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Remédios Artificiais, como é a sua produção.

 

21/09/2009

Autor e Coautor(es)

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os vários tipos de compostos que são utilizados durante a sua fabricação
- Todos os remédios artificiais são realmente confiáveis.
- A sua fabricação e a sua utilização podem causar algum tipo de dano à saúde dos seus pacientes.
- Todos os remédios atuais são artificiais, ou existe algum outro tipo de remédio que não seja artificial.
- Os remédios artificiais são mais baratos, ou mais caros, para serem fabricados.

Duração das atividades
1 Aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compostos Orgânicos: Tipos de Funções Orgânicas.

Estratégias e recursos da aula

Momento 01

Olá Professor !

Inicie a aula problematizando a seguinte questão com os alunos:

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- Atualmente os remédios artificiais encontrados no mercado, são totalmente eficazes em seus tratamentos
- Todos os remédios artificiais podem ser sintetizados e fabricados em laboratórios
- Existe alguma legislação em vigor, que rege e fiscaliza a fabricação de remédios artificiais
- Os remédios são na maioria das vezes fabricados por compostos orgânicos ou inorgânicos

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Observando as imagens a seguir inicie as discussões propostas na problematização.INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Justiça mantém em domínio público remédio contra a trombose. Disponível em: http://www.inpi.gov.br  acessado em 10/08/2009.

ALGARVE REPORTER. Mais divulgação sobre medicamentos. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/noticias/justica-mantem-em-dominio-publico-remedio-contra-a-trombose/image/image_view_fullscreen  acessado em 10/08/2009.

ALGARVE REPORTER. Mais divulgação sobre medicamentos.  http://www.algarve-reporter.com/search/label/Medicamentos acessado em 10/08/09

Fonte: http://ladyday.zip.net/images/pills_vale2.jpg acessado 10/08/09

Fonte: http://oliver.bitacoras.com/imagenes/medicamentos.jpg acessado 10/08/09

Fonte: http://vidaempaz.files.wordpress.com/2008/10/remedios1.jpg acessado 10/08/09

                        No Brasil, a utilização das plantas medicinais usadas no tratamento de doenças está totalmente ligada às culturas indígenas, negras e dos imigrantes europeus. Por muitos anos esse tipo de tratamento representou a principal forma de cura. 
                        Especialmente na zona rural, entretanto, com esse processo de urbanização e do desenvolvimento das indústrias químicas, os medicamentos artificiais passaram a predominar na terapia moderna.
                        Na verdade, observa-se uma crescente redescoberta do valor das plantas medicinais em decorrência não apenas de certos efeitos colaterais imprevistos de muitos remédios artificiais, embora no seu uso incorreto daquelas também possa causá-los, como também do seu elevado preço que também está atrelado ao poderoso interesse capitalista transnacionais.
                        Registros históricos para uma compreensão da importância das plantas medicinais para a humanidade, se faz necessário um resgate histórico, ainda que breve, da relação que diferentes povos estabeleceram com essas plantas.
                        Na verdade o reino vegetal é a grande e milagrosa farmácia criada por Deus, na qual os homens sempre encontraram o alívio para os seus sofrimentos. Segundo referem os historiadores, desde a mais alta antigüidade foi a humanidade buscar nos recursos inesgotáveis do reino vegetal os elementos de combate às variadas enfermidades que, qual lei fatal e imutável, tem perseguido o gênero humano desde os primeiros dias do mundo.
                        Há mais de 4.000 a.C., já os sacerdotes egípcios se utilizavam das plantas para o tratamento dos enfermos e os cronistas relatam as curas extraordinárias por eles operadas.Hipócrates, a genial expressão da ciência médica da Grécia antiga, na época recuada em que viveu, também, por sua vez, se interessou pelos estudos acerca dos vegetais e preconizou grande número deles como excelentes na cura de diversas doenças, graças às suas altas virtudes terapêuticas.

                      É a esta cultura popular rural que devemos a conservação do patrimônio genético da flora medicinal brasileira, através do cuidado com a vegetação espontânea e dos plantios e replantios sucessivos. O reconhecimento e o resgate da sabedoria popular sobre as plantas medicinais são fundamentais às famílias rurais, pelo fato da fitoterapia caseira ser uma fonte de cura, muitas vezes a única devido à falta de outros recursos para cuidar da saúde.
                      Se foi utilizada e continua sendo é porque tem o seu valor.A cultura popular rural representa a base de informação para a pesquisa cientifica e a indústria farmacêutica, ou seja, é ponto de partida para ao desenvolvimento dos fitoterápicos e outros medicamentos industrializados.

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                     Imp ortância Socioambiental, o resgate e a revalorização crescente da fitoterapia no Brasil atual es tão a exigir cu idados pa ra que muitas plantas de alto valor medicinal não desapareçam das matas, da caatinga e do cerrado, antes mesmo que os cientistas descubram suas propriedades, para depois transformá-las em remédios.

                      A principal providência é desenvolver técnicas de cultivo e colheita que não comprometam a reprodução dessas espécies. Outra medida é evitar que o crescimento urbano desordenado cause o extermínio das áreas verdes ricas em ervas medicinais, periféricas às cidades.
                      A mudança de paradigma na forma como a biodiversidade é vista socialmente, de patrimônio da humanidade para patrimônio nacional (e até individual, quando patenteado), transforma a prática da ciência, tanto para etnobotânicos, como para outros cientistas.

Banco Internacional de Objetos Educacionais. A química nos remédios. Animação/simulação. Disponível em: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_quimicadosremedios.htm  acessado em 10/08/2009.

Objetivo: Revisar a composição de compostos inorgânicos e a nomenclatura química Descrição do recurso: Um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Lembra-se da época em que estava na escola e havia aprendido alguns daqueles nomes. Então, resolve rever esse assunto

Ficha completa do recurso disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7758

1) Qual seria os principais pontos importantes a serem incluidos e discutidos neste roteiro abaixo, logo após você ter visto e estudado o recurso acima.

Roteiro de discussão e análise do recurso:

1__________________________________.
2__________________________________.
3__________________________________.
4__________________________________.
5__________________________________.

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          Momento em que o aluno se aproxima da solução do problema. É quando o conteúdo empírico se torna científico. Elaboração teórica da síntese, da nova postura mental. Neste momento, solicite aos estudantes que elaborem um boletim informativo, esclarecendo a comunidade escolar sobre:


1. Os diversos compostos que são utilizados na fabricação dos medicamentos mais consumidos pelas pessoas.
2. Os remédios artificiais que são realmente confiáveis.
3. A fabricação e a utilização de medicamentos podem causar algum tipo de dano à saúde dos pacientes.
4. Todos os remédios atuais são artificiais, ou existe algum outro tipo de remédio que não seja artificial.
5. Os remédios artificiais são mais baratos, ou mais caros, para serem fabricados.

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          Aproveitando a publicação do boletim informativo, elaborado pela turma, sugira uma seção sobre com idéias/procedimentos que todos devem ter sobre os medicamentos artificiais e naturais intitulada:


• Intenções dos remédios :
• Ações e suas eficácias no organismo humano:

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 Oliveira PG, Storpirtis S. Toxicidade de excipientes: carência de informação n as bulas de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro. Rev Bras C iênc Fa rm 1999; 35 (supl. 1):71.

 Agência Brasil: Unidade da Fiocruz permitirá nacionalizar produção de remédios com al t o grau de tecnologia& nbsp; http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/07/02/materia.2007-07-02.3943683225/view acesado 10/08/09

A importância das Plantas Medicinais:  http://importanciaambiental.blogspot.com/ acessado em 10/08/09

Recursos Complementares

1) É muito importante que o professor  deixe bem claro a seus alunos,  a diferença entre um composto orgânico e inorgânico. Explorando todos os seus conceitos e funções da química orgânica, e suas aplicações na área da bioquímica.

Banco Internacional de Objetos Educacionais. A química nos remédios. Animação/simulação. Disponível em: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_quimicadosremedios.htm

acessado em 10/08/2009

Avaliação

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1) Separe a sala de aula em quatro grupos, sendo que, cada grupo traga o nome de três tipos de remédios com suas respectivas bulas, para serem analisadas pelo grupo.

Depois de ter em mãos as bulas dos grupos, leve seus alunos no laboratório de informática, para fazerem pesquisas sobre seus respectivos remédios.

Peça que seus alunos pesquisem • sua composição,
• seus efeitos colaterais,
• qual a origem de fabricação deste remédio.

2) Para fechar sua aula, o professor deve no propróprio laboratório de informática, fazer uma revisão das principais funções orgânicas utilizadas na área da bioquímica.

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