20/09/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
O processo de industrialização ocorrido entre os séculos XVIII e XX.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Taylorismo e Fordismo: origem, características e transformações na produção capitalista |
Neste módulo, os alunos devem ser divididos em dois grupos. O grupo 1 desenvolverá atividades relacionadas às origens e princípios fundamentais do Taylorismo. O grupo 2 desenvolverá atividades relacionadas ao Fordismo. Cada um dos grupos deverá selecionar fontes para estudo de seu tema e produzir slides para apresentação das conclusões do estudo aos demais colegas da turma. Com esse objetivo, os dois grupos devem desenvolver as atividades propostas abaixo.
Observação importante: A divisão em dois grandes grupos é necessária para que os dois temas centrais (taylorismo e fordismo) sejam trabalhados. Entretanto, no interior de cada grupo, os alunos podem ser divididos em grupos menores, para que as tarefas sejam divididas e cada subgrupo tenha uma responsabilidade específica na apresentação para os demais colegas.
Atividade 1 Leitura e discussão da biografia de Frederick Winslow Taylor e de Henry Ford Dinâmica: Trabalho em Grupo |
Grupo 1 - Quem foi Frederick Winslow Taylor | Grupo 2 - Quem foi Henry Ford |
(1856/1915) Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração. Confira o texto completo: Frederick Winslow Taylor. InfoEscola. Biografias. http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/ Acesso em: 15/09/2013 |
(1863/1947) Industrial norte-americano (...), conhecido pelo pioneirismo da produção em série na indústria automobilística, a grande alavanca da produção industrial moderna.
O texto completo está disponível em: Henry Ford. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/biografia/henry-ford.htm Acesso em: 15/09/2013 |
Os links acima são sugestões. Incentive os alunos a buscarem novas informações sobre os autores em outras fontes impressas ou digitais. |
|
Orientações para a atividade: a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos devem selecionar, ler e discutir dados biográficos relacionadas à Frederick Winslow Taylor e Henry Ford. b. Após a leitura atenta da biografia, os alunos do grupo 1 devem organizar, no editor de texto do computador, uma síntese com as principais informações sobre Taylor e sobre as origens do que ficou conhecido como “Administração Científica do Trabalho”. Os alunos do grupo 2 devem organizar uma síntese com as principais ideias relacionadas à história de Henry Ford e às origens do que ficou conhecido como "fordismo". c. Os alunos dos grupos 1 e 2 devem se reunir para discutir, respectivamente, as ideias centrais das biografias de Taylor e Ford e para definir qual subgrupo ficará responsável pela produção de slides sobre o tema. |
Atividade 2 Princípios e características do Taylorismo e do Fordismo Dinâmica: Trabalho em Grupo |
Nesta atividade, os alunos devem apontar, a partir de diferentes fontes, os princípios fundamentais do taylorismo e do fordismo, suas principais características e as transformações que trouxeram para a organização do trabalho e da produção industrial capitalista, a partir da primeira metade do século XX.
Orientações para a atividade 1. O grupo 1 deverá selecionar, ler e discutir fontes relacionadas à "Administração Científica do Trabalho" proposta por F W. Taylor. O grupo 2 fará o mesmo em relação a Henry Ford e sua proposta de criação da "linha de montagem", com vistas à produção em massa.
2. Sugestão de textos para o desenvolvimento da atividade, disponíveis na internet:
Taylorismo. Por Thais Pacievitch. http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/ Fordismo. Por Paula Perin dos Santos. http://www.infoescola.com/economia/fordismo/ Taylorismo e Fordismo. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm Fordismo e Taylorismo. Por Gustavo Couceiro. Rachacuca. http://rachacuca.com.br/educacao/geografia/fordismo-e-taylorismo/ Taylorismo e Fordismo. Por Eduardo de Freitas. Mundo Educação. http://www.mundoeducacao.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm Todos os textos foram acessados em: 15/09/2013.
Atenção! Textos de livros e revistas especializadas também podem e devem ser selecionados pelos grupos, sob a orientação do professor.
3. Para trabalhar os textos:
a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar textos relativos ao tema do seu grupo.
b. Inicialmente, cada aluno, individualmente, deve fazer uma leitura atenta e silenciosa dos textos selecionados pelo seu grupo.
c. Após uma segunda leitura individual, cada aluno deve anotar no caderno as ideias centrais dos textos, sob o seu ponto de vista.
d. Organizados nos grupos, é o momento dos alunos discutirem as ideias destacadas, observando aquelas que serão apresentadas posteriormente aos colegas da turma por meio dos slides. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor.
Confira, abaixo, algumas ideias fundamentais acerca do tema, as quais devem ser discutidas pelos alunos em seus respectivos grupos:
Confira em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf Acesso em: 15/09/2013
5. Proponha aos alunos o trabalho com vídeos que tratam do assunto, para o aprofundamento das discussões:
Os dois vídeos abordam os princípios fundamentais e as características centrais do taylorismo e do fordismo. O grupo 1 ficará responsável por assistir, discutir e sintetizar as ideias centrais do vídeo 1. O grupo 2 ficará responsável pelo vídeo 2. |
Atividade 3 Produção e apresentação de slides sobre os resultados dos estudos realizados nas atividades 1 e 2 Dinâmica: Trabalho em grupo |
Orientações para a atividade:
a. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar melhor as explicações de cada grupo. b. Todos os(as) alunos(as) do grupo devem ter o domínio de todo o conteúdo do tema e não apenas de parte dele. Apenas para a apresentação é que cada subgrupo ficará responsável por um tema específico. c. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas. d. Na produção dos slides, os grupos devem utilizar também imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto. e. Os grupos poderão utilizar também pequenos vídeos para que as ideias apresentadas fiquem mais claras. Outros recursos como músicas e animações (entre outros) também podem ser utilizados. f.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”. g. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo.
Em data previamente marcada pelo professor, os grupos fazem as suas apresentações aos colegas.
Após a apresentação de cada grupo, é fundamental reservar um tempo para o debate das ideias centrais do tema, para que os colegas (público ouvinte) possam interagir e esclarecer dúvidas com o grupo e com o professor e também para que possam expor as suas conclusões, a partir do que foi apresentado. |
Módulo 2 - Os impactos do taylorismo e do fordismo na perspectiva dos trabalhadores |
Atividade 1 - Trabalhando com charges Dinâmica: Trabalho em dupla |
![]() |
![]() |
A charge possibilita uma reflexão sobre o controle de tempos e movimentos na organização do trabalho proposta por F. W. Taylor, assimilada também por Henry Ford. O operário morto pode ser interpretado como uma representação da disputa entre os trabalhadores em função da premiação por produtividade, como proposto por Taylor. |
A charge faz uma crítica à perda do controle sobre o processo de trabalho pelos operários. Em destaque a esteira na chamada "linha de montagem" criada por Ford. O autor satiriza o fato de que, em função da divisão do trabalho, o trabalhador fica restrito a uma única e repetitiva tarefa, sem a visão completa da mercadoria produzida. |
Orientações para a atividade: a. Em dupla, peça aos alunos que observem atentamente cada uma das charges. b. A dupla deve fazer, inicialmente, por escrito, a descrição de todos os elementos observados nas charges: pessoas, objetos, vestimentas, cenário, fisionomias, metáforas etc. c. Em seguida, as duplas devem proceder ao trabalho de interpretação das charges. Para situá-las em seu contexto social e político, os alunos podem utilizar informações obtidas em fontes anteriormente trabalhadas, as quais possibilitam aprofundar a ideia central das mesmas. d. Oriente os alunos a organizarem os dados da análise em um editor de texto, para que possam ser socializados posteriormente com os colegas. e. As duplas devem apresentar, oralmente, as suas conclusões para os demais colegas da turma. Possíveis dúvidas e equívocos devem ser debatidos e esclarecidos com a ajuda do professor. Posteriormente, a análise da dupla pode ser encaminhada aos colegas e ao professor, por e-mail ou por pendrive. |
Atividade 2 Trabalhando com imagens extraídas do filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Dinâmica: trabalho em trio |
![]() |
![]() |
A cena da "máquina alimentadora" e a redução de "tempos mortos" contribui para a crítica aos princípios tayloristas aplicados à organização do trabalho no capitalismo. |
A cena acima possibilita uma reflexão sobre a criação da linha de montagem e a divisão do trabalho na fábrica, contribuindo para a crítica aos princípios fordistas adotados no sistema de produção industrial. |
Título original: Modern Times (1936) O vídeo completo do filme está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IsV9s-8oV7M Acesso em: 15/09/2013 |
|
Orientações para a atividade: a. Após assistirem ao filme, os alunos, em trios, devem selecionar, capturar, descrever e analisar pelo menos três cenas que possam ser relacionadas aos impactos do taylorismo e do fordismo na sociedade industrial, na perspectiva dos trabalhadores, conforme os dois exemplos colocados acima. b. Oriente os trios a organizarem as cenas e as conclusões para que possam ser apresentadas aos colegas da turma, em data previamente marcada pelo professor. c. Para auxiliar no debate sobre as possíveis ligações entre o filme "Tempos Modernos" e o taylorismo/fordismo, confira o texto assinado por Giovanni Alves: Disponível em: http://www.telacritica.org/temposmodernos_trabalho.htm Acesso em: 15/09/2013 |
Módulo 3 - Os princípios tayloristas e fordistas "no banco dos réus" |
O objetivo, neste módulo, é que os alunos retomem todas as leituras e discussões realizadas, aprofundem as suas reflexões com novas leituras e exponham as suas conclusões sobre os impactos da aplicação dos princípios tayloristas e fordistas nas sociedades industrializadas, a partir da primeira metade do século XX, não apenas no interior da fábrica como também fora dela. Para tanto, a proposta é que a turma seja preparada para a realização de um JÚRI SIMULADO. Confira abaixo as orientações para a atividade.
Atividade 1 Impactos da aplicação dos princípios tayloristas e fordistas nas sociedades capitalistas industrializadas Dinâmica: Júri Simulado |
a. Formam-se dois grupos de debatedores com o mesmo número de alunos.
b. Forma-se um terceiro grupo, o Júri Popular, o qual será responsável por dar o veredicto final a favor de um dos grupos, observando a consistência na argumentação e a clareza das ideias dos componentes de cada grupo. Importante:o que estará em análise, pelo júri, é a capacidade de argumentação de cada grupo em defesa do seu tema e não a opinião que cada membro já tenha formado, a partir das discussões ocorridas em aulas anteriores. c. O professor será o juiz e coordenará a atividade, delimitando o tempo para cada grupo defender suas ideias e atacar os argumentos colocados pelo grupo oponente. Como coordenador da atividade, o professor também poderá lançar perguntas que motivem o debate entre os dois grupos opositores, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das duas posições. d. Ao final, o júri popular se reunirá para socializar os apontamentos feitos ao longo da atividade por cada membro e para decretar o veredicto. É importante que o júri aponte os critérios que levaram ao veredicto favorável a um dos grupos. Esse momento deve ser valorizado pelo professor no sentido de retomar questões que ainda exijam esclarecimentos e aprofundamento.
Para mais subsídios, confira uma proposta de Júri Simulado formulada por Giélia Silva Macedo, Site Mundo Jovem, artigo publicado na edição 339, agosto de 2003, p. 20. Link para acesso: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/politica/juri-simulado-neoliberalismo Acesso em: 15/09/2013 Sugestão de novas leituras que poderão ser realizadas pelos alunos para o desenvolvimento da atividade:
|
Para os alunos:
Fordismo e Taylorismo. Por Rainer Sousa. Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/historiag/fordismo-taylorismo.htm.
Reflexões sobre o taylorismo. Por Maria de Fátima Ferreira de Oliveira. http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo
Charles Chaplin no tempo do taylorismo-fordismo. Por Renato Ladeia. http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/charles-chaplin-no-tempo-do-taylorismo-fordismo/66462/
Para os professores:
Alguns elementos sobre a racionalidade dos modelos taylorista, fordista e toyotista. Por Karla von Döllinger Régnier. http://www.senac.br/BTS/232/boltec232d.htm
RAGO, Luzia M. e MOREIRA, Eduardo F. P. O que é taylorismo. São Paulo: Brasiliense, 1984, 110 p.
Todos os links foram acessados em: 15/09/2013
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de fontes escritas e iconográficas; produção e apresentação de slides, organização e apresentação de júri simulado.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/05/2014
Quatro estrelasmuito bem elaborado o roteiro para sequência das aulas e quando utilizamos diversos recursos e formas diferenciadas de avalição há uma participação maior e com isso temos um rendimentoo melhor.
17/02/2014
Cinco estrelasExcelente a proposta de trabalho! Etapas bem planejadas e com uma finalização primorosa. Parabéns!