Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Making comparisons in English

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • comparar pessoas, objetos, lugares;
  • utilizar os adjetivos na sua forma comparativa;
  • reconhecer os adjetivos na sua forma comparativa. 
Duração das atividades
1 aula/módulo de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de conhecimentos prévios. Os adjetivos a serem usados na forma comparativa poderão ser introduzidos na própria aula.   
Estratégias e recursos da aula
  • laboratório de informática;
  • atividades xerocadas;
  • trabalhos em duplas e individuais;
  • uso de recursos multimídia;
  • uso de imagens e de música.

                                                 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1

Professor, leve os alunos ao laboratório de informática e projete a seguinte explicação no datashow:

                                                                           Comparisons

 

                                              at

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://litemind.com/wp-content/uploads/2010/04/comparison.jpg&imgrefurl=http://litemind.com/relativity/&h=288&w=400&sz=17&tbnid=UMjhnhk2OnGTEM:&tbnh=100&tbnw

=139&prev=/search%3Fq%3Dcomparisons%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=comparisons&usg=__xXvwY1tjJmYVLFYXg22CJ0oJAHo=&doc

id=mjqk4xE6qG2GjM&sa=X&ei=f5Q0UpvaIIrM9QTf_oHQDw&ved=0CEwQ9QEwBQ&dur=2750 (acesso em 14.09.2013)

 

Para fazermos comparações na língua inglesa, temos que observar o número de sílabas dos adjetivos em questão. 
Observe os seguintes quadros:
 

A - Comparison with -er/-est

clean - cleaner - (the) cleanest

We use -er/-est with the following adjectives:

1) Adjectives with one syllable

positive comparative superlative
clean cleaner cleanest
new newer newest
cheap cheaper cheapest

2) Adjectives with two syllables and the following endings:

2 - 1) Adjectives with two syllables, ending in -y

positive comparative superlative
dirty dirtier dirtiest
easy easier easiest
happy happier happiest
pretty prettier prettiest

2 - 2) Adjectives with two syllables, ending in -er

positive comparative superlative
clever cleverer cleverest

2 - 3) Adjectives with two syllables, ending in -le

positive comparative superlative
simple simpler simplest

2 - 4) Adjectives with two syllables, ending in -ow

positive comparative superlative
narrow narrower narrowest

 

3) Spelling of the adjectives using the endings -er/-est

positive comparative superlative comment
large larger largest leave out the silent -e
big bigger biggest Double the consonant after short vowel
sad sadder saddest
dirty dirtier dirtiest Change -y to -i (consonant before -y)
shy shyer shyest Here -y is not changed to -i.
(although consonant before -y)

 

B - Comparison with more - most

positive comparative superlative
difficult more difficult (the) most difficult

all adjectives with more than one syllable (except some adjectives with two syllables - see 
2 - 1 to 2 - 4)

 

 

C - Irregular adjectives

positive comparative superlative comment
good better best  
bad worse worst  
much more most uncountable nouns
many more most countable nouns
little less least  
little smaller smallest  

 

D - Special adjectives

Some adjectives have two possible forms of comparison (-er/est and more/most).

positive comparative superlative
clever cleverer / more clever cleverest / most clever
common commoner / more common commonest / most common
likely likelier / more likely likeliest / most likely
pleasant pleasanter / more pleasant pleasantest / most pleasant
polite politer / more polite politest / most polite
quiet quieter / more quiet quietest / most quiet
simple simpler / more simple simplest / most simple
stupid stupider / more stupid stupidest / most stupid
subtle subtler / more subtle subtlest / most subtle
sure surer / more sure surest / most sure

 

E - Difference in meaning with adjectives:

positive comparative superlative comment
far farther farthest distance
further furthest distance or
time
late later latest  
latter x  
x last  
old older oldest people and things
elder eldest people (family)
near nearer nearest distance
x next order

Fonte: http://www.englisch-hilfen.de/en/grammar/adjektive_steig.htm (acesso em 14.09.2013)

Solicite a leitura dos quadros pelos próprios alunos, proporcionando uma maior participação e interação.  

 

ATIVIDADE 2

Solicite aos alunos que acessem o slide no linkhttp://www.slideshare.net/lenitazen/funny-comparisons (acesso em 14.09.2013) e reparem na semelhança entre as imagens.

Faça a seguinte pergunta aos alunos: How are they different or how are they similar? Os alunos deverão, então, em duplas, apontar semelhanças e diferenças entre os personagens que aparecem no slide, elaborando frases com adjetivos na sua forma comparativa.

Ajude com o vocabulário e a pronúncia, quando necessário. A atividade deve ser escrita e depois compartilhada com todo o grupo.   

                                at

Figura ilustrativa do slide:  http://www.slideshare.net/lenitazen/funny-comparisons (acesso em 14.09.2013). 

 

ATIVIDADE 3

Peça para que os alunos acessem o vídeo contido no site: http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/degrees-of-adjectives-the-comparative/ (acesso em 14.09.2013), ouçam a música. Distribua a letra da música com espaços em branco e peça para que os alunos os completem com os adjetivos da tabela a seguir. Toque o áudio mais de uma vez, facilitando a compreensão da letra da música e informe que cada palavra poderá ser utilizada apenas uma vez. Para a correção, pause o áudio em cada espaço e solicite a cada aluno a resposta correta. Escreva-a no quadro, se achar necessário. Com a letra completa, toque a música pela última vez, solicitando aos alunos que cantem a fim de praticar a pronúncia das palavras, proporcionando um ambiente de descontração.  

at

Imagem ilustrativa do sitehttp://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/degrees-of-adjectives-the-comparative/ (acesso em 14.09.2013)

CRUEL   GOOD    HARDER    BAD    TOUGHER   STRONGER     MAD     RICH     FAIR     CURIOUS     SAD   STRONG

The Power Of Love

The power of love is a _____________thing

Make a one man weep, make another man sing     

Change a hawk to a little white dove

More than a feeling, that's the power of love

 

_____________than diamonds,__________ like cream

_________and _________ than a bad girl's dream

Make a __________one ____________ make a wrong one right

Power of love that keeps you home at night

 

Chorus 1 :

You don't need money, don't take fame

Don't need no credit card to ride this train

It's ____________and it's sudden and it's ___________ sometimes

But it might just save your life

That's the power of love

That's the power of love

 

First time you feel it, it might make you ________

Next time you feel it it might make you __________

But you'll be glad baby when you've found

That's the power makes the world go'round

 

Chorus 2 :

 

You don't need money, don't take fame

Don't need no credit card to ride this train

It's ____________and it's sudden

and it's ___________ sometimes

But it might just save your life

 

They say that all in love is _________

Yeah, but you don't care

But you know what to do

When it gets hold of you

And with a little help from above

You feel the power of love

You feel the power of love

Can you feel it ?

Hmmm

 

ATIVIDADE 4

Professor, distribua o quadro a seguir para cada aluno e peça para que os alunos o preencham com os adjetivos que aparecem na música na sua forma comparativa. Os alunos poderão trabalhar em duplas e deverão realizar a correção oralmente. Professor, observe a participação e o envolvimento de todos com a atividade sugerida.  

 

                                                                                                                    COMPARATIVE OF ADJECTIVES

Adjectives

Positive form

Long adjectives

Short adjectives

Other adjectives

Adj. ending in consonant + Y

Adj. ending in “E”

Adj. ending in cons.+vowel+cons.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:  http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/index.php/degrees-of-adjectives-the-comparative/ (acesso em 14.09.2013)

 

ATIVIDADE 5

Professor, entregue o seguinte exercício xerocopiado e peça para que os alunos, em duplas, o resolvam. Para a correção, cada aluno será responsável pela leitura de uma sentença.   

 

Choose the correct form of the comparative in the blank spaces. 

1. I am much __________ ____________ you are. (old)

2. This gold watch is _______ _______________ __________ the silver one. (expensive)

3. China is __________ __________ Japan. (big)

4. It's _____________ to eat a big breakfast in the morning _________ nothing at all. (good)

5. I felt ___________ today when I woke up _________ I did yesterday. (bad)

6. We have to wake up _____________ tomorrow _________ we ususally do. (early)

7. The air feels _________ ____________ today _______ it did yesterday. (humid)

8. A motorcycle is much ________ _______________ _________ a car. (dangerous)

9. I need a _____________ house because mine is too big. (small)

10. My old shoes are _______ _____________ ________ my new shoes. (comfortable)

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades poderão servir para que o professor avalie:

  • o envolvimento,
  • a participação,
  • a motivação dos alunos.

Para um outro momento de avaliação, os alunos poderão elaborar frases e publicá-las em uma plataforma virtual criada por eles mesmos. O trabalho deverá conter figuras, imagens ou ilustrações que enriqueçam as comparações. Deverão utilizar um mínimo de 10 adjetivos na sua forma comparativa, conforme conteúdo introduzido nesta aula. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.