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Modelo cinético molecular: construindo um modelo para o comportamento dos gases

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
GABRIEL MATOS VIEIRA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Construir um modelo para o comportamento dos gases, sob uma perspectiva a nível molecular.

·         Compreender como a temperatura está relacionada ao movimento das partículas.

·         Reconhecer a existência de espaços vazios entre as partículas constituintes dos materiais.

·         Reconhecer que as partículas apresentam tamanhos infinitamente pequenos.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Orientações iniciais ao professor

           

            Esta aula aborda, em uma sequência de quatro atividades, os aspectos principais do Modelo Cinético Molecular para o comportamento dos gases. São sugeridas atividades nas quais os alunos devem observar fenômenos e, em seguida, responder a algumas questões propostas. Uma das atividades propõe a exploração de uma simulação para computador. Os experimentos propostos são do portal pontociência e estão disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). A simulação é do portal PhET e também está disponível no BIOE.

            Iniciamos a sequência fazendo uma discussão a respeito do movimento apresentado pelas partículas. As partículas apresentam energia cinética, o que permite que elas se movimentem. Esses movimentos são de três principais tipos: rotação, translação e vibração. Para abordar isso, propomos uma discussão a partir do experimento “Cinética dos gases”.

            Para complementar a atividade anterior, propomos uma discussão sobre a relação entre a temperatura e o movimento das partículas. A temperatura de um material é dada pela energia cinética média das partículas que o constituem. Quando um aumento de energia térmica causa um aumento na temperatura de um material, são as partículas que o constituem que estão se movendo mais. Esse movimento ocorre aleatoriamente. Propomos, aqui, uma discussão a partir da simulação “Estados da Matéria”.

            Outro aspecto essencial para a compreensão do modelo cinético molecular é a existência de espaços vazios entre as partículas que constituem os materiais. Os gases só podem ser comprimidos, pois os espaços vazios existentes entre suas partículas permitem que elas se aproximem. Por outro lado, a expansão dos gases pode ocorrer quando, por fatores externos, tais como fornecimento de energia térmica ou diminuição da pressão, as partículas do material se separam. Para abordar isso, propomos uma discussão a partir do experimento “Marshmallow Inflável”.

            Para complementar a atividade anterior, propomos uma discussão a respeito do tamanho das partículas. Os átomos e moléculas possuem dimensões em uma escala de angstrons, ou seja, 10-10 m. São tão pequenos que não podem ser vistos diretamente, mesmo com todo o aparato tecnológico dos dias de hoje. Para abordar isso, propomos uma discussão a partir do experimento “Dissolvendo o permanganato de potássio em água”.

 

            Atividade 1 – Cinética dos gases

 

            Sugerimos, inicialmente, que o professor divida a turma em grupos e que cada grupo trabalhe com uma montagem do experimento proposto. Em seguida, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o roteiro disponibilizado no link abaixo.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-1_Roteiro.docx

 

            Este roteiro contém os passos que devem ser seguidos durante a realização do experimento e sugestões de questões de discussão, que devem ser respondidas, em grupo, durante ou após a atividade. Caso não seja possível realizar o experimento, o professor poderá exibir um vídeo do experimento. Sugerimos que, durante a exibição, o professor faça pausas nos momentos adequados e repita o vídeo, se necessário, para que os alunos possam responder às questões para discussão. O vídeo do experimento sugerido está disponível no BIOE e pode ser acessado no link a seguir.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15338

 

            Para finalizar a atividade, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o texto disponibilizado no link abaixo. Este texto é uma síntese do que foi abordado na atividade e poderá ser utilizado como material de consulta futura para os alunos.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-1_Texto_Final.docx

 

            Atividade 2 – Estados da matéria

 

            Sobre a simulação Estados da Matéria

 

            Você pode acessar a simulação no endereço abaixo

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16481

 

OBSERVAÇÃO: A simulação requer uma versão atualizada do JavaTM. O professor pode verificar isso ao tentar abrir uma simulação. Caso ela não abra, deve-se acessar o endereço <http://www.java.com/pt_BR/> e clicar em Download Gratuito do Java e, em seguida, em Concordar e Inicializar o Download Gratuito. O Professor deve salvar o arquivo de instalação do JavaTM no computador e, então, instalá-lo.

 

            Esta simulação permite o estudo do modelo cinético-molecular (modelo de partículas) para os estados físicos de algumas substâncias. A simulação permite observar o que ocorre com as partículas da substância quando se varia a temperatura, a pressão e o volume. Ela está dividida em três abas: Sólido, Líquido, Gás; Mudança de Fase; Potencial de Interação. Nesta atividade, utilizaremos apenas a aba “Sólido, Líquido, Gás".

            Nessa aba, pode-se simular o modelo de partículas para os estados sólido, líquido e gasoso de uma substância. Você pode utilizar os seguintes comandos:

 

01

Nesta caixa, você pode selecionar a substância com a qual deseja trabalhar. Você pode escolher o neônio, argônio, oxigênio ou a água.

02

Nesta caixa, é possível alterar o estado físico da substância. Basta clicar no estado que deseja observar.

03

Utilizando este comando, é possível variar a temperatura do sistema. Para isso, você deve clicar e arrastar o botão para cima ou para baixo, até atingir a temperatura desejada.

04

Este é o recipiente fechado onde se encontra representado o modelo de partículas da substância que você escolheu. Nele está acoplado um termômetro que marca temperaturas em Kelvin.

05

Com este comando você pode pausar a animação, mostrar passo a passo ou reiniciar tudo.

 

            Trabalhando com a simulação

 

            Para o desenvolvimento dessa atividade, sugerimos, se possível, que o professor leve seus alunos a uma sala de informática para que eles possam manusear a simulação. Caso não seja possível, o professor pode utilizar apenas um computador e um projetor para mostrar a seus alunos o recurso enquanto ele mesmo o manuseia. Em seguida, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o roteiro disponibilizado no link abaixo.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-2_Roteiro.docx

 

Este roteiro inclui sugestões de exploração da simulação e questões de discussão.

            Para finalizar a atividade, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o texto disponibilizado no link abaixo. Este texto é uma síntese do que foi abordado na atividade e poderá ser utilizado como material de consulta futura para os alunos.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-2_Texto_Final.docx

 

            Atividade 3 – Marshmallow Inflável

 

            Sugerimos, inicialmente, que o professor divida a turma em grupos e que cada grupo trabalhe com uma montagem do experimento proposto. Em seguida, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o roteiro disponibilizado no link abaixo.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-3_Roteiro.docx

 

            Este roteiro contém os passos que devem ser seguidos durante a realização do experimento e sugestões de questões de discussão, que devem ser respondidas, em grupo, durante ou após a atividade. Caso não seja possível realizar o experimento, o professor poderá exibir um vídeo do experimento. Sugerimos que, durante a exibição, o professor faça pausas nos momentos adequados e repita o vídeo, se necessário, para que os alunos possam responder às questões para discussão. O vídeo do experimento sugerido está disponível no BIOE e pode ser acessado no link a seguir.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/24480

 

            Para finalizar a atividade, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o texto disponibilizado no link abaixo. Este texto é uma síntese do que foi abordado na atividade e poderá ser utilizado como material de consulta futura para os alunos.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-3_Texto_Final.docx

 

            Atividade 4 - Dissolvendo o permanganato de potássio em água

 

            Sugerimos, inicialmente, que o professor divida a turma em grupos e que cada grupo trabalhe com uma montagem do experimento proposto. Em seguida, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o roteiro disponibilizado no link abaixo.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-4_Roteiro.docx

 

            Este roteiro contém os passos que devem ser seguidos durante a realização do experimento e sugestões de questões de discussão, que devem ser respondidas, em grupo, durante ou após a atividade. Caso não seja possível realizar o experimento, o professor poderá exibir um vídeo do experimento. Sugerimos que, durante a exibição, o professor faça pausas nos momentos adequados e repita o vídeo, se necessário, para que os alunos possam responder às questões para discussão. O vídeo do experimento sugerido está disponível no BIOE e pode ser acessado no link a seguir.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/24306

 

            Para finalizar a atividade, sugerimos que o professor entregue a seus alunos o texto disponibilizado no link abaixo. Este texto é uma síntese do que foi abordado na atividade e poderá ser utilizado como material de consulta futura para os alunos.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Atividade_1-4_Texto_Final.docx

Recursos Complementares

A simulação Estados da Matéria apresenta vários recursos que podem ajudar no entendimento dos aspectos relacionados ao Modelo Cinético Molecular. No endereço a seguir, disponibilizamos um tutorial detalhado de uso da simulação acompanhado de um roteiro de atividade.

 

http://pontociencia.org.br/aulas/modelo_cinetico_molecular/Estados_da_materia.pdf

Avaliação

Sugerimos que o professor avalie por meio do desempenho dos alunos e das respostas dadas por eles às questões propostas na atividade.

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