Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Efeitos das drogas no organismo humano

 

21/09/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Olveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o que são drogas.
  • Compreender o que são drogas lícitas e ilícitas.
  • Compreender os efeitos das drogas no organismo humano.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções do funcionamento do sistema nervoso.
Estratégias e recursos da aula
  • História em quadrinhos
  • Produção de texto.
  • Produção de quadro.
  • Produção de cartazes/ campanha contra as drogas.
  • Apresentação e discussão dos tipos de drogas.
  • Análise e discussão de um filme.

 

MÓDULO 1

Atividade 1 - Motivação

Para o professor:

1) Imprima cópias, para os alunos, da história em quadrinho: Turma da Mônica: uma história que precisa ter um fim. Se a escola tiver laboratório de informática, leve os alunos e peçam-nos que acessem o documento pelo computador.

Disponível em:  http://pt.scribd.com/doc/72141809/GIBI-UMA-HISTORIA-QUE-PRECISA-TER-FIM. Acesso em: 15 setembro 2013.

História em quadrinhos

2) Solicitem aos alunos que se organizem em grupos de até 4 pessoas.

3) Os alunos deverão fazer a leitura da história e discutirem sobre o assunto, no grupo.

4) Apresentar as seguintes questões para os alunos. As questões deverão ser trabalhadas com todos os alunos. Para isso, organize os alunos em um círculo.

- O que são drogas?

- Quais os tipos de drogas citadas na história?

- Quais os efeitos das drogas no organismo de uma pessoa?

5) Nesse momento, apresente os conceitos de drogas lícitas e ilícitas no Brasil.

6) Organize um quadro no qual os alunos vão colocando exemplos de drogas lícitas e ilícitas no Brasil.

Drogas lícitas no Brasil Drogas ilícitas no Brasil
   
   

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema - As drogas e os efeitos sobre o sistema nervoso

Para o professor:

1) Divida a sala em 8 grupos.

2) Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa acerca das seguintes drogas: cocaína, crack, maconha, opiácios, ectasy, anfetaminas, álcool e cigarro. Cada grupo ficará responsável por um tipo de droga. Para isso, faça um sorteio dos temas.

3) Peça aos alunos que pesquisem como a droga é consumida, os efeitos imediatos e tardios  do consumo contínuo dessas drogas, outros nomes para a droga e a classificação do tipo de droga (depressores do sistema nervoso central, estimulantes do sistema nervoso central, perturbadores do sistema nervoso central).

- A pesquisa poderá ser feita individualmente em casa pelos alunos ou os alunos poderão utilizar o laboratório de informática da escola. Os alunos deverão produzir um texto baseado na pesquisa.

- O professor de Química poderá abordar o assunto por meio das representações das moléculas de substâncias alucinógenas. Disponível em: http://decarapravida.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56. Acesso em: 17 setembro 2013.

4) Peça que cada grupo apresente sua pesquisa. Para isso, informe os alunos que eles poderão utilizar cartazes e o quadro.

5) Após a apresentação de cada grupo, monte um quadro, junto com os alunos, para ser afixado na sala de aula:

 

Drogas Outros nomes Tipo de droga Como é consumida Efeitos imediatos do consumo Efeitos tardios do consumo

6) Converse com os alunos que as drogas são substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo do tipo, podem agir em determinados locais ou em todo o organismo.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Análise e discussão de um filme

Para o professor:

1) Na sala de aula ou em uma sala de vídeo, apresente o filme: O bicho de sete cabeças.

- Converse com os professores de Filosofia, Sociologia e/ou Psicologia e proponha uma parceria.

Cartaz filme

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5odCzzND1NM/Sgr7GWos-nI/AAAAAAAAAEY/-cJZhxt8aZw/s320/bicho+de+sete+cabe%C3%A7as.jpg. Acesso em: 15 setembro 2013.

 

2) Peça aos alunos que façam anotações sobre o filme.

3) Converse com eles sobre a questão do uso de drogas e a interferência no ambiente familiar.

 

Atividade 2: Campanha contra as drogas

Para o professor:

1) Peça aos alunos que se reúnam em grupos e elaborem cartazes para uma campanha contra as drogas, explicando os efeitos que elas causam.

- Converse com o professor de Língua Portuguesa para seja trabalhado com os alunos o gênero Cartaz.

2) Informe aos alunos que eles poderão utilizar o material produzido durante as aulas.

3) Peça que acessem os seguintes sites:

- O brasileirinho. Disponível em: http://www.obrasileirinho.com.br/. Acesso em: 15 setembro 2013.

- Contra as drogas. Disponível em: http://www.contradrogas.com.br/. Acesso em: 15 setembro 2013.

- Escritório Contra Drogas e Crime das Nações Unidas. Disponível em: http://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/index.html?ref=menutop. Acesso em: 15 setembro 2013.

4) Os cartazes serão afixados em locais onde haja uma grande circulação de pessoas.

Recursos Complementares

Sugestões de material para a pesquisa dos alunos:

- Drogas lícitas e ilícitas. Disponível em: http://www.infoescola.com/drogas/drogas-licitas-e-ilicitas/. Acesso em: 16 setembro 2013.

- Efeitos das drogas. Disponível em: http://www.tuasaude.com/efeitos-das-drogas/. Acesso em: 16 setembro 2013.

- Ismec/Infodrogas. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm. Acesso em: 16 setembro 2013.

- Drugs in the brain. Disponível em: http://www.jellinek.eu/brain/index.html?KeepThis=true&TB_iframe=true&height=588&width=672.. Acesso em: 17 setembro 2013.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Os alunos serão avaliados, qualitativamente, de acordo com:

  • a dedicação,
  • participação,
  • comprometimento e interesse durante as atividades propostas.

Em relação à avaliação quantitativa, os alunos serão avaliados por meio do comprometimento e dedicação à pesquisa,  das produções de texto e dos cartazes para a campanha contra as drogas.

O professor deverá dar um feedback  por escrito para os estudantes.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.