Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É com o corpo que se aprende: desvendando nosso corpo

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar as partes do corpo humano;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças físicas existentes entre os colegas de turma;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música;
  • Compreender a importância do corpo para nosso aprendizado;
  • Confeccionar um boneco;
  • Produzir texto;
  • Trabalhar em equipe.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos - sete (7) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar o programa KWord e a Webcam.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.

Na realização das atividades proposta na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Corpo Humano” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:

 

·         Ler textos com autonomia;

·         Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;

·         Produzir textos com autonomia;

·         Relacionar fala e escrita;

·         Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;

·         Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Sensibilizando – roda de conversa

Professor, o corpo humano é um conteúdo de grande relevância a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa etária. Os alunos de forma geral têm muitas curiosidades sobre o corpo humano e seu funcionamento, e eles o utilizam em seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie sua aula no espaço da “rodinha” para motivá-los sobre essa temática. Para tanto, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o corpo humano e proponha a eles que observem as seguintes questões:

 

·         Como é o nosso corpo?

·         Somos todos iguais?

·         O que temos em comum?

·         E o que temos de diferente fisicamente?

·         Vamos nomearas partes do nosso corpo que podemos ver?

 

Uma sugestão é selecionar dois alunos (uma menina e um menino) colocar um ao lado do outro e apontar partes dos corpos dos dois para que os outros alunos possam nomeá-las, e para que percebam as diferenças e semelhanças em ambos os corpos (tamanho dos cabelos, cor dos olhos, cor da pele, dentre outras).

Você poderá também, ao final da exploração fazer um registro por meio de uma produção coletiva, para isso faça um resgate das observações dos alunos e sistematize elaborando um texto para que eles registrem no caderno de Ciências. Este registro é interessante para que, ao final dos trabalhos, façam uma comparação entre o que pensavam e o que descobriram.

 

O corpo em movimento – aprendendo com música

 

Providencie um CD com a música “Boneca de Lata” gravada pela cantora Xuxa para trabalhar com seus alunos. A música se encontra em vídeo também, caso prefira, você poderá levar seus alunos ao Laboratório de Informática de sua escola para assistir o clip da música. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a música no sítio:

música

 

Fonte:  Vídeo: “Youtube com a música - Minha Boneca de Lata – Xuxa”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4>. Acesso em: 10 de set. 2013.

 

Veja abaixo a letra da música:

 

MINHA BONECA DE LATA


MINHA BONECA DE LATA BATEU COM A CABEÇA NO CHÃO LEVOU MAIS DE UMA HORA
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O NARIZ NO CHÃO LEVOU MAIS DE DUAS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O OMBRO NO CHÃO LEVOU MAIS DE 3 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O COTOVELO NO CHÃO LEVOU MAIS DE 4 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM A MÃO NO CHÃO LEVOU MAIS DE 5HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM A BARRIGA NO CHÃO LEVOU MAIS DE 6 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM AS COSTAS NO CHÃO LEVOU MAIS DE 7 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O JOELHO NO CHÃO LEVOU MAIS DE 8 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O PÉ NO CHÃO LEVOU MAIS DE 9 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...
MINHA BONECA DE LATA BATEU COM O BUMBUM NO CHÃO LEVOU MAIS DE 10 HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO DESAMASSA AQUI DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA...

 

 

Cante e dance com seus alunos e explore com eles as partes do corpo. Observe se eles reconhecem todas as partes faladas na música, eles irão adorar!

Em seguida, proponha como atividade de registro que eles desenhem o seu corpo, e escrevam os nomes das partes que aparecem na letra da música.

Outra sugestão é explorar palavras que aparecem na letra da música com os alunos. Para tanto, você poderá solicitar que eles montem frases com algumas palavras como, por exemplo: CABEÇA, OMBRO, BRAÇO, dentre outras.

Você também poderá criar um jogo da memória abordando a leitura e a escrita, bem como o nome das partes do corpo que aparecem na música. Ou seja, confeccionar cartelas em que apareçam os nomes das partes do corpo e as figuras que as representam. Tendo em vista que o jogo de memória consiste em encontrar os pares. Confeccione duas cartelas de cada. Se optar por esta sugestão, lembre-se de explorar as regras do jogo e aproveite para trabalhar com o gênero textual: texto instrucional. Veja um exemplo de uma cartela:

 

mão  

Imagem mão – Fonte: “Blog Brinquedos de Papel”. Disponível em: <http://papeis.blogs.sapo.pt/125625.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Dinâmica do espelho: construindo meu autorretrato

Providencie para essa aula uma caixa enfeitada com um espelho dentro. Em seguida organize seus alunos em roda de conversa, e passe a caixa para que eles vejam o que tem dentro, peça para que tomem cuidado, pois, o que verão dentro da caixa é o que a escola tem de mais precioso! Ao abrirem a caixa eles verão sua imagem (rosto de cada um). Oriente-os a não contarem o que viram aos colegas. Depois que todos realizarem a dinâmica, pergunte o que eles viram e deixe que exponham suas opiniões. Aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Em seguida, disponibilize um espelho grande na sala de aula, peça para que eles observem o rosto deles e posteriormente façam seu autorretrato contemplando suas características físicas.

Se quiser poderá mostrar alguns exemplos de autorretrato de alguns artistas famosos, assim eles os terão como parâmetro. Você poderá utilizar um data show para projetar alguns exemplos:

 

Imagem 1:

                      

iamgem

Fonte imagem 1: “Autorretrato de Picasso -  Diário de Bordo de oficina multimídia “. Disponível em: <http://raquellima16.wordpress.com/2010/12/02/auto-retrato/>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Imagem 2:

auto re

Fonte imagem 2: “Autorretrato de Tarcila do Amaral- Sítio Tarcila do Amaral”. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 12 de set. 2013.

 

Agora, veja o autorretrato realizado por uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:

bonecos 

Fonte: Imagem da própria autora - atividade realizada pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU em agosto/2013.

 

Você poderá usar na decoração ou expor os autorretratos dos alunos na sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Produzindo arte: representando o corpo do colega

Professor, nessa atividade nossa proposta é que você leve seus alunos para o pátio da escola para que em duplas eles desenhem a silhueta do corpo do colega utilizando giz e em seguida, preencham-na com as partes do corpo que estão faltando e de acordo com as características físicas de cada um.

Eles poderão escrever os nomes das partes do corpo no desenho e também o nome do colega desenhado, trabalhando assim as suas hipóteses de escrita. Essa atividade, além de lúdica, possibilita a (re) significação do espaço escolar na medida em que rompe com as barreiras das paredes da sala de aula.

Os alunos poderão fotografar esse momento. Para tanto, eles poderão utilizar a Wbcam do laptop do Projeto UCA localizada na área de trabalho.

 

Veja a produção dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:


alunos

Fonte: Imagem da própria autora - atividade realizada pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU em agosto/2013.

 

Outra sugestão é, ainda em duplas, solicitar que um aluno observe o colega ao lado, e o represente observando suas características físicas utilizando massinha de modelar.

Veja a produção dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:

mass ms
 

Fonte: Imagem da própria autora - atividade realizada pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU em agosto/2013.

 

Faça uma exposição dos bonecos produzidos pelos alunos no mural de sua escola, socializando o trabalho da turma. Posteriormente, eles poderão presentear o colega com a produção realizada.

Você poderá finalizar esse momento propondo a montagem de um quebra-cabeça abordando as partes do corpo. Ele ajudará você a identificar se os alunos compreendem o esquema corporal. Entregue a eles o quebra-cabeça e oriente-os a recortarem e colarem em seus cadernos. Veja abaixo uma sugestão:

quebra

Fonte: “Blog Atividades Educativas”. Disponível em: <http://www.guiapedagogico.com.br/2013/06/atividades-sobre-o-corpo-humano.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Sistematizando a escrita: valorizando as hipóteses de escrita dos alunos

Professor, durante o processo de alfabetização, o aluno perpassa por vários níveis de desenvolvimento da leitura e da escrita, conforme nos apontam as autoras: Ferreiro e Teberosky (2008): pré-silábico, silábico e silábico-alfabético e alfabético. Em uma turma de alfabetização é comum a presença de alunos em diferentes níveis de desenvolvimento.

Fonte: FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

Assim, você poderá propor diversas atividades sobre o corpo humano e suas partes abordando os diferentes níveis de compreensão dos alunos em relação à leitura e à escrita. Valorizando suas hipóteses e possibilitando a evolução de todos nesse processo.

Na sala de aula, abordei com meus alunos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” da cantora Xuxa. A partir da música construí algumas atividades abordando diferentes níveis da escrita e leitura dos alunos.

Veja algumas produções dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:

Cruzadinha: esta atividade é ideal para os alunos que estão no nível silábico em evolução para o alfabético, pois ao escreverem as palavras de maneira incorreta irão entrar em conflito cognitivo ao perceberem que faltaram ou sobraram letras., possibilitando uma intervenção do professor no intuito de avançarem.

crus

   Fonte: Imagem da própria autora-   Estratégias de leitura: ao solicitar que os alunos associem palavra e imagem,  eles poderão utilizar estratégias de leitura (letra inicial, letra final, sílaba inicial, sílaba final, dentre outras hipóteses) avançando assim na mesma.

 

Ligue as imagens das partes do corpo humano aos seus respectivos nomes:

estr

Fonte: Imagem da própria autora -  Escrita espontânea: esse tipo de atividade contempla todos os níveis dos alunos já que exige que os mesmos tentem escrever de acordo com suas hipóteses. A reescrita com os alunos é fundamental para seu avanço nesse processo.

                                               menia tentativa de escrita

 

Fonte: Imagem da própria autora -atividades realizadas pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU em agosto/2013.

Escrevendo com o corpo

Outra sugestão de atividade lúdica envolvendo o corpo, movimento e aprendizagem da escrita e da leitura é orientar os alunos a representarem as letras do alfabeto com o corpo.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Construção do boneco representando características

Proponha para seus alunos que eles construam um boneco representando suas características físicas. Eles poderão utilizar diferentes materiais como: botões, tecido, colas coloridas, dentre outros.

É importante ressaltar que eles precisam fazer um boneco respeitando as suas características físicas, esse momento será rico para trabalhar com seus alunos o respeito às diferenças e ao jeito de cada um.

Depois de pronto, proponha uma aula para que cada aluno apresente seu boneco e conte como foi à realização dessa atividade. Nesse momento, instigue seus alunos a contarem como eles são abordando para além das características físicas, aspectos emocionais, psicológicos e sociais de cada um. (Se ele é agitado, calmo, do que gosta? Do que não gosta?).

Veja a produção dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:

                                      

  s

 

Fonte: Imagem da própria autora - atividade realizada pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU em agosto/2013.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Produção de texto: eu sou assim...

Professor, para finalizar a sequência de atividades sugeridas nessa aula, nossa sugestão é que proponha aos alunos que produzam um texto falando sobre como eles são.

Retome com eles que construíram o boneco abordando as características físicas do corpo humano, porém esse corpo é perpassado por emoções, sensações, é cultural e social.

Assim, oriente-os a produzirem um texto retratando um pouco de suas características pessoais, o seu jeito de ser, dentre outras questões que os caracterizam.

Para tanto, planeje com eles a escrita do texto, conforme orienta os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: construa o roteiro, decida o tipo de linguagem a ser utilizada para a finalidade desse tipo de texto, e utilize recursos coesivos para articular as ideias e fatos.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Os alunos poderão produzir os textos em seus cadernos, mas se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops, por meio do programa  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Realize a correção com os alunos de forma individual, em seguida oriente-os a socializarem suas produções, realizando a leitura para seus colegas.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogando com o corpo

Professor, para finalizar a abordagem proposta nesta aula, sugerimos que você trabalhe com seus alunos, alguns jogos na internet que possibilitarão o aprofundamento dos estudos realizados de forma lúdica.

Além do mais, sabe-se que o uso das tecnologias na educação muito pode contribuir para o redimensionamento do processo de ensino e de aprendizagem.

Veja algumas sugestões:

Sítio: “QuizSmartkids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-corpo-humano.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.

Sítio: “Jogo de identificação das partes do corpo no sítio Smartkids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.

Recursos Complementares

 

Blog: "Alfabetização e Cia - Músicas envolvendo o tema corpo humano". Disponível em:<http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2011/03/musicas-corpo-humano.html>. Acesso em: 10 de set. 2013.

Aula com sugestões de atividades para o professor no Portal do Professor do MEC. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichala.html?aula=3120TecnicaAu8>. Acesso em: 10 de set. 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam a importância do corpo humano para o aprendizado de todos nós; se identificaram as partes do corpo; se perceberam as semelhanças e diferenças físicas existentes entre os colegas de turma e se realizaram as atividades em grupo de maneira cooperativa, interagindo com os colegas de grupo. Registre suas observações para orientar seu planejamento de ações futuras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.