21/09/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Olveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Atividade 1 - Motivação
Para o professor:
1) Imprima cópias, para os alunos, da história em quadrinho: Turma da Mônica: uma história que precisa ter um fim. Se a escola tiver laboratório de informática, leve os alunos e peçam-nos que acessem o documento pelo computador.
Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/72141809/GIBI-UMA-HISTORIA-QUE-PRECISA-TER-FIM. Acesso em: 15 setembro 2013.
2) Solicitem aos alunos que se organizem em grupos de até 4 pessoas.
3) Os alunos deverão fazer a leitura da história e discutirem sobre o assunto, no grupo.
4) Apresentar as seguintes questões para os alunos. As questões deverão ser trabalhadas com todos os alunos. Para isso, organize os alunos em um círculo.
- O que são drogas?
- Quais os tipos de drogas citadas na história?
- Quais os efeitos das drogas no organismo de uma pessoa?
5) Nesse momento, apresente os conceitos de drogas lícitas e ilícitas no Brasil.
6) Organize um quadro no qual os alunos vão colocando exemplos de drogas lícitas e ilícitas no Brasil.
Drogas lícitas no Brasil | Drogas ilícitas no Brasil |
Atividade 2: Desenvolvimento do tema - As drogas e os efeitos sobre o sistema nervoso
Para o professor:
1) Divida a sala em 8 grupos.
2) Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa acerca das seguintes drogas: cocaína, crack, maconha, opiácios, ectasy, anfetaminas, álcool e cigarro. Cada grupo ficará responsável por um tipo de droga. Para isso, faça um sorteio dos temas.
3) Peça aos alunos que pesquisem como a droga é consumida, os efeitos imediatos e tardios do consumo contínuo dessas drogas, outros nomes para a droga e a classificação do tipo de droga (depressores do sistema nervoso central, estimulantes do sistema nervoso central, perturbadores do sistema nervoso central).
- A pesquisa poderá ser feita individualmente em casa pelos alunos ou os alunos poderão utilizar o laboratório de informática da escola. Os alunos deverão produzir um texto baseado na pesquisa.
- O professor de Química poderá abordar o assunto por meio das representações das moléculas de substâncias alucinógenas. Disponível em: http://decarapravida.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56. Acesso em: 17 setembro 2013.
4) Peça que cada grupo apresente sua pesquisa. Para isso, informe os alunos que eles poderão utilizar cartazes e o quadro.
5) Após a apresentação de cada grupo, monte um quadro, junto com os alunos, para ser afixado na sala de aula:
Drogas | Outros nomes | Tipo de droga | Como é consumida | Efeitos imediatos do consumo | Efeitos tardios do consumo |
6) Converse com os alunos que as drogas são substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo do tipo, podem agir em determinados locais ou em todo o organismo.
Atividade 1: Análise e discussão de um filme
Para o professor:
1) Na sala de aula ou em uma sala de vídeo, apresente o filme: O bicho de sete cabeças.
- Converse com os professores de Filosofia, Sociologia e/ou Psicologia e proponha uma parceria.
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5odCzzND1NM/Sgr7GWos-nI/AAAAAAAAAEY/-cJZhxt8aZw/s320/bicho+de+sete+cabe%C3%A7as.jpg. Acesso em: 15 setembro 2013.
2) Peça aos alunos que façam anotações sobre o filme.
3) Converse com eles sobre a questão do uso de drogas e a interferência no ambiente familiar.
Atividade 2: Campanha contra as drogas
Para o professor:
1) Peça aos alunos que se reúnam em grupos e elaborem cartazes para uma campanha contra as drogas, explicando os efeitos que elas causam.
- Converse com o professor de Língua Portuguesa para seja trabalhado com os alunos o gênero Cartaz.
2) Informe aos alunos que eles poderão utilizar o material produzido durante as aulas.
3) Peça que acessem os seguintes sites:
- O brasileirinho. Disponível em: http://www.obrasileirinho.com.br/. Acesso em: 15 setembro 2013.
- Contra as drogas. Disponível em: http://www.contradrogas.com.br/. Acesso em: 15 setembro 2013.
- Escritório Contra Drogas e Crime das Nações Unidas. Disponível em: http://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/index.html?ref=menutop. Acesso em: 15 setembro 2013.
4) Os cartazes serão afixados em locais onde haja uma grande circulação de pessoas.
Sugestões de material para a pesquisa dos alunos:
- Drogas lícitas e ilícitas. Disponível em: http://www.infoescola.com/drogas/drogas-licitas-e-ilicitas/. Acesso em: 16 setembro 2013.
- Efeitos das drogas. Disponível em: http://www.tuasaude.com/efeitos-das-drogas/. Acesso em: 16 setembro 2013.
- Ismec/Infodrogas. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm. Acesso em: 16 setembro 2013.
- Drugs in the brain. Disponível em: http://www.jellinek.eu/brain/index.html?KeepThis=true&TB_iframe=true&height=588&width=672.. Acesso em: 17 setembro 2013.
O processo de avaliação será contínuo. Os alunos serão avaliados, qualitativamente, de acordo com:
Em relação à avaliação quantitativa, os alunos serão avaliados por meio do comprometimento e dedicação à pesquisa, das produções de texto e dos cartazes para a campanha contra as drogas.
O professor deverá dar um feedback por escrito para os estudantes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!