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Taylorismo, fordismo e a organização do trabalho nas sociedades industrializadas

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as origens e as principais características do taylorismo e do fordismo.
  • Compreender as principais transformações ocorridas na indústria, a partir da adoção do modelo fordista aliado aos princípios do taylorismo.
  • Compreender os impactos do taylorismo e do fordismo nas sociedades capitalistas industrializadas, particularmente para os trabalhadores.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de industrialização ocorrido entre os séculos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas e iconográficas.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  • Produção e apresentação de slides.
  • Organização e apresentação de Júri Simulado.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Programa PowerPoint ou similar.
  • Vídeos.
  • Charges.

 

 

Módulo 1 - Taylorismo e Fordismo: origem, características e transformações na produção capitalista

 

Neste módulo, os alunos devem ser divididos em dois grupos. O grupo 1 desenvolverá atividades relacionadas às origens e princípios fundamentais do Taylorismo. O grupo 2 desenvolverá atividades relacionadas ao Fordismo. Cada um dos grupos deverá selecionar fontes para estudo de seu tema e produzir slides para apresentação das conclusões do estudo aos demais colegas da turma. Com esse objetivo, os dois grupos devem desenvolver as atividades propostas abaixo.

Observação importante: A divisão em dois grandes grupos é necessária para que os dois temas centrais (taylorismo e fordismo) sejam trabalhados. Entretanto, no interior de cada grupo, os alunos podem ser divididos em grupos menores, para que as tarefas sejam divididas e cada subgrupo tenha uma responsabilidade específica na apresentação para os demais colegas.

 

Atividade 1

Leitura e discussão da biografia de Frederick Winslow Taylor e de Henry Ford  

Dinâmica: Trabalho em Grupo

 

Grupo 1 - Quem foi Frederick Winslow Taylor Grupo 2 - Quem foi Henry Ford

 Taylor

(1856/1915)

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.

Confira o texto completo:

Frederick Winslow Taylor. InfoEscola. Biografias. http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/

Acesso em: 15/09/2013

Ford

(1863/1947)

Industrial norte-americano (...), conhecido pelo pioneirismo da produção em série na indústria automobilística, a grande alavanca da produção industrial moderna. 

 

O texto completo está disponível em:

Henry Ford. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/biografia/henry-ford.htm

Acesso em: 15/09/2013

Os links acima são sugestões. Incentive os alunos a buscarem novas informações sobre os autores em outras fontes impressas ou digitais.

Orientações para a atividade:

a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos devem selecionar, ler e discutir dados biográficos relacionadas à Frederick Winslow Taylor e Henry Ford.

b. Após a leitura atenta da biografia, os alunos do grupo 1 devem organizar, no editor de texto do computador, uma síntese com as principais informações sobre Taylor e sobre as origens do que ficou conhecido como “Administração Científica do Trabalho”. Os alunos do grupo 2 devem organizar uma síntese com as principais ideias relacionadas à história de Henry Ford e às origens do que ficou conhecido como "fordismo".

c. Os alunos dos grupos 1 e 2 devem se reunir para discutir, respectivamente, as ideias centrais das biografias de Taylor e Ford e para definir qual subgrupo ficará responsável pela produção de slides sobre o tema.

 

Atividade 2

Princípios e características do Taylorismo e do Fordismo

Dinâmica: Trabalho em Grupo

Nesta atividade, os alunos devem apontar, a partir de diferentes fontes, os princípios fundamentais do taylorismo e do fordismo, suas principais características e as transformações que trouxeram para a organização do trabalho e da produção industrial capitalista, a partir da primeira metade do século XX.

 

Orientações para a atividade

1. O grupo 1 deverá  selecionar, ler e discutir fontes relacionadas à "Administração Científica do Trabalho" proposta por F W. Taylor. O grupo 2 fará o mesmo em relação a  Henry Ford e sua proposta de criação da "linha de montagem", com vistas à produção em massa.

 

2. Sugestão de textos para o desenvolvimento da atividade, disponíveis na internet:

 

Taylorismo. Por Thais Pacievitch. http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/

Fordismo. Por Paula Perin dos Santos. http://www.infoescola.com/economia/fordismo/

Taylorismo e Fordismo. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm

Fordismo e Taylorismo. Por Gustavo Couceiro. Rachacuca. http://rachacuca.com.br/educacao/geografia/fordismo-e-taylorismo/

Taylorismo e Fordismo. Por Eduardo de Freitas. Mundo Educação. http://www.mundoeducacao.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm

Todos os textos foram acessados em: 15/09/2013.

 

Atenção! Textos de livros e revistas especializadas também podem e devem ser selecionados pelos grupos, sob a orientação do professor.

 

3. Para trabalhar os textos:

 

a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar textos relativos ao tema do seu grupo. 

 

b. Inicialmente, cada aluno, individualmente, deve fazer uma leitura atenta e silenciosa dos textos selecionados pelo seu grupo. 

 

c. Após uma segunda leitura individual, cada aluno deve anotar no caderno as ideias centrais dos textos, sob o seu ponto de vista.

 

d. Organizados nos grupos, é o momento dos alunos discutirem as ideias destacadas, observando aquelas que serão apresentadas posteriormente aos colegas da turma por meio dos slides. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor.

 

Confira, abaixo, algumas ideias fundamentais acerca do tema, as quais devem ser discutidas pelos alunos em seus respectivos grupos:

 

Características

Confira em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf

Acesso em: 15/09/2013

 

5. Proponha aos alunos o trabalho com vídeos que tratam do assunto, para o aprofundamento das discussões:

Vídeo 1

Video 1

Fordismo e Taylorismo. Por UNITINS. http://www.youtube.com/watch?v=3H-f9brwABQ

Acesso em: 15/09/2013

Vídeo 2

Video 2

Revolução Industrial. Resumo: Fordismo, Taylorismo e Just in Time. Por HistoriAção. http://www.youtube.com/watch?v=mmw21m6kPts

Acesso em: 15/09/2013

 Os dois vídeos abordam os princípios fundamentais e as características centrais do taylorismo e do fordismo. O grupo 1 ficará responsável por assistir, discutir e sintetizar as ideias centrais do vídeo 1. O grupo 2 ficará responsável pelo vídeo 2.  

 

Atividade 3

Produção e apresentação de slides sobre os resultados dos estudos realizados nas atividades 1 e 2

Dinâmica: Trabalho em grupo

 

Orientações para a atividade

Preparação

a. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar melhor as explicações de cada grupo.

b. Todos os(as) alunos(as) do grupo devem ter o domínio de todo o conteúdo do tema e não apenas de parte dele. Apenas para a apresentação é que cada subgrupo ficará responsável por um tema específico.

c. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas.

d. Na produção dos slides, os grupos devem utilizar também imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.

e. Os grupos poderão utilizar também pequenos vídeos para que as ideias apresentadas fiquem mais claras. Outros recursos como músicas e animações (entre outros) também podem ser utilizados.

f.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”.

g. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo.

Apresentação

Em data previamente marcada pelo professor, os grupos fazem as suas apresentações aos colegas.

Debate

Após a apresentação de cada grupo, é fundamental reservar um tempo para o debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (público ouvinte) possam interagir e esclarecer dúvidas com o grupo e com o professor e também para que possam expor as suas conclusões, a partir do que foi apresentado.

 

  

Módulo 2 - Os impactos do taylorismo e do fordismo na perspectiva dos trabalhadores

  

 Atividade 1 - Trabalhando com charges

Dinâmica: Trabalho em dupla

 

Critica 1 Critica 3

A charge possibilita uma reflexão sobre o controle de tempos e movimentos na organização do trabalho proposta por F. W. Taylor, assimilada também por Henry Ford. O operário morto pode ser interpretado como uma representação da disputa entre os trabalhadores em função da premiação por produtividade, como proposto por Taylor. 

A charge faz uma crítica à perda do controle sobre o processo de trabalho pelos operários. Em destaque a esteira na chamada "linha de montagem" criada por Ford. O autor satiriza o fato de que, em função da divisão do trabalho, o trabalhador fica restrito a uma única e repetitiva tarefa, sem a visão completa da mercadoria produzida.

Orientações para a atividade:

a. Em dupla, peça aos alunos que observem atentamente cada uma das charges.

b. A dupla deve fazer, inicialmente, por escrito, a descrição de todos os elementos observados nas charges: pessoas, objetos, vestimentas, cenário, fisionomias, metáforas etc.

c. Em seguida, as duplas devem proceder ao trabalho de interpretação das charges. Para situá-las em seu contexto social e político, os alunos podem utilizar informações obtidas em fontes anteriormente trabalhadas, as quais possibilitam aprofundar a ideia central das mesmas.

d. Oriente os alunos a organizarem os dados da análise em um editor de texto, para que possam ser socializados posteriormente com os colegas.

e. As duplas devem apresentar, oralmente, as suas conclusões para os demais colegas da turma. Possíveis dúvidas e equívocos devem ser debatidos e esclarecidos com a ajuda do professor. Posteriormente, a análise da dupla pode ser encaminhada aos colegas e ao professor, por e-mail ou por pendrive.

 

 Atividade 2

Trabalhando com imagens extraídas do filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.

Dinâmica: trabalho em trio

 

Charles Chaplin - Tempos Modernos

A cena da "máquina alimentadora" e a redução de "tempos mortos" contribui para a crítica aos princípios tayloristas aplicados à organização do trabalho no capitalismo.

A cena acima possibilita uma reflexão sobre a criação da  linha de montagem e a divisão do trabalho na fábrica, contribuindo para a crítica aos princípios fordistas adotados no sistema de produção industrial.

Título original: Modern Times (1936)

O vídeo completo do filme está disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=IsV9s-8oV7M Acesso em: 15/09/2013

Orientações para a atividade:

a. Após assistirem ao filme, os alunos, em trios, devem selecionar, capturar, descrever e analisar pelo menos três cenas que possam ser relacionadas aos impactos do taylorismo e do fordismo na sociedade industrial, na perspectiva dos trabalhadores, conforme os dois exemplos colocados acima.

b. Oriente os trios a organizarem as cenas e as conclusões para que possam ser apresentadas aos colegas da turma, em data previamente marcada pelo professor.   

c. Para auxiliar no debate sobre as possíveis ligações entre o filme "Tempos Modernos" e o taylorismo/fordismo, confira o texto assinado por Giovanni Alves:

Tempos Modernos

Disponível em: http://www.telacritica.org/temposmodernos_trabalho.htm

Acesso em: 15/09/2013 

  

Módulo 3 - Os princípios tayloristas e fordistas "no banco dos réus"

 

O objetivo, neste módulo, é que os alunos retomem todas as leituras e discussões realizadas, aprofundem as suas reflexões com novas leituras e exponham as suas conclusões sobre os impactos da aplicação dos princípios tayloristas e fordistas nas sociedades industrializadas, a partir da primeira metade do século XX, não apenas no interior da fábrica como também fora dela. Para tanto, a proposta é que a turma seja preparada para a realização de um JÚRI SIMULADO. Confira abaixo as orientações para a atividade.

 

 Atividade 1

Impactos da aplicação dos princípios tayloristas e fordistas nas sociedades capitalistas industrializadas

Dinâmica: Júri Simulado

 

JÚRI SIMULADO

a. Formam-se dois grupos de debatedores com o mesmo número de alunos.

 Um grupo deverá argumentar em defesa da consolidação dos princípios tayloristas e fordistas nas sociedades capitalistas industrializadas, apresentando fontes e produzindo uma argumentação consistente acerca de seus possíveis avanços e aspectos positivos. O grupo também deverá ampliar a discussão, trazendo a reflexão para os dias atuais, mostrando como os princípios fundamentais do taylorismo/fordismo ainda estão presentes em muitas atividades cotidianas vivenciadas nas sociedades atuais, as quais extrapolam o âmbito da produção.

  Outro grupo deverá produzir uma argumentação consistente, a qual traga a perspectiva dos trabalhadores sobre o tema, baseada nas leituras já realizadas e em outras especificamente selecionadas para esta atividade. O objetivo é que o grupo aprofunde a discussão acerca dos aspectos negativos do método de organização do trabalho proposto por Taylor e da “produção em massa para consumo em massa”, proposta por Ford, a partir do que representaram em relação à alienação e à perda do controle do processo de trabalho pelos trabalhadores. Este será o grupo de acusação.

 

b. Forma-se um terceiro grupo, o Júri Popular, o qual será responsável por dar o veredicto final a favor de um dos grupos, observando a consistência na argumentação e a clareza das ideias dos componentes de cada grupo.

Importante:o que estará em análise, pelo júri, é a capacidade de argumentação de cada grupo em defesa do seu tema e não a opinião que cada membro já tenha formado, a partir das discussões ocorridas em aulas anteriores.

c. O professor será o juiz e coordenará a atividade, delimitando o tempo para cada grupo defender suas ideias e atacar os argumentos colocados pelo grupo oponente. Como coordenador da atividade, o professor também poderá lançar perguntas que motivem o debate entre os dois grupos opositores, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das duas posições.

d. Ao final, o júri popular se reunirá para socializar os apontamentos feitos ao longo da atividade por cada membro e para decretar o veredicto. É importante que o júri aponte os critérios que levaram ao veredicto favorável a um dos grupos. Esse momento deve ser valorizado pelo professor no sentido de retomar questões que ainda exijam esclarecimentos e aprofundamento.

 

Para mais subsídios, confira uma proposta de Júri Simulado formulada por Giélia Silva Macedo, Site Mundo Jovem, artigo publicado na edição 339, agosto de 2003, p. 20. Link para acesso: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/politica/juri-simulado-neoliberalismo

Acesso em: 15/09/2013

Sugestão de novas leituras que poderão ser realizadas pelos alunos para o desenvolvimento da atividade:

Frederick Winslow Taylor: O senhor do tempo

"Pioneiro da consultoria empresarial, ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos operários. Depois de Frederick Taylor e seu implacável cronômetro, o mundo nunca mais trabalhou do mesmo jeito".

Por Cássio Starling Carlos. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml

Acesso em: 15/09/2013

Tempos Modernos, mas nem tanto

 "Hoje, "racionalização do trabalho" é assunto maldito. Mas submeto aos leitores a tese de que ninguém fez tanto pela produtividade da indústria. E, sem organizar o trabalho, não há produtividade. E, sem isso, não há qualidade de vida para os mais pobres. Essa foi a revolução que Taylor iniciou e obstinadamente defendeu durante toda a sua vida".

Por Cláudio de Moura Castro. http://veja.abril.com.br/270612/tempos-modernos-nem-tanto-690346.shtml

Acesso em: 15/09/2013

 

 
Recursos Complementares

Para os alunos:

Fordismo e Taylorismo. Por Rainer Sousa. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/historiag/fordismo-taylorismo.htm.

Reflexões sobre o taylorismo. Por Maria de Fátima Ferreira de Oliveira. http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo

Charles Chaplin no tempo do taylorismo-fordismo. Por Renato Ladeia. http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/charles-chaplin-no-tempo-do-taylorismo-fordismo/66462/

 

Para os professores:

Alguns elementos sobre a racionalidade dos modelos taylorista, fordista e toyotista. Por Karla von Döllinger Régnier. http://www.senac.br/BTS/232/boltec232d.htm

RAGO, Luzia M. e MOREIRA, Eduardo F. P. O que é taylorismo. São Paulo: Brasiliense, 1984, 110 p.

Todos os links foram acessados em: 15/09/2013

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de fontes escritas e iconográficas; produção e apresentação de slides, organização e apresentação de júri simulado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Elaine Campos de Abreu, colégio estadual benedicto joão cordeiro , Paraná - disse:
    elaineca2@yahoo.com.br

    12/05/2014

    Quatro estrelas

    muito bem elaborado o roteiro para sequência das aulas e quando utilizamos diversos recursos e formas diferenciadas de avalição há uma participação maior e com isso temos um rendimentoo melhor.


  • CIDA VIEIRA, colégio Giordano Bruno , São Paulo - disse:
    profcidavieira@gmail.com

    17/02/2014

    Cinco estrelas

    Excelente a proposta de trabalho! Etapas bem planejadas e com uma finalização primorosa. Parabéns!


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