22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas regras de convivências dentro da escola; habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. (Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de set. 2013.).
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de set. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que apresente a história “Gentileza” aos alunos em data show, ou se preferir, o texto poderá ser escrito em cartolina ou em papel Color Set.
Sítio: contando História “Gentileza”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/Gentileza.htm>. (Neste sítio você encontrará a história sobre a temática dessa aula.). Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, converse com a turma sobre o assunto da história. Levantando os questionamentos:
Professor, elabore com os alunos, cartazes com palavras que podemos usar dentro da escola favorecendo nossa convivência. Disponibilize os materiais necessários para aos alunos. Você poderá providenciar: papel color set, cola, tesoura, botões, lápis de cor, canetinhas, papel Kraft e outros.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os cartazes utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Como registro proponha que os alunos respondam as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa:
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno/a:_______________________________________________ Data:____/___/____
______________________________________________________________
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
dicionário da Língua Portuguesa. (Professor, aproveite o momento para trabalhar ordem alfabética e a importância do dicionário.). _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ |
Fonte: Imagem da própria autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente a música: “ Gentileza” de Marisa Monte, cante e dance com a turma. Caso preferir utilize data show ou aparelho de som.
Gentileza
Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta.
Fonte: Sítio: “Letras. Mus.br: Letra e vídeo da música Gentileza”. Disponível em:<http://letras.mus.br/marisa-monte/47282/>. (Neste sítio você encontrará a letra da música Gentileza de Marisa Monte e o vídeo que mostra como o Profeta anunciava palavras e ações de gentileza as pessoas da cidade.). Acesso em: 07 de set. 2013.
Professor, é importante utilizar na sala de aula leituras de diferentes gêneros literários como letra de música para que os alunos avancem em seu processo de alfabetização. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita, direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 22,23.).
Como forma de registro, disponibilize a letra da música aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.
Posteriormente, questione os alunos:
CONHECENDO A HISTÓRIA DO PROFETA
Professor, apresente o vídeo aos alunos de acordo com os recursos tecnológicos que a sua escola possui. Se sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos para assistirem ao vídeo da história do Profeta e como surgiu essa música, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
História e Vídeo de Gentileza
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, se possível fotografe as ações e as atitudes dos alunos e colegas de outras turmas sem que os alunos percebam. Em seguida, apresente à turma as fotos e conversem sobre os acontecimentos.
Promova na sua sala de aula durante uma semana:
1) ações de ajuda e gentileza;
2) pequenos atos para melhorar o comportamento com o amigo, professores, direção e toda comunidade escolar;
3) ações de preservação do ambiente e da natureza. Veja algumas sugestões:
Como registro, proponha aos alunos, que realizem as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno/a:_______________________________________________ Data:____/___/____ 1. Leia a palavra abaixo. Em seguida, crie um acróstico com a palavra GENTILEZA. GENTILEZA2. Organize as frases abaixo, de acordo com a última estrofe da música Gentileza de Marisa Monte e reescreva-a. A vida é o circo O mundo é uma escola Já dizia o profeta. "Amor: palavra que liberta" ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 3. Imagine que você é o Profeta Gentileza. Cite pelo menos 4 palavras que você escreveria nos muros da cidade. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Escreva em um cartaz algumas ações de gentileza que você e sua família realizam em sua casa.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socialização, através da leitura, dos cartazes elaborados em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas ações um a um.
Organize uma lista com o nome das ações lidas pelos alunos. É importante cada aluno apresentar a sua. Exponha-as no mural da sala de aula.
Professor, você também poderá aproveitar a temática da aula para trabalhar as questões relativas à: ordem alfabética; quantidade de letras nas palavras, letras iniciais e finais de uma palavra.
Em seguida, apresente a notícia abaixo: “Porque ser gentil vale a pena”, aos alunos. Caso preferir utilize data show ou imprima a imagem e cole em uma cartolina.
Fonte: Sítio: “Blog: Gentileza a toda prova”. Disponível em: <http://escoladagentileza.zip.net/>. (Neste sítio você encontrará exemplos de atitudes de gentileza, através de imagem ou de vídeos.). Acesso em: 07 de set. 2013.
MAIS GENTILEZA NA ESCOLA
Com gestos simples, de respeito e de solidariedade ao próximo a convivência na escola vai melhorar dia após dia.
Logo após, organize os alunos em duplas para elaborarem cartazes com frases, destacando atitudes que podemos ter dentro da escola com os amigos, professores e funcionários, favorecendo nossa convivência. Veja algumas sugestões:
Disponibilize os materiais necessários para a montagem dos cartazes: canetinhas, cartazes, revistas, colas, pincel atômico e outros.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os cartazes utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça do título da ilustração.
APRESENTANDO A MÚSICA “GENTILEZA”
Organize a turma para apresentar a música “Gentileza” de Marisa Monte, à comunidade escolar e seus familiares. Para isso, crie uma coreografia com a participação dos alunos.
Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a apresentação. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esporte, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.
Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Língua Portuguesa, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre o que significou para eles a apresentação dessa música: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim, suas descobertas.
Fonte: Apresentação da Música Gentileza de Marisa Monte com a participação dos alunos do 1º Ano da Escola de Educação Básica – ESEBA. Imagens da própria autora.
Sugestões de links para os professores:
Sugestões de links para os professores:
Globo.com. Crianças e idosos dão exemplos de gentileza no interior de São Paulo. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/criancas-dao-exemplos-de-gentileza-no-interior-de-sao-paulo.html>. (Neste sítio você encontrará exemplos de atitudes de gentilezas por crianças e idosos, uma reportagem que cita exemplos que começam em casa, na escola e na comunidade.). Acesso em: 02 de set. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar música; identificar quantidade de letras nas palavras; produzir frases e textos a partir de uma palavra; perceber o significado de algumas palavras; reconhecer palavras de convivência dentro da escola; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2013
Cinco estrelasGostei do material é de grande utilidade de reflexão