22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Esta aula tem como parâmetro a arte retórica. É necessário que o aluno desde o Ensino Fundamental conheça algumas técnicas para poder melhor se expressar na escola e nos locais onde necessita ser compreendido.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Fazendo oratória sem perceber
Blog da Professora Expedita. Imagens disponíveis em: <http://professoraexpedita.blogspot.com.br/>. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, quando as pessoas são dotadas de determinadas habilidades especiais, estas se manifestam precocemente, geralmente ainda na infância. Muitas destas habilidades são descobertas na idade escolar e muitas vezes pelo professor. Uma grande habilidade que se manifesta em algumas crianças é a arte oratória, ou seja, a arte do bem falar em público. Essa arte é evidenciada em conversas com os pais, na contação de histórias ou piadas entre os coleguinhas.
Professor, para introduzir a aula, solicite que seus alunos se expressem de alguma maneira por meio da oralidade. Para isso, forme grupos de 5 ou 6 alunos. Dê a cada grupo uma atividade.
a) Cada componente do grupo 1 deve contar uma piada.
b) Cada componente do grupo 2 deve contar uma história.
c) Cada componente do grupo 3 deve dar um recado.
d) Cada componente do grupo 4 deve cantar uma música.
e) Cada componente do grupo 5 deve recitar uma poesia.
f) O grupo deve representar a cena de um filme sugerido por você.
Professor, após essa atividade, revele a eles que acabaram de exercitar a arte oratória: a arte de bem falar em público. Explique para eles que falar para um público é muito diferente de uma conversa entre 2 ou 3 pessoas. Falar em público exige uma preparação daquilo que vai transmitir às pessoas, pois, quem ouve, sempre espera algo novo ou interessante daquele que fala.
Para concluir este momento, abra uma roda de conversa e verifique com seus alunos qual a sensação de saber que estão sendo observados enquanto expõem, por meio da oralidade, algo para um grande público. Essa roda de conversa pode ser orientada pela seguinte pergunta: quando você está falando, com qual figura se parece, com A ou com B. Justifique de forma oral. Imprima as imagens ou utilize um projetor multimídia para que os alunos possam visualizar.
a)
Sítio: "Nova Acrópole do Porto". Disponível em: <http://www.novaacropoleporto.pt/Oratoria.html>. Acesso em: 08 de set. 2013.
b)
Blog: "JCI Curitiba". Disponível em: <http://jcicuritiba.blogspot.com.br/p/projetos.html>. Acesso em: 08 de set. 2013.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A arte oratória
Sítio: “Toda oferta”. Disponível em: <http://todaoferta.uol.com.br/comprar/video-aula-curso-de-oratoria-como-falar-em-publico-S2NHWJK0B6#rmcl>. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, introduza este momento conceituando o que é oratória: é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.
Na Grécia Antiga e em Roma a oratória era estudada como componente da retórica, ou seja, a composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Aristóteles e Quintiliano estão entre os mais conhecidos autores clássicos que estudaram o tema. A oratória tem sido essencial no catolicismo, na política.
Na oratória, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar, muitas vezes expressos como "quem diz - o quê - a quem - por que meio - com que efeitos?". O propósito de falar em público pode variar, da simples transmissão de informações, à necessidade de motivar as pessoas a agir ou, simplesmente, contar uma história. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Entre as personalidades que ficaram famosas pelos dotes como grandes oradores estão Demóstenes, Cícero, Padre Antônio Vieira e Winston Churchill.
Conceito extraído do sítio “Wikipédia”, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Orat%C3%B3ria>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, após esta introdução, exiba o vídeo de Mário Persona no qual oferece algumas dicas de como falar em público. Para isso, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Z8cPL0UIpzc>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, abaixo segue algumas dicas oferecidas pelo orador do vídeo acima. Anote-as, pois, você precisará delas para o próximo momento.
1) Professor, esta é uma oportunidade para verificar se as dicas apresentadas acima foram importantes e absorvidas por seus alunos. Exiba alguns vídeos de discursos e solicite que eles os analisem e anotem suas considerações em seus cadernos, destacando o que foi acerto e o que foi falha nas falas dos oradores. Para assistir aos vídeos, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Vídeo 1–Vídeo de uma professora na audiência pública sobre o cenário atual da educação no RN.
Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Vídeo 2 – Vídeo do discurso da deputada Cidinha Campos revoltada com a corrupção política.
Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Sf5OaR25XTQ>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Vídeo 3 – Vídeo do candidato a vereador Zé do Gato.
Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=844SY_iNULw>. Acesso em: 09 de set. 2013.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Professor, até aqui, você forneceu subsídios para seus alunos sobre a arte da oratória com conceitos, análises e exemplos. Agora, é um momento adequado para introduzi-los neste universo, para que compreendam a importância de saber se expressar em público, pois, certamente precisarão desta habilidade em suas profissões ou mesmo no contexto particular como reuniões em família ou roda de amigos. Proponha as seguintes atividades:
1) Com o intermédio de seu professor, construa um júri simulado. Seguindo as orientações do endereço que segue: Sítio: “Portal do Professor MEC”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41275. Acesso em: 09 de set. 2013.
2) Também com o auxílio de seu professor, simule um horário eleitoral gratuito. Esta atividade deverá ser desenvolvida em grupos de 5 ou 6 alunos. Crie um nome de partido, uma sigla, propostas de trabalho e as apresente para a turma.
Professor, o objetivo destas atividades é criar condições para que o aluno aplique os conhecimentos desenvolvidos durante a aula e desenvolva também determinadas habilidades e competências como: senso crítico; capacidade de argumentação, capacidade de: ouvir, falar e debater ideias e pontos de vistas diferentes do seu; exercitar a cidadania a partir da expressão oral; contribuir para a formação política dos jovens brasileiros. Para as atividades, utilize as dicas oferecidas no vídeo sobre oratória no 2º momento desta aula. Se for conveniente, solicite que os alunos gravem as atividades e divulguem para os colegas de outras turmas.
- Sobre oratória: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Orat%C3%B3ria>. Acesso em: 09 de set. 2013.
- Sobre oratória: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2ntGjSrXldA>. Acesso em: 09 de set. 2013.
- Sobre júri simulado – Sítio: “Portal do Professor MEC”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41275>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles aprenderam o conceito de oratória; se aprenderam algumas técnicas de como falar em público; se reconheceram a importância de bem falar em público; se perceberam que é a linguagem que diferencia o homem dos outros animais; se conseguiram exercitar a oratória no contexto escolar; se conheceram e desenvolveram a dinâmica do júri simulado e conseguiram interagir e respeitar os colegas ao longo das atividades desenvolvidas. Lembre-se de registrar as conquistas e as dificuldades encontradas pelos alunos, pois estas informações são valiosas para orientar o seu planejamento.
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