22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Esta aula tem como parâmetro o conhecimento da escrita. Nela, percebe-se que aprender a escrever é um processo lento, contínuo, cheio de desafios, mas com disciplina e dedicação, a recompensa é certa e gratificante.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Um pouco da história da escrita
Sítio: “AxesDraco”. Disponível em: <http://www.axisdraco.com/como-escrever/>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, introduza este momento com o conceito de escrever. Escrever é “exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais redigir, compor; corresponder-se”. Conceito extraído do sítio: Dicionário online de Português. Disponível em: http://www.dicio.com.br/escrever/. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, para auxiliá-lo a explicar a seus alunos qual a função, como e quando começou o processo da escrita, assista aos vídeos a seguir. Se for conveniente, convide seus alunos para assistirem com você. Se convidá-los, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Vídeo completo no sítio: “Youtube” Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Vídeo completo no sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Axx6lvjZdCQ>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, após terem assistido estes vídeos, converse com seus alunos, a fim de que entendam que, a escrita é um código de comunicação determinado pela sociedade, por isso, deve obedecer a regras para quem escreve seja compreendido por pessoas em lugares e épocas diferentes. Para consolidar o conhecimento apreendido por meio deste vídeo, proponha a seguinte atividade:
1) Responda:
a) Qual foi uma das primeiras civilizações que adotaram a escrita como disciplina escolar? __________________________________________________________________
b) Por que é importante existir regras da escrita? Justifique.
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2) O vídeo nos mostra que antes da escrita, os homens utilizavam uma figuração esquemática, ou seja, desenhos que explicavam as coisas. Por exemplo: um desenho com um monte, 5 homens, e 3 luas acima do homem, significava que 5 homens tinham passado 3 noites em cima de um monte, conforme vimos no vídeo anterior.
Experimente fazer isso e crie um esquema que leve as pessoas a entenderem algo.
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2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O computador ajuda ou atrapalha no processo de aprender a escrever?
Blog: “Professor Daniel Bonatelli”. Disponível em: <http://profbonatelli.blogspot.com.br/2012/02/existem-mais-criancas-que-sabem-usar-o.html>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, se a pergunta que atribui título a este momento for respondida sem muito pensar, a responda é clara: certamente que ajuda.
Veja alguns exemplos que comprovam isso. Se a sua turma for de alfabetização inicial, e estiver ainda elaborando hipóteses sobre a escrita, estes jogos serão interessantes para ajudá-los a avançar em suas hipóteses. Para jogá-los, leve-os ao Laboratório de Informática, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA, conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Jogo 1 – Jogo das letras. Como jogar: De acordo com o desenho do retângulo (no caso, bola), clica-se na tecla da letra correspondente (B, O, L, A). Imediatamente a letra ocupa o lugar adequado do retângulo.
Blog: “Matos Medeiros”. Disponível em: <http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2011/12/brincando-com-as-vogais.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Jogo 2 – Jogo das vogais faltantes. Como jogar: basta clicar na vogal faltante e completar corretamente a palavra (no caso Peteca).
Blog: “Matos Medeiros”. Disponível em: <http://www.medeirosjf.net/iara/vogais/brincandocomvogais.swf>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Informações ao professor
Contudo, professor, a utilização da tecnologia no processo de alfabetização, além dos benefícios já comprovados e solidificados, podem trazer também alguns malefícios. Independente daqueles que são favoráveis ou contrários a aproximação das crianças no mundo tecnológico, o fato é que as crianças de hoje nasceram “plugadas” nas mais altas tecnologias, em um verdadeiro mundo tecnológico. Nossos bebês já sabem dar "play", "pause" e "eject", só para começar. Muitas vezes são eles que ligam a TV e colocam o DVD porque as babás não sabem ou têm medo. Para usar o computador eles se viram para manipular o mouse e já conhecem o Google e o Youtube. Além disso, já sabem as maravilhas que podem encontrar navegando na internet. Basta sonhar e clicar para encontrar na web: jogos, desenhos, brincadeiras, vídeos e mais! E o Word? Quanto desenvolvimento proporciona uma simples brincadeira de digitar as letrinhas!
Professor, é importante destacar, que digitar faz perder o hábito de escrever. A maciça inserção da tecnologia na vida das crianças, de certo modo influencia negativamente o seu processo de alfabetização. Isso, porque desde muito cedo têm contato com as conversas virtuais. Conversas ao vivo ou por telefone, perderam espaço quando do surgimento de ferramentas que possibilitam “conversar” pelo computador, o famoso “bate-papo”. Por ser uma linguagem totalmente informal, as crianças acabam levando para a sala de aula, o modo de escrever do bate-papo. Conheça algumas formas utilizadas, principalmente pelos jovens.
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Sítio: “Revista Veja”. Quadros disponíveis em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Outro fator da intensa utilização do computador é a não preocupação com a estética da letra. Alunos com 9 anos de idade ou mais, que já deveriam ter a letra mais legível, por vezes, ainda não a possuem devido ao pouco contato com o lápis e o caderno e muito contato com a tela do computador. Veja alguns exemplos de letras de crianças com 9, 12, 13 e 14 anos, respectivamente.
Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735158.shtml>. Acesso em: 10 de set. 2013.
É claro que não vamos determinar que o único motivo pelo qual existem letras não legíveis é a utilização da tecnologia, mas é certo que treinar a escrita ajuda muito. O objetivo deste momento não foi transmitir a ideia que o computador deve ser abolido do processo educacional ou muito menos da vida das crianças, mas levá-los a ter um contato maior com os cadernos do que com o computador. Pensando nisso professor, solicite que seus alunos realizem as atividades de escrita abaixo.
1) Escolha dez pessoas que você conhece e escreva uma frase descrevendo cada uma.
2) Grave 5 minutos do rádio (ou de algo que você ouve). Escreva o diálogo e adicione descrições narrativas dos falantes e suas ações, como se estivesse montando uma cena.
3) Escreva uma autobiografia com cerca de 50 palavras.
4) Enumere todas as suas atividades do dia anterior, desde a hora em que levantou até o momento em que foi dormir.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Estou aprendendo a escrever
Professor, a arte de alfabetizar é processual e deve ser feita de maneira lúdica. Não se trata de “matar” seus alunos de tanto escrever, mas possibilitar que aprendam com eficácia e segurança. A utilização de novas tecnologias muito tem ajudado no processo de alfabetização. Verifique isso na prática por meio dos vídeos abaixo. Para isso, conduza os alunos ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia os vídeos a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Vídeo 1 – Desenhos que ajudam na alfabetização.
Jogos para aprender a escrever. Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DpQbArJouWE>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Vídeo 2 – Sopa de letrinhas.
Sítio: “Youtube”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_3ClhbiTNS0. Acesso em: 10 de set. 2013.
1) Professor, tente desenvolver as atividades propostas pelos vídeos que acabaram de assistir.
2) Proponha atividades que exijam a escrita de seus alunos, tais quais o modelo que segue:
Sítio: “Portal Escolar”. Atividade disponível em: <http://www.portalescolar.net/2011/07/35-atividades-de-alfabetizacao.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.
- Blog: “Mãe para mães. Crianças no mundo da tecnologia”. Disponível em: <http://www.maeparamaes.com/2011/11/criancas-no-mundo-das-tecnologias.html>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles conheceram a origem da escrita; se aprenderam a “escrever” de forma esquemática; se reconheceram que a tecnologia auxilia no processo de alfabetização, mas se utilizada inadequadamente pode trazer prejuízos; se conseguiram jogar os jogos que alfabetizam online e por meio de materiais lúdicos propostos por você e se reconheceram a importância de ter letra legível para bem comunicar com as pessoas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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