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Menino brinca de boneca? Menina brinca de futebol? Trabalhando questões de gênero na infância

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre questões de gênero.

Analisar criticamente brincadeiras consideradas de meninos e meninas.

Desenvolver percepção crítica sobre comportamentos discriminatórios com colegas.

Reconhecer as diferenças e respeitá-las.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.

Comentários iniciais ao professor:

Influenciadas pela cultura, as crianças desde cedo fazem escolhas por brinquedos ou brincadeiras legitimadas como “brincadeiras de meninos” e “brincadeiras de meninas”, deixando de experimentar vivências diferentes, para não se distanciarem do padrão imposto pela sociedade. Cabe ao professor mediar as discussões sobre as questões de gênero com os alunos levando-os a refletir sobre as possibilidades de mudarem seus pontos de vista culturalmente construídos e enraizados, a respeito desse tema. Nesse sentido, concordamos com PEREIRA (2005, p. 150) quando afirma: "Ao admitirmos  a ideia de que os gêneros são reproduzidos socialmente, percebemos o quanto estamos todas/os implicadas/os nos arranjos que tecem diferenças e hierarquias entre eles. Encarar a escola como peça primordial nos jogos de poder reprodutores das desigualdades sociais não é tarefa fácil, especialmente  quando falamos de dentro dela, quando reconhecemos nossa parcela pessoal nesse jogo - algo que nos sugere um questionamento contínuo de nossas práticas de significação".

Para o bom desenvolvimento dessa aula sugere-se que você leia o material publicado no Programa Salto para O futuro da TV Escola intitulado: Educação para a igualdade de gênero. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/163222Edu_igualdade_gen.pdf. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para iniciar a reflexão em torno do tema diga aos alunos que você tem bastante curiosidade em saber a opinião das crianças sobre brincadeiras de meninas e meninos. Informe que você trouxe a entrevista feita com algumas crianças para que a turma saiba o que elas pensam sobre a seguinte questão: Menino brinca de boneca? Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo do You tube: Tv Piá: Menino Brinca de boneca? Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=heCKfR83kQI. Duração: 02min46seg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=heCKfR83kQI. Acesso em 15 de setembro de 2013.

2º Momento: Abra uma roda de discussão sobre o vídeo: O que vocês acharam desse vídeo? Vocês concordam com a opinião as crianças do vídeo? Vocês já ouviram falar que menino brinca de boneca? E meninas, brincam de futebol?

3º Momento: Após a reflexão inicial com os alunos convide-os para ouvirem a seguinte história: Bibi brinca com meninos. Disponível em: http://www.extra-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=3703094. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.extra-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=3703094. Acesso em 15 de setembro de 2013.

4º Momento: Explore o livro por meio das seguintes questões: No livro, Bibi diz que o seu pai faz coisas de pai e a sua mãe faz coisas de mãe. Que coisas serão essas que ela se referiu? O que Bibi levou na mala para brincar com as crianças? O que aconteceu quando ela chegou à casa dos tios? Você concorda com Bibi que cada um tem que brincar daquilo que gosta?

5º Momento: Solicite aos alunos que desenhem a brincadeira que mais gostam. Disponibilize lápis de cor, papel sulfite, giz de cera. Divulgue os desenhos na sala de aula e oriente os alunos a observarem o que os colegas desenharam.

Sugestão ao Professor:

Caso não consiga o livro indicado, sugerimos outras duas opções em que poderá ser trabalhado o tema de forma bem interessante:

Livro: Faca sem Ponta, galinha sem pé. Autora: Ruth Rocha. Sinopse: O livro conta a história de dois irmãos que viviam discutindo sobre coisas de meninos e meninas, até que um dia eles trocam de lugar.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-KdTp7learWc/UTTQBSUvz9I/AAAAAAAACZ4/pIpwPIFlUvE/s1600/faca.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Livro: Aninha e João. Autores: Lucia Miners e Paula Yne. Sinopse: O livro provoca a reflexão sobre as questões de gênero por meio de perguntas simples como: por que os meninos podem subir em árvores e as meninas não?

Fonte: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/70842/ANINHA_E_JOAO_1261415460P.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Tarefa de casa:

Na próxima aula, cada aluno deverá levar de casa um brinquedo de sua preferência.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Retome os desenhos feitos na aula anterior. Liste as brincadeiras que apareceram e escreva no quadro.

2º Momento: Convide os alunos para se sentarem no chão e ouvirem a música: “Então tá Combinado!” do grupo Palavra Cantada. CD: “Um Minutinho”. Disponível em: http://www.bebemix.com.br/arquivos/ids/224893_10/CD_UM_MINUTINHO_PALAVRA_CANTADA_MCD_.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.bebemix.com.br/arquivos/ids/224893_10/CD_UM_MINUTINHO_PALAVRA_CANTADA_MCD_.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

 

ENTÃO TÁ COMBINADO (PALAVRA CANTADA)

E SE A GENTE COMBINAR DE BRINCAR DE OUTRA MANEIRA,

TROCAR TUDO DE LUGAR E MUDAR A BRINCADEIRA.

EU AGORA ERA VOCÊ, VOCÊ AGORA ERA ELE, ELE AGORA ERA ELA, ELA AGORA VIRA EU.

ENTÃO EU PONHO O PÉ PRA TRÁS, VOCÊ PÕE O PÉ PRA FRENTE.

ELE BATE A MÃO ATRÁS. ELA PULA COM A GENTE.

DEPOIS VOCÊ QUE VIRA ELE, DEPOIS ELE VIRA ELA, ELA ENTÃO VIRA EU, EU DEPOIS VIRO VOCÊ.

ENTÃO TÁ COMBINADO, ENTÃO TÁ TUDO TROCADO, ENTÃO TÁ TUDO MUDADO, ENTÃO TÁ COMBINADO. TÁ COMBINADO, TÁ COMBINADO.

E SE A GENTE COMBINAR DE BRINCAR DE OUTRA MANEIRA, TROCAR TUDO DE LUGAR E MUDAR A BRINCADEIRA.

EU AGORA ERA VOCÊ, VOCÊ AGORA ERA ELE, ELE AGORA ERA ELA, ELA AGORA VIRA EU.

ENTÃO EU PONHO O PÉ PRA TRÁS, VOCÊ PÕE O PÉ PRA FRENTE.

ELE BATE A MÃO ATRÁS.

ELA PULA COM A GENTE.

AGORA A GENTE DÁ A MÃO, AGORA A GENTE VAI PRA TRÁS, AGORA A GENTE ABRE A RODA, AGORA A GENTE VAI VOAR.

Caso não consiga o CD, acesse o vídeo do You tube que contém a música “Então tá combinado”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kFd6BPpH1-Q. Duração 03min57seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kFd6BPpH1-Q  .  Acesso em 10 de setembro de 2013.

2º Momento: Proponha uma brincadeira. Leve uma caixa para a sala e coloque os brinquedos que as crianças trouxeram de suas casas. Caso não tenham levado, monte uma caixa com brinquedos da sala. É importante reunir diferentes brinquedos: bolas, bonecas, carrinhos, corda, pião etc. Entregue um para cada criança. Os alunos deverão se posicionar em roda, para ouvirem novamente a música. No momento do refrão: “Então tá combinado, então tá tudo trocado, então tá tudo mudado, então tá combinado!” os alunos deverão trocar de lugar e deixar o seu brinquedo no chão que deverá ser pego pela próxima criança que ocupar o seu lugar. 

3º Momento: Conversar com os alunos sobre como se sentiram ao trocar de lugar. Perguntar se tiveram a oportunidade de brincar com diferentes brinquedos e como foi essa vivência.

Tarefa de casa:

1) Sugira às famílias que assistam aos vídeos do You tube:

A) Então tá combinado - Palavra Cantada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kFd6BPpH1-Q. Duração 03min57seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

B) Brinquedos de menina e menino. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Sb1lbX4ZY48. Duração 04min56seg. Acesso em 10 de setembro de 2013.

Caso identifique que as famílias não terão acesso aos vídeos, imprima e mande a letra da música e substitua o vídeo da reportagem pela que se segue:

 Meninos deveriam brincar de boneca e casinha (Leonardo Sakamoto)

Tenho dado bonecas de pano de presente para filhos de alguns amigos. Há algumas lojas que vendem brancas, negras, indígenas, asiáticas. Diante do estranhamento dos pais (“Ah, mas ele é menino!”), tento explicar que brincar de boneca e de casinha deveria ser algo incentivado a ambos os sexos. Formaríamos homens mais conscientes e menos violentos se eles entendessem, desde cedo, que cuidar de bebês, cozinhar, limpar a casa não são tarefas atreladas a um gênero, mas algo de responsabilidade do casal. Não há nada mais anacrônico do que tomar como natural que o homem deve sair para caçar e a mulher ficar cuidando da tenda no clã. Em alguns países, após um período inicial de licença maternidade básica, o casal escolhe quem continua fora do trabalho para cuidar do pimpolho. Podem decidir, por exemplo, que ele ficará em casa e ela irá para a labuta. Enquanto isso, damos armas e espadas de brinquedo para os meninos. Dia desses, vi um par de pequeninas luvas de boxe expostas em uma loja – para lutadores de seis anos. Evoluímos como sociedade, mas continuamos fomentando a agressividade entre eles como se fosse algo bom. A indústria de brinquedos, com raras exceções, trabalha com essa dualidade “meninas precisam aprender a cuidar da casa e ficar bonitas para os meninos” e “meninos precisam aprender a governar o mundo”. Quem quer romper com isso encara certa dificuldade para encontrar produtos. O filho de uma amiga ganhou de presente um kit de panelinhas, prato e talheres de brinquedo. Ele adora. Mas foi duro encontrar um modelo que não tivesse estampas com desenhos de meninas. Isso sem contar as caixas, que trazem garotas brincando de cozinha, como se o produto não pudesse ser utilizado por garotos também. Isso sem falar dessa imbecilidade de que rosa é cor de menina e azul de menino. Quando alguém começa a defender esse maniqueísmo pobre, dá uma preguiça… Brinquedos não deveriam trazer distinção de gênero. Ou como diz uma imagem que estava correndo o Facebook: “Como saber que um brinquedo é para menino ou para menina?” E faz uma pergunta: “Vibra?” Se a resposta for sim, não é para crianças. Se a resposta for não, vale para ambos os sexos. O homem é programado, desde pequeno, para que seja agressivo. Raramente a ele é dado o direito que considere normal oferecer carinho e afeto para outro ser em público. Ou cuidar de bebês e da casa. Manifestar sentimentos é coisa de mina. Ou, pior, é coisa de “bicha”. De quem está fora do seu papel. Papel que é reafirmado diariamente: dos comerciais de produtos de limpeza em que só aparecem mulheres sorrindo diante do novo desentupidor de privadas até a escolha de determinados entrevistados por nós jornalistas, que também dividimos o mundo entre coisas de homem e de mulher. “Ah, mas o mundo é assim, japa.” Não, não é assim. Nós que não deixamos ele ser diferente. Homens que trabalham no Brasil gastam 9,5 horas semanais com afazeres domésticos, enquanto que as mulheres que trabalham dedicam 22 horas semanais para o mesmo fim. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com isso, apesar da jornada semanal média das mulheres no mercado ser inferior a dos homens (36 contra 43,4 horas, em termos apenas da produção econômica), a jornada média semanal das mulheres alcança 58 horas e ultrapassa em mais de cinco horas a dos homens – 52,9 horas – somando com a jornada doméstica. Ou 20 horas a mais por mês. Ou dez dias por ano. A análise mostra também que 90,7% das mulheres que estão no mercado de trabalho realizam atividades domésticas. Enquanto isso, entre nós homens, esse número cai para 49,7%. Porque brincar de casinha é coisa de menina. Trabalho doméstico não é considerado trabalho por nossa sociedade, mas sim obrigação, muitas vezes relacionado a um gênero, que tem o dever de cuidar da casa. Às vezes, o casal trabalha fora e, nesse caso, terceiriza-se o serviço doméstico para outra mulher, seja ela babá, faxineira ou cozinheira. Sem, é claro, garantir a elas todos os direitos trabalhistas porque, até o Congresso Nacional aprovar nova lei, são cidadãs de segunda classe. E, diante da possibilidade de pagar direitos trabalhistas a quem faz o trabalho doméstico, a classe média pira. A disputa é no campo do simbólico e, portanto, fundamental. Todos nós, homens, somos inimigos até que sejamos devidamente educados para o contrário. E os brinquedos que escolhemos para nossos filhos fazem parte dessa longa caminhada a fim de garantir um mínimo de decência para com o sexo oposto.

Meninos deveriam brincar de boneca e casinha. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/01/07/por-uma-sociedade-melhor-meninos-deveriam-brincar-de-boneca-e-casinha/. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Incentive as famílias a emitirem suas opiniões sobre o que assistiram ou leram.

 

Fonte: Imagem da autora.

2) Solicite aos familiares que relatem as brincadeiras que brincavam quando crianças e auxiliem o alunos a  registrá-las por meio de desenhos ou recortes de revistas. Na interseção entre os círculos, os alunos deverão fazer um registro das brincadeiras que brincam hoje.

Fonte: Imagem da autora.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Leve algumas revistas para recorte para a sala. Solicite aos alunos que procurem gravuras de brinquedos e recortem-nas.

2º Momento: Após cada criança encontrar uma gravura, faça uma roda.

3º Momento: Faça no chão, com fita crepe, duas figuras que representem dois conjuntos (podem ser círculos, hexágonos, octógonos etc.) reservando um espaço de interseção entre eles conforme a figura abaixo. Em uma figura escreva: “brincadeira de meninos” e na outra, escreva: “brincadeira de meninas”.

4º Momento: Convide os alunos a ocuparem seus lugares nos círculos. Pergunte sobre o espaço da interseção. Leve-os a refletir sobre esse espaço como reservado tanto para meninos quanto para meninas.

Fonte: Imagem da autora.

5º Momento:  Organize os alunos sentados de fora das figuras, solicite que cada um diga qual é a gravura que está em suas mãos e se trata de um brinquedo/ brincadeira de menino ou de menina. Cada aluno deverá se dirigir à figura e colocar a gravura conforme a sua percepção.

Fonte: Imagem da autora.

Fonte: Imagem da autora.

Comentário ao professor:

É importante, nesse momento, levar o aluno a refletir sobre o fato de que todos os brinquedos e brincadeiras poderão ser utilizados por meninas ou meninas. No final dessa aula, recolha as tarefas enviadas às famílias. Faça um compilado das respostas encontradas. Agende um dia para convidar as famílias para irem à escola para uma roda de conversas sobre o tema. É fundamental que família e escola estejam juntas trabalhando com as crianças a desconstrução das questões que envolvem o gênero feminino e masculino.

Recursos Complementares

Turma da Mônica: Brincando de boneca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S23RMou0pfU. Duração 07min05seg. Acesso em 15 de setembro de 2013.

RIBEIRO, Marcos. Menino brinca de boneca? Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. 

PEREIRA, Marta Regina Alves. Nas malhas da diferença: nuanças de gênero na educação de crianças. Uberlândia: Edufu, 2005.

POMAR, Clarinda. A construção do gênero na infância e a questão da equidade de gênero - Parte I. Disponível em: http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=67. Acesso em 15 de setembro de 2013.

VIANNA, Cláudia; FINCO, DANIELA. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332009000200010&script=sci_arttext. Acesso em 15 de  setembro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Observe o envolvimento dos alunos nas rodas de conversa e na realização das tarefas. Procure identificar se souberam agir com respeito com as opiniões dos colegas nas questões referentes ao gênero. Analise as opiniões dos alunos ao longo das aulas para identificar se conseguiram fazer uma leitura crítica das brincadeiras consideradas de meninos e meninas e desconstruir o que tem sido proposto pela sociedade. Por fim, registre suas percepções em diário de bordo para subsidiar novas reflexões sobre o tema.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Regina F. Soares, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes , Pernambuco - disse:
    reginafca.soares@gmail.com

    07/09/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante ! Todas as sugestões são muito pertinentes ao conteúdo. Parabéns.!!!


  • Gabriele Salgado, UFSC , Santa Catarina - disse:
    gabrielesalgado@gmail.com

    24/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as ideias, serve também para trabalhar com a formação de futuros pedagogos. Vou aplicar nas minhas turmas de pedagogia.


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