Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo palavras de gentileza no cotidiano escolar

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar música;
  • Identificar quantidade de letras nas palavras;
  • Produzir frases e textos a partir de uma palavra;
  • Perceber o significado de algumas palavras;
  • Reconhecer palavras de gentileza dentro da escola;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas regras de convivências dentro da escola; habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: “E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. (Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de set. 2013.). 

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 05 de set. 2013.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula. 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que apresente a história “Gentileza” aos alunos em data show, ou se preferir, o texto poderá ser escrito em cartolina ou em papel Color Set.

Sítio: contando História “Gentileza”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/Gentileza.htm>. (Neste sítio você encontrará a história sobre a temática dessa aula.). Acesso em: 06 de set. 2013. 

Professor, converse com a turma sobre o assunto da história. Levantando os questionamentos:

  • Por que o Menino era triste?
  • O que você acha da atitude do Menino?
  • Por que o Menino não tinha amigos?
  • Como ele resolveu a situação?
  • Você conhece alguém mal humorado?
  • Para você o que são as palavras mágicas?
  • Você conhece alguém que utiliza as palavras mágicas?

Professor, elabore com os alunos, cartazes com palavras que podemos usar dentro da escola favorecendo nossa convivência. Disponibilize os materiais necessários para aos alunos. Você poderá providenciar: papel color set, cola, tesoura, botões, lápis de cor, canetinhas, papel Kraft e outros.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os cartazes utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Como registro proponha que os alunos respondam as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa:  

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno/a:_______________________________________________ Data:____/___/____

  1. Escreva o título da história contada.

______________________________________________________________

  1. Faça uma lista de palavras mágicas que podemos usar no dia a dia.

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

  1. Escolha 3 palavras citadas no exercício anterior e procure o seu significado no

dicionário da Língua Portuguesa. (Professor, aproveite o momento para trabalhar

ordem alfabética e a importância do dicionário.).

 _____________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Fonte: Imagem da própria autora. 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente a música: “ Gentileza” de Marisa Monte, cante e dance com a turma. Caso preferir utilize data show ou aparelho de som.

Gentileza

Marisa Monte 

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta.

Fonte: Sítio: “Letras. Mus.br: Letra e vídeo da música Gentileza”. Disponível em:<http://letras.mus.br/marisa-monte/47282/>. (Neste sítio você encontrará a letra da música Gentileza de Marisa Monte e o vídeo que mostra como o Profeta anunciava palavras e ações de gentileza as pessoas da cidade.). Acesso em: 07 de set. 2013.

Professor, é importante utilizar na sala de aula leituras de diferentes gêneros literários como letra de música para que os alunos avancem em seu processo de alfabetização. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita, direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Apreciar e compreender textos do universo literário (músicas, contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros).
  • Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, debates e outros.).  
  • Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
  • Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor.
  • Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor.
  • Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.

(BRASIL, 2012, p. 22,23.).

Como forma de registro, disponibilize a letra da música aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Qual o assunto principal da letra da música?
  • Se você fosse o pintor quais as palavras de gentileza você pintaria no muro de sua cidade?
  • Quem você acredita que seja o profeta?

CONHECENDO A HISTÓRIA DO PROFETA

Professor, apresente o vídeo aos alunos de acordo com os recursos tecnológicos que a sua escola possui. Se sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos para assistirem ao vídeo da história do Profeta e como surgiu essa música, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

História e Vídeo de Gentileza

  • Sítio: “Profeta Gentileza – Gentileza gera Gentileza: História do Profeta”. Disponível em:  <http://voluntarios.institutocea.org.br/posts/7387>. (Neste sítio você conhecerá a história do Profeta Gentileza, um pequeno resumo de sua vida, também assistirá a um vídeo que fala que gentileza gera gentileza entre as pessoas.). Acesso em: 07 de set. 2013.
  • Vídeo: “Youtube: Profeta Gentileza”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=B5R3DYyEtJo>. (Neste vídeo você conhecerá o Profeta Gentileza e suas ações pelas ruas da cidade.). Acesso em: 07 de set. 2013.

Posteriormente, questione os alunos:

  • O que o Profeta fazia pelas ruas da cidade?
  • Você conhece alguém que utiliza palavras de gentileza por onde anda?
  • Qual a sua opinião sobre a atitude do Profeta?

Professor, se possível fotografe as ações e as atitudes dos alunos e colegas de outras turmas sem que os alunos percebam. Em seguida, apresente à turma as fotos e conversem sobre os acontecimentos.

Promova na sua sala de aula durante uma semana:

1) ações de ajuda e gentileza;

2) pequenos atos para melhorar o comportamento com o amigo, professores, direção e toda comunidade escolar;

3) ações de preservação do ambiente e da natureza. Veja algumas sugestões:

  • Um dia de limpeza pela escola.
  • Usar palavras mágicas: com licença, obrigada, por favor, desculpa.
  • Ajudar um colega em situação de dificuldade.
  • Ser gentil com os funcionários da escola. 

Como registro, proponha aos alunos, que realizem as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno/a:_______________________________________________ Data:____/___/____

1. Leia a palavra abaixo. Em seguida, crie um acróstico com a palavra GENTILEZA.

G

E

N

T

I

L

E

Z

A

2. Organize as frases abaixo, de acordo com a última estrofe da música Gentileza de  Marisa Monte e reescreva-a.

A vida é o circo

 O mundo é uma escola 

Já dizia o profeta. 

"Amor: palavra que liberta" 

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

3. Imagine que você é o Profeta Gentileza. Cite pelo menos 4 palavras que você escreveria nos muros da cidade.

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

Escreva em um cartaz algumas ações de gentileza que você e sua família realizam em sua casa. 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para socialização, através da leitura, dos cartazes elaborados em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas ações um a um.

Organize uma lista com o nome das ações lidas pelos alunos. É importante cada aluno apresentar a sua. Exponha-as no mural da sala de aula.

Professor, você também poderá aproveitar a temática da aula para trabalhar as questões relativas à: ordem alfabética; quantidade de letras nas palavras, letras iniciais e finais de uma palavra.

Em seguida, apresente a notícia abaixo: “Porque ser gentil vale a pena”, aos alunos. Caso preferir utilize data show ou imprima a imagem e cole em uma cartolina.

gentileza   

 Fonte: Sítio: “Blog: Gentileza a toda prova”. Disponível em: <http://escoladagentileza.zip.net/>.  (Neste sítio você encontrará exemplos de atitudes de gentileza, através de imagem ou de vídeos.). Acesso em: 07 de set. 2013. 

MAIS GENTILEZA NA ESCOLA

Com gestos simples, de respeito e de solidariedade ao próximo a convivência na escola vai melhorar dia após dia. 

Logo após, organize os alunos em duplas para elaborarem cartazes com frases, destacando atitudes que podemos ter dentro da escola com os amigos, professores e funcionários, favorecendo nossa convivência. Veja algumas sugestões: 

  • Respeitar o outro.
  • Cuidar do material escolar.
  • Ouvir o outro.
  • Conservar a escola limpa.
  • Esperar sua vez de falar.
  • Colaborar com os colegas e professores.
  • Andar devagar dentro da escola, sem correr ou empurrar o colega.
  • Utilizar as palavras mágicas, "por favor, obrigada, licença” sempre que necessário.
  • Evitar brigas.
  • Lugar de lixo é no lixo, não suje os corredores e pátio da escola jogue o lixo nos locais adequados.

Disponibilize os materiais necessários para a montagem dos cartazes: canetinhas, cartazes, revistas, colas, pincel atômico e outros.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam os cartazes utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça do título da ilustração.

APRESENTANDO A MÚSICA “GENTILEZA”

Organize a turma para apresentar a música “Gentileza” de Marisa Monte, à comunidade escolar e seus familiares. Para isso, crie uma coreografia com a participação dos alunos.

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a apresentação. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esporte, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos. 

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Língua Portuguesa, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre o que significou para eles a apresentação dessa música: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim,  suas descobertas.

foto foto foto

Fonte: Apresentação da Música Gentileza de Marisa Monte com a participação dos alunos do 1º Ano da Escola de Educação Básica – ESEBA. Imagens da própria autora.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

  • Sítio: “Youtube: Vídeo - Palavrinhas Mágicas- Arthur”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5-c22zMKAXc>. (Neste vídeo você conhecerá a história do menino Arthur que descobriu o uso das palavras mágicas.). Acesso em: 08 de set. 2013. 

Sugestões de links para os professores:

  • Texto Informativo

Globo.com. Crianças e idosos dão exemplos de gentileza no interior de São Paulo. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/criancas-dao-exemplos-de-gentileza-no-interior-de-sao-paulo.html>. (Neste sítio você encontrará exemplos de atitudes de gentilezas por crianças e idosos, uma reportagem que cita exemplos que começam em casa, na escola e na comunidade.). Acesso em: 02 de set. 2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar música; identificar quantidade de letras nas palavras; produzir frases e textos a partir de uma palavra; perceber o significado de algumas palavras; reconhecer palavras de convivência dentro da escola; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.