Se o jogador não tiver, ele compra uma carta do bolo e perde a vez. 

O valete é curinga. Pode ser jogado em cima de qualquer carta e o jogador que o jogou decide que naipe deverá ser jogado por cima.

Se uma pessoa jogar um sete com o mesmo naipe da carta da mesa, a pessoa seguinte deve comprar três cartas do bolo. Mas se ela também tiver um sete, o próximo tem que comprar seis. E assim por diante, até chegar a uma pessoa que não tenha o sete e tem que comprar a quantidade de cartas equivalentes aos “sete” jogados.

A dama muda o sentido do jogo, que permanece invertido até que outra dama seja jogada à mesa.

Quando um “ás” é jogado, o próximo jogador perde a vez.

Quando um jogador tiver apenas uma carta na mão, tem que falar “mau, mau”. Se ele se esquecer de falar e alguém vir, é obrigado a comprar uma carta. Ganha quem ficar primeiro, sem nenhuma carta na mão primeiro.
Modificações Os alunos definirem outras ações com determinadas cartaz; quantidade de carta para cada jogador; propor jogos em duplas.

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Fonte: http://imguol.com/2013/05/16/jogo-com-baralho-mau-mau-para-criancas-a-partir-de-6-anos-1368716946394_80x80.jpg. Acesso em 09 de agosto de 2013.

Aula 8: Registrando os jogos de salão

Solicite aos alunos que desenhe em uma folha de papel o jogo que vivenciaram que mais gostaram e escrevem o motivo que levaram a escolher o jogo.

Recursos Complementares

Tipos de jogos. Disponível em http://jogos-educativos.info/mos/view/Tipos_de_Jogos/. Acesso em 09 de agosto de 2013.

O que é jogo. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-jogo/52346/. Acesso em 09 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar o conceito de jogo, entender e identificar os diferentes tipos de jogos; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas (pesquisa e apresentação); se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita e na vivência dos jogos de salão; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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