22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noção de tempo: nublado, chuvoso e ensolarado, através de diferentes estratégias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa você poderá acessar:
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre a chuva. Promova um momento de descontração, depois apresente o poema “O Guarda” de Bartolomeu Queirós aos alunos, em data show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel color set.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 112.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre o poema.
Professor, peça aos alunos que comente alguma situação que vivenciaram em dias de chuva. Explique aos alunos o que podemos utilizar nos dias de chuva.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita, direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 22,23.).
Como forma de registro no caderno de Língua Portuguesa proponha as atividades abaixo:
INTERPRETANDO O TEXTO 1. No poema o autor brinca com as palavras GUARDA, usando-a com diferentes significados. Leia o texto e circule essa palavra todas as vezes que aparecer. (Professor, explique aos alunos que, uma palavra pode adquirir significados diferentes, dependendo do contexto em que está inserida.).O GUARDA GUARDA O GUARDA-CHUVA NO GUARDA-ROUPA. O GUARDA DA MINHA RUA É ANJO DA GUARDA E ME GUARDA. O GUARDA DE GUARDA-CHUVA AGUARDA A CHUVA CHOVER. CHOVE CHUVA, NO GUARDA-CHUVA DO GUARDA. 2. Converse com os colegas e descubra quais os significados da palavra GUARDA de acordo com o contexto do texto. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. Leia cada palavra e faça desenhos para representá-las de acordo com o seu significado GUARDA GUARDA-CHUVA GUARDA – ROUPA 4. Escreva frases usando a palavra “Guarda” com os significados que você identificou. VIGIA ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ DEFENDER, PROTEGER ___________________________________________________ _______________________________________________________________________ ACONDICIONAR, COLOCAR EM LUGAR SEGURO _______________________________ _______________________________________________________________________ |
Fonte: Imagem da própria autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente o ditado popular aos alunos em cartolina ou projeção.
Fonte: Imagem da própria autora
Converse com os alunos sobre o significado dos ditados populares, é uma frase popular, com um texto mínimo de autor anônimo e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural.
Organize os alunos e proponha uma discussão sobre esse ditado popular. Incentive todos a participarem, esperando sua vez de falar, e respeitando a fala do colega.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a frase: “Quem está na chuva não precisa se molhar!”.
Professor, disponibilize a imagem abaixo no caderno de “Atividades de Casa” ou de “Língua Portuguesa”.
A história a seguir é contada apenas por meio de desenhos. 1. Leia a história com os seus familiares e observe que o último quadrinho foi retirado.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 98. 2. Desenhe em uma folha de papel como você imagina que essa história termina. 3. Observe cada quadrinho e escreva uma frase de acordo com os acontecimentos. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ |
Fonte: Imagem da própria autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a sala de aula para os alunos apresentarem as frases e o final da história que cada um desenhou como Atividade de Casa.
É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações.
Em seguida, disponibilize o último quadrinho com o final dessa história. Compare o desenho da autora (Eva Furnari) com o seu desenho e dos colegas.
Posteriormente, responda:
Professor, é importante conversar com os alunos sobre a intensidade das chuvas. Confeccione fichas em folhas de papel A3, mas também pode ser reproduzida ou projetada no data show, com as imagens de alguns quadrinhos e com as seguintes palavras: CHUVA, CHUVARADA, CHUVISCO, para conversarem sobre a intensidade da chuva.
Fone: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 105.
Como forma de registro disponibilize o poema abaixo que fala sobre alguns dos fenômenos atmosféricos no caderno de Língua Portuguesa ou de Ciências.
HOJE EU ACHO QUE CHOVE
Hoje eu acho que chove,
Hoje a chuva vai chegar!
Talvez seja uma garoa,
Um chuvisco, uma chuvinha,
Ou chuvarada, aguaceiro,
Uma borrasca, um pé d’água...
Pior: uma tromba d’água,
Temporal, uma procela,
Quem sabe uma tempestade,
Um tufão, um furacão,
Ciclone, até um tornado!
Melhor levar guarda-chuva
Senão acabo molhado...
Fonte: PINTO, Cecília Vicente de Azevedo Alves. Rola Rima. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 3.
CONVERSANDO SOBRE O POEMA
Professor, mostre aos alunos a importância da diversidade cultural e enfatize que existem diferentes denominações para um mesmo fenômeno atmosférico, dependendo da região do país. Explique que a pessoa que estuda o "tempo" se chama meteorologista.
Se a sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos em duplas para pesquisarem no sítio abaixo os fenômenos atmosféricos, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
<http://www.climakids.com.br/fenomenos-climaticos>. Neste sítio você encontrará informações, notícias, histórias sobre o clima em uma linguagem adequada para os alunos, produzido por Maurício de Souza. Acesso em: 08 de set. 2013.
PRODUZINDO UM DICIONÁRIO
Professor, elabore com os alunos um dicionário ilustrado com as palavras do poema que se referem a alguns fenômenos atmosféricos e depois, deixe na biblioteca para outros colegas lerem.
Algumas orientações para essa construção:
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, com a turma organizada em duplas, explique aos alunos que devem tentar explicar e escrever como entendem o significado da palavra. Depois da leitura do significado de cada palavra no dicionário, as duplas deverão escrever os verbetes (pequeno papel, em que se escreve) com suas próprias palavras. A seguir podem fazer desenhos para representar os significados.
4. Revisando o texto
Realize a correção do texto. Se necessário faça a reescrita. Professor você deverá auxiliar na realização desta atividade.
5. Copie o texto reescrito e corrigido. Em seguida, faça um desenho de acordo com o significado da palavra. Para isso, combine com o seu par quem vai escrever e quem vai fazer o desenho.
____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
(DESENHO/ ILUSTRAÇÂO) |
Fonte: Imagem da própria autora.
6. Organizando o Dicionário: quando a escrita e o desenho de todos os alunos estiverem prontos é hora de solicitar que cada aluno coloque as palavras em ordem alfabética, pois um dicionário é organizado dessa forma.
7. Apresentando o significado: cada dupla deve ler para a turma o que escreveu sobre a palavra sorteada. A seguir, o professor deverá recolher as fichas para compor o dicionário ilustrado.
8. Organize a turma, produza uma capa e peça aos alunos que deem um título para o dicionário. Os alunos deverão ditar suas sugestões de nomes e em seguida você deverá promover a eleição do nome.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam o desenho utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para o dicionário.
Professor, elabore juntamente com os alunos, um cronograma para empréstimo do dicionário. Caso sua escola possua os laptops, você poderá construir uma tabela com data e nome, utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima para ser colada no dicionário para apreciação da turma e da comunidade escolar.
CRONOGRAMA PARA EMPRÉSTIMO DO DICIONÁRIO |
|
|
DATA |
NOME |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Vocês sabiam que as chuvas não são iguais? Elas podem ter diversas origens e características distintas.
Se sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos em duplas para pesquisarem sobre os diferentes tipos de chuvas, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet. Sugestões:
Professor, é importante conversar com os alunos sobre os tipos de chuvas e suas características em determinada regiões do planeta. Instigue os alunos a trocarem ideias e a refletirem sobre as leituras realizadas.
Quando todas as duplas realizarem as leituras faça um momento de discussão sobre o que acharam das tirinhas, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.
Logo após, faça um momento de discussão sobre o que os alunos acharam dos textos informativos, instigue- os a trocarem ideias e refletirem sobre os diferentes tipos de chuvas que existem.
Como registro elabore juntamente com os alunos, uma lista contendo o nome dos tipos de chuvas pesquisados e suas características principais. Utilize papel Kraft e pincel atômico. Depois, cada aluno poderá registrar no seu caderno de Ciências ou de Língua Portuguesa. Veja a sugestão:
TIPOS DE CHUVAS |
CARACTERÍSTICAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, é interessante os alunos conhecerem e compararem as temperaturas e clima de diferentes regiões. Apresente para eles, imagens de jornal ou internet em folha de papel A3 sobre o tempo em diferentes localidades. Solicite que os alunos observem as imagens e comentem o que elas mostram.
Proponha aos alunos que analisem o mapa meteorológico da semana, registrando no mural da turma as observações feitas.
Sugestões para os alunos:
Vídeo: “Youtube: O Guarda-chuva voador”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7MKVYmJUUNQ>. Neste vídeo o Franjinha ajuda o Cascão a criar um guarda-chuva perfeito. Acesso em: 08 de set. 2013.
Sugestões para os professores:
Sítio: “Clima Kids: Previsão do tempo”. Disponível em: <http://www.climakids.com.br/>. Neste sítio você encontrará informações, noticias, histórias sobre o clima em uma linguagem adequada para os alunos, produzido por Maurício de Souza. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de poemas e história em quadrinho; conhecer alguns significados de palavras; perceber que a mesma palavra pode ter sentidos diferentes de acordo com o contexto; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; utilizar o dicionário; compreender que palavras possuem significados; organizar as palavras em ordem alfabética; elaborar verbetes para construção um dicionário; conhecer e diferenciar os tipos de chuvas; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2013
Quatro estrelasAula muito bem elaborada! Parabéns!