Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A água na história dos povos.

 

27/08/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a importância da água na história da humanidade. Noções básicas sobre os sistemas de drenagens. Saneamento básico e saúde pública
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ciclos da água
Estratégias e recursos da aula

1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem o uso da água em sua comunidade. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule sua turma a participar, sugerindo que entrevistem seus país, avós e moradores antigos da comunidade, relatando sobre o histórico da comunidade e o saneamento básico. Observe, também, o nível de compreensão da turma em relação aos ciclos da água. A seguir anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.


2. PROBLEMATIZAÇÃO:


Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo da água na história dos povos. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, estabeleça uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma a iniciar o tema e levantar novos questionamentos:

• Dimensão científica: Qual a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população? Que doenças são causadas pela falta de saneamento básico? O que é drenagem?
• Dimensão histórica: Qual a importância da água para a evolução da humanidade? Como eram os sistemas de drenagens na antiguidade?
• Dimensão social: Como as populações se estabelecem ao longo dos rios, lagos, mares? Existem diferenças entre as classes sociais e econômicas na localização dentro da cidade? Pode-se questionar as condições de vida das populações ribeirinhas.
• Solicitar à turma que converse com seus pais, avós, pessoas da comunidade para descobrirem como a água tem sido importante em sua comunidade, quais as concepções do senso comum sobre este tema, quais as concepções religiosas sobre a água para o ser humano, etc. Trazer as anotações para a próxima aula.


3 INTRUMENTALIZAÇÃO:

Esta atividade vem complementar a aula sobre o “Ciclo da água" (disponível em http://br.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws)

 

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/g26Wk4gpkws&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/g26Wk4gpkws&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/521/imagens/aula2_video.jpgPara retomar o conteúdo dos ciclos da água, sugerimos o vídeo: We Will Rock You - youtube: http://br.youtube.com/watch?v=bG6t6N4zKQo. Após breve discussão, ligar este tema com a evolução de nosso planeta.

 

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/bG6t6N4zKQo&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/bG6t6N4zKQo&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

 

Atividade 1

É importante que os estudantes conheçam como a humanidade vem utilizando a água no decorrer da história. Sugerimos que o Professor pesquise sobre este tema e o adapte ao nível de escolaridade de sua turma. Sugerimos o Capítulo 1 da publicação "MICRODRENAGEM - um estudo inicial", Prof. Carlos Fernandes, disponível em http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/HDren_01.html onde relata a história da drenagem, inclusive como era o sistema de saneamento das cidades antigas, veja um trecho do seu texto:

"Os cidadãos de Harappa desenvolveram um privilégio bastante raro no mundo antigo: água encanada. Cada casa dispunha de um banheiro com chão pavimentado em declive e de um sistema de escoamento de água. A água para o banho era puxada, com baldes, de poços revestidos de tijolos de barro cozido, e despejadas em pequenos reservatórios e daí encaminhadas por curtos encanamentos cerâmicos para cair sobre o banhista. As pessoas também se lavavam com o auxílio de jarras e usavam assentos de alvenaria de tijolos sobre estreitos canais que desembocavam em escoadouros de águas usadas. Embora banheiros e tubulações de esgotos sejam construções comumente encontradas nas escavações, não existiam banheiras." (F ERNANDES, 2002)

O site sugerido faz um relato da história da drenagem deste a antiguidade aos dias atuais no Brasil e também apresenta várias pesquisas relacionadas ao saneamento básico. É imprescindível que o Professor em diálogo com os estudantes estabeleça uma relação da evolução histórica da humanidade com a sua comunidade, realçando quais os avanços em relação ao saneamento básico e como a população, órgãos públicos têm contribuído para o estado atual de saneamento de sua região em relação ao meio ambiente e a saúde pública.


Atividade 2

Organize os móveis em semicírculo e solicite que os estudantes compartilhem suas pesquisas com a comunidade e familiares sobre a água. (proposto durante a problematização). Solicite que seja escolhido um relator para registrar a síntese das discussões.

Atividade 3

Dividir a turma em três grupos e sortear um tema de pesquisa para cada um. Tais pesquisas serão realizadas por meio da internet, revistas, jornais ou em livros sobre:

  • A água na história da Humanidade
  • Drenagem: conceitos, história e sistemas
  • O saneamento básico e a saúde pública: conceitos, histórico, principais doenças.

Oriente os estudantes para ficarem atentos as questões que foram levantadas durante a problematização, no sentido de pesquisarem suas incertezas, suas curiosidades e a dos colegas.

Sugestão de sites para pesquisa:

 Após as pesquisas os grupos devem sistematizar os dados coletados, conforme o nível (série) da turma. O professor poderá orientar os estudantes para organizar estes dados em forma de painéis, mural didático, ilustrações, maquetes, etc. para serem apresentados para a turma em um seminário, onde cada grupo fará a exposição do material pesquisa, esclarecendo as dúvidas dos colegas. O produto final será um texto com a síntese das apresentações.

Atividade 4

Retomar a pesquisa realizada com os pais, avós, pessoas da comunidade sobre como a água tem sido importante na comunidade, as concepções do senso comum sobre este tema, as concepções religiosas sobre a água para o ser humano, discutir com os estudantes, fazendo um contraponto entre as pesquisas iniciais e o estudo realizado, incentivando os estudantes a expressarem suas opiniões.

Sugerimos os recursos para aprofundamento de conteúdo:

 

4 CATARSE:

Chegamos o momento em que o aluno se aproxima da expressão da solução do problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, um texto que expresse a síntese da aula. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente. Pode ser feito uma exposição de fotos antigas da comunidade, demonstrando como foi construído o saneamento básico e os usos que a comunidade fazia da água, como eram os rios, arroios, etc.

5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:

Junto com a turma, organize um blog com as intenções dos alunos e as ações da turma sobre os novos rumos que podemos dar ao nosso planeta com o uso consciente da água. Pode-se também organizar panfletos conscientizando a comunidade sobre as questões levantadas. Historicamente o homem vem destruindo o planeta, nós podemos reverter esta situação com nossas pequenas atitudes e conscientizando as pessoas que convivem conosco.
 

Recursos Complementares
Imprima para seus estudantes a Cartilha "A água nossa de cada dia", uma criação de Ziraldo, disponível no site Universidade da Água: http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=cartilha.htm Sugerimos um vídeo sobre "Consciência crítica" do youtube: http://br.youtube.com/watch?v=J_w4rc_XFCE A partir destas reflexões, vamos organizar poemas que expressem nossos sentimentos em relação ao mundo que vivemos (meio ambiente).
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados e como o ser humano pode colaborar para minimizar estes problemas ambientais. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andressa lopes duarte, andressa , Santa Catarina - disse:
    andressa794@hotmail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    na minha opiniao acho muito legal o que voces, pois,ter uma aula em rede sosial nao é para qualquer um é isso , o que penso a respeito


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - disse:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.