20/09/2013
Márcia Aparecida Mendes; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Para desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, “Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais” em seu H1 – Reconhecer, no seu contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, racionais ou reais e H3 - Resolver situações-problema envolvendo conhecimentos numéricos é esperado que ao final desta aula os alunos sejam capazes de:
Ler e escrever números racionais.
Multiplicação de números racionais.
Divisão de números racionais.
A aula está dividida em 3 momentos. As atividades serão realizadas por meio de fichas e um jogo “on line”.
MOMENTO 1
Professor divida a turma em duplas e acompanhe o trabalho de cada uma delas, interferindo somente quando necessário, apontando direcionamentos, para que assim, os alunos tirem suas próprias conclusões.
Roteiro de aula - Ficha 1
I) Um caminhão tanque de uma distribuidora de combustível possui capacidade de 7432,1356 litros.
a) Quantos litros serão carregados por esse caminhão em 10 viagens?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
b) Quantos litros serão carregados em 100 viagens?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
c) Quantos litros serão carregados em 1000 viagens?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
Portanto, temos:
1) 7 432,1356 x 10 =
2) 7 432,1356 x 100 =
3) 7 432,1356 x 1000 =
II) A pista de corrida abaixo possui, aproximadamente, 482,58m de comprimento.
Figura 1: Ilustração de pista de atletismo.
Fonte: Disponível em http://www.joaquimcruz.com/portugues.html. (Acesso em 13/09/2013)
a) Quantos metros percorrem um atleta que corre 10 voltas nessa pista?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
b) Maria Odete faz caminhada todos os dias nessa pista e no final de uma semana ela conseguiu fazer 100 voltas. Quantos metros ela caminhou nessa semana?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
c) No final do mês Maria Odete conseguiu fazer 1000 voltas, quantos metros ela caminhou?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
Portanto, temos:
1) 482,58 x 10 =
2) 482,58 x100 =
3) 482,58 x1000 =
Ao terminarem as atividades I e II, cada dupla, deverá utilizar uma calculadora para fazer a correção.
Comentário:
Após a correção, o professor deverá colocar na lousa um quadro com os resultados (figura 1), comentando-os para que os alunos possam fazer a Ficha 2
Professor, ao fazer os comentários proponha as seguintes questões:
O que acontece com a vírgula quando o número é multiplicado por 10? E por 100? E por 1000?
E no caso de não ter a quantidade de algarismos necessários para o deslocamento da vírgula, (como no 2º número), o que é necessário fazer?
Como ficaria o 1º número se o multiplicássemos por 10 000 e por 100 000?
Como ficaria o 2º número se o multiplicássemos por 10 000 e por 100 000?
Figura 2: Exemplo de quadro
Fonte: arquivo do autor.
Roteiro de aula - Ficha 2
Observe os resultados de I e II no quadro e complete:
a) Ao multiplicar o número por 10, a vírgula foi deslocada uma casa para__________________
b) Ao multiplicar o número por 100, a vírgula foi deslocada _____ casas para__________________
c) Ao multiplicar o número por 1000, a vírgula foi deslocada _____casas para__________________
Pode-se concluir então que para se multiplicar um número por 10, 100, 1000 e assim por diante, basta deslocar a.......................................... para a direita, quantas casas quantos forem o número de ................................ do multiplicador, completado o número de casas decimais que forem necessárias.
Aplicando a conclusão dê o resultado das multiplicações.
a) 13,541 x 100 =
b) 0,00974 x 10 000=
c) 0.006249004 x 10 000 000 =
d) 0,00198 x 1000=
e) 5,45 x 100=
f) 0,00004 x 10 000 =
g) 91,64 x 1000 =
h) 0,015 x 10 000 =
i) 0,0000122 x 100 000 000 =
j) 45 x 1000 =
Professor, proponha agora correções das atividades propostas:
Comentário: Parta do princípio de que o “erro” pode ser um instrumento de aprendizagem desde que seja “observável” pelo aluno.
Observe agora as sugestões para a correção da ficha 2:
1) Proponha aos alunos que troquem as fichas entre as duplas para que sejam corrigidas.
2) A primeira correção deve ser feita pelos próprios alunos (em dupla), sem rasurar ou marcar a ficha. Nessa correção, a dupla deverá registrar em uma folha avulsa, as observações a cerca do que não consideraram como correto na ficha que corrigiram.
3) Após a primeira correção feita pelos alunos, destaque na lousa quais comentários apareceram e interceder caso algum comentário não seja pertinente.
4) Em seguida, as duplas, já de posse de suas próprias fichas, devem rever suas respostas comparando com os comentários destacados e fazerem a correção.
5) Para finalizar o trabalho, faça a correção na lousa
MOMENTO 2
Professor, neste momento, divida a turma em duplas e acompanhe o trabalho de cada uma delas, interferindo somente quando necessário, apontando direcionamentos, para que assim, os alunos tirem suas próprias conclusões.
Roteiro de aula - Ficha 3
I) Uma fábrica acondiciona 7 085,54 Kg de ração diariamente.
a) Quantos quilogramas serão acondicionados se na fábrica houver 10 vasilhames de mesmo tamanho?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
b) Quantos quilogramas serão acondicionados se na fábrica houver 100 vasilhames de mesmo tamanho?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
c) Quantos quilogramas serão acondicionados se na fábrica houver 1000 vasilhames de mesmo tamanho?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
Portanto, temos:
1) 7085,54 : 10 =
2) 7085,54 : 100 =
3) 7085,54 : 1000 =
II) Uma empresa comercializará, igualmente, 29 542 600 litros de gasolina para distribuidoras de uma cidade.
a) Se na cidade houver 10 distribuidoras, quantos litros de gasolina receberão cada uma?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
b) Se na cidade houver 100 distribuidoras, quantos litros de gasolina receberão cada uma?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
c) Se na cidade houver 1000 distribuidoras, quantos litros de gasolina receberão cada uma?
· Para responder a essa pergunta qual operação será feita?__________________________________________________________.
Resolva-a:
Portanto, temos:
1) 29 542 600 : 10 =
2) 29 542 600 : 100 =
3) 29 542 600 : 1000 =
Ao terminarem as atividades I e II, cada dupla, deverá utilizar uma calculadora para fazer a correção.
Comentário:
Professor, após a correção, coloque no quadro uma tabela com os resultados (figura 2), comentando-os para que os alunos possam fazer a Ficha 4.
Professor, ao fazer os comentários proponha as seguintes questões:
Figura 3: Exemplo de quadro
Fonte: arquivo do autor.
Roteiro de aula - Ficha 4
Observe os resultados de I e II na tabela e complete:
a) Ao dividir o número por 10, a vírgula foi deslocada uma casa para...................................
b) Ao dividir o número por 100, a vírgula foi deslocada..............casas para..............................
c) Ao dividir o número por 1000, a vírgula foi deslocada..............casas para.............................
Pode-se concluir então que para se dividir um número por 10, 100, 1000 e assim por diante, basta deslocar a...................................para a ............................. , quantas casas quantos forem o número de............................................. do quociente.
Aplicando a conclusão dê o resultado das divisões.
a) 435,41 : 100 =
b) 17462,9 : 10000=
c) 9100,4 : 1000 =
d) 0,00198 : 1000=
e) 501 016,1 : 100000=
f) 7124,2 : 1000 =
g) 9164,6 : 10000 =
h) 156,12 : 100000 =
i) 1224 : 1000 =
j) 25 : 100000 =
Professor, proponha agora as correções das atividades propostas:
Comentário: Parta do princípio de que o “erro” pode ser um instrumento de aprendizagem desde que seja “observável” pelo aluno.
Observe agora as sugestões para a correção da ficha 2:
1) Proponha aos alunos que troquem as fichas entre as duplas para que sejam corrigidas.
2) A primeira correção deve ser feita pelos próprios alunos (em dupla), sem rasurar ou marcar a ficha. Nessa correção, a dupla deverá registrar em uma folha avulsa, as observações a cerca do que não consideraram como correto na ficha que corrigiram.
3) Após a primeira correção feita pelos alunos, destaque na lousa quais comentários apareceram e interceder caso algum comentário não seja pertinente.
4) Em seguida, as duplas, já de posse de suas próprias fichas, devem rever suas respostas comparando com os comentários destacados e fazerem a correção.
5) Para finalizar o trabalho, faça a correção na lousa
Roteiro de aula - Ficha 5
Elabore e resolva 2 problemas, sendo que um deles envolva a multiplicação por dez, cem ou mil e o outro a divisão por dez, cem ou mil.
Comentário:
1. Ao final da elaboração, cada dupla deve apresentar e resolver os problemas para toda a turma.
2. Quando todos os problemas forem apresentados, os alunos devem escolher os que acharem mais interessantes.
MOMENTO 3
Proponha agora uma atividade lúdica, por meio de um jogo on line, que pode ser desenvolvida no laboratório de informática ou, se a escola não tiver esse espaço, em sala de aula com um computador com acesso a internet e um projetor multimídia.
Para iniciar a atividade, o professor separa a turma em dois grupos. Os elementos dos grupos devem ser numerados de modo que em cada grupo se tenha o mesmo número de alunos.
Os pares de números iguais formarão uma dupla que irá competir.
Ex.: O número (1) do grupo A irá competir com o número (1) do grupo B.
Comentário: Caso o professor ache viável, a turma pode ser dividida em mais de dois grupos, mantendo-se a mesma configuração: mesmo número de alunos em cada grupo.
O jogo programado chama-se “Roleta da Multiplicação” e trata da multiplicação de números naturais por 10, 100, 1000 e 10000 (figura 3). Para jogá-lo, o professor deve então, acessar o site <http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/roletas-da-multiplicacao/>, (acesso em 03/09/2013).
Figura 4: Jogo “Roleta da Multiplicação”
Fonte: Disponível em: http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/roletas-da-multiplicacao/. (Acesso em 03/09/2013).
Para a realização do jogo, o professor sorteia a dupla. Em seguida, cada elemento da dupla deve responder a uma questão apontada pela roleta.
Cada resposta certa deve ser anotada em um quadro como o exemplificado a seguir (figura 4 e 5).
Figura 5: Exemplo do quadro para a anotação de acertos.
Figura 6: Exemplo de marcação de acertos no quadro, para três questões e dois grupos.
No exemplo dado o grupo A seria o vencedor com 3 pontos (acertos).
Comentário: Professor, se desejar, ao fazer a projeção dos números, acrescente ao primeiro fator da multiplicação a vírgula, conforme ilustrado e destacado em amarelo na figura a seguir (figura 6). Nesse caso a resposta deve ser corrigida por ele e não pelo programa.
Figura 7: Modelo de modificações que podem ser realizadas pelo professor na projeção.
Fonte: Figura original disponível em http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/roletas-da-multiplicacao/.(Acesso em 03/09/2013.).
Enriqueça sua aula:
1) Professor, crie um quarto momento (MOMENTO 4) para trabalhar com o jogo “Cálculo mental (x 10 x 100)” disponível em http://www.escolovar.org/mat_x10%20x100.swf, (acesso em 03/09/2013), ou então, substitua o momento 3 que é o jogo “Roleta dos Números”. Nesse jogo, as respostas vêm na forma de múltipla escolha e o professor, pode aproveitar para trabalhar além da multiplicação, a divisão por 10 e 100 (figura 7).
Figura 8: página do jogo “Cálculo Mental (x 10 x 100)”
Fonte: Disponível em http://www.escolovar.org/mat_x10%20x100.swf. (Acesso em 03/09/2013).
Outra sugestão pode ser a criação de um quinto momento (MOMENTO 5) para trabalhar com o jogo “Multiplicação por 10, 100, 1000 e por 0,1; 0,01 e 0,001" disponível em http://www.escolovar.org/mat_multiplicacao_10.100.1000.swf, (acesso em 03/09/2013), ou então, substituir no momento 3 que é o jogo “Roleta dos Números”. Nesse jogo, as respostas vêm animadas na forma de carrinho e o professor, pode aproveitar para trabalhar além da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000, a multiplicação por 0,1; 0,01 e 0,001, conforme o exemplo ilustrado abaixo (figura 8).
Figura 9: página do jogo “Cálculo Mental (x 10 x 100)”
Fonte: Disponível em http://www.escolovar.org/mat_multiplicacao_10.100.1000.swf, (03/09/2013).
Como recurso o professor pode acessar os sites:
http://www.escolakids.com/multiplicacao-por-10-100-e-1000.htm, acessado em 01/09/2013.
http://educacao.uol.com.br/matematica/numeros-decimais-divisao.jhtm, acessado em 02/09/2013.
http://www.somatematica.com.br/fundam/operacoes/operacoes2.php, acessado em 03/09/2013.
A avaliação deverá ser feita através de observação do aluno separadamente e também da dupla durante todo o processo nas atividades propostas, de modo contínuo, cumulativo e sistemático, podendo adotar também como critérios para a mesma:
a. O envolvimento e o interesse do aluno ao fazerem as fichas propostas.
b. O compromisso dos alunos da dupla quando corrigirem as atividades de outra dupla.
c. A participação de cada aluno da dupla ao elaborarem e corrigirem os problemas elaborados por eles.
d. A criatividade ao elaborar os problemas
e. A capacidade crítica ao escolher os problemas mais interessantes.
f. O envolvimento e o interesse do aluno na participação dos jogos.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/09/2013
Cinco estrelasgostei, bem planejada, meus alunos gostaram muito