22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras, identificar letras iniciais em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 07 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de set. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um momento de descontração com a brincadeira: “Caixinha de palavras”.
Caixinhas de palavras
Material: Caixinhas de fósforos encapadas com as imagens de objetos, animais e coisas que possuem as letras S e SS coladas em cima, e dentro as letras que formam a palavra daquela imagem, papel ofício.
Números de participantes: alunos organizados em grupos.
Regras:
Promova um diálogo com os alunos sobre a brincadeira:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).
Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Faça uma lista com os alunos das palavras que estavam nas caixas. Você poderá utilizar cartolina e expor os nomes em ordem alfabética no mural da sala de aula.
Professor, prepare um cartaz com todas as palavras que existem nas caixinhas para apresentar à turma.
Fonte: Imagem da própria autora.
Disponibilize uma cópia do cartaz em tamanho menor para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa. Nesse cartaz deixe faltando as letras S e SS para os próprios alunos completarem.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o trabalho com as parlendas contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita, dos alunos, com propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, de escrita e de comunicação oral. Por isso, apresente a parlenda abaixo em um cartaz (cartolina ou papel Kraft) ou utilize data show e faça a leitura juntamente com os alunos.
Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Fonte: Sítio: “Sua pesquisa.com - O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm>. Neste sítio você encontrará o significado da palavra parlenda e sugestões de outros pequenos textos. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, converse com os alunos, a fim de lhes informar algumas regras ortográficas do uso do S e SS. Elabore as informações abaixo em pequenos textos que poderão ser expostos na sala de aula.
Regras ortográficas: S ou SS
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, a partir do registro acima, disponibilize a parlenda para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e realizarem as atividades abaixo:
1. Preencha as lacunas com as palavras que faltam. Era uma ___________ Com uma _________ na mão 2. Leia as palavras que você escreveu nas lacunas e forme uma frase com cada uma delas. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
3. Retire da parlenda as palavras que possuem S e SS. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Procure em revistas, folhetos outras palavras escritas com S e SS. Cole-as abaixo:
|
Fonte: Imagem da própria autora.
SEPARANDO AS SÍLABAS
Pr ofe ss or, prepare uma tabela com a imagem e os espaços para os alunos completarem com as sílabas móveis, os nomes dos animais, objetos ou coisas que possuem as letras S e SS. Coloque cada sílaba em um envelope.
Organize os alunos em grupos para formar as palavras.
IMAGEM DO SAPATO |
SA | PA | TO |
IMAGEM DO SAPO |
SA | PO |
IMAGEM DO PÁSSARO |
PÁS | SA | RO |
Fonte: Imagens da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenhos com algumas palavras com s ou ss, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Imprima e monte as fichas.
Posteriormente, questione:
Professor, registre as descobertas ortográficas dos alunos no mural da sala de aula, veja as sugestões:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio abaixo:
Sítio: "Atividades Educativas. Ortografia do S e SS". Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=559>. Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo online para trabalhar a ortografia das letras S e SS e a escrita das palavras com os alunos. Acesso em: 09 de set. 2013.
Caso sua escola não possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá imprimir os jogos online de completar letras nas palavras com S ou SS e colar no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: Sítio: "Atividades Educativas. Ortografia do S e SS". Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=559 >. Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo online para trabalhar a ortografia das letras S e SS e a escrita das palavras com os alunos. Acesso em: 09 de set. 2013.
Logo após, o jogo faça questionamentos para os alunos sobre:
JOGO DA MEMÓRIA
Professor, nesse momento apresente o “Jogo da Memória” aos alunos, a fim de desenvolver o sistema ortográfico de escrita na turma. É importante que ao apresentar um jogo à turma faça uma demonstração, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.
Disponibilize a cartela abaixo para os alunos colorirem e recortarem, a fim de montarem as fichas do jogo. Se for preciso oriente-os na construção.
Fonte: Sítio: “Educando com criatividade. Ortografia do S e SS”. Disponível em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2010/06/ortografia-s-ou-ss.html>. Neste sítio você encontrará diversas atividades com S e SS. Acesso em: 09 de set. 2013.
Professor, os alunos poderão registrar as palavras do jogo em seu caderno de Língua Portuguesa e depois, formar frase com cada uma. Intervenha sempre que necessário durante a atividade.
DESCOBRINDO PALAVRAS
Organize os alunos em duplas e distribua a tabela a seguir e um dicionário para cada dupla. Marque um tempo e solicite que procurem no dicionário o maior número que conseguirem de palavras com S e SS.
S |
SS |
|
NOMES |
||
OBJETOS |
||
FRUTAS |
Fonte: Imagem da própria autora.
Depois que terminarem faça uma roda de conversa e solicite que socializem as palavras que descobriram. Veja qual dupla conseguiu um maior número de palavras.
Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de discussão sobre o que acharam da brincadeira, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestão de livro para os professores:
CARVALHO, Carmem Silvia; NOGUEIRA, Cristina; PANACHÃO, Deborah. Construindo a Escrita: Texto, Gramática e Ortografia. Alfabetização. 1º Ano. São Paulo: Ática, 2007.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer regras ortográficas do S e SS; identificar a escrita de palavras com S e SS; reconhecer palavras com S e SS em parlendas; produzir pequenas frases; segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2016
Cinco estrelasMuito bom, com certeza os alunos ficarão vidrados na aula e terão um aprendizado significativo.
20/02/2014
Cinco estrelasAcabei essa semana o diagnóstico de leitura e escrita no 6º ano. Esse planejamento e os links me ajudarão bastante.Obrigada.Um trabalho conjunto, com certeza, renderá excelentes aprendizagens. Um abraço. Míriam.